Questões de Concurso sobre Defesa Sanitária

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
480 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O objetivo principal de planos de contingência é controlar e erradicar o agente causador da doença em questão o mais rápido possível, reduzindo ao máximo as perdas produtivas e econômicas decorrentes. Assinale a alternativa que se refere ao tipo cuja característica é que ele pode ser utilizado somente para doenças de contagiosidade reduzida, como a leucose enzoótica bovina e a mastite por Staphylococcus aureus:


A

Desinfecção.


B

Sacrifício sanitário.


C

Vazio sanitário.


D

Abate diferido.


E

Despovoamento progressivo.

O médico-veterinário, ao promover a fiscalização sanitária nos locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização de alimentos, está aplicando uma das suas competências profissionais. Considerando que é grande a diversidade dos agentes biológicos causadores das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), o conhecimento técnico-científico do profissional permite que ele faça a associação entre causa e efeito ao ser informado da ocorrência de surtos de infecção, intoxicação ou toxinfecção alimentar em pessoas após a ingestão de alimentos de origem animal. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o agente transmitido pelo consumo de um alimento à doença causada nas pessoas.


Coluna 1


1. Escherichia coli O157:H7.

2. Cysticercus bovis.

3. Bacillus cereus.


Coluna 2


( ) Teníase.

( ) Síndrome hemolítico-urêmica.

( ) Êmese/diarreia.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3.


B

3 – 2 – 1.


C

3 – 1 – 2.


D

2 – 3 – 1.


E

2 – 1 – 3.

Não fazem parte das atividades estabelecidas pelo Programa Nacional de Sanidade Apícola (PNSAp) para prevenir, controlar ou erradicar doenças das abelhas:


A

o cadastramento, a fiscalização e a certificação sanitária de estabelecimentos apícolas, nos níveis estadual e federal.


B

a fiscalização e o controle do trânsito de abelhas.


C

as intervenções imediatas de casos suspeitos ou confirmados de doença de abelhas de notificação obrigatória.


D

a fiscalização e o controle de produtos apícolas.

A Portaria GM/MS nº 3.398, de 7 de dezembro de 2021, aborda a classificação de risco dos agentes biológicos e elenca definições de termos importantes utilizados na avaliação de risco. Sendo assim, conforme essa portaria, virulência


A

consiste no número mínimo de agentes biológicos necessários para causar doença.


B

é o percurso feito pelo agente biológico a partir da fonte de exposição até o hospedeiro.


C

consiste no tratamento capaz de prover a contenção do agravamento e a cura da doença causada pela exposição ao agente biológico.


D

é a capacidade patogênica de um agente biológico, medida pelo seu poder de aderir, invadir, multiplicar e disseminar em determinados sítios de infecção e tecidos do hospedeiro.

Considere as seguintes afirmativas sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal:


I. As medidas compulsórias consistem na vacinação contra a brucelose de bezerras bovinas e bubalinas entre os três e oito meses de idade e exames negativos para trânsito interestadual e para participação de animais em eventos pecuários;

II. São considerados testes confirmatórios para o diagnóstico de brucelose o Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e o teste de Fixação de Complemento (FC);

III. Para o diagnóstico da tuberculose, devem ser utilizados testes alérgicos de tuberculinização intradérmica. Os testes de rotina são o teste cervical simples (TCS), o teste da prega caudal (TPC) e o teste cervical comparativo (TCC), sendo que o último também é utilizado como teste confirmatório. A tuberculinização deve ser realizada em machos e fêmeas com idade igual ou superior a doze semanas;

IV. O médico veterinário habilitado que realizou o diagnóstico deverá notificar os resultados inconclusivos e positivos para brucelose ou tuberculose ao serviço veterinário oficial, em até um dia útil.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, apenas.


B

I e II.


C

II, apenas.


D

I e IV.

Carrapatos da espécie Amblyomma sculptum são reconhecidos por seus prejuízos junto à saúde animal, especialmente de equinos, e humana, por se tratar do principal vetor da febre maculosa no Brasil. Em relação ao ciclo de vida, o que caracteriza esses carrapatos e, por consequência, interfere em seu controle?


A

Por não apresentar comportamento denominado diapausa, os carrapatos dessa espécie são capazes de produzir múltiplas gerações ao ano.


B

Os carrapatos dessa espécie são monoxenos, ou seja, necessitam apenas um hospedeiro para completar seu ciclo de vida.


C

Embora equinos, capivaras e antas sejam seus principais hospedeiros, os carrapatos dessa espécie podem se desenvolver em qualquer espécie animal.


D

Os carrapatos dessa espécie são trioxenos e, por isso, necessitam de três hospedeiros para completar o seu ciclo de vida.

A vacinação contra brucelose é uma medida fundamental no controle desta zoonose, e possui toda uma regulamentação que deve ser seguida pelo médico veterinário, de acordo com o PNCEBT.


Sobre a vacinação contra a brucelose em bovinos e bubalinos, é correto afirmar que


A

fêmeas e machos a partir de 6 meses devem ser vacinados obrigatoriamente.


B

a vacina contra brucelose RB51 não deve ser utilizada em bovinos, sendo permitida apenas em bubalinos.


C

a vacina B19 não deve ser utilizada em fêmeas com idade superior a oito meses.


D

a marcação de animais vacinados deve ser feita quando se utiliza a vacina B19, mas não quando se utiliza a RB51.


E

a vacinação é obrigatória em todos os estados.

O termo “biosseguridade” inclui uma grande diversidade de medidas que visam prevenir ou limitar a exposição de animais domésticos a patógenos microbianos a partir de fontes externas ou a agentes infecciosos eliminados por animais infectados dentro de um rebanho. Essas medidas são importantes para prevenção e controle de doenças infecciosas. Práticas efetivas de manejo, as quais previnem que patógenos sejam transmitidos a partir de animais infectados para animais suscetíveis, e que previnem a introdução de animais infectados ou patógenos em um rebanho ou região de um país onde a doença não ocorre, minimizam o risco de a doença ocorrer em animais de produção. Sobre as medidas para prevenção e controle de doenças infecciosas em populações animais, analisar os itens abaixo:


I. Isolamento de animais infectados ou em contato na fazenda de origem, ou, ainda, nas instalações onde estão sendo inspecionados.

II. Confirmação clínica de doenças infecciosas exóticas, seguida de abate dos animais e destino adequado das carcaças.

III. Vacinação de animais domésticos suscetíveis antes que sejam expostos a possíveis fontes de doenças endêmicas ou exóticas.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

A estratégia de atuação do PNCEBT é baseada na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para as doenças tuberculose e brucelose e na definição e aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco.


Em relação à estratégia do PNCEBT:


A

são preconizados um conjunto de medidas sanitárias compulsórias e medidas cuja adesão é obrigatória para os estabelecimentos sob SIF.


B

os testes utilizados no diagnóstico da tuberculose consistem no Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) que é o teste de rotina, teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME), Teste de Polarização Fluorescente (FPA) e teste de Fixação de Complemento (FC), que são os testes confirmatórios.


C

é obrigatória a vacinação de todas as fêmeas bovina e bubalina, de 3 a 8 meses de idade, contra a brucelose.


D

os testes de rotina para brucelose são o teste cervical simples (TCS), o teste da prega caudal (TPC) e o teste cervical comparativo (TCC), sendo que o último também é utilizado como teste confirmatório.


E

para obter a certificação de estabelecimento de criação livre, é necessária a realização de três testes de rebanho negativos consecutivos para brucelose ou para tuberculose com intervalo de 12 a 24 meses.

Assinale a alternativa que apresenta a estratégia correta para o controle da tuberculose, de acordo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


A

Identificar bovinos leiteiros positivos por meio dos testes de tuberculinização da prega ano-caudal.


B

Vacinar fêmeas entre 3 e 8 meses de idade. Não é recomendada a vacinação para machos não castrados.


C

Rebanhos bovinos com baixa prevalência (<5%), uma vez que a bactéria é autoeliminada do rebanho pelo sistema imune dos animais.


D

Higienizar e desinfetar, periodicamente, todas as instalações, especialmente os bebedouros e os cochos (hipoclorito de sódio 5%, fenol 5%, formaldeído 3%, cresol 5%).


E

Identificar as bactérias Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium bovis nos rebanhos bovinos e tratar os animais constituem uma das principais estratégias para o controle da tuberculose bovina.

O auto de infração sanitária é emitido pela autoridade de saúde quando uma empresa é encontrada em desacordo com a regulamentação sanitária.

Sobre a lavratura do auto de infração, de acordo com a Lei nº 6.437/77, assinale a afirmativa correta.


A

O infrator que desrespeitar o servidor estará sujeito à penalidade de multa.


B

As multas impostas em autos de infração não podem ter seu valor reduzido.


C

O infrator pode ser notificado apenas pessoalmente ou por correio.


D

O infrator poderá oferecer defesa do auto de infração em um prazo máximo de cinco dias úteis.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa crônica causada pela espécie Brucella abortus, que acomete diversas espécies de animais. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) visa ao controle e à erradicação dessa doença em bovinos e em bubalinos.


A respeito da brucelose no Distrito Federal, assinale a alternativa correta.


A

O produtor terá sua propriedade considerada livre de brucelose ou de tuberculose, compulsoriamente, após três anos da ausência da infecção em seu rebanho.


B

O tratamento para animais não é permitido, e todo animal com diagnóstico positivo para brucelose deve ser eliminado com abate sanitário em matadouro frigorífico que possua inspeção sanitária, ou com destruição e enterro do animal na propriedade.


C

Cabe ao produtor a vacinação das bezerras de 3 a 8 meses de idade contra a brucelose, que pode ser realizada por um médico veterinário com registro de classe.


D

Os testes diagnósticos aprovados pelo PNCEBT podem ser executados por médico veterinário com registro de classe, na propriedade.


E

No Distrito Federal não é necessária a existência de fundo provido de recursos para indenização de proprietários que tiverem animais abatidos ou sacrificados como medida sanitária prevista em programas sanitários oficiais, incluídos aqueles acometidos por brucelose ou tuberculose.

Sobre fiscalização e transporte de carga viva, é INCORRETO afirmar:


A

De acordo com a Resolução 791 de 18 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é obrigatória a instalação de reservatório de água no veículo de transporte de animais vivos (VTAV).


B

O veículo de transporte de animais vivos (VTAV) deve ser adaptado à espécie e à categoria de animais transportados, com altura e largura que possibilitam que os animais permaneçam em pé durante a viagem, à exceção das aves.


C

Além da regulamentação estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a utilização do veículo de transporte de animais vivos (VTAV) deve atentar para a regulamentação sanitária e dos demais órgãos regulamentadores competentes.


D

O veículo de transporte de animais vivos (VTAV) deve ser resistente e compatível com o peso e com o movimento dos animais transportados e deve indicar de forma visível na parte traseira da carroceria do veículo um número de telefone de emergência.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa) é responsável pela regulamentação, implementação e execução de diversos sistemas de controle que têm por objetivo gerar garantias de que a segurança sanitária e fitossanitária é adequada, conforme os riscos identificados tanto para os consumidores quanto para os setores produtivos. O impacto dessas ações reflete-se na saúde do consumidor brasileiro, viabilidade da produção agropecuária e garantias para cumprimento dos requisitos de mercados importadores. Em relação à inspeção de produtos de origem animal, o instrumento responsável por assegurar a qualidade de produtos comestíveis e não comestíveis destinados aos mercados interno e externo, bem como de produtos importados, é denominado


A

Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias.


B

Codex Alimentarius da FAO.


C

Organização Mundial do Comércio.


D

Serviço de Inspeção Federal.


E

Organização Mundial da Saúde.

Em uma propriedade rural produtora de leite, parte do rebanho foi adquirido de um criatório com controle sanitário inadequado e sem que tivessem sido realizados os exames laboratoriais incluídos nos programas nacionais de controle de enfermidades. Após dois anos, alguns animais apresentaram-se doentes, com sinais clínicos de emagrecimento progressivo, apetite seletivo, temperatura oscilante, tosse e, quando manejados, moviam-se com dificuldade. O médico veterinário, após avaliação clínica e por meio de diagnóstico indireto (teste intradérmico), informou tratar-se de tuberculose bovina, indicando o abate dos animais doentes, pois trata-se de uma enfermidade infectocontagiosa, de caráter zoonótico e sem tratamento recomendado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.


Considerando a situação apresentada e o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, avalie as afirmações a seguir.


I. Os testes de rotina que podem ser utilizados para o diagnóstico de tuberculose são: o teste cervical simples, o teste da prega caudal e o teste cervical comparativo, sendo o último também utilizado como teste confirmatório.

II. Os animais reagentes positivos deverão ser isolados do rebanho, afastados da produção leiteira e abatidos em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial.

III. As carcaças que apresentarem lesões, extensas ou localizadas, deverão ser julgadas conforme Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.

IV. As carcaças que não apresentarem lesões serão liberadas para consumo in natura, devendo ser condenados o úbere, o útero, anexos do trato genital, miúdos e sangue.


É correto apenas o que se afirma em


A

I e II.


B

I e IV.


C

III e IV.


D

I, II e III.


E

II, III e IV.

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, em seus capítulos, versa sobre a vacinação bem como sobre a produção, controle e comercialização de vacinas contra a brucelose. A respeito desse assunto,


A

é preferível a utilização da vacina b19 em machos e em fêmeas, com idade superior a doze meses.


B

é obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a doze meses.


C

a vacinação de fêmeas com idade superior a oito meses poderá ser autorizada com imunógenos que não interferem nos testes de diagnóstico, nas condições definidas pelo departamento de defesa animal.


D

o cadastro de médicos veterinários aptos a aplicar a vacina contra brucelose está condicionada ao pagamento da taxa anual.

Segundo a Instrução Normativa nº 50/2013, algumas doenças de aves são de notificação obrigatória, sendo elas erradicadas ou nunca registradas no país. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas doenças.


A

Influenza aviária e aspergilose.


B

Doença de Newcastle e salmonelose.


C

Clamidiose aviária e laringotraqueíte infecciosa aviária.


D

Laringotraqueíte infecciosa aviária e coccidiose.


E

Doença de Newcastle e colibacilose.

Uma das medidas de prevenção de doenças virais em bovinos é a vacinação, a qual tem papel fundamental na erradicação e prevenção de certas patologias, como a


A

pneumonia.


B

tuberculose.


C

neosporose.


D

tristeza parasitária.


E

febre aftosa.

As granjas avícolas na Serra Gaúcha representam um importante setor econômico para a região. No município de Farroupilha, com aproximadamente 3 milhões de galináceos e quase 950 mil galinhas (IBGE, 2021), a vigilância sanitária exercida tanto pela atividade privada como pela esfera pública é de extrema importância. Objetivando manter o nível sanitário já atingido pela avicultura industrial, muitas doenças são evitadas pela vacinação, outras são rapidamente controladas pelo diagnóstico precoce e medicação adequada, e outras são monitoradas para que não ocorram no plantel avícola. Assinale a alternativa na qual está citada uma doença que NÃO tem registro de ocorrência no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


A

Bronquite Infecciosa causada por um Coronavírus.


B

Influenza Aviária causada pelo vírus de alta patogenicidade.


C

Doença de Gumboro causada por um Birnavírus.


D

Coccidiose aviária causada por protozoário do gênero Eimeria.


E

Doença de Marek causada por um vírus da família Herpesviridae.

Assinale a alternativa correta: O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído pela Instrução Normativa n° 2, de 10 de janeiro de 2001. Esse regulamento técnico prevê a obrigatoriedade da vacinação de todas as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade com dose única de qual amostra vacinal?


A

RB51.


B

B19.


C

B51.


D

RB19.


E

BR51.

   
Gerar simulado