Questões de Concurso sobre Evolução dos Modelos/Paradigmas de Gestão

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
621 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que apresenta ação que diz respeito ao controle de qualidade externo.


A

delimitar quais são as demandas do mercado-alvo


B

identificar as circunstâncias em que os produtos são entregues ao cliente


C

redefinir as especificações de desenho dos produtos


D

adequar os processos de produção para cumprir as especificações de projeto


E

estabelecer normas e parâmetros de qualidade que permitam controlar a produção

A reforma administrativa decorrente da CF introduziu o modelo gerencial de administração com a finalidade de dar mais dinamismo e agilidade à ação estatal.


C

Certo


E

Errado

Os modelos organizacionais de Administração Pública - Patrimonialista, Burocrata e Gerencial - evoluíram, ao longo do tempo, para atender melhor os anseios da sociedade. Em relação às características do modelo Patrimonialista é correto afirmar que ele:

A
coibia o nepotismo.

B
tratava dos interesses públicos com impessoalidade.

C
combatia a corrupção.

D
não fazia distinção entre os limites do público e do privado.

E
determinava a escolha do gestor público pelo voto direto.

Embora seja uma questão antiga e que em algumas vezes se misturava à questão religiosa, como o calvinismo do século XVI, a busca de valores e virtudes a todo custo tornou-se uma necessidade tão vital como “o pão nosso de cada dia”, especialmente nas atividades que envolvem as relações com o poder público. No século XVI, Calvino e seus seguidores – frutos da Reforma Protestante que este ano completa 500 anos – preocupados com essa questão, diziam aos crentes que eles precisavam ter retidão e austeridade no que faziam, diferentemente do pensamento do grupo de teólogos não reformados, propensos a ver na atividade econômica a oportunidade de enriquecimento fácil com coisas fúteis. Por outro lado, no século seguinte, Portugal foi contemplado com o trabalho do padre Antônio Vieira que escreveu, em 1655, o sermão do bom ladrão, cujo conteúdo tem muito a ver com o que o Brasil vive na atualidade: suborno, corrupção, lavagem de dinheiro e improbidade na gestão do bem público por parte de gestores, políticos e empresários inescrupulosos. E isso, não por acaso, influencia no cotidiano dos “clientes” da administração pública em nossos dias. A ineficiência do serviço público brasileiro é de conhecimento de todos que costumam assistir aos noticiários na TV, ou ler jornais e revistas de circulação no país. Nesses veículos de comunicação, é comum a divulgação da precariedade não apenas dos serviços públicos – saúde, transportes, educação etc. – mas também de setores há muito tempo privatizados, como o de telecomunicação que tem alto índice de reclamação dos clientes. Tudo isso contribui para colocar em xeque a credibilidade que a população deposita nos gestores da coisa pública. A confiança no serviço público está tão “nublada”, assumindo um “ar de cinismo”, que vários setores da sociedade têm colocado a necessidade de uma nova reforma no topo da lista de objetivos urgentes. A que tipo de nova reforma o enunciado se refere?


A

Reforma ética.


B

Reforma nacionalista.


C

Reforma organizacional.


D

Reforma macroeconômica.

Na Reforma Administrativa de 1967, as principais atividades auxiliares consideradas foram as de


A

planejamento.


B

documentação.


C

estatística.


D

relações públicas.


E

processamento de dados.

Os modelos organizacionais de Administração Pública têm evoluído, ao longo do tempo, para atender melhor os anseios da sociedade. Em relação a esses modelos pode-se, a seguir, citar corretamente três, que são:


A

capitalista, socialista e neoliberal.


B

comunista, republicano e democrata.


C

parlamentarista, presidencialista e ditatorial.


D

patrimonialista, burocrata e gerencial.


E

organograma, fluxograma e histograma.

O modelo de administração pública implantado no Brasil pelo Estado Colonial Português, no qual não era possível distinguir o público do privado, tornando-se "natural" desde o período colonial até a República Velha, é conhecido como


A

generalista.


B

patrimonialista.


C

liberalista.


D

imperialista.

Quanto aos Modelos Teóricos de Administração Pública, relacione a 1ª coluna com a 2ª.


1. Modelo Patrimonialista.
2. Modelo Burocrático.
3. Modelo Gerencial.

( ) Esse modelo tem como base as seguintes prioridades: eficiência e a qualidade na prestação de serviços públicos, além da redução de custos. Portanto, tal modelo tem como foco a atuação das organizações públicas, e também políticas públicas.

( ) É considerado uma herança da época feudal, vigente nas sociedades pré-democráticas. De acordo com este modelo, a Administração Pública deve atender os interesses do governante, que faz uso do poder que provém do povo a seu favor.
( ) Foi uma resposta aos abusos e demais vícios experimentados pela Administração Pública, pois disseminava-se uma ideia de desconfiança prévia dos administradores públicos por parte da sociedade, como uma reação ao modelo patrimonialista.

Qual é a sequência CORRETA?


A

1; 3; 2.


B

2; 3; 1.


C

3; 2; 1.


D

3; 1; 2.


E

1; 2; 3.

A perspectiva de reforma do Estado moderno subdivide a administração pública em quatro setores: o núcleo estratégico, as atividades exclusivas, os serviços não exclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado. Nessa perspectiva, considera-se que as agências reguladoras pertencem ao setor do núcleo estratégico.


C

Certo


E

Errado

No processo de evolução da Administração Pública no Brasil, a instituição do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, situa-se

A
como órgão gestor do Programa Nacional de Desburocratização protagonizado pelo Ministro Hélio Beltrão no início dos anos 1980.

B
como marco da consolidação do modelo burocrático e superação do patrimonialismo, criado com a edição do Decreto Lei no 200, de 1967.

C
como órgão central encarregado da modernização administrativa no Estado Novo do governo de Getúlio Vargas na década de 1930.

D
como importante vetor na introdução do modelo de Administração Gerencial, no início dos anos 1970, embora ainda contaminado por conceitos do modelo burocrático.

E
no centro do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, levado a cabo pelo Ministro Bresser Pereira, nos anos 1990 ao influxo da nova gestão pública.

Leia as afirmações abaixo sobre formas de Administração Pública e assinale a alternativa correta.

I. Administração pública patrimonialista tem como princípios orientadores de seu desenvolvimento a profissionalização a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.

II. Administração pública burocrática funciona como uma extensão do poder soberano e seus auxiliares servidores possuem status de nobreza real.

III. Administração pública gerencial tem como pontos essenciais a eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços.


A
Nenhuma das afirmações está correta

B
Todas as afirmações estão corretas

C
Somente a afirmação I está correta

D
Somente a afirmação III está correta

E
Somente a afirmação II está correta

Santos (2014), referindo-se ao âmbito da Administração Pública, defende que, além dos tipos de planejamento, existem três níveis distintos dentro da organização que podem ser alvo desses planejamentos, sendo eles o nível estratégico, o táctico e o operacional. O planejamento, no nível estratégico,


A

é realizado no âmbito departamental ou setorial.


B

tem como principal característica ser projetado para curto prazo.


C

é realizado detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.


D

é projetado utilizando-se metas específicas, programas, procedimentos, métodos ou normas.


E

procura especificar como alcançar os objetivos da organização, de acordo com recursos, habilidades e potencialidades.

A implantação da administração pública gerencial envolve uma alteração na estratégia de gerência, que deve ser posta em prática em uma estrutura administrativa reformada. Nesse sentido, busca descentralizar, delegar autoridade e, em especial, definir de forma clara os setores de atuação do Estado, competências e modalidades de administração adequadas a cada setor.

Matias-Pereira (2012), lista algumas diferenças entre administração pública burocrática e a gerencial.

Considerando estas diferenças relacione a característica ao tipo de administração à qual ela se refere.


1. Administração pública burocrática

2. Administração pública gerencial

( ) Apoia-se na noção geral de interesse público.

( ) Concentra-se no processo.

( ) Orienta-se para resultado.

( ) Controla procedimentos.

( ) Evita adotar procedimentos rígidos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, das características expressas com o tipo de administração à qual elas se referem.


A

2, 1, 2, 1, 1.


B

1, 2, 2, 1, 2 .


C

1, 1, 1, 2, 2.


D

1, 1, 2, 1, 2.

Construtoras vencendo licitações duvidosas e financiando campanhas eleitorais. Primos, sobrinhos, entre outros parentes de políticos sem qualquer preparo assumindo cargos de confiança na administração pública. Uso de verbas públicas para uso próprio ou para financiamento de campanhas eleitorais. Embora a contemporaneidade dos fatos, tal alegação pode ser coincidida a um modelo de gestão pública que prevaleceu durante o período dos estados absolutistas, sendo ele, o modelo de gestão pública:


A

Corrupto


B

Burocrático


C

Patrimonialista


D

Gerencial

Imagem associada para resolução da questão

São formas de interface do Estado brasileiro com organizações não-estatais e atores sociais, respectivamente, para a execução e discussão das políticas públicas, exceto:


A
Parcerias com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e Conselhos Setoriais.

B
Contrato de Gestão com Organizações Sociais e práticas de Orçamento Participativo.

C
Parcerias Público-Privadas e realização de Audiências Públicas.

D
Insulamento Burocrático e Consultas Públicas com o uso de tecnologias de informação e comunicação.

E
Contrato de Concessão e organização de Conferências de Políticas Públicas.

Sobre os modelos de administração pública no Brasil e a Reforma do Estado, assinale a alternativa CORRETA.


A

Accountability é a forma com que os recursos econômicos de um país são gerenciados visando à implementação de políticas públicas e ao alcance de metas.


B

Segundo o Plano Diretor da Reforma do Estado, de 1995, as atividades estatais seriam divididas em dois tipos: atividades exclusivas e serviços não exclusivos. Um dos objetivos das atividades exclusivas era aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços, atendendo-se melhor ao cidadão-cliente a um custo menor.


C

Uma das possíveis críticas ao gerencialismo se deve ao aumento exponencial dos controles orçamentais e de performance sem que isso se tenha necessariamente traduzido em melhorias dos serviços públicos aos cidadãos.


D

Quando se introduz a gestão por resultado em uma organização pública, é importante considerar a ênfase na hierarquização da organização e os controles formais voltados a processos.


E

Foco no desempenho e nos resultados, limitação por leis e orientação para fora são características da administração pública burocrática.

Para que sejam atingidos os objetivos da empresa, as quatro funções básicas da administração são


A

planejamento, controle, influência e interação.


B

sobrevivência, organização, estima e controle.


C

segurança, sobrevivência, aceitação e interação.


D

planejamento, organização, influência e controle.


E

planejamento, interação, segurança e sobrevivência.

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. A criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP), em 1938, pode ser considerada um importante marco para o início da profissionalização na administração pública brasileira em nível federal.

II. O Decreto-Lei 200 de 1967, ao reorganizar a estrutura da administração pública federal e estabelecer a divisão entre administração pública direta e indireta, demarca o início das práticas burocráticas no Estado brasileiro.

III. O movimento de publicização de serviços não-exclusivos do Estado, pautado pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, evidencia uma forma de administração pública orientada pela abordagem gerencialista.


A
Somente I está correto.

B
Somente III está correto.

C
Somente I e II estão corretos.

D
Somente I e III estão corretos.

E
Somente II e III estão corretos.

A respeito da evolução histórica das reformas administrativas no Brasil e dos modelos teóricos de administração pública, assinale a opção correta.


A

A reorganização do poder público por meio da descentralização administrativa e flexibilização do sistema, com a criação dos entes da administração indireta, resulta do modelo gerencial implementado pelo plano diretor de reforma do aparelho do Estado.


B

A definição de critérios de seleção, a organização das instituições em hierarquias estabelecidas e os cargos com esfera de competência prevista em termos legais e sujeitos à disciplina são algumas das características do modelo administrativo racional-legal.


C

O modelo racional-legal, pautado na modernização e no gerencialismo, originou-se da administração pública burocrática, que é fundamentada em uma gestão impregnada de administração familiar, na qual não há distinção, pelos gestores, entre o público e o privado.


D

O plano diretor de reforma do aparelho do Estado, ao introduzir o modelo racional-legal, predominante até a atualidade, representou uma significativa reforma e modernização da administração pública brasileira.


E

O modelo pós-burocrático, cujo principal objetivo é o abandono definitivo de todas as categorias da burocracia clássica, preconiza uma menor intervenção do Estado nas atividades econômicas.

Segundo Matias-Pereira (2012), o Estado tem função explícita de planejamento. O planejamento governamental, portanto, além de um instrumento da ação pública, deve ser visto como uma imposição constitucional.

Para esse autor, sobre planejamento governamental, é INCORRETO afirmar que


A

o planejamento, com base nas novas atribuições constitucionais, deixou de ser um instrumento de caráter puramente técnico.


B

na condição de função gerencial, o planejamento é desenvolvido somente na dimensão estratégica da organização.


C

o planejamento constitui uma atividade integrativa, viabilizando um sistema de tomada de decisões.


D

o planejamento varia de acordo com as características de cada país – estrutura institucional, estágio de desenvolvimento, situação histórica.

   
Gerar simulado