Questões de Concurso de Concepções de currículo - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1176391

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 28

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), quando se tem aquele currículo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino, está se referindo ao currículo

  • A.

    formal.

  • B.

    real.

  • C.

    oculto.

  • D.

    partilhado.

  • E.

    prescrito.

Questão de Concurso - 1138300

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 42

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Leia o texto para responder às questões de números 42 e 43.


Numa primeira aproximação e concretização do significado amplo que nos sugere Sacristán (2000), propomos definir o currículo como “o projeto seletivo de cultura, cultural, social, política e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada”. Este conceito de currículo, referencial para a ordenação teórica da problemática correspondente, sugere-nos que existem três grandes grupos de problemas ou elementos em interação recíproca, que são os que definitivamente concretizam a realidade curricular como cultura escolar.

O primeiro grupo ao qual Sacristán (2000) se refere está relacionado à aprendizagem dos alunos nas instituições escolares, “organizada em função de um projeto cultural para a escola, para um nível escolar ou modalidade”. Isso significa que “o currículo é, antes de tudo, uma seleção de

  • A.

    ideologias”.

  • B.

    conteúdos”.

  • C.

    práxis”.

  • D.

    habilidades”.

  • E.

    competências”.

Questão de Concurso - 1138303

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 43

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Leia o texto para responder às questões de números 42 e 43.


Numa primeira aproximação e concretização do significado amplo que nos sugere Sacristán (2000), propomos definir o currículo como “o projeto seletivo de cultura, cultural, social, política e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada”. Este conceito de currículo, referencial para a ordenação teórica da problemática correspondente, sugere-nos que existem três grandes grupos de problemas ou elementos em interação recíproca, que são os que definitivamente concretizam a realidade curricular como cultura escolar.

O segundo grupo ao qual Sacristán (2000) se refere está relacionado ao projeto cultural, que “(...) se realiza dentro de condições políticas, administrativas e institucionais, porque a escola é um campo institucional organizado que proporciona uma série de regras que ordenam a experiência que os alunos e os professores podem obter participando nesse projeto. As condições o modelam e são fonte por si mesmas de um currículo

  • A.

    ideal ou abstrato”.

  • B.

    oficial ou explícito”

  • C.

    paralelo ou oculto”.

  • D.

    ideológico ou direcionado”.

  • E.

    tradicional ou concreto”.

Questão de Concurso - 1083987

Concurso

Questão 2

Nível

O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração. Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir.

I. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais.

II. O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura.

III. Eliminar a reprovação implica em não avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1084065

Concurso

Questão 22

Nível

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio reuniu um grupo de professores para analisar o currículo da escola. Ela abriu a reunião propondo aos professores uma visão ampliada do conceito de currículo. Segundo a coordenadora, a importância do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é

  • A.

    um plano de estudos pré-determinado pela escola que articula as diferentes áreas de conhecimento em um projeto comum.

  • B.

    a lista de conteúdos a serem ensinados por cada disciplina da unidade escolar.

  • C.

    a expressão do projeto cultural e educacional que a unidade escolar pretende desenvolver.

  • D.

    uma proposta estruturada a partir de uma lista fragmentada de conteúdos.

  • E.

    o conjunto de procedimentos proposto pela gestão escolar com um caráter disciplinador das atividades de ensino.

Questão de Concurso - 1084066

Concurso

Questão 23

Nível

Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis”, apresentado por Sacristan.


Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um “currículo oficial”.

II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de ser um plano.

III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais considera o seu contexto de atuação.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A.

    V, V e F.

  • B.

    V, F e V.

  • C.

    F, V e V.

  • D.

    V, V e V.

  • E.

    V, F e F

Questão de Concurso - 1139276

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 25

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

A Reorganização Curricular das Escolas da Educação Básica da Rede Pública Estadual da Bahia estabeleceu o currículo referenciado. No âmbito da reorganização entende-se por currículo referenciado aquele que

  • A.

    toma por referência o atendimento às expectativas de públicos específicos.

  • B.

    privilegia a ênfase nos componentes curriculares da base nacional comum.

  • C.

    privilegia a ênfase nos componentes curriculares específicos da parte diversificada.

  • D.

    concentra a maior carga horária nas disciplinas de referência para a avaliação externa.

  • E.

    privilegia a ênfase em componentes curriculares voltados à formação profissional.

Questão de Concurso - 1095525

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 28

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Com relação ao conceito de Currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A. V – V – F.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – V.
  • D. F – V – F.
  • E. V – V – V.

Questão de Concurso - 1177999

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 35

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Uma das teorias de currículo, historicamente construídas, considera a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo esse uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares, buscando a realidade social dos indivíduos, os estigmas étnicos e culturais, como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas. Esta concepção alinha-se às chamadas teorias

  • A. tradicionais do currículo.
  • B. críticas do currículo.
  • C. emancipatórias do currículo.
  • D. pós-críticas do currículo.

Questão de Concurso - 1191585

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Pedagogia 2019

Questão 47

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.

Para a perspectiva crítica, o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:

  • A.

    os códigos simbólicos criados pelos(as) alunos(as) e utilizados através de linguagem camuflada, que se pretende indecifrável.

  • B.

    as atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem da forma mais conveniente às estruturas sociais.

  • C.

    as crendices populares, os provérbios, as superstições, enfim, todas as ideias em que não há comprovação científica.

  • D.

    as experiências puramente emocionais a que as crianças e jovens estão submetidas rotineiramente, em diferentes ambientes.

  • E.

    os pensamentos forjados pelos pequenos grupos que se formam dentro das turmas e que são exteriorizados através de minimensagens.