Questões de Concurso de Noções gerais de filosofia e filosofar - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1172141

Concurso Professor - Área: Pedagogia 2019

Questão 22

Ganzaroli Assessoria, Consultoria e Concursos (Ganzaroli)

Nível Superior

Entendidas em sentido amplo, as expressões "pedagogia nova" e "pedagogia da existência" se equivalem. Isto porque ambas são tributárias daquilo que poderíamos chamar de "concepção humanista moderna de Filosofia da Educação". Tal concepção centra-se na vida, na existência, na atividade por oposição à concepção tradicional que se centrava no intelecto, na essência, no conhecimento. Nesta acepção, estamos nos referindo a um amplo movimento filosófico que abrange correntes tais como:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    O Pragmatismo, o Vitalismo, o Historicismo, o Existencialismo e a Fenomenologia.

  • B.

    O Pragmatismo, o Vitalismo, o Iluminismo, o Existencialismo e a Fenomenologia.

  • C.

    O Pragmatismo, o Vitalismo, o Historicismo, o Filosófico e a Fenomenologia.

  • D.

    O Pragmatismo, o Vitalismo, o Historicismo, o Existencialismo e a Ideologia.

Questão de Concurso - 1171446

Concurso PCA Professor de Ensino Básico - Área Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2017

Questão 13

Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

Nível Superior

A sucessão de transformações que fazem passar da cultura vigente em uma sociedade (conhecimentos, práticas, valores etc.) ao que dela se conserva nos objetivos e programas da escola e, a seguir, ao que dela resta nos conteúdos efetivos do ensino e do trabalho escolar e, finalmente – no melhor dos casos –, ao que se constrói na mente de parte dos alunos recebe o nome de:

  • A.

    transposição didática

  • B.

    adaptação curricular

  • C.

    arranjo didático

  • D.

    transposição curricular

Questão de Concurso - 1172946

Concurso RJ Professor 2015

Questão 26

Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

Nível Superior

Objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica. OS objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura. Representam os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros, delineiam o perfil do homem que a sociedade espera formar. Os objetivos educacionais podem ser expressos nos seguintes níveis:

  • A.

    gerais e específicos

  • B.

    integrais e complementares

  • C.

    gerais e complementares

  • D.

    integrais e específicos

Questão de Concurso - 1115158

Concurso SEDUC RO Professor de Física 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):

  • A.

    unidade na multiplicidade dos seres .

  • B.

    natureza mutável do homem

  • C.

    adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.

  • D.

    fortalecimento das relações humanas.

  • E.

    processo e a contradição

Questão de Concurso - 1116245

Concurso SEDUC RO Professor - Área: Supervisão Escolar 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):

  • A.

    natureza mutável do homem.

  • B.

    unidade na multiplicidade dos seres .

  • C. adequação da metodologia das ciencias humanas ao método das ciências da natureza.
  • D.

    fortalecimento das relações humanas.

  • E.

    processo e a contradição .

Questão de Concurso - 1114454

Concurso SEDUC RO Professor de Biologia 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):

  • A.

    unidade na multiplicidade dos seres .

  • B.

    processo e a contradição .

  • C.

    adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.

  • D.

    fortalecimento das relações humanas.

  • E.

    natureza mutável do homem.

Questão de Concurso - 1114896

Concurso SEDUC RO Professor de Geografia 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):

  • A.

    unidade na multiplicidade dos seres

  • B.

    natureza mutável do homem.

  • C.

    adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.

  • D.

    fortalecimento das relações humanas.

  • E.

    processo e a contradição.

Questão de Concurso - 1118209

Concurso

Questão 22

Nível

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):

  • A.

    unidade na multiplicidade dos seres .

  • B.

    natureza mutável do homem.

  • C.

    adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.

  • D.

    fortalecimento das relações humanas.

  • E.

    processo e a contradição.

Questão de Concurso - 1115016

Concurso SEDUC RO Professor de Libras 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):

  • A.

    unidade na multiplicidade dos seres .

  • B.

    natureza mutável do homem.

  • C.

    adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.

  • D.

    fortalecimento das relações humanas.

  • E.

    processo e a contradição.

Questão de Concurso - 1115272

Concurso SEDUC RO Professor - Área: Espanhol 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):

  • A.

    unidade na multiplicidade dos seres .

  • B.

    natureza mutável do homem.

  • C.

    adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.

  • D.

    fortalecimento das relações humanas.

  • E.

    processo e a contradição.