Questões de Concurso sobre Preservação de documentos digitais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
327 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Ano: 2021
Prova: Objetiva Concursos - Prefeitura - Arquivista - 2021

De acordo com Gestão e Preservação de Documentos Digitais, analisar a sentença abaixo:


Nos documentos digitais, a preservação não se resume ao armazenamento em condições ideais; é necessária a transferência periódica para outros suportes, a fim de garantir o acesso contínuo ou a conversão para outros formatos e sistemas computacionais (1ª parte). Os metadados são imprescindíveis para assegurar autenticidade, compreensão e uso dos documentos digitais; descrevem como a informação foi registrada e identificam o documento (2ª parte). Nos documentos digitais, o conteúdo está acessível à compreensão humana diretamente, pois os símbolos não precisam ser decodificados, ou seja, independe de uma máquina e um programa complexo (3ª parte).


A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.


C

Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.


D

Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.


E

Totalmente incorreta.

O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), no documento “Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital”, elaborado no ano de 2005, até o momento apresenta orientações fundamentais para o processo de preservação digital de documentos arquivísticos. No mesmo documento, o Conarq faz um alerta aos governos, às organizações públicas e privadas, bem como às instituições de ensino e pesquisa e a todos os setores da sociedade brasileira comprometidos com a inclusão informacional para alguns problemas. Com base nisso, relacione os problemas citados na Coluna 1 aos seus respectivos significados descritos na Coluna 2.


Coluna 1

1. Dependência social da informação digital.

2. Rápida obsolescência da tecnologia digital.

3. Fragilidade intrínseca do armazenamento digital.

4. Complexidade e custos da preservação digital.

5. Multiplicidade de atores envolvidos.


Coluna 2

( ) A preservação de longo prazo das informações digitais está seriamente ameaçada pela vida curta das mídias.

( ) A preservação de documentos digitais pressupõe uma constante atualização de suporte e de formato, exigindo investimento financeiro elevado e contínuo em infraestrutura tecnológica, pesquisa científica aplicada e capacitação de recursos humanos.

( ) A preservação da informação em formato digital não se limita ao domínio tecnológico, exigindo compromissos de longo prazo entre os vários segmentos da sociedade.

( ) As instituições dependem cada vez mais de documentos digitais, não disponíveis em outra forma, para o exercício de suas atividades.

( ) A tecnologia digital é comprovadamente um meio mais frágil e mais instável de armazenamento, comparado com os meios convencionais de registrar informações.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3 – 4 – 5.


B

2 – 5 – 4 – 3 – 1.


C

3 – 2 – 5 – 1 – 4.


D

5 – 4 – 3 – 2 – 1.


E

2 – 4 – 5 – 1 – 3.

Um dos pontos primordiais para a preservação dos documentos arquivísticos digitais é a fidedignidade do documento, que está diretamente relacionada à sua manutenção ao longo do tempo.


C

Certo


E

Errado

O conceito de preservação digital é:


A

“Conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo acesso e interpretação dos documentos digitais pelo tempo que for necessário”.


B

“Técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou preservação dos dados [...]”.


C

“Procedimento que formaliza a captura do documento arquivístico no sistema de gestão arquivística por meio da atribuição de um identificador único e de outros metadados (data, classificação, título) que descrevem o documento”.


D

Migração, atualização e emulação.


E

“Processo de pesquisa, localização e apresentação de documentos em um sistema de informação. A pesquisa é feita por meio da formulação de estratégias de busca para identificação e localização de documentos e/ou seus metadados”.

A comunicação interna e externa dos órgãos ou entidades, via correio eletrônico, foi bastante ampliada devido à velocidade de transmissão, à facilidade de envio (evitando procedimentos burocráticos) e ao custo reduzido. Porém, esses benefícios têm como consequência a produção de um grande volume de mensagens trocadas – com ou sem anexos –, ocasionando constantemente o esgotamento do espaço das caixas postais de correios eletrônicos.


(Conselho Nacional de Arquivos – Diretrizes para a Gestão arquivística do Correio Eletrônico Corporativo pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR.)


Tendo como referencial o texto anterior sobre correio eletrônico, analise as afirmativas a seguir.


I. O critério de antiguidade na eliminação de e-mail institucional é recomendado para solucionar os problemas de espaço em servidores de computador.

II. A mensagem de correio eletrônico é uma comunicação em tempo real que acelera a transmissão de informações em uma instituição.

III. A destinação final das mensagens eletrônicas deve estar prevista na tabela de temporalidade e destinação de documentos do órgão.

IV. A mensagem de correio eletrônico é composta por cabeçalho e corpo e, opcionalmente, por anexos.


A quantidade de afirmativas verdadeiras é


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.

Considerando a importância de se manter a cadeia de custódia ininterrupta para a preservação de documentos arquivísticos digitais, é correto afirmar que


A

a identidade, a integridade e o histórico da preservação de documentos arquivísticos digitais devem ser verificados por amostragem.


B

os dados e os documentos arquivísticos produzidos por diferentes entidades podem ser misturados no momento da descrição.


C

em ambiente de nuvem, os metadados de identidade devem ser adicionados pelo provedor de nuvem que armazena os documentos.


D

os materiais arquivísticos devem ser mantidos na ordem em que foram originalmente acumulados.


E

o histórico da custódia dos dados e dos documentos arquivísticos deve ser demonstrável a qualquer momento.

Em relação à preservação digital, assinale a alternativa correta.


A

A preservação de documentos arquivísticos tem por objetivo fomentar a digitalização de documentos públicos para garantir acesso facilitado.


B

Todos os sistemas de informação que realizem o backup diário de suas informações, por meio de espelhamento de HDs, estão garantindo a autenticidade das informações registradas.


C

O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) compreende que para a preservação digital nas instituições públicas é necessário que haja um conjunto de ações a serem implementadas, tais como a elaboração de estratégias e políticas, estabelecimento de normas e promoção de conhecimento.


D

Segundo o CONARQ, autenticidade corresponde à qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, mesmo que tenha sofrido alterações ao longo do seu ciclo de vida.


E

A autenticidade, segundo o CONARQ, é composta por identidade e forma documental.

Assinale a alternativa que corresponde às medidas corretas a serem tomadas em relação à segurança dos documentos arquivísticos físicos e digitais.


A

As salas reservadas a computadores servidores, equipamentos de rede e ao armazenamento dos documentos digitais devem ter temperatura ambiente e umidade relativa do ar controladas e fornecimento estável de energia elétrica; as salas reservadas à guarda dos documentos físicos convencionais também devem ter temperatura e umidade controladas.


B

Em sistemas de gestão arquivística de documentos convencionais, pode-se prever a reprodução de documentos em outros suportes como medida de segurança, por exemplo pelos processos de microfilmagem e digitalização. Tratando-se dos documentos arquivísticos digitais, não é necessário fazer cópias ou backups dos documentos para garantir a segurança da informação.


C

Qualquer documento arquivístico, físico ou digital, de uma instituição pública pode ser acessado pelos usuários internos e externos sem restrição de acesso.


D

Uma vez que um documento arquivístico digital é salvo em HD (Hard Disk), não existirão riscos para sua segurança, pois ele estará permanentemente preservado. Quanto aos documentos físicos convencionais, não existem medidas que possam garantir sua preservação permanente.


E

Para os documentos arquivísticos em meio físico, é preciso definir estratégias que garantam a segurança e preservação do acervo em relação a possíveis danos provocados por água e fogo. Já para os documentos arquivísticos digitais, esse risco não existe, pois os documentos estão preservados em nuvem.

As estratégias de preservação digital adotadas pelo AN Digital supõem ações que podem transformar parcialmente a apresentação do documento para garantir o seu acesso. Assim, para que o AN Digital possa garantir a preservação de longo prazo é necessário que:


A

A autorização seja dada pelo Arquivo Nacional que tem o poder de custódia.


B

Seja autorizado pelo Conselho Nacional de Arquivos.


C

Seja autorizado pela Coordenação-Geral de Processamento Técnico – COPRA e pela Coordenação-Geral de Gestão de Documentos – COGED.


D

Tenha autorização do detentor dos direitos de propriedade intelectual.


E

Seja autorizado pelo Comitê Executivo do Governo Eletrônico.

Quanto aos pacotes baseados no modelo de referência OAIS (Open Archival Information System), responsável pela preservação digital sistêmica de documentos (ISO 1471), assinale a alternativa correspondente ao Pacote de Disseminação de Informação (DIP).


A

Pacote de informação que será objeto de preservação.


B

Pacote entregue pelo produtor a um OAIS para a construção de um ou mais AIP.


C

Pacote derivado de um ou mais AIP, recebido pelo consumidor em resposta a uma requisição dirigida ao OAIS.


D

Conjunto de dados e coleções de objetos digitais divididos em vários outros pacotes.

Segundo o CONARQ (2005), o maior desafio para a preservação dos documentos arquivísticos digitais está na garantia de acessibilidade contínua aos conteúdos documentais e suas respectivas funcionalidades. Além dessa preocupação, o CONARQ (2005) alertou sobre outros problemas. Com base nesses problemas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A dependência social da informação digital é um problema relatado, pois é evidente que as instituições dependem, cada vez mais, de documentos digitais, que não estão disponíveis em outra forma, para o exercício de suas atividades.

( ) A diversidade de sistemas de informações criados por empresas privadas constitui um problema para a preservação digital no país, acarretando sérios riscos para o resgate da memória cultural.

( ) A complexidade e os custos da preservação digital são caracterizados como problemas para a preservação digital nas organizações.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F.


B

F – F – V.


C

V – V – F.


D

V – F – V.


E

F – V – F.

Os documentos digitais são armazenados em dispositivos de armazenamento eletrônicos, magnéticos e ópticos. Do ponto de vista tecnológico, distinguem-se três tipos de memória. Que tipo de memória é a mais adequadas para armazenamento de arquivos?


A

Apenas a memória principal.


B

Apenas as memórias secundária e terciária.


C

Apenas a memória principal e secundária.


D

Apenas a memória terciária.

A preservação adequada de documentos digitais é feita em fitas por conta da durabilidade.

C
Certo

E
Errado

As estratégias de preservação digital, imprescindíveis nos dias de hoje para a gestão de documentos nato- digitais e digitalizados, podem ser classificadas em três níveis, cada um com suas prioridades: físico, lógico e conceitual. Dentre as possibilidades apresentadas, a pedra de Rosetta digital é a estratégia direcionada à preservação do nível


A

físico, visando garantir a integridade do suporte em que os documentos digitais estão armazenados. Consiste em transferir os objetos digitais contidos em um suporte físico de armazenamento, considerado antigo, para um suporte atual.


B

lógico, que consiste em priorizar a manutenção dos objetos digitais em sua forma original, mantendo o documento e os seus respectivos componentes digitais intactos.


C

conceitual, que consiste em converter ou atualizar os formatos de arquivo considerados antigos para formatos atuais.


D

conceitual, ou seja, do documento manifestado. Consiste na reprodução de documentos digitais em suportes analógicos.


E

lógico, que consiste em reunir as informações referentes aos suportes de armazenamento, isto é, a descrição do contexto tecnológico de hardware e software necessário para a correta interpretação dos objetos digitais.

Em face da necessidade de implantação de repositórios digitais confiáveis para documentos arquivísticos digitais, visando à preservação dos documentos arquivísticos digitais, o Conarq apresenta diretrizes de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq. Acerca dessas diretrizes, assinale a alternativa correta.


A

Um repositório digital se resume a uma solução informatizada para armazenamento (storage) de documentos arquivísticos digitais.


B

A preservação dos documentos arquivísticos digitais, nas fases corrente, intermediária e permanente, deve estar associada a um repositório digital confiável.


C

Um repositório arquivístico digital é um repositório que armazena e gerencia documentos apenas na fase permanente. Para armazenar e gerenciar documentos nas fases corrente e intermediária, é necessária a utilização de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD.


D

A partir da destinação dos documentos digitais para guarda permanente, ocorre uma alteração na cadeia de custódia e é nessa fase que se inicia o processo contínuo de preservação digital, com a utilização de um repositório arquivístico digital confiável.


E

Um repositório arquivístico digital tem que incluir o plano de classificação do órgão ou entidade e ser compatível com ele.

Segundo Maria Odila Fonseca (2006): “a preservação não mais será voltada para a restauração, conservação e guarda adequada dos documentos físicos; ao contrário, seu principal objetivo será _____”.


Marque a opção que completa o pensamento da autora CORRETAMENTE:


A

“a classificação e a avaliação dos documentos de arquivo para análise do conjunto documental e o seu potencial de interesse para a pesquisa”.


B

“a migração e a emulação constantes dos conceitos e inter relações que definem os documentos eletrônicos para novos softwares”.


C

“o arranjo e a descrição para a compreensão da múltiplas relações e usos dos documentos”.


D

“os processos de reformatação de suportes, como a digitalização e a microfilmagem, para a preservação de seus conteúdos”.


E

“a teoria arquivística como método de análise dos processos de criação dos registros documentais”.

De acordo com as diretrizes para avaliação de documentos digitais com fins de preservação permanente, avalie os itens abaixo e encontre aquele que está INCORRETO.


A

A determinação da viabilidade da preservação é essencial para a entidade preservadora. Neste processo, no entanto, não se pode olvidar de garantir que o documento digital seja preservado com todas as suas características. Um documento textual, por exemplo, deve ser estrategicamente preservado mantendo toda sua formatação, garantindo futuros usos.


B

O tempo é um fator complicador para a avaliação dos documentos digitais. Ainda que hajam dificuldades técnicas envolvidas, essas devem ser superadas rapidamente, pois os documentos que precisam ser preservados a longo prazo precisam ser prontamente identificados.


C

Há situações em que se faz necessária a localização de múltiplos proprietários dos componentes intelectuais de uma entidade digital. Nestas situações, raramente os acordos de acesso incluem dispositivos relativos à preservação de longo prazo.


D

As reduções drásticas de pessoal nas atividades de gestão de documentos e arquivos, na maioria das organizações, acabaram com os acervos dos arquivos correntes, que deixaram de receber documentos produzidos e transmitidos em forma digital.


E

Uma vez que a avaliação estiver completa, os documentos arquivísticos identificados para preservação devem ser monitorados em intervalos regulares até que sejam transferidos para o responsável pela preservação.

De acordo com as DIRETRIZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS CONFIÁVEIS–RDCArq (2015, p. 7), conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade dos objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas que consiste na transferência de um objeto digital: a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo; b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado; c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para outra mais moderna é o conceito de:


A

Emulação.


B

Migração.


C

Conversão.


D

Reformatação.


E

Atualização de suporte.

Para a preservação do documento arquivístico digital, além de respeitar as condições ambientais especificadas pelo fabricante, é preciso realizar a troca dos suportes antes do fim de sua vida útil, técnica conhecida como refreshing, ou:


A

substituição.


B

renovação.


C

restauração.


D

atualização.


E

prevenção.

   
Gerar simulado