

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O gráfico de Pareto permite a visualização da influência que determinadas causas têm sobre um problema. Seu uso continuado deu origem à regra 80-20. Segundo essa regra, 80% dos problemas provêm de 20% das causas, sendo necessário, portanto, que sejam solucionadas as causas mais importantes.
Algumas empresas comparam suas operações com as de outras empresas, uma técnica conhecida como benchmarking. Em relação aos tipos de benchmarking NÃO é correto afirmar que:
benchmarking interno é uma comparação entre operações que estão dentro de uma mesma organização;
benchmarking externo é a tradicional comparação entre uma operação e outras operações integrantes de distintas organizações;
benchmarking de desempenho é uma comparação direta, em todos os níveis, entre concorrentes no mesmo mercado;
benchmarking não competitivo é uma comparação feita com organizações externas que não são concorrentes;
benchmarking de práticas é uma comparação entre as práticas de operação de uma organização e as adotadas por outra operação.
As ferramentas da qualidade incluem o diagrama de Ishikawa, que se caracteriza pela representação gráfica das causas e efeitos de um problema em particular.
O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é um artifício gráfico usado particularmente em
Um dos princípios defendidos por Deming baseia-se na necessidade de minimizar o custo total da organização e, para isso, é fundamental que a prática do comprar tenha como alicerce o preço dos produtos e serviços adquiridos.
Sobre os princípios integrantes da escola da qualidade, relacione os autores com os assuntos:
( ) Qualidade total, círculos da qualidade.
( ) 14 pontos, ênfase no fazer certo da primeira vez, qualidade desde os fornecedores até o cliente final.
( ) Trilogia da qualidade (planejamento, controle, aprimoramento).
( ) Departamento de controle de qualidade, sistema da qualidade, qualidade total.
( ) Cartas de controle, controle estatístico da qualidade, técnicas de amostragem, Ciclo PDCA.
A seqüência assinalada acima é:
2, 3, 4, 5, 1
3, 5, 4, 1, 2
5, 3, 2, 1, 2
5, 3, 4, 2, 1
A gestão estratégica é fundamental no âmbito da modernização de organizações do setor público. Pensar e planejar em termos estratégicos torna-se extremamente relevante para a administração, que deve, de maneira participativa, definir missão, objetivos gerais e específicos e estratégias, de modo que a organização possa responder positivamente às demandas da sociedade.
São etapas da gestão estratégica da comunicação a divulgação do plano de comunicação, a coordenação de sua implementação, o controle das ações e a avaliação dos resultados.
O processo de terceirização é visto como uma realidade das organizações modernas. Essa relação demonstra a dependência da organização para com os fornecedores. Por outro lado, os clientes deverão ser considerados como parceiros e oferecerão sua parcela de contribuição para o melhoramento dos produtos e serviços disponibilizados por essa organização.
A experiência tem mostrado que a qualidade dos bens e serviços produzidos garante competitividade às organizações que adotam tais processos.
Nas propostas contemporâneas de estruturação administrativa, as organizações devem ter uma estrutura simples e flexível para enfrentarem as incertezas externas, serem baseadas em equipes autônomas e integradas por comunicações intensivas. Este modelo denomina-se organização
departamentalizada.
centralizada.
geográfica
atomizada.
matricial.
A preocupação com o treinamento é um dos princípios do método Deming.
No âmbito da reengenharia, quanto à remuneração paga a empregados que realizam trabalhos voltados para processos, os prêmios são mais valorizados que o aumento da remuneração básica.
preço-prêmio acima da média da concorrência.
Assinale a opção que indica corretamente o entendimento de gestão estratégica.
A idéia de gestão estratégica torna-se relevante a partir dos estudos de Ansoff, publicados na década de 50.
A idéia de gestão estratégica enfatiza a análise do ambiente interno e externo das organizações, com vistas ao futuro.
A idéia de gestão estratégica está vinculada à existência de unidade organizacional responsável por essa gestão.
A idéia de gestão estratégica acentua a perspectiva descentralizada do planejamento, abrangendo as áreas funcionais da organização.
A idéia de gestão estratégica está associada ao uso de instrumentos racionais e analíticos para a decisão e ação.
Uma dificuldade enfrentada pelo tomador de decisão é identificar, diagnosticar e priorizar o problema a ser resolvido. Escolha a opção que explicita corretamente o diagrama de ISHIKAWA.
Essa técnica permite priorizar as causas que são responsáveis pelo maior número de efeitos.
Essa técnica possibilita identificar, organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema.
Com base na análise simultânea do efeito da decisão para o desempenho da empresa e o tempo disponível para decisão, é possível priorizar o problema a ser tratado.
Com base na análise dos objetivos que se deseja alcançar é possível identificar variáveis que podem e não podem ser modificadas.
Essa técnica possibilita hierarquizar causas e efeitos por meio da atribuição de notas e sua ponderação.
Os serviços são normalmente consumidos ao mesmo tempo em que são gerados. A inspeção em massa, com o objetivo de correção dos produtos, bens ou serviços, é um estímulo à conseqüente ocorrência de erros. Essa afirmação relaciona-se ao princípio de Deming, que menciona a necessidade de se acabar com a dependência da inspeção em massa.
Embora seja mais ágil, a produção flexível é um meio que contribui para o aumento de desperdícios na organização.
Os resultados da reengenharia de processos na empresa incluem a mudança dos valores de protetores para produtivos e a passagem dos executivos de controladores de resultados para líderes.