Questões de Concurso de Violência contra a criança - Enfermagem

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 822206

Concurso TRT 23 Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Enfermagem 2016

Questão 29

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Durante uma visita domiciliar com objetivo de realizar coleta de exame de sangue, os familiares do paciente solicitam ao Técnico de Enfermagem orientações sobre medidas preventivas contra o Botulismo. Dentre as ações de educação em saúde o Técnico de Enfermagem deve ressaltar
  • A. informações sobre como eliminar os criadouros dos mosquitos do gênero Flavivirus, principais transmissores do Botulismo e da Febre Amarela Urbana.
  • B. que ações de educação em saúde são atribuições privativas do profissional enfermeiro e, por este motivo, não poderá orientá-los.
  • C. orientações sobre o preparo, conservação e consumo adequado dos alimentos associados a risco de adoecimento.
  • D. que se trata de uma doença cuja extinção foi confirmada no Brasil desde a década de 1990, portanto, não há necessidade de adotarem medidas preventivas.
  • E. que é transmitida por contato direto de gotículas de saliva e as pessoas devem evitar ambientes fechados e com pouca ventilação, principalmente no inverno.

Questão de Concurso - 1201730

Concurso Enfermeiro 2019

Questão 40

Instituto AOCP

Nível Superior

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde solicitou uma reunião com os demais profissionais da equipe para discutirem o caso de uma família de sua área adstrita. A família compõe-se por 6 indivíduos, sendo que o pai é alcoólatra e está desempregado há quase dois anos e a mãe trabalha em tempo integral como auxiliar de serviços gerais em uma pequena empresa da cidade. O casal possui quatro filhos, sendo que três são crianças de até 10 anos e o mais velho, que possui 16 anos, precisou deixar a escola para cuidar dos irmãos menores. Mediante o exposto e no tocante ao desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular (PTS), é correto afirmar que os profissionais deverão

  • A.

    realizar o diagnóstico da família, identificando os problemas e os erros cometidos por seus membros, definindo um comportamento mais saudável para eles.

  • B.

    realizar avaliação física dos indivíduos que compõem a família, a fim de identificar possíveis patologias genéticas e/ou transmissíveis e, então, tratá-las.

  • C.

    ter como objetivos centrais a medicalização da família, no intuito de controlar alterações orgânicas, e a internação compulsória do pai, para tratamento do alcoolismo.

  • D.

    realizar uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade da família para, então, traçar metas que serão negociadas com os sujeitos envolvidos.

  • E.

    encaminhar a família para ser atendida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por compreender que os problemas sociais existentes não são de competência da Unidade Básica de Saúde.

Questão de Concurso - 1201733

Concurso Enfermeiro 2019

Questão 43

Instituto AOCP

Nível Superior

As práticas grupais no cotidiano da Atenção Primária à Saúde (APS) são ferramentas de promoção da saúde, por ampliarem o entendimento do usuário sobre seus problemas e, consequentemente, favorecerem mudanças de comportamentos que constituam risco à saúde. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O emprego de atividades grupais na APS pode servir para monitorar a situação de saúde dos usuários, sendo uma ferramenta de racionalização do trabalho dos profissionais, pois diminui a demanda por consultas.

  • B.

    A principal aposta na estratégia de utilização de grupos, nesse nível de atenção, está na possibilidade do desenvolvimento de consultas coletivas, que reduzem as filas de espera.

  • C.

    Os grupos de saúde desenvolvidos na APS devem atentar-se às patologias que irão abordar e são essenciais para a renovação de receitas médicas e dispensação de medicamentos.

  • D.

    A obrigatoriedade de conduzir os grupos de saúde pode favorecer os resultados das intervenções, além de ter seu potencial terapêutico potencializado pela satisfação e capacidade profissional.

  • E.

    A condução dos grupos de saúde pode comprometer o tratamento em situações de crise, de maneira que o público-alvo deverá ser cuidadosamente selecionado.

Questão de Concurso - 1201735

Concurso Enfermeiro 2019

Questão 45

Instituto AOCP

Nível Superior

A Atenção Domiciliar (AD) é uma atividade inerente ao processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, sendo necessário que estas estejam preparadas para identificar e cuidar dos usuários que se beneficiarão dessa modalidade de atenção. Referente a esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Os pacientes caracterizados para a AD na Atenção Básica são os usuários que possuem problemas de saúde controlados/compensados com algum grau de dependência para as atividades da vida diária (não podendo se deslocar até a unidade de saúde).

  • B.

    Os idosos que moram sozinhos devem ter sua condição avaliada pela equipe, considerando ser esse um relevante problema de saúde pública.

  • C.

    Essa modalidade de atendimento permite maior espaçamento entre as visitas, controle de sintomas, sem a necessidade de inúmeros atendimentos médicos.

  • D.

    Dentre os critérios de inclusão na AD, ressaltam-se a impossibilidade da permanência do cuidador no domicílio, a internação hospitalar e o analfabetismo de um dos membros da família.

  • E.

    Dentre os critérios de inclusão, destaca-se a necessidade de o domicílio ter infraestrutura física compatível com a realização das atividades relacionadas à modalidade.

Questão de Concurso - 1201739

Concurso Enfermeiro 2019

Questão 49

Instituto AOCP

Nível Superior

Há evidências que indicam que as Redes de Atenção à Saúde (RAS) melhoram os resultados sanitários e econômicos dos sistemas de atenção à saúde. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Programas de saúde que integram a atenção primária à saúde com os outros níveis e que possuem uma população adstrita são menos efetivos e os usuários mostraram-se mais irrealizados.

  • B.

    A integração da Atenção Primária com a Atenção Especializada pode proporcionar serviços com custo/efetivos irrelevantes, principalmente no manejo clínico de pessoas com diabetes mellitus, problemas respiratórios e crianças.

  • C.

    A integração entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada pode suscitar o aumento das internações hospitalares por causas sensíveis à Atenção Básica.

  • D. A integração da Atenção Primária com a Atenção Especializada pode proporcionar serviços mais custo/efetivos que a forma convencional no tratamento de pessoas com hipertensão arterial, diabetes mellitus e de idosos frágeis.
  • E.

    O manejo da depressão, quando ocorre de forma integrada entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada, mostrou resultados aquém aos observados em tratamentos conduzidos apenas em um nível de atenção, demonstrando sua relação custo/efetividade.

Questão de Concurso - 1212995

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Técnico em Enfermagem 2019

Questão 52

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Médio

A respeito do atendimento à demanda espontânea,

  • A.

    a adoção de protocolos de estratificação de risco não impacta na qualidade do acesso ao serviço.

  • B.

    a escuta e a identificação de riscos e de vulnerabilidades de forma individual precisam ser realizadas em espaços reservados.

  • C.

    a estratificação de risco e a avaliação de vulnerabilidades não orientam o tipo de intervenção e o seu tempo de duração.

  • D.

    o atendimento do usuário na recepção da unidade não possibilita a identificação de situações que apresentam maior risco ou que geram sofrimento intenso.

Questão de Concurso - 1212996

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Técnico em Enfermagem 2019

Questão 53

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Médio

Sobre a gestão do cuidado na atenção domiciliar, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    o acolhimento é uma tecnologia leve utilizada pelas equipes, favorecendo sua relação com o usuário.

  • B.

    o apoio matricial e a equipe de referência estabelecem novas formas de relação entre as equipes e os serviços.

  • C.

    as dimensões profissional, organizacional e sistêmica são independentes e operam com lógicas que não se conectam com a ação ou com protagonismo de múltiplos atores.

  • D.

    a clínica ampliada representa compromisso ético com o usuário dos serviços de saúde, buscando a intersetorialidade para ajudar a solucionar problemas e a minimizar a injustiça social.

Questão de Concurso - 1214011

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Enfermeiro 2019

Questão 58

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

A adesão ao tratamento por parte de pacientes em condições crônicas pode ser influenciada negativamente pelo(a)

  • A.

    facilidade de acesso ao serviço.

  • B.

    alto nível de formação dos profissionais.

  • C.

    sistema de distribuição de medicamentos ineficaz.

  • D.

    serviço de saúde com alto grau de desenvolvimento.

Questão de Concurso - 1214015

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Enfermeiro 2019

Questão 60

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a Atenção Domiciliar.


( ) A classificação da complexidade assistencial na Atenção Domiciliar tem por finalidade a admissão no Serviço de Atenção Domiciliar.

( ) A classificação da complexidade do paciente consiste na primeira etapa para a realização do cuidado na Atenção Domiciliar.

( ) O genograma consiste na representação gráfica dos contatos dos membros da família com os outros sistemas sociais, das relações entre a família e a comunidade.

( ) A compreensão de uma patologia ou uma abordagem tecnicista na Atenção Domiciliar é necessária e suficiente para a prestação do cuidado a indivíduos, famílias e comunidades.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é


  • A.

    V, F, V, F.

  • B.

    F, V, F, V.

  • C.

    V, V, F, F.

  • D.

    F, F, V, V.

Questão de Concurso - 1201092

Concurso Médico 2019

Questão 6

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a abordagem familiar na Atenção Primária à Saúde (APS):


( ) A abordagem familiar deve ser feita pelo psicólogo e assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da família.

( ) A utilização do ciclo de vida familiar, genograma, ecomapa, FIRO, PRACTICE e APGAR familiar, otimiza a abordagem familiar.

( ) O médico pode tomar partidos, oferecer conselhos ou interpretações precoces ou brechas à revelação de confidencialidade da pessoa.

( ) Evidências clínico-epidemiológicas demostram a influência da família na promoção, manutenção e recuperação da saúde de seus membros.

( ) O nível máximo de envolvimento familiar pelo médico devidamente qualificado é o da terapia de família, em que problemas relacionais são processados.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A.

    F, V, F, V, V.

  • B.

    V, V, V, F, F.

  • C.

    V, F, F, F, F.

  • D.

    F, F, F, V, V.