Questões de Concurso sobre Conceito de Competências

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
26 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O mapeamento de competências nas organizações públicas deve focar primeiramente as competências individuais dos servidores e, posteriormente, alinhar essas habilidades aos objetivos estratégicos institucionais.


C

Certo


E

Errado

Em um processo de modernização administrativa, a unidade de gestão de pessoas de uma instituição pública realizou um diagnóstico organizacional e constatou duas necessidades distintas relacionadas ao desempenho dos servidores.


Na primeira situação, verificou-se que parte dos servidores apresentava dificuldades na utilização de novos sistemas eletrônicos e na aplicação de procedimentos técnicos recentemente implementados na rotina administrativa. Para enfrentar esse problema, a instituição instituiu programas de treinamento de curta duração voltados à atualização de conhecimentos e habilidades diretamente relacionados às atividades atualmente desempenhadas.

Na segunda situação, a organização decidiu estruturar um conjunto de iniciativas educacionais de médio e longo prazo, incluindo cursos de formação gerencial, programas de liderança e ações voltadas ao desenvolvimento de competências estratégicas necessárias ao futuro da instituição, considerando a possibilidade de que determinados servidores venham a assumir funções de maior complexidade ou responsabilidade institucional.


No âmbito da gestão de pessoas no setor público, as iniciativas descritas CORRETAMENTE correspondem, respectivamente, aos processos denominados:


A

recrutamento e capacitação.


B

capacitação e desenvolvimento.


C

avaliação de desempenho e desenvolvimento.


D

desenvolvimento e capacitação.


E

planejamento de pessoal e capacitação.

Ao conjunto de competências básicas exigidas por todos os servidores dá-se o nome:


A

Competências transversais governamentais.


B

Competências transversais organizacionais.


C

Competências setoriais.


D

Competências individuais técnicas.


E

Competências gerenciais.

Um município, ao planejar um processo seletivo para cargos estratégicos, decide utilizar a técnica de seleção denominada “centros de avaliação” (assessment centers). O objetivo é avaliar competências complexas dos candidatos por meio de múltiplas tarefas e observadores.


Assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica fundamental dessa técnica de seleção.


A

Prioriza exclusivamente a aplicação de testes psicométricos de inteligência e personalidade, para garantir a objetividade matemática do processo.


B

Trata-se de uma técnica de triagem curricular automatizada que utiliza inteligência artificial para eliminar candidatos que não possuem os requisitos mínimos.


C

Consiste em uma modalidade de entrevista diretiva e estruturada, focada exclusivamente na análise do histórico profissional e na verificação de referências de empregos anteriores.


D

Fundamenta-se na utilização de diversas técnicas situacionais e testes, nos quais o desempenho do candidato é avaliado por vários observadores treinados.


E

Caracteriza-se por ser um método de recrutamento externo que utiliza mídias sociais para atrair o maior número possível de candidatos com perfis generalistas.

Após a implementação de um novo sistema de gestão por competências, muitos servidores de uma organização pública relataram que as competências exigidas para suas funções não estavam claras, resultando em confusão e insatisfação. Essa falta de clareza sobre as expectativas e as habilidades necessárias não apenas afetou a moral dos servidores, mas também comprometeu o desempenho geral da equipe, exigindo uma abordagem estruturada para esclarecer e reforçar o entendimento sobre as competências. A ação que a administração deverá tomar para garantir que o sistema de gestão por competências seja eficaz e motivador é:


A

Realizar avaliações individuais para determinar quais servidores não compreendem as competências, sem promover esclarecimentos gerais.


B

Realizar workshops interativos e sessões de feedback, onde os servidores possam discutir e soma dúvidas sobre as competências exigidas.


C

Criar um manual detalhado sobre as competências e distribuí-lo a todos os servidores, sem necessidade de reuniões ou treinamentos adicionais.


D

Implementar um sistema de gestão por competências e esperar que os servidores se adaptem ao novo modelo ao longo do tempo, sem intervenções.


E

Limitar a comunicação sobre as competências a e-mails, a fim de garantir que todos os servidores tenham acesso à informação de forma igualitária.

Em um programa de capacitação de servidores públicos, foi apresentada a definição de competência como a mobilização integrada de recursos pessoais em situações reais de trabalho. Com base nesse conceito e nas três dimensões da competência descritas por Pires et al. (2005), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A dimensão do conhecimento diz respeito à capacidade de transformar dados e informações em esquemas estruturados, permitindo ao indivíduo compreender o que faz e por que faz.

( ) A habilidade refere-se à capacidade de agir de forma eficaz, fazendo uso produtivo de conhecimentos em tarefas práticas, tanto mentais quanto motoras.

( ) A atitude relaciona-se à disposição ou preferência do indivíduo diante de pessoas, objetos ou situações, sendo o fator que determina se ele saberá realizar determinada tarefa com precisão técnica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – F.


B

V – V – V.


C

V – F – V.


D

F – V – F.


E

F – F – V.

Uma Câmara Municipal enfrentava problemas recorrentes em suas sessões, como conflitos entre vereadores, dificuldade em alcançar consensos nas decisões e baixa interação com a comunidade local. O presidente da Câmara percebeu que a falta de competências interpessoais estava prejudicando o desempenho legislativo e as relações internas e externas da organização. Para reverter esse cenário, foram propostas ações com foco no desenvolvimento de competências interpessoais. Com base no caso apresentado e no conceito de competência interpessoal, assinale a afirmativa que NÃO reflete corretamente o desenvolvimento dessas competências.


A

Realização de workshops sobre técnicas de escuta ativa e empatia para melhorar a comunicação dos vereadores.


B

Implementação de programas de mediação de conflitos para resolver disputas internas de forma colaborativa e respeitosa.


C

Introdução de dinâmicas de grupo para fortalecer o trabalho em equipe e a confiança entre os membros da Câmara Municipal.


D

Organização de encontros comunitários para que os vereadores aprimorem suas habilidades de relacionamento e compreensão das demandas da população.


E

Elaboração de um plano de capacitação voltado para a interpretação detalhada e a compreensão das nuances das legislações municipais, visando aprimorar o desempenho técnico e analítico da equipe de vereadores.

Todas as afirmativas a seguir estão consoantes com o Modelo de Gestão por Competências, EXCETO:


A

Modelo de gestão que trabalha, precipuamente, com três tipos de competências: organizacionais, técnicas e comportamentais.


B

Trata-se de um modelo de gestão que admite a possibilidade de o que é muito importante para um cargo pode ser irrelevante para outro.


C

Modelo com foco na avaliação de resultados apresentados pelos funcionários/servidores em relação aos resultados que eram esperados de cada um deles.


D

Modalidade de gestão de pessoas que considera o alinhamento entre as competências identificadas como essenciais em cada cargo da instituição, com as competências apresentadas por seus ocupantes.


E

Modelo de gestão que permite que os funcionários/servidores passem por processos de desenvolvimento conforme as necessidades da organização, o que melhora os indicadores de forma geral e pode proporcionar um crescimento sustentável para a instituição.

Os elementos necessários ao funcionamento da organização, embora não configurem diferencial em relação à concorrência, são entendidos como as competências organizacionais básicas.


C

Certo


E

Errado

A contratação de servidores na Administração Pública exige métodos eficazes, como a gestão por competências, para garantir a seleção do profissional mais qualificado.


Nesse contexto, a exigência de um diploma de curso superior em Direito para a carreira de defensor público resulta na aquisição da seguinte competência:


A

Conhecimento.


B

Habilidade.


C

Atitude.


D

Relacionais.


E

Metodológicas.

Um recrutador busca internamente um profissional, para um cargo específico, que detenha a competência de criar sinergia a partir do emprego de equipes, equipamentos e ideias, de forma inovadora, em projeto em rede.


Essa competência envolve diretamente o “saber” relacionado:


A

a mobilizar recursos;


B

a comunicar e ouvir;


C

a aprender;


D

ao fazer técnico;


E

a transpor.

Uma determinada autarquia está mapeando competências e entende que seu desenvolvimento depende de elementos distintos, como conhecimentos, habilidades e atitudes, para os diferentes níveis e áreas funcionais da organização.


Para a área contábil-financeira, no nível operacional, foi mapeado como conhecimento necessário aquele que envolve:


A

compreender a legislação tributária e orçamentária;


B

comunicar-se efetivamente com usuários internos e externos;


C

motivar a equipe para alcance de metas e prazos;


D

perseguir qualidade e integração nos processos;


E

respeitar a cultura e o clima organizacional.

Na gestão pública, a análise e descrição de cargos é um processo que visa garantir a eficiência e eficácia dos serviços prestados. Sendo assim, analise as assertivas a seguir:

I- Permite que os funcionários escolham as tarefas que preferem realizar, promovendo a satisfação no trabalho.

PORQUE

II- Facilita o processo de recrutamento e seleção, assegurando que os candidatos entendam as exigências do cargo.

Assinale a alternativa correta:


A

Ambas as afirmativas estão corretas, e a II é justificativa da I.


B

Ambas as afirmativas estão corretas, mas a II não é justificativa da I.


C

Apenas a afirmativa I está correta.


D

Apenas a afirmativa II está correta.

A Gestão de Pessoas por Competências no setor público é uma abordagem estratégica que alinha as habilidades e os conhecimentos dos servidores às necessidades organizacionais, visando aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.


Assinale a opção que apresenta o tipo de competência que envolve o espírito de equipe.


A

Organizacional.


B

Gerencial.


C

Funcional.


D

Individual.


E

Ambiental.

A avaliação de competências e resultados deve verificar a existência, ou não, das competências necessárias, em função do desempenho apresentado pelo colaborador.


C

Certo


E

Errado

Uma das áreas funcionais das organizações públicas que tem demandado mudanças é, sem dúvida, a área de gestão de pessoas. A avaliação de desempenho é uma das atribuições da gestão de pessoas responsável por avaliar o desempenho do servidor público e por gerar insumos úteis à tomada de decisão. Em muitos casos, utiliza-se a avaliação de desempenho apenas para subsidiar o processo de progressão de carreira. Contudo, o principal objetivo da avaliação de desempenho é


A

simplificar as tarefas.


B

definir cargos e funções.


C

ampliar o quadro de servidores.


D

reduzir gaps de competências.

A gestão de competências é um conceito fundamental no mundo empresarial e na Administração Pública.


Sobre a gestão de competências, é correto afirmar que


A

liderança é uma competência funcional.


B

reputação é uma competência organizacional.


C

participação no mercado é uma competência gerencial.


D

visão sistêmica é uma competência individual.


E

espírito de equipe é uma competência organizacional.

O objetivo geral do controle interno administrativo é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio da observância de princípios e instrumentos próprios. Constitui exemplo de controle interno da Administração Pública


A

a homologação de concurso.


B

a homologação de processo licitatório.


C

a auditoria interna.


D

o zelo na execução dos orçamentos da União.


E

o gerenciamento e administração dos bens e valores públicos.

Gestão por Competências é uma forma inovadora de qualificação para a revalorização dos processos de trabalho no setor público. A competência representa:


A

Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição.


B

O que o órgão, área ou setor espera do servidor para atingir seus objetivos e metas.


C

Capacidades desejadas do servidor para realização de suas atividades no contexto da equipe e da organização.


D

Comportamentos que podem ser observados objetivamente no contexto de trabalho do servidor.

O princípio da delegação de competência na Administração Pública envolve


A

a concentração do poder decisório nas mãos de uma única autoridade central.


B

a descentralização de todas as decisões para as unidades da administração indireta.


C

a ausência de transparência nas ações governamentais.


D

a dispensabilidade do controle sobre as ações administrativas.


E

a transferência de autoridade e responsabilidade para órgãos ou agentes específicos dentro da estrutura administrativa.

 
 
Gerar simulado