

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao proporcionar atividades de experimentação e reinvenção de brincadeiras e danças trazidas pelos alunos, a ação complementar mais adequada é o aproveitamento da ocasião para que o professor
converse sobre seus sentidos e significados no processo de apropriação e diálogo corporal entre os diferentes repertórios culturais.
determine a hierarquia existente entre as diferentes culturas a fim de que o aluno compreenda e se aproprie da noção de alta e baixa cultura.
demonstre as diferenças entre uma produção erudita, portanto, de maior qualidade, e a produção popular, produzida de forma intuitiva.
converse sobre as qualidades corporais intrínsecas às criações de caráter popular e compare-as com as produções estrangeiras.
demonstre a impossibilidade de reinventar as brincadeiras de caráter popular, devido à sua forte conexão contextual e histórica.
Fundindo os cortejos festivos africanos e imitação dos autos portugueses para Nossa Senhora do Rosário, é uma dança dramática que acontece em Pernambuco, atualmente no Carnaval. Personagens principais são Rei, Rainha, Dama do Paço e baianas. Estas últimas carregam a calunga, “boneca de pano e madeira de origem religiosa proveniente dos cultos fetichistas dos avós africanos”. A dança apresenta movimentos coreográficos elaborados e vestimentas com fortes significados. Trata-se de
congada.
capoeira.
maracatu.
ciranda praieira.
cirandinha.
Considere os princípios básicos das qualidades do movimento na estruturação coreográficas na dança.
I. Espaço: é o ambiente espacial onde o movimento de dança se processa. Os movimentos podem ser realizados sem deslocamentos (onde as explorações espaciais estão restritas ao espaço individual); através de deslocamentos (onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço); utilizando o espaço aéreo, por meio de saltos e suspensões; ou ainda, o espaço relativo ao solo, através da queda e rolamentos.
II. Forma: é a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando uma variação regular de movimento, com repetições periódicas.
III. Tempo: pode ser entendido como a duração de um movimento em relação à lentidão ou rapidez a cada indivíduo (seu próprio tempo ou tempo interno) e referente às fontes sonoras provenientes do ambiente externo (música, cachoeira, pássaros, transito, etc.). Subtende o tempo referente ao ritmo inerente a todas as coisas do universo e está ligado ao tempo musical.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, II, III
I, II
II, III
I, III
III
“Uma forma de se expressar através da dança é ________________, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1930, quando uma grande onda de desemprego entre dançarinos levou-os a fazer shows nas ruas. Numa manifestação social, representantes da cultura ________________ são os principais componentes dessa dança, com grande potencial de reinvindicação e transformação.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmações anteriores.
o Jazz / funk
a dança de rua / hip hop
o maxixe / folclorista
a dança de rua / funkeira
o balé / clássica
É correto afirmar sobre o jazz, EXCETO:
Essa forma de manifestação corporal-artística é conhecida atualmente sob várias denominações, como por exemplo, Jazz Dance, Soul Jazz, Free Style e, ainda, simplesmente por jazz.
As diferentes técnicas do jazz demonstram que muitos dos seus princípios foram herdados do ballet clássico e da dança moderna.
A evolução natural do jazz veio paralela aos ritmos musicais surgidos nos Estados Unidos, no final do século XIX, advindos, diretamente da cultura negra.
O jazz é composto por passos curtos e tensos; enfim, trata-se de uma dança rápida e abrupta.
Na técnica do jazz se tem um movimento deslizado da ponta dos pés e passo marcado com o calcanhar.
Marque a opção que apresenta a linha do tempo na ordem cronológica dos estilos que marcaram a trajetória da dança (de seu surgimento até os dias atuais).
dança primitiva / dança milenar / dança moderna / dança neoclássica / dança contemporânea.
dança clássica / dança convulsiva / danças milenar / dança de rua.
dança de salão / dança clássica / Street dance / dança neoclássica.
dança moderna / dança primitiva / dança convulsiva / dança neomoderna.
dança milenar / dança clássica / dança primitiva / dança pós-moderna.
“É o estilo oposto da dança clássica. A sua composição requer passos diferentes, diferente emprego de músculos e um diferente senso de música em comparação com os estilos da dança moderna. A dança _______________ é rápida e abrupta; emprega passos curtos e tensos, passadas largas e arrastadas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.
samba
sapateado
adágio
frevo
jazz
As publicações Outras Terras, Outros Sons e Corpo e Ancestralidade, direcionadas à linguagem da música e da dança, respectivamente, contribuem com um referencial teórico e prático para incorporar, no ensino de arte, uma proposta na perspectiva
rizomática/territórios da arte.
sociocultural /
cultura visual/indústria cultural.
multicultural/pluricultural.
livre expressão/contextualização.
“O __________________ é a dança realizada com movimentos coreografados em duplas ou grupos maiores e caracteriza-se pela intensa ação de braços, mãos e dedos que trabalham em rotação, com vários planos, em gestos de apontar. O _________________ é a ação onde o dançarino desenvolve seus movimentos com ‘trancos’ nas articulações, endurecendo os movimentos, com característica semelhante a um robô ou a uma onda.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmações anteriores.
Lockin’g / popin’g
Freeze / boogaloo
Rock / starbreak
Brown / starhip
Windrock / foot work
Relacione as classificações da dança com suas respectivas denominações.
.
A sequência está correta em
4, 3, 2, 1
3, 4, 1, 2
1, 2, 3, 4
D) 2, 1, 4, 3
4, 2, 3, 1
Em Corpo e Ancestralidade (2006), Inaicyra Falcão dos Santos apresenta sua pesquisa/proposta pedagógica para a dançaarte- educação, cujos conteúdos situam-se na perspectiva
visual do universo mítico dos orixás da tradição religiosa do candomblé.
histórico-ideológica do universo social-simbólico dos escravos brasileiros.
histórico-religiosa do universo mítico-simbólico da tradição africana-brasileira.
tradicional do universo das crenças mítico-simbólicas do africano e australiano.
antropológica do universo mítico-simbólico do povo indígena.
Inaicyra Falcão dos Santos (2006), na busca da adequação do corpo à movimentação da dança, propõe a preparação do corpo, da mente, do espírito e físico por meio de
I. gestos teatrais − relação ator-movimento
II. gestos funcionais − ações do trabalho e do cotidiano
III. gestos específicos − motivos de danças brasileiras
IV. gestos emocionais − sentimentos humanos
Está correto o apresentado em
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
“A representação da dança moderna é atribuída a _______________ que, em suas apresentações usava túnicas soltas, inspiradas nas dos antigos gregos, vestimenta que Sallé tentou introduzir dois séculos antes. Dançava com os pés descalços, rejeitando as sapatilhas de ponta usadas no balé, símbolo sagrado da dança clássica. Não dançava com músicas compostas para balé, mas com músicas que geralmente eram tocadas em concertos, o que a maioria dos baletômanos (amantes do balé) era incapaz de compreender/aceitar.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.
Rodolf Laban
Isadora Duncan
Mikhaila Fokine
Anita Barimikow
Claude Debussy
Quando um objeto, um balão, por exemplo, é provocado a se mover e o indivíduo usa com seu corpo inteiro rolando o balão, soprando-o, lançando-o, balançando-o, empurrando-o, agarrando-o e tudo isso em tempos e direções diversas, em tempos outros, trata-se, sem dúvida, de uma
apresentação de balé clássico.
manifestação de dança primitiva.
improvisação de corpo inteiro.
movimentação de dança convulsiva.
apresentação de movimentos do hip hop.
Os andamentos correspondem ao grau de velocidade dos trechos musicais, têm denominações italianas e obedecem à seguinte ordem: largo, larghetto, adagio, andante, andantino, moderato, allegretto, allegro, vivace, presto e prestíssimo.
A fotografia abaixo apresenta uma cena do espetáculo Vollmond (Lua Cheia), de Pina Bausch, com o grupo que fundou, Tanztheater Wuppertal.

Um espetáculo repleto de água por todos os lados, trazendo uma imersão no relacionamento entre homens e mulheres. O cenário é formado por uma pedra gigante onde a água escorre no mesmo lugar onde os bailarinos passam freneticamente com movimentos gentis e agressivos. Eles dançam sempre completamente molhados, a paisagem é nebulosa, a iluminação interessante. Na composição de Pina Bausch, há inovação de alguns elementos na linguagem da dança, dentre eles: uso da voz e dos sons do próprio corpo; improvisação; movimentos do cotidiano; aproximação do real, contra uma representação formal e artificial; reflexão sobre as relações humanas; uso de elementos do teatro, como cenários, textos, construção de uma dramaturgia. Pina Bausch inaugura uma nova linguagem em dança, a
dança-teatro.
dança-expressiva.
dança-cênica.
dança-gestual.
dança-moderna.
A dominância lateral, definida ao longo do crescimento e condicionada a fatores genéticos, recebe a influência de hábitos sociais.
Um dos principais compositores de obras do balé clássico foi Tchaikovsky.
Danças como o samba, o maxixe e o moçambique são de inspiração ameríndia.
Executar danças próprias da cultura de outras regiões, como, por exemplo, a dança popular, em que são retratados valores, crenças, trabalhos e significados de um povo, consiste em ato de abertura e com possibilidades de enriquecimento cultural.