Questões de Concurso de Desigualdades sociais e educacionais - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1000849

Concurso SESAP Educador Social 2018

Questão 36

Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (COPERVE-UFRN)

Nível Superior

A educação como direito social é um dos meios para a materialização dos objetivos da República bem como para a redução das desigualdades sociais e a erradicação da pobreza e da marginalização. Em relação à importância da educação, considere as afirmativas a seguir.

I A educação é um dos meios necessários à efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana.

II Por intermédio da educação, o indivíduo se considera pertencente ao grupo, aumentando suas chances de reinserção no mercado de trabalho e luta pelos benefícios aos quais faz jus.

Em relação a essas afirmativas,

  • A. I e II estão corretas.
  • B. I e II estão incorretas.
  • C. I está correta e II incorreta.
  • D. I está incorreta e II está correta.

Questão de Concurso - 1174186

Concurso Analista de Desenvolvimento Ambiental – Área: Pedagogia 2008

Questão 25

Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível Superior

Qual o papel da mídia na formação de uma consciência ambiental entre os cidadãos?

1. A informação veiculada pela mídia por ser efêmera e repetitiva não fixa entre as pessoas os conceitos conservacionistas.

2. As informações veiculadas pela mídia tendem a ser conflituosas na medida em que juntam, em um mesmo veículo, críticas e incentivos a atitudes consumistas através de comerciais patrocinados por empresas que muitas vezes degradam o meio ambiente na busca ao capital e ao lucro fácil.

3. Os veículos midiáticos de massa, em muitos casos, não possuem a necessária isenção para se posicionar frente aos problemas ambientais.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1 e 3, apenas

  • B.

    1, 2 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1, apenas.

  • E.

    2, apenas

Questão de Concurso - 1088359

Concurso Professor de História 2011

Questão 29

Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Nível Superior

Piletti, ao analisar o fenômeno da estratificação social, registra que ela pode apresentar-se sob três formas básicas, denominadas estratificação “por casta”, “por estamento” e “por classe”. Nesse contexto, considere as características listadas abaixo.


I- O lugar dos indivíduos na hierarquia social é determinado por sua situação econômica.

II- As camadas superiores são minoritárias, mas apoderam-se das profissões de maior prestígio.

III- Não existe mobilidade social, pois um membro de uma camada não pode passar para outra.

IV- A harmonia social predomina, não ocorrendo pontos de tensão entre as camadas.

V- Os que estão numa posição elevada resistem à ascensão dos que estão em posições inferiores.


Segundo o autor, aplicam-se à estratificação “por classe” as características de número:

  • A. I, IV e V
  • B.

    II, III e IV

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I, II e V

  • E.

    II, IV e V

Questão de Concurso - 1072007

Concurso EsFCEx Oficial - Área Pedagogia 2011

Questão 43

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Nível Superior

Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo do texto acima, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O problema é que, ao invés de políticas, são implementados programas e projetos educativos, cujo fim é promover ações que se consolidam como medidas de contenção social.

( ) Uma característica das ações educativas focalizadas é que as ações costumam ser mais assistencialistas e compensatórias do que verdadeiramente formativas.

( ) Um discurso presente nas ações educacionais focalizadas é o da responsabilidade social, apropriando-se de pressupostos que fazem parte das lutas das classes populares.

  • A.

    V V V

  • B.

    V F V

  • C.

    F F F

  • D.

    F F V

  • E.

    V V F

Questão de Concurso - 1089851

Concurso Professor Docente I - Língua Portuguesa 2007

Questão 25

Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Nível Superior

“A constituição dos chamados “sistemas nacionais de ensino” data de meados do século XIX. Sua organização inspirou-se no princípio de que a educação é direito de todos e dever do Estado, o que correspondia aos interesses da burguesia – a nova classe que se consolidara no poder... Para superar a situação de opressão própria do “Antigo Regime” e ascender a um tipo de sociedade fundada no contrato social celebrado “livremente” entre os indivíduos ... a escola é erigida no grande instrumento para converter os súditos em cidadãos.”

(Dermeval Saviani – adaptado)


Assim, a escola como direito de todos surgiu como o principal instrumento para tirar da marginalidade os grandes contingentes de indivíduos que a ela até então não tiveram acesso. Segundo a visão da classe então dominante, a principal barreira que a escola precisava vencer era:

  • A.

    a sistematização de conteúdos

  • B.

    a preparação de professores

  • C.

    a carência econômica

  • D.

    a ignorância

  • E.

    as diferenças sociais

Questão de Concurso - 223109

Concurso SF Consultor Legislativo - Área Educação, Cultura e Desporto 2001

Questão 5

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Planejamento é uma atividade fundamental em educação, que depende de objetivos políticos claros e estatísticas adequadas. De um lado, porque a previsão de meios em função de finalidades é um instrumento de eficiência e de efetividade social em qualquer política pública. De outro, porque, em educação, os processos são de média e longa duração, com impactos individuais e coletivos, de caráter social, econômico, cultural e político. Além disso, condições financeiras e motivações individuais e familiares, assim como condições estruturais e conjunturais, interferem na implementação e nos resultados das políticas planejadas.

No contexto das atuais políticas educacionais no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A alta concentração de renda existente no Brasil, indicada pelo índice Gini, é correlacionada à baixa escolaridade da população.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 28417

Concurso SME Professor Docente I - Educação Física 2003

Questão 2

FJG

Nível Superior

Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.

"... por toda parte, o tripé ciência/técnica/indústria perde seu caráter providencial. A idéia de progresso continua sedutora e cheia de promessas apenas nos lugares onde ainda se sonha com o bem-estar e com recursos técnicos libertadores. Mas ela começa a ser questionada no mundo do bem-estar."

(MORIN, E. et WULF, C (2002) Planeta - a aventura desconhecida. Trad. Portuguesa: São Paulo, UNESP, 2002. pp: 16)

Com base no trecho acima e no contexto descrito no Texto 1, pode-se fundamentar a motivação do seguinte traço característico da educação brasileira contemporânea:

  • A.

    declínio do interesse em processos tecnicistas

  • B.

    declínio do interesse em políticas educacionais

  • C.

    declínio do interesse em fundamentos filosóficos

  • D.

    declínio do interesse em preparação para o trabalho

Questão de Concurso - 34548

Concurso

Questão 7

Nível

"Somente resta à escola uma solução: lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania" (Yves de La Taille – A indisciplina e o sentimento de vergonha) E para ser cidadão, é necessário:

  • A.

    reinar na mídia, orgulhar-se pelo fato de não saber algo, pois a sociedade atual não reverencia o estudo e a instrução.

  • B.

    ter sucesso e dinheiro, que não são mais conseguidos pelos anos vividos nos templos do saber.

  • C.

    ter sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos.

  • D.

    ter respeito ao esforço privado e íntimo, desprezo pela opinião pública.

  • E.

    valorizar a intimidade, liberdade individual em detrimento à social, pois hoje há um declínio do homem público.

Questão de Concurso - 90198

Concurso TJ MA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2004

Questão 29

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Quando falamos em educar para a cidadania, a tarefa é árdua e constante. Um pedagogo comprometido com o seu tempo, entende que precisamos exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações, no entanto ainda é correto afirmar que:

  • A.

    Os educadores progressistas influentes nos órgãos públicos educacionais podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

  • B.

    Os pais e sindicatos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança, assumindo inclusive a docência.

  • C.

    Os agrupamentos progressistas gestados na sociedade civil podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

  • D.

    Somente profissionais da educação críticos e comprometidos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

Questão de Concurso - 76182

Concurso UFPE Pedagogo - Área Supervisão Educacional 2004

Questão 30

COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível Superior

Diante do quadro contextual de reestruturação produtiva, o pedagogo deve atuar observando o pressuposto que permite perceber que o avanço na democratização real da escola e da educação, principalmente quanto à profissionalização do cidadão, só é possível mediante o avanço inicial na democratização no plano das:

  • A.

    relações sociais de produção, relações políticas e relações culturais no seu conjunto.

  • B.

    relações econômicas, relações conjunturais e relações interpessoais.

  • C.

    relações produtivas, relações de poder e relações emocionais.

  • D.

    relações educativas, relações cognitivas e relações democráticas.

  • E.

    relações de políticas públicas, relações educacionais e relações multidiferenciais.