Questões de Concurso sobre Documentação ou Papéis de Trabalho da Auditoria Interna - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Documentação ou Papéis de Trabalho da Auditoria Interna

 
 
Disciplina 1
Assunto 3
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
190 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Nos termos da NBC TI 01, norma do Conselho Federal de Contabilidade que trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna, o conjunto de documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria denomina-se:


A

Programa de Auditoria


B

Informações Relevantes


C

Papéis de Trabalho


D

Relatório de Auditoria

Em relação às Normas da Auditoria Independente nas Demonstrações Contábeis, conforme a NBC T11, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.


( ) Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, abrangendo testes de observância e testes substantivos.

( ) Erro é o ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis.

( ) Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.

( ) Os papéis de trabalho integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.

( ) O auditor deve, no seu parecer, declarar se o exame foi efetuado de acordo com as normas de auditoria.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – F – F – V.


B

V – F – V – V – V.


C

F – V – F – F – V.


D

V – F – V – V – F.


E

F – V – F – V – F.

Os papeis de trabalho representam a documentação das evidências que respaldam as conclusões e opiniões significativas dos auditores, sendo o principal subsídio do relatório. Assinale a alternativa correta relacionada ao prazo de guarda ou custódia dos papeis de trabalho para fins de fiscalização profissional.


A

Pelo prazo que o auditor sentir que poderá ocorrer fiscalização.


B

Pelo prazo de dez anos, a partir da data da emissão de seu parecer.


C

Pelo prazo de quinze anos, a partir da data da emissão de seu parecer.


D

Pelo prazo de cinco anos, a partir da data da emissão de seu parecer.


E

Pelo prazo de dois anos, a partir da data da emissão de seu parecer.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O termo “fraude” aplica-se ao ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

II. Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

III. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na auditoria interna, o planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, evitando-se detalhar o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, seja em termos de natureza, de oportunidade, de extensão, de equipe técnica ou de uso de especialistas.

II. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de auditoria interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

III. O planejamento do trabalho da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, das atividades, dos produtos e dos processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, ignorando os riscos inerentes ao serviço e obedecendo a todas as restrições impostas pela administração da entidade.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

A finalidade principal dos papéis de trabalho do auditor é:


A

Fornecer dados para a empresa elaborar suas demonstrações financeiras.


B

Auxiliar o auditor independente no preparo das demonstrações contábeis e do relatório do conselho de administração.


C

Registrar as evidências obtidas durante a execução dos serviços de auditoria.


D

Auxiliar a empresa na maximização de seus lucros.


E

Fornecer dados para a empresa corrigir o Balanço Patrimonial e a D R E.

A expressão papéis de trabalho vem sendo derrogada pelo termo documentação de auditoria em normas que estabelecem que ela deve ser preparada de forma que um


A

auditor experiente entenda a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados, desde que tenha tido envolvimento anterior com a auditoria.


B

leigo que tenha tido envolvimento anterior com a auditoria consiga entender a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados.


C

auditor experiente entenda os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida, ainda que não tenha tido envolvimento anterior com a auditoria.


D

auditor inexperiente e que não tenha tido envolvimento anterior com a auditoria entenda os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.


E

leigo que não tenha tido envolvimento anterior com a auditoria entenda os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.

Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Podem ser elaborados em meio físico ou eletrônico e devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. Esta afirmação se refere aos:


A

Papéis de trabalho.


B

Mapas de riscos.


C

Relatórios de fraudes.


D

Demonstrativos de auditoria.


E

Processamento Eletrônico de Dados (PED).

Os papéis de trabalho representam documentação relevante durante o processo de auditoria. Em relação à documentação de auditoria, o auditor deve montar o arquivo final da documentação de auditoria de forma tempestiva em qual momento:


A

Antes da emissão do parecer.


B

Durante o planejamento da auditoria.


C

Após a avaliação dos controles internos administrativos.


D

Durante a execução dos trabalhos de campo.


E

Após a data de emissão do relatório do auditor.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que contém todas as características dos papéi s de trabalho. Em um processo de auditoria, os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão:

I. do planejamento.

II. da natureza.

III. da oportunidade.

IV. da extensão dos procedimentos.


A

Apenas I, II e III estão corretas.


B

Apenas II, III e IV estão corretas.


C

Apenas I, III e IV estão corretas.


D

Todas estão corretas.

Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.


A definição acima é referente:


A

Ao relatório de auditoria.


B

À conciliação de auditoria.


C

À circularização de auditoria.


D

Aos testes de observância.


E

Aos papéis de trabalho.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a opção correta:


( 1-) Programa de Auditoria

( 2 ) Escopo

( 3 ) Papeis de trabalho

( 4 ) Testes de auditoria

( 5 ) Relatório


( ) Análises realizadas que contém as evidências.

( ) Comunicação formal dos resultados do trabalho.

( ) Contém os procedimentos a serem executados.

( ) Objetivo que se pretende alcançar na auditoria.

( ) São definidos no programa de trabalho.


A

3, 5, 4, 2, 1.


B

5, 1, 3, 4, 2.


C

5, 2, 4, 1, 3.


D

3, 5, 1, 2, 4.

A documentação da auditoria interna, por meio de papéis de trabalho constitui-se de:


A

revisões realizadas, suporte à emissão do relatório de auditoria e críticas.


B

exames realizados, sugestões e recomendações do auditor.


C

fraudes, críticas, levantamentos realizados e provas obtidas.


D

documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidas.


E

levantamentos específicos, exames realizados e revisões realizadas.

Os papéis de trabalho constituem a documentação que evidencia todo o trabalho desenvolvido pelo auditor. Considerando o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Consideram-se papéis de trabalho aqueles preparados pelo auditor, pelo auditado ou por terceiros, tais como memorandos, confirmações externas e fotografias.


B

Um papel de trabalho informativo é sinônimo de papel de trabalho com excesso de dados e informações.


C

A primeira revisão dos papéis de trabalho deve ser realizada pelo próprio auditor e deve ser a mais detalhada.


D

Ao final da auditoria, todos os papéis de trabalho obtidos devem ser classificados em transitórios ou permanentes.

A adoção da autoria contábil tem a legítima função como medida de segurança contra a possibilidade de manipulação das informações contábeis. Ato contínuo, um dos objetivos gerais da Auditoria Interna é prestar ajuda à alta Administração das entidades, desenvolvendo adequadamente suas atribuições e proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos acerca dos resultados obtidos. Neste sentido, em atenção às normas atinentes à Auditoria Interna, consoante à Norma Brasileira de Contabilidade NBC-TI 01, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:


( ) A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

( ) O relatório da Auditoria Interna deve ser objetivo e abordar apenas os aspectos do objetivo e a extensão dos trabalhos, os riscos associados aos fatos constatados e à metodologia adotada.

( ) Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

( ) Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade, como por exemplo, a inspeção, observação e a investigação.

( ) Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou um método de seleção de itens a serem testados, não podem ser empregadas técnicas de amostragem.


A sequência CORRETA corresponde à:


A

V, F, F, V, F.


B

F, V, F, F, V.


C

V, F, V, V, F.


D

V, V, V, F, V.

O auditor governamental é o responsável pela elaboração dos papéis de trabalho relativos às atividades que lhes forem atribuídas no trabalho de auditoria. Os papéis de trabalho se classificam em permanente e corrente, e facilitam a organização, o arquivamento e a futura utilização desses documentos. São exemplos de papéis de trabalho permanentes:


A

documentos de planejamento e atas de reuniões realizadas.


B

relatórios de auditoria de exercícios anteriores e fluxograma de procedimentos operacionais.


C

relatos de visitas ou inspeções realizadas e relação de dirigentes e responsáveis.


D

solicitações de auditoria e evidências dos achados de auditoria.

Sobre os papéis de trabalho na auditoria, analisar os itens abaixo:


I. Deverão ser delineados segundo as tarefas a serem executadas.

II. São documentos destinados ao registro de fatos contábeis em ordem cronológica.

III. Deverão registrar dados e informações obtidos durante o exame, bem como os resultados apurados.

IV. É o relato circunstanciado, elaborado pelo auditor.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens I, III e IV.


D

Somente os itens II, III e IV.

São utilizados nas atividades de campo do auditor e considerados os mais importantes elementos documentais do trabalho desse profissional. Resguardam sua defesa, caso haja questionamentos futuros.


Esses elementos são corretamente denominados como


A

fichamentos investigativos.


B

folhas de apuração.


C

formulários de verificação.


D

papéis de trabalho.

Com relação aos papéis de trabalho, é correto afirmar que


A

devem ser escriturados à tinta.


B

não podem ser escriturados eletronicamente.


C

devem ser utilizados em apenas um exercício social.


D

não é permitido o uso de símbolos de identificação (tiques).


E

devem ser codificados.

No que concerne a NBC T 11 - IT 02 – papéis de trabalho e documentos de auditoria, pode-se afirmar:


A

A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que é necessário e prático documentar todas as questões de que o auditor trata.


B

Os papéis de trabalho são elaborados, estruturados e organizados para atender às circunstâncias do trabalho e satisfazer as necessidades da sociedade para cada auditoria.


C

No caso de auditorias realizadas em vários períodos consecutivos, alguns papéis de trabalho, desde que sejam atualizados, podem ser reutilizados, diferentemente daqueles que contém informações sobre a auditoria de um único período.


D

Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva da entidade auditada. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição de outras auditorias.


E

O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de três anos, a partir da data de entrega do seu parecer.

   
Gerar simulado