Questões de Concurso de Elaboração do projeto de pesquisa - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 318438

Concurso PPGG SEPLAG DF Professor de Educação Básica - Área Atividades 2008

Questão 75

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

A fase de aplicação do plano de ação resultante da pesquisa é considerada a última etapa do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1193444

Concurso UFMS Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 59

Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC)

Nível Superior

A pós-graduação, mais que um conjunto de cursos, deve constituir-se num espaço onde se desdobra um constante debate de ideias, de troca de conhecimentos, de estudo, de leitura e de discussão. Considerando o sentido político da pesquisa, sabe-se que a escolha e a delimitação de um tema pressupõem sua relevância não só acadêmica, mas, sobretudo, social. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao projeto de pesquisa:

  • A.

    Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho de pesquisa e reflexão, explicitando as etapas a serem alcançadas, os instrumentos e estratégias a serem usados.

  • B.

    O projeto de pesquisa pode ser confundido com o plano de trabalho, pois ambos possuem caráter de provisoriedade.

  • C.

    O projeto não pode ser alterado no decorrer da pesquisa e nem os itens do roteiro podem ser reduzidos, ampliados ou estruturados em outra ordem.

  • D.

    No projeto de pesquisa é necessário majorar critérios arbitrários ou viesados, apresentando os argumentos com grande lucidez.

  • E.

    Deve-se expandir o campo de observação, contextualizando o problema a ser investigado no projeto de pesquisa.

Questão de Concurso - 860969

Concurso DPE SP Agente de Defensoria Pública - Área Pedagogo 2015

Questão 42

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Para se elaborar um projeto é necessário
  • A. considerar criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho e avaliando continuamente o processo e os resultados.
  • B. escolher profissionais de confiança do coordenador do projeto, delimitar o que se quer conseguir na execução das ações planejadas e estabelecer padrões objetivos para os produtos esperados.
  • C. levar em conta os recursos humanos e os recursos materiais já disponíveis, direcionando as ações para garantir maior produtividade e menor custo na execução do projeto.
  • D. prever todas as intercorrências que podem acontecer durante a efetivação do projeto, para assim obter os resultados esperados.
  • E. definir o objetivo de forma clara para que se possa garantir que as estratégias escolhidas viabilizem a contenção de custos e possam apresentar resultados satisfatórios.

Questão de Concurso - 1076560

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica I 2014

Questão 51

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

No material de apoio ao currículo denominado Guia de Planejamento e Orientações Didáticas ao Professor, do Programa Ler e Escrever, há indicação para que se proponha aos alunos a seguinte situação:

Uma pesquisa realizada numa escola concluiu que, dos 64 alunos da turma das 4a séries, dos alunos gosta de rock, preferem pagode e , funk. O restante não tem uma única preferência. Baseando-se nos resultados dessa pesquisa, responda qual é o tipo de música de maior preferência?

É correto afirmar que o objetivo desta situação é identificar se os alunos compreendem, em relação às frações, a

  • A.

    razão.

  • B.

    ordenação.

  • C.

    equivalência.

  • D.

    parte do todo.

  • E.

    unidade de referência.

Questão de Concurso - 897218

Concurso UFVJM Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 37

Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Nível Superior

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 5 2 4 1 3
  • B. 3 5 1 2 4
  • C. 1 4 3 5 2
  • D. 2 3 5 4 1

Questão de Concurso - 897219

Concurso UFVJM Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 38

Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Nível Superior

Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.

Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar:

  • A. O modelo de implementação é orientado para execução do projeto e independe do modo de organização interna e da cultura gerencial da instituição ou da equipe que dirige o projeto.
  • B. Quanto mais bem elaborado for o plano de projeto, mais complicado será inserir as modificações necessárias à sua execução.
  • C. A execução de um projeto depende da organização estipulada para o desenvolvimento do plano de projeto e da participação efetiva das pessoas envolvidas.
  • D. Projetos com características inovadoras marcantes demandam abordagens gerenciais semelhantes, principalmente processos de gestão mais fechados.

Questão de Concurso - 1106775

Concurso IFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 33

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Nível Superior

De acordo com Gil (2010, p. 3) a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. O planejamento é considerado, de forma geral, a primeira fase da pesquisa, sendo concretizado mediante a elaboração de um projeto de pesquisa. A redação deste projeto, segundo o autor, deve atentar-se para certas qualidades básicas. Desta forma, assinale a opção que NÃO apresenta uma qualidade básica de redação do projeto de pesquisa:

  • A. Objetividade
  • B. Impessoalidade
  • C. Linguagem Indireta
  • D. Concisão
  • E. Simplicidade

Questão de Concurso - 843786

Concurso UFSB Técnico em Assuntos Educacionais 2016

Questão 105

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Nível Superior

A construção do projeto de pesquisa exige conhecimentos, tanto sobre o tema escolhido quanto sobre o estágio atual dos estudos referentes a ele. Por isso, no projeto devem aparecer três polos intrínsecos do processo de construção do conhecimento: o epistemológico, o teórico e o metodológico. Qual afirmativa NÃO traduz a definição desses métodos?
  • A. Caracteriza-se pela atitude problematizadora, ou seja, realiza a crítica e discute o caminho percorrido pela ciência no que tange àquilo que o pesquisador deseja aprofundar em termos de conhecimentos e que fundamenta a pesquisa para que possa avançar na explicitação do objeto de estudo e da relação deste com os sujeitos de investigação.
  • B. Refere-se aos estudos já desenvolvidos por diferentes autores sobre aquele tema, bem como o estágio atual das pesquisas.
  • C. Refere-se, exclusivamente, à análise rigorosa dos planos de estudos a serem desenvolvidos por pesquisadores sobre temas diversos.
  • D. Diz respeito aos caminhos e às técnicas que o pesquisador deve percorrer para realizar sua pesquisa.

Questão de Concurso - 843787

Concurso UFSB Técnico em Assuntos Educacionais 2016

Questão 106

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Nível Superior

No que se refere às características fundamentais do projeto de pesquisa, analise as afirmativas.

I - Apresentar tema bem delimitado e claramente definido, articulando a fundamentação teórica com a pesquisa empírica.

II - Expor argumentos sólidos, livres de obliquidades; coerência lógica interna.

III - Apresentar referencial teórico adequado e atualizado, com base em revisão bibliográfica, considerando o estado de arte em que se encontram as pesquisas e as críticas e avaliações existentes sobre o tema proposto.

IV - Apresentar elementos para justificar a relevância científica, social, epistemológica e tecnológica do projeto e, se for o caso, a necessidade do apoio solicitado.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, apenas.
  • C. III e IV, apenas
  • D. II, III e IV, apenas.

Questão de Concurso - 425697

Concurso TJ ES Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Pedagogia 2011

Questão 62

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em educação.

Autenticidade, antidogmatismo e compromisso são características fundamentais da pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado