Questões de Concurso de Educação e Sociologia - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1028317

Concurso SASDH Pedagogo 2018

Questão 41

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Uma das funções sociais da escola é a transmissão do conhecimento produzido historicamente e socialmente pela humanidade. Eis uma função que se realiza em meio aos seguintes movimentos:
  • A. hegemônicos e contra-hegemônicos;
  • B. de ampliação e de universalização;
  • C. de fluxos e de influxos;
  • D. contraditórios e parciais;
  • E. de assistência e de acompanhamento.

Questão de Concurso - 988613

Concurso EBSERH Pedagogo 2018

Questão 55

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. Na visão de Saviani, a função da escola é valorizar o trabalho intelectual e impor a sujeição do trabalho manual.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1015667

Concurso SEDUC CE Professor - Área: Biologia 2018

Questão 1

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada
  • A. um benefício de governos democráticos.
  • B. uma expectativa de muitas famílias.
  • C. um direito a ser garantido a todo cidadão.
  • D. um projeto social dos mais esclarecidos.

Questão de Concurso - 1175471

Concurso Inspetor de Alunos 2019

Questão 46

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Fundamental

É muito importante que na Educação Básica haja a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Assim sendo, nas escolas, é fundamental a atitude dos inspetores de alunos para intervir em situações que possam colocar os estudantes em situações de constrangimentos. O inspetor de alunos precisa se manter bem atento porque muitos momentos constrangedores podem passar despercebidos. Com relação à valorização das diferenças, o documento PROFUNCIONÁRIO (caderno 4) comenta que “Podemos perceber diferenças nos costumes das pessoas e como eles podem causar estranhamento. Em alguns casos, achamos divertidas essas diferenças, mas em outros, podemos reagir até com preconceito. Por exemplo, quando vemos dois árabes se cumprimentarem com um beijo na boca (...)”. Esse comentário se encerra colocando que “tudo isso faz parte da

  • A.

    desigualdade social”.

  • B.

    diversidade cultural”.

  • C.

    desvalorização étnica”.

  • D.

    desvalorização dos costumes dos outros povos”.

  • E.

    supervalorização dos nossos próprios costumes”.

Questão de Concurso - 680245

Concurso FUB Pedagogo 2013

Questão 52

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 441766

Concurso SEE Coordenador Pedagógico 2011

Questão 8

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:

I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.

II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.

IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.

Está correto o apresentado APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Questão de Concurso - 988614

Concurso EBSERH Pedagogo 2018

Questão 56

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. As dimensões social e política da escola mantêm relações distintas, cujas ações são marcadas por inúmeras especificidades; por isso elas não se confundem nem se complementam.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 988615

Concurso EBSERH Pedagogo 2018

Questão 57

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. Discutir aspectos como a estrutura econômico-social, o processo de produção, as mudanças tecnológicas, o processo e a divisão do trabalho, a produção e a reprodução da força de trabalho, extrapola os elementos próprios da função social da escola.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 988616

Concurso EBSERH Pedagogo 2018

Questão 58

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. A democratização da gestão educacional é um princípio importante da educação brasileira, mas esse princípio não está diretamente vinculado à função social da escola.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1020387

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 68

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir acerca das tendências pedagógicas.

Na concepção crıt́ ico‐social dos conteúdos, a escola exerce o papel fundamental de difusão dos conteúdos, de forma indissociável das realidades sociais.
  • C. Certo
  • E. Errado