

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A manutenção de relações harmoniosas mediante a colocação das necessidades e interesses alheios acima das nossas próprias é uma técnica de gestão de conflitos denominada
É um processo de oposição e confronto que pode acontecer entre indivíduos ou grupos que divergem. Pode ser gerenciado mediante negociação e barganha, ou resolvido através das mudanças das relações. Estamos nos referindo a (ao):
Assumir a existência de conflitos no interior de grupos é uma atitude importante para a realização de um planejamento participativo.
Quando o conflito é trivial, quando os ânimos estão exaltados e é preciso tempo para esfriá-los, ou quando a potencial perturbação provocada por uma ação mais enérgica representar um custo maior que os benefícios da resolução, a estratégia gerencial a ser adotada é
a colaboração.
a imposição.
o acordo.
a abstenção.
"Os suíços preferem evitar as negociações. Se tiverem de negociar, tendem a começar com uma solução de meio-termo e terminar com uma confrontação" (Raymond Saner). Qual das explicações a seguir confirma essas afirmações?
É uma nação que, além de depender de vários países vizinhos e de seus mercados, está dividida internamente em diferentes comunidades étnicas, culturais, religiosas e lingüísticas.
É um povo descendente de anglo-saxões por isso são pacíficos.
A sua religião os tornou assim.
Eles sofreram com uma série de invasões e isso fez com que evitassem conflitos.
Uma vez que eles não pertencem à União Européia, eles não aprenderam e nem tem o hábito de negociar muito.
Estratégias de comunicação, mediação, retirada, cooperação e arbitragem dizem respeito à
aprendizagem organizacional.
arquitetura organizacional.
gestão de conflitos.
gestão por competências.
responsabilidade social.
A técnica de gerenciamento de conflito que tem como característica a imposição de uma solução pela alta gerência é a de
Toda organização possui tendência a suprimir alguns conflitos e a explorar outros.
O conflito está presente em todas as negociações. Se não há conflito, não há negociação. Negociar, portanto, é solucionar conflitos e, superar impasses. O negociador deve perceber os conflitos a tempo, e efetuar correto diagnóstico da situação, impedindo que assumam proporções que dificultem a sua solução. O bom negociador é aquele que:
respeita o impasse, pois a opinião é um direito de cada negociador; faz concessões para evitar mais conflitos; aceita que é difícil detectar o real motivo do impasse e procura outras soluções que aliviem a pressão dos oponentes, mesmo que não resolva completamente o conflito.
não perde tempo detectando o que levou ao impasse, pois o importante é neutralizá-lo.
não tem receio de impasse; analisa o impasse; identifica o impasse; cria alternativas para sair do impasse; controla as ações para resolver o impasse e mantém as soluções encontradas
não identifica o impasse; na incapacidade de resolvê-lo, você tenta minimizá-lo e recua na solução do conflito
é enérgico com os participantes do conflito, pois dessa maneira eles tentarão chegar a um consenso.
Kotler (2000) cita uma pesquisa conhecida como Harvard Negociation Project de Fisher e Ury na qual chegam a quatro pontos básicos para conduzir negociações com princípios. Associe cada um desses pontos básicos ao seu respectivo conceito:

A1-B3 / A2-B4 / A3-B1 / A4-B2
A1-B4 / A2-B3 / A3-B1 / A4-B2
A1-B3 / A2-B4 / A3-B2 / A4-B1
A1-B4 / A2-B3 / A3-B2 / A4-B1
A1-B1 / A2-B4 / A3-B3 / A4-B2
Há forças que atuam numa empresa ocasionando conflitos. Essas forças são:
A força do patrão apoiada na autoridade.
A força do sistema, que se apóia nos padrões de desempenho
A força dos companheiros e dos objetos.
As três alternativas A, B e C se completam.
As três alternativas A, B e C se excluem.
A despeito da inexistência de regras universais para se formular um sistema de avaliação efetivo, existem algumas sugestões redutoras de conflitos organizacionais. Uma delas é a(o)
aplicação de critérios-padrão
construção de carreira em parceria.
avaliação em regime secreto.
superdimensionamento das metas.
processo decisório centralizado.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Como o conflito é inerente à vida em sociedade, não é recomendável a utilização de mediadores para negociar a busca de acordos.
II. O conflito não é um mal em si mesmo, e muitas vezes ele traz oportunidades para as pessoas e para as organizações.
III. Buscar o acordo, trabalhar o consenso e conquistar a cooperação são importantes aspectos da convivência social
Apenas a afirmativa I está certa.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa II está errada.
Numere a 2a coluna de acordo com a 1a, associando os cinco modos de se lidar com conflitos nas organizações.
Hoje, um dos mais importantes itens que gera conflito na relação entre as organizações e as pessoas que nelas trabalham, isto é, a relação indivíduo x organização, é:
A relação entre objetivos organizacionais e objetivos individuais.
A relação entre objetivos departamentais e objetivos organizacionais.
A relação entre objetivos organizacionais e objetivos da sociedade
A relação entre objetivos mercadológicos e objetivos financeiros
A relação entre objetivos da sociedade e os objetivos financeiros.
De modo geral, existem três áreas organizacionais em que pode haver algum tipo de conflito: relações interpessoais; reuniões e encontros; negociações.
Obter integração estrutural é um desafio importante com que se defronta todos os gerentes, obrigando-os a tomar decisões em torno da coordenação das relações entre pessoas e grupos interdependentes por eles gerenciados. O mecanismo dessa integração é a coordenação composta de ajustamento mútuo, supervisão direta e padronização, assim entendidos:
I. Ajuste mútuo é a coordenação realizada por processos de comunicação interpessoal.
II. Na supervisão direta, uma pessoa assume a responsabilidade pessoal pelo trabalho de um grupo de pessoas, adquirindo a autoridade hierárquica para determinar as tarefas a serem realizadas.
III. Padronização compreende a coordenação dos trabalhos, fornecendo padrões e procedimentos que ajudam os trabalhadores a definir o modo de executar suas tarefas.
Está correto o que se afirma em
Quanto aos cinco estilos de gestão de conflitos nas organizações, envolvendo a Assertividade e a Cooperação, indique a afirmativa INCORRETA.
O Estilo de Acomodação indica um elevado grau de cooperação com ausência de Assertividade.
O Estilo de Competição reflete a Assertividade total.
O Estilo de Abstenção reflete uma postura cooperativa.
O Estilo de Transigência demonstra uma moderada porção de Assertividade e de Cooperação.
O Estilo de Colaboração reflete um alto grau de Assertividade.