

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta ação que diz respeito ao controle de qualidade externo.
delimitar quais são as demandas do mercado-alvo
identificar as circunstâncias em que os produtos são entregues ao cliente
redefinir as especificações de desenho dos produtos
adequar os processos de produção para cumprir as especificações de projeto
estabelecer normas e parâmetros de qualidade que permitam controlar a produção
A reforma administrativa decorrente da CF introduziu o modelo gerencial de administração com a finalidade de dar mais dinamismo e agilidade à ação estatal.
Certo
Errado
Embora seja uma questão antiga e que em algumas vezes se misturava à questão religiosa, como o calvinismo do século XVI, a busca de valores e virtudes a todo custo tornou-se uma necessidade tão vital como “o pão nosso de cada dia”, especialmente nas atividades que envolvem as relações com o poder público. No século XVI, Calvino e seus seguidores – frutos da Reforma Protestante que este ano completa 500 anos – preocupados com essa questão, diziam aos crentes que eles precisavam ter retidão e austeridade no que faziam, diferentemente do pensamento do grupo de teólogos não reformados, propensos a ver na atividade econômica a oportunidade de enriquecimento fácil com coisas fúteis. Por outro lado, no século seguinte, Portugal foi contemplado com o trabalho do padre Antônio Vieira que escreveu, em 1655, o sermão do bom ladrão, cujo conteúdo tem muito a ver com o que o Brasil vive na atualidade: suborno, corrupção, lavagem de dinheiro e improbidade na gestão do bem público por parte de gestores, políticos e empresários inescrupulosos. E isso, não por acaso, influencia no cotidiano dos “clientes” da administração pública em nossos dias. A ineficiência do serviço público brasileiro é de conhecimento de todos que costumam assistir aos noticiários na TV, ou ler jornais e revistas de circulação no país. Nesses veículos de comunicação, é comum a divulgação da precariedade não apenas dos serviços públicos – saúde, transportes, educação etc. – mas também de setores há muito tempo privatizados, como o de telecomunicação que tem alto índice de reclamação dos clientes. Tudo isso contribui para colocar em xeque a credibilidade que a população deposita nos gestores da coisa pública. A confiança no serviço público está tão “nublada”, assumindo um “ar de cinismo”, que vários setores da sociedade têm colocado a necessidade de uma nova reforma no topo da lista de objetivos urgentes. A que tipo de nova reforma o enunciado se refere?
Reforma ética.
Reforma nacionalista.
Reforma organizacional.
Reforma macroeconômica.
Na Reforma Administrativa de 1967, as principais atividades auxiliares consideradas foram as de
planejamento.
documentação.
estatística.
relações públicas.
processamento de dados.
Os modelos organizacionais de Administração Pública têm evoluído, ao longo do tempo, para atender melhor os anseios da sociedade. Em relação a esses modelos pode-se, a seguir, citar corretamente três, que são:
capitalista, socialista e neoliberal.
comunista, republicano e democrata.
parlamentarista, presidencialista e ditatorial.
patrimonialista, burocrata e gerencial.
organograma, fluxograma e histograma.
O modelo de administração pública implantado no Brasil pelo Estado Colonial Português, no qual não era possível distinguir o público do privado, tornando-se "natural" desde o período colonial até a República Velha, é conhecido como
generalista.
patrimonialista.
liberalista.
imperialista.
Quanto aos Modelos Teóricos de Administração Pública, relacione a 1ª coluna com a 2ª.
1; 3; 2.
2; 3; 1.
3; 2; 1.
3; 1; 2.
1; 2; 3.
A perspectiva de reforma do Estado moderno subdivide a administração pública em quatro setores: o núcleo estratégico, as atividades exclusivas, os serviços não exclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado. Nessa perspectiva, considera-se que as agências reguladoras pertencem ao setor do núcleo estratégico.
Certo
Errado
Leia as afirmações abaixo sobre formas de Administração Pública e assinale a alternativa correta.
I. Administração pública patrimonialista tem como princípios orientadores de seu desenvolvimento a profissionalização a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.
II. Administração pública burocrática funciona como uma extensão do poder soberano e seus auxiliares servidores possuem status de nobreza real.
III. Administração pública gerencial tem como pontos essenciais a eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços.
Santos (2014), referindo-se ao âmbito da Administração Pública, defende que, além dos tipos de planejamento, existem três níveis distintos dentro da organização que podem ser alvo desses planejamentos, sendo eles o nível estratégico, o táctico e o operacional. O planejamento, no nível estratégico,
é realizado no âmbito departamental ou setorial.
tem como principal característica ser projetado para curto prazo.
é realizado detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.
é projetado utilizando-se metas específicas, programas, procedimentos, métodos ou normas.
procura especificar como alcançar os objetivos da organização, de acordo com recursos, habilidades e potencialidades.
A implantação da administração pública gerencial envolve uma alteração na estratégia de gerência, que deve ser posta em prática em uma estrutura administrativa reformada. Nesse sentido, busca descentralizar, delegar autoridade e, em especial, definir de forma clara os setores de atuação do Estado, competências e modalidades de administração adequadas a cada setor.
Matias-Pereira (2012), lista algumas diferenças entre administração pública burocrática e a gerencial.
Considerando estas diferenças relacione a característica ao tipo de administração à qual ela se refere.
1. Administração pública burocrática
2. Administração pública gerencial
( ) Apoia-se na noção geral de interesse público.
( ) Concentra-se no processo.
( ) Orienta-se para resultado.
( ) Controla procedimentos.
( ) Evita adotar procedimentos rígidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, das características expressas com o tipo de administração à qual elas se referem.
2, 1, 2, 1, 1.
1, 2, 2, 1, 2 .
1, 1, 1, 2, 2.
1, 1, 2, 1, 2.
Construtoras vencendo licitações duvidosas e financiando campanhas eleitorais. Primos, sobrinhos, entre outros parentes de políticos sem qualquer preparo assumindo cargos de confiança na administração pública. Uso de verbas públicas para uso próprio ou para financiamento de campanhas eleitorais. Embora a contemporaneidade dos fatos, tal alegação pode ser coincidida a um modelo de gestão pública que prevaleceu durante o período dos estados absolutistas, sendo ele, o modelo de gestão pública:
Corrupto
Burocrático
Patrimonialista
Gerencial

São formas de interface do Estado brasileiro com organizações não-estatais e atores sociais, respectivamente, para a execução e discussão das políticas públicas, exceto:
Sobre os modelos de administração pública no Brasil e a Reforma do Estado, assinale a alternativa CORRETA.
Accountability é a forma com que os recursos econômicos de um país são gerenciados visando à implementação de políticas públicas e ao alcance de metas.
Segundo o Plano Diretor da Reforma do Estado, de 1995, as atividades estatais seriam divididas em dois tipos: atividades exclusivas e serviços não exclusivos. Um dos objetivos das atividades exclusivas era aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços, atendendo-se melhor ao cidadão-cliente a um custo menor.
Uma das possíveis críticas ao gerencialismo se deve ao aumento exponencial dos controles orçamentais e de performance sem que isso se tenha necessariamente traduzido em melhorias dos serviços públicos aos cidadãos.
Quando se introduz a gestão por resultado em uma organização pública, é importante considerar a ênfase na hierarquização da organização e os controles formais voltados a processos.
Foco no desempenho e nos resultados, limitação por leis e orientação para fora são características da administração pública burocrática.
Para que sejam atingidos os objetivos da empresa, as quatro funções básicas da administração são
planejamento, controle, influência e interação.
sobrevivência, organização, estima e controle.
segurança, sobrevivência, aceitação e interação.
planejamento, organização, influência e controle.
planejamento, interação, segurança e sobrevivência.
Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. A criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP), em 1938, pode ser considerada um importante marco para o início da profissionalização na administração pública brasileira em nível federal.
II. O Decreto-Lei 200 de 1967, ao reorganizar a estrutura da administração pública federal e estabelecer a divisão entre administração pública direta e indireta, demarca o início das práticas burocráticas no Estado brasileiro.
III. O movimento de publicização de serviços não-exclusivos do Estado, pautado pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, evidencia uma forma de administração pública orientada pela abordagem gerencialista.
A respeito da evolução histórica das reformas administrativas no Brasil e dos modelos teóricos de administração pública, assinale a opção correta.
A reorganização do poder público por meio da descentralização administrativa e flexibilização do sistema, com a criação dos entes da administração indireta, resulta do modelo gerencial implementado pelo plano diretor de reforma do aparelho do Estado.
A definição de critérios de seleção, a organização das instituições em hierarquias estabelecidas e os cargos com esfera de competência prevista em termos legais e sujeitos à disciplina são algumas das características do modelo administrativo racional-legal.
O modelo racional-legal, pautado na modernização e no gerencialismo, originou-se da administração pública burocrática, que é fundamentada em uma gestão impregnada de administração familiar, na qual não há distinção, pelos gestores, entre o público e o privado.
O plano diretor de reforma do aparelho do Estado, ao introduzir o modelo racional-legal, predominante até a atualidade, representou uma significativa reforma e modernização da administração pública brasileira.
O modelo pós-burocrático, cujo principal objetivo é o abandono definitivo de todas as categorias da burocracia clássica, preconiza uma menor intervenção do Estado nas atividades econômicas.
Segundo Matias-Pereira (2012), o Estado tem função explícita de planejamento. O planejamento governamental, portanto, além de um instrumento da ação pública, deve ser visto como uma imposição constitucional.
Para esse autor, sobre planejamento governamental, é INCORRETO afirmar que
o planejamento, com base nas novas atribuições constitucionais, deixou de ser um instrumento de caráter puramente técnico.
na condição de função gerencial, o planejamento é desenvolvido somente na dimensão estratégica da organização.
o planejamento constitui uma atividade integrativa, viabilizando um sistema de tomada de decisões.
o planejamento varia de acordo com as características de cada país – estrutura institucional, estágio de desenvolvimento, situação histórica.