Questões de Concurso sobre Conceitos Fundamentais - Página 6 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Conceitos Fundamentais

 
 
Disciplina 1
Assunto 10
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.693 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Cada uma das qualidades do documento arquivístico corresponde a um novo conjunto de exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão de documentos. Prever a identificação de cada documento, sem perder de vista o conjunto de relações que o envolve, se relaciona à qualidade do documento arquivístico denominada

A
unicidade.

B
organicidade.

C
confiabilidade.

D
acessibilidade.

E
autenticidade.

De acordo com Schellenberg (2006), "Os princípios de arranjo de arquivos dizem respeito, primeiro, à ordenação dos grupos de documentos, uns em relação aos outros e, em segundo lugar, ao ordenamento das peças individuais dentro dos grupos".

Ainda de acordo com o autor, acerca da evolução desses princípios de arranjo e suas aplicações em relação aos arquivos modernos, assinale a opção CORRETA:


A

A maneira adequada de se assegurar a realização imediata de uma ordem regular e uniforme é diante de uma classificação geral de documentos por fundos e (nos fundos) por assunto.


B

O sucesso do princípio de respeito ao fundo aconteceu graças ao centralismo da administração francesa, que, desde o início, com a criação dos Archivos nacionales franceses, passou a ser aplicado também nos vários corpos administrativos menores.


C

Com o início do conceito de respeito aos fundos, os documentos deveriam ser arranjados por grupos determinados pela origem geográfica de suas seções, sendo criados 6 grupos de seções: Legislativa, Administrativa, Histórica, Topográfica, Propriedade, e Judiciário.


D

A partir de 1789, com Natalis de Wailly, os documentos deveriam ser agrupados por fonds temáticos que seriam conceitualmente arranjados, conforme as circunstâncias geográficas.


E

A partir do século XV, foram criados os princípios gerais de ordenação de arquivos baseados no conceito de respect des fonds, que consistia, geralmente, na incorporação dos documentos em esquemas temáticos predeterminados.

Os documentos de arquivo com valor primário alto são encontrados no arquivo corrente.

C
Certo

E
Errado
A Gestão de Documentos é um importante tema abordado pela Arquivologia. Conforme Souza (2002), os documentos tratam de informação registrada em um suporte decorrente do cumprimento de uma atividade, apta para consulta, estudo ou pesquisa, refletindo as diversas tarefas das quais são decorrentes. Assinale a alternativa que apresenta a principal finalidade dos documentos.

A
Auxiliar o administrador de empresas públicas ou privadas na tomada de decisão.

B
Reproduzir formalmente e por escrito as atividades executadas na empresa.

C
Descobrir os agentes causadores de falhas administrativas ou operacionais.

D
Diminuir a ineficiência administrativa causada pela falta de formalização das tarefas.

E
Reduzir as falhas de comunicação geradas pelos ruídos organizacionais.

Uma das características básicas que distinguem os arquivos é a chamada origem no curso de suas atividades, que significa:


A

que os documentos devem servir de prova de transações realizadas.


B

exclusividade de criação e recepção por uma instituição.


C

que uma coleção de manuscritos históricos devem ser reunidos por uma pessoa.


D

que um documento isolado significa muito menos do que quando em conjunto.

Sobre os clássicos teóricos da Arquivologia, Hilary Jenkinson e Terry Cook, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.

(__) Originalmente intitulado A Manual of Archive Administration Including the Problems of War Archives and Archive Making, porém mais conhecido como Manual de Administração de Arquivo, foi uma obra individual escrita pelo canadense Hilary Jenkinson a partir de suas experiências profissionais junto ao Public Record Office e seus conhecimentos sobre diplomática, paleografia e tratamento com documentos medievais.

(__) Terry Cook estabeleceu em seu manual diferenças entre o que define como a verdade arquivística e a verdade histórica, considerando esta como a verdade representada pelo conteúdo do documento. Já por verdade arquivística entendia como aquela relacionada ao contexto de criação do documento, ou seja, aquela que permite a permanência da imparcialidade e da autenticidade.

(__) O canadense Terry Cook, considerado um dos principais teóricos contemporâneos e adepto da abordagem arquivística funcional pós-moderna, é um grande crítico das ideias de Jenkinson e do que considera como arquivística tradicional.

(__) O britânico Jenkinson imprimiu na área a ideia do valor de prova do documento de arquivo, da imparcialidade em sua criação e a ideia da custódia oficial e contínua para garantir autenticidade ao documento de arquivo.

A sequência correta de cima para baixo é:


A

F, F, V, V.


B

V, V, F, F.


C

F, V, F. V.


D

V, F, V, F.

Segundo Ana Celeste Indolfo (2007), a implementação da gestão de documentos possui dois pilares que viabilizam essa racionalidade nas instituições. Assinale a alternativa que apresenta os pilares da gestão de documentos.


A

Migração e emulação.


B

Descrição e proveniência.


C

Indexação e migração.


D

Triagem e seleção.


E

Classificação e avaliação.

Um sistema de segurança da informação eficiente se baseia em princípios ou características que norteiam seus processos. Segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002, os princípios seriam: confidencialidade, integridade e disponibilidade. A confidencialidade garante que as informações sejam acessíveis somente a pessoas que possuam permissão para acesso na instituição; a integridade proporciona a proteção das informações contra modificações, adulterações ou fraudes; e a disponibilidade assegura que os usuários autorizados tenham acesso às informações, quando requisitadas, e elas se mantenham protegidas e não se tornem indisponíveis.

(extraído de: AYRES SFREDDO, Josiane; FLORES, Daniel. Segurança da

informação arquivística: o controle de acesso em arquivos públicos

estaduais. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 17, n. 2, p.

158-178, maio 2012. ISSN 19815344. Disponível em:

http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1290/1034.

Acesso em: 07 jan. 2019, com adaptações)

Aliada a esses princípios, podem estar, ainda,


A

a autenticidade, a autoridade, a reciprocidade e a acessibilidade.


B

a autenticidade, a garantia, o não repúdio e a reciprocidade.


C

a responsabilidade, a autoridade, o controle e a garantia.


D

a autenticidade, a responsabilidade, o não repúdio e a confiabilidade.


E

a confiabilidade, a acessibilidade, a disponibilidade e o controle de acesso.

O princípio da pertinência defende que os documentos sejam mantidos e preservados nos estados ou nas cidades onde foram acumulados.

C
Certo

E
Errado

São considerados como órgãos de documentação apenas os arquivos, as bibliotecas e os centros de documentação ou informação.


C
Certo

E
Errado

O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 2005) define o seguinte verbete: "Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio do adequado controle ambiental e/ou tratamento físico ou químico".

O verbete acima mencionado se refere especificamente à ação de:


A
Restauração.

B
Conservação.

C
Higienização.

D
Preservação.

E
Digitalização.

Arquivo pode ser definido como a acumulação ordenada dos documentos, criados por uma instituição ou pessoa e preservados para a consecução dos seus objetivos. Neste sentido, as atividades do arquivo visam:


I. A utilidade que os documentos oferecem somente durante utilização.

II. A utilidade que os documentos poderão oferecer no futuro.

III. A utilidade que os documentos podem ter no presente e no futuro.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.


A

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


B

Apenas a afirmativas III está correta.


C

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


D

Apenas a afirmativas II está correta.


E

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Para Durantin (1995), a forma documental pode ser física e intelectual e é definida diplomaticamente como o complexo de regras de representação usado para transmitir uma mensagem, isto é, o conjunto de características intrínsecas e extrínsecas de um documento.

De acordo com a autora, assinale o item abaixo que deve ser entendido como uma característica intrínseca de um documento.


A
Protocolo.

B
Escrita.

C
Anotações.

D
Linguagem.

E
Suporte.

Sobre a abordagem aos arquivos e aos tipos ou sistemas de arquivamento, é incorreto afirmar:


A

No sistema indireto de arquivamento, a localização de um documento exige que se consulte, inicialmente, um índice para descobrir qual a codificação da pasta desejada.


B

Um arquivo que abriga grande volume de documentos e precisa ser consultado constantemente irá exigir uma organização mais objetiva, com menor número de guias e diversificação dos índices.


C

A escolha do método ou sistema de arquivamento é feita levando em conta o volume do arquivo, a frequência de consultas e o tipo de material a ser preservado, visando a rapidez e a facilidade de consulta.


D

O método alfabético nominal, também chamado de método comercial, utiliza como princípio a organização de nomes de pessoas, empresas ou instituições em ordem alfabética. As pastas são separadas por guias alfabéticas.

Quando se encontra um conjunto de documentos que foi resultado do desenvolvimento das atividades de uma organização, é possível entendê-lo como arquivo institucional.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado