

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As transformações nas práticas da administração pública brasileira estão em grande parte relacionadas aos novos modelos de gestão desenvolvidos ao longo de sua história e os pressupostos de ação de cada modelo.
Nesse sentido, é possível afirmar que o primeiro plano de classificação de cargos e o órgão central de pessoal e material foram instituídos quando da implementação do modelo:
burocrático;
gerencial;
patrimonialista;
pós-burocrático;
societal.
foi adotada em substituição à Administração patrimonial, que distinguia o patrimônio público do patrimônio privado.
São características do modelo burocrático de administração:
hierarquia, impessoalidade, legalidade e participação social.
hierarquia, legalidade, especialização e meritocracia.
universalidade de procedimentos, meritocracia, orientação por resultados e hierarquia.
universalidade de procedimentos, legalidade, especialização e participação social.
hierarquia, orientação por resultados, meritocracia e universalidade de procedimentos.
Nos anos 1930 começa, ainda de forma tímida, uma mudança de padrão no funcionamento do Estado brasileiro. O Estado passa a intervir no processo de produção de bens e serviços e vai saindo de uma forma colonial para um modelo de Estado que privilegia a racionalização, a padronização e a legalidade em todas as áreas de sua atuação, provocando, pela primeira vez, a modernização administrativa. Esse modelo é o
sistêmico.
funcional.
oligárquico.
burocrático.
patrimonialista.
Na década de 1980, as reformas orientadas para o mercado ganharam centralidade e foram priorizadas pelos formuladores de políticas públicas. Assevera-se a respeito da reforma gerencial:
O Regime Jurídico Único para todos os servidores da Administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas, instituído pela Constituição Federal de 1988, representou uma antecipação das diretrizes de controle social e da gestão pública orientada para os cidadãos, que foram propostas pela reforma gerencial na década seguinte.
A reforma gerencial pretendeu atacar algumas das principais disfunções da administração burocrática, dentre as quais se destacam a morosidade, o excesso de regras, procedimentos flexíveis e a baixa responsabilização dos burocratas.
Duas estratégias para implementação da reforma gerencial no Brasil tiveram destaque: a descentralização da estrutura organizacional do aparelho do Estado através da criação de novos formatos organizacionais, como as agências regulatórias e agências executivas; e o controle de resultados, mediante a supervisão dos trâmites realizados em cada etapa da implementação do serviço público.
A lógica da reforma gerencial supõe que a atuação privada pode ser mais eficiente do que a pública em determinados domínios, em razão da agilidade e da flexibilidade que marcam o regime de direito público.
O marco legal das Organizações Sociais, oriundo da reforma gerencial brasileira de 1995, autorizou à iniciativa privada a execução de atividades classificadas como serviços públicos não exclusivos.
O modelo burocrático, que conseguiu diminuir em grande parte a presença do patrimonialismo na administração pública, está orientado para resultados e focado no cidadão.
Certo
Errado
De acordo com Matias-Pereira (2012), assinale a opção que apresenta uma característica da Administração Pública Burocrática.
Orienta-se para resultados.
Evita adotar procedimentos rígidos.
Define indicadores de desempenho.
É autorreferente.
Flexibiliza as relações de trabalho.
Na perspectiva weberiana, as sociedades contemporâneas tenderiam inexoravelmente à racionalização em todas as esferas da vida social, tendo como elemento central da sua racionalização a constituição de organizações burocráticas. O Estado moderno como a expressão da racionalização da dominação política por parte dos grupos que a controlam; e as empresas modernas como mantenedoras das formas racionais de organização do trabalho. Nesse universo de conhecimento, em que a “razão moderna” encontra-se engendrada no ordenamento das organizações burocráticas, compreender os tipos de racionalidade que interferem nesses espaços é de fundamental importância, tanto nos seus discursos quanto nas suas práticas.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os tipos de racionalidade com suas respectivas características:
COLUNA I
( 1 ) Racionalidade Substantiva.
( 2 ) Racionalidade Instrumental.
COLUNA II
( ) Tende a prevalecer nas organizações burocráticas, como lógica subjacente às ações, determinando o padrão de sucesso a ser atingido, sendo este, egocêntrico por natureza, orientado pelas leis e regras do mercado.
( ) Tem o atributo natural do ser humano como a principal categoria de análise de sua teoria, e a ética como a disciplina preponderante para a estruturação da vida humana.
( ) Estratégias organizacionais na direção de valores, motivações e da própria política; contrabalançando a busca de emancipação e autorrealização como o alcance da responsabilidade e satisfações sociais.
( ) Não se pauta apenas no êxito econômico em que o padrão de sucesso se torna determinado e orientado pelas leis de mercado, esta também pode ser orientada pelo poder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
1, 2, 1, 2.
1, 2, 2, 1.
2, 1, 1, 2.
2, 1, 2, 1.
A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público − DASP foi um marco importante na Administração pública federal, com a introdução de características de administração
gerencial, com foco na gestão de resultados.
burocrática, com ênfase na centralização e reorganização da Administração, gestão de pessoal e racionalização de procedimentos.
empreendedora, com ênfase na atuação de fomento.
patrimonialista, com ampla criação de órgãos e entidades governamentais.
pré-Gerencial, com a introdução de conceitos de avaliação de desempenho.
São características da burocracia, na Administração Pública:
Acúmulo de papel e retrabalho.
Contratação por concurso público.
Falta de autonomia por parte dos colaboradores.
Divisão racional do trabalho, meritocracia e impessoalidade.
Falta de profissionalização e imprevisibilidade de atendimento.
Em relação ao modelo de Administração Pública Burocrática, avalie as assertivas a seguir:
I - São princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
II - Propõe o desenvolvimento de uma cultura organizacional, orientada para resultados e o aumento da governança do Estado.
III - Necessita de controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal e nas compras públicas.
Estão CORRETAS:
O modelo burocrático weberiano baseia-se em
profissionalismo, legalidade e discricionariedade.
legalidade, profissionalismo e eficácia.
estabilidade, legalidade e impessoalidade.
impessoalidade, legalidade e profissionalismo.
hierarquia, legalidade e discricionariedade.
O modo de estruturação das organizações públicas brasileiras passou por mudanças que levaram à extinção do modelo patrimonialista de administração e ao surgimento de um modelo burocrático de organização que se mostrou efetivo para os objetivos do Estado na atualidade.
Certo
Errado