

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os estudos de usuários assumem importância como instrumentos de planejamento e gestão porque oferecem subsídios aos bibliotecários na identificação do perfil de seus usuários e, portanto, para o desenvolvimento de serviços e produtos de informação mais eficazes (CUNHA; AMARAL; DANTAS, 2015, p. 59).Dentre os serviços elaborados para instrução de usuários, indicam-se, EXCETO:
Treinamento de usuários;
Formação de usuários;
Educação de usuários;
Competência em informação;
Desenvolvimento de coleções.
Considerando que os estudos de usuários passaram por diversas variações ao longo do tempo em relação ao seu objeto de análise, metodologia e objetivos, analise as assertivas abaixo:
I. Os primeiros estudos de usuários buscavam reunir uma série de indicadores demográficos e sociais sobre a população atendida pelas bibliotecas.
II. Os estudos de usuário constituem uma ferramenta para elaboração de diagnóstico para a melhoria de serviços, bem como para a avaliação dos acervos e catálogos.
III. Os estudos de usuário são irrelevantes para anáise do fluxo de produção cientifica, pois não possibilitam a análise de grupos específicos.
IV. A abordagem cognitiva desloca o foco dos sistemas de informação e seus recursos para o usuário de informação, sua percepção e valores.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
O instrumento utilizado para verificar se os objetivos e as necessidades informacionais dos usuários estão sendo supridos e atendidos é o
estudo de usuários.
organograma funcional.
relatório de atividades.
relatório de consultas.
serviço de referência.
A análise do contexto da unidade de informação e das necessidades dos usuários é indispensável ao planejamento de um sistema de informação.
Certo
Errado
Os estudos de usuários têm sido uma temática com presença significativa no campo de Biblioteconomia. São objetivos dos estudos de usuários:
Ampliar a relação entre os usuários e os bibliotecários.
disseminar os serviços da biblioteca.
examinar qualitativa e quantitativamente os hábitos de informação dos usuários.
obter auxílio do público nos projetos e iniciativas da unidade de informação.
É toda pessoa que procura uma prestação de serviço de uma biblioteca ou centro de informação para responder uma demanda própria.
O conceito acima refere-se:
ao Bibliotecário.
à Comunidade.
aos Professores.
ao Profissional da biblioteca.
ao Usuário.
Suaiden, citado por Bernardino e Suaiden (2011), considera que “a biblioteca pública, dentre todos os tipos de bibliotecas, é a única que possui realmente características de uma instituição social, tanto pela amplitude de seu campo de ação quanto
pela diversificação de seus usuários”.
pela sua atuação como equipamento cultural”.
pelas características gerais de seu acervo”.
pelo seu vínculo institucional.”
Uma biblioteca que, no processo de seleção de recursos digitais, exige interface fácil e agradável, ajudas de navegação, opções de personalização, capacidade de classificação e ordenação de resultados de busca está utilizando um critério relativo ao/à
conteúdo.
autoridade.
usabilidade.
abrangência.
Silva afirma que, no caso dos serviços de biblioteca, a dimensão estética está diretamente relacionada ao conforto. A estética consiste em como os materiais, ou seja, as mesas, os computadores, as estantes etc., estão distribuídos e organizados no espaço físico, a fim de proporcionar bem-estar a todos os usuários da biblioteca. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Uma biblioteca tem várias razões para medir seu desempenho; razões políticas; número de frequentadores que apoiam, política e financeiramente, o funcionamento e o desenvolvimento da biblioteca; e para mostrar os resultados dos sucessos e das melhorias obtidas aos usuários e à comunidade em geral, como auxílio na tomada de decisão e como ferramenta de gestão.
Conforme Figueiredo, é importante que o uso da biblioteca especializada seja determinado antes do início do estudo de usuário. Por sua vez, os dados obtidos têm de se dirigir a problemas acadêmicos e, portanto, devem propiciar o processo de tomada de decisão por parte da administração da instituição.
Dias e Pires diz que o estudo de usuários é uma investigação que objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades e os hábitos de uso de informação de usuários reais e(ou) potenciais de um sistema de informação.
Morigi e Pavan destacam que as bibliotecas das universidades e dos centros da produção técnico-científica são responsáveis pelas pesquisas, pelos financiamentos e pelos incentivos, que devem estar de acordo com os objetivos de suas instituições mantenedoras.
No ano de 1928, o bibliotecário indiano Ranganathan desenvolveu as chamadas cinco leis da biblioteconomia: os livros devem ser usados; a cada usuário sua pesquisa; à cada pesquisa sua estrutura; poupe o tempo do leitor; e a biblioteca é um espaço democrático de informação.
No planejamento estratégico, denominam-se fatores-chave os objetivos quantificados expressos no tempo de execução.
Certo
Errado
Sobre a acessibilidade em bibliotecas, de acordo com a ABNT NBR 9050:2020, assinale a alternativa correta.
As bibliotecas devem garantir recursos audiovisuais, publicações em texto digital acessível e serviço de apoio, conforme definido em legislação específica. Recomenda-se que possuam também publicações em Braille.
Pelo menos 10% do total de terminais de consulta por meio de computadores e acesso à internet devem ser acessíveis a pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.
A largura livre nos corredores entre estantes de livros deve ser de no mínimo 0,30 m de largura. Nos corredores entre as estantes, a cada 1 m, deve haver um espaço que permita a manobra da cadeira de rodas.
Pelo menos 50%, com no mínimo duas das mesas, devem ser acessíveis. Recomenda-se, além disso, que pelo menos outros 10% sejam adaptáveis para acessibilidade.
A altura dos fichários não precisa atender às faixas de alcance manual e parâmetros visuais, desde que haja equipe treinada para auxílio às pessoas com deficiência.
De acordo com Almeida (2009), o planejamento de uma biblioteca visa a qualidade no atendimento ao usuário. Para isso, é necessário que o bibliotecário conheça a sua comunidade e seus usuários reais e potenciais. São usuários reais da Biblioteca Municipal de Alto Araguaia:
todos os moradores maiores de 18 anos da cidade de Alto Araguaia
apenas os moradores da cidade de Alto Araguaia
todos os usuários menores de 18 anos da cidade de Alto Araguaia
usuários que fazem uso dos serviços e do espaço fornecido pela biblioteca
Os estudos de usuários têm sido, ao longo dos últimos anos, uma temática com presença significativa no campo da biblioteconomia e da ciência da informação, constituindo, algumas vezes, a temática mais estudada e estando presente entre as temáticas mais importantes de estudo em alguns programas de pós-graduação brasileiros. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
O layout da biblioteca e a sinalização utilizada podem se tornar um empecilho na utilização do espaço de estudo pelo usuário, distraindo sua atenção. A maioria das bibliotecas deve ser monocromática e prezar pelo silêncio. Outro aspecto ressaltado é que todas as regras e formas de organização devem estar escritas, sendo de fácil visualização, e a organização deve ser feita por assunto.
Miranda destaca que as indicações recebidas daqueles que frequentam a biblioteca, colhidas por meio do estudo de usuários, são relevantes na seleção do acervo. A formação, o desenvolvimento e a organização do acervo são exclusivas do profissional, não cabendo aos usuários participar do processo para que não haja um desencontro de interesses entre a formação e a seleção do acervo e as necessidades de informação da comunidade de usuários.
Para Almeida, os estudos de usuários são essenciais para a avaliação dos serviços desenvolvidos pela biblioteca e, como tal, fazem parte do processo de planejamento e da tomada de decisões. Nesse processo, é necessário, ainda, estabelecer critérios de mensuração do desempenho destes, determinando tanto a qualidade do serviço ou da atividade quanto o grau de satisfação de metas e objetivos, e avaliar as necessidades de informação e o índice de satisfação dos usuários com os serviços e produtos que lhes são oferecidos.
A avaliação dos serviços de uma unidade de informação pode ser mensurada pelas seguintes etapas: identificar e coletar dados sobre os usuários, estabelecendo critérios de mensuração de frequência quanto o grau de satisfação de metas e objetivos; avaliar as necessidades de utilização e a frequência dos usuários, bem como o índice de satisfação destes com os serviços e produtos que lhes são oferecidos; e desenvolver estudos junto aos mantenedores das unidades de informação, investigando as razões de definição do orçamento, pois este, teoricamente, seria considerado como público-alvo.
A técnica de Delfos (Delphi technique) é uma técnica para a previsão do futuro, que tem por objetivos principais: servir como ferramenta de estudo de usuários para classificar os parâmetros de utilização do acervo; sugerir técnicas de disseminação da informação de acordo com o perfil dos usuários de bibliotecas especializadas; e servir de ferramenta ao planejamento, como auxílio de sondagem de prioridades feita por membros de uma organização ou comunidade.
A quantidade de usuários e o uso dos materiais são medidas de qualidade na informação.
Certo
Errado
A comunicação interpessoal que se estabelece entre o bibliotecário de referência e o usuário, com o objetivo específico de identificar a necessidade de informação, é denominada
entrevista de referência.
marketing informacional.
mediação da informação.
recuperação da informação.
serviço de referência.
Segundo Campello (2009), a atividade de bibliotecários em projetos educativos em escolas incentiva a leitura entre os alunos, além de ajudá-los a desenvolver habilidades de pesquisa. NÃO se refere à educação dos usuários em bibliotecas escolares a:
realização de cursos e visitas guiadas
orientação no uso de fontes de informação
elaboração da lista desiderata
realização de palestras sobre funcionamento da biblioteca
Na avaliação de uma base de dados, o critério que permite verificar com que eficiência o usuário pode aferir quais itens serão úteis é o de
atualidade.
cobertura.
conveniência.
previsibilidade.
recuperabilidade.
Para Almeida, os estudos de usuários são essenciais para a avaliação dos serviços desenvolvidos pela biblioteca e, como tal, fazem “parte do processo de planejamento e tomada de decisões”. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
Com os dados coletados sobre serviços ou atividades, podem ser estabelecidos critérios de mensuração do desempenho destes, determinando tanto a qualidade do serviço ou da atividade quanto o grau de satisfação de metas e objetivos, e podem ser avaliados as necessidades de informação dos usuários e o índice de satisfação destes com os serviços e produtos que lhes são oferecidos.
Identificar e coletar dados sobre serviços ou atividades, estabelecendo critérios de mensuração do desempenho destes e determinando tanto a qualidade do serviço ou da atividade quanto o grau de satisfação de metas e objetivos, é uma das atribuições da gestão administrativa das bibliotecas.
O estudo de usuários permite que os bibliotecários conheçam os diferentes tipos de usuários que frequentam a biblioteca e a comunidade onde ela está inserida, podendo colaborar diretamente com a administração daquela região nos aspectos socioeducacionais e, quando não for possível atuar, sugerindo mudanças governamentais.
Miranda destaca que as indicações recebidas daqueles que frequentam a biblioteca, colhidas por meio do estudo de usuários, são relevantes no processo de classificação e catalogação dos documentos, podendo alterar, inclusive, o código utilizado.
Lancaster adverte do perigo que representa os “não usuários” passarem a definir as demandas feitas, excluindo material ou informações que, por uma razão ou outra, nunca se transformarão em demandas e que fazem parte do acervo histórico.
Um dos desafios mais significativos dos estudos de usuários da informação é desenvolver a perspectiva do paradigma social da Ciência da Informação, buscando constituir novas perspectivas para o acesso, uso e apropriação da informação. Quanto às metodologias para a realização dos estudos de usuários, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Estudos de circulação permitem a identificação de partes subutilizadas da coleção ou, ao contrário, de títulos de alta demanda o que exigirá aquisição de duplicatas.
( ) O teste de fornecimento de documentos se baseia na avaliação de registros de uso do material no próprio recinto da biblioteca, o qual é computado no momento de sua recolocação na estante.
( ) Os estudos qualitativos de usuários da informação não se inserem em uma perspectiva voltada para o paradigma cognitivo que busca conceber estratégias para satisfação das necessidades de informação.
( ) Os estudos de disponibilidade na estante não se tratam de técnicas de simulação mas sim do acompanhamento bem próximo de experiências dos usuários na busca e obtenção do material que desejam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
V, F, F, V
F, F, F, V
No que concerne aos estudos de usuários, é correto afirmar que
sua origem remonta aos estudos em bibliotecas, na década de 1920, nos Estados Unidos, e aos estudos de uso da informação por pesquisadores no contexto da comunicação científica, a partir do final da década de 1950, na França.
a publicação de artigo sobre necessidades e uso de informação no Journal of Documentation, na década de 1940, foi fundamental para a estruturação conceitual do campo e o desenvolvimento da pesquisa na área.
no Brasil, existem muitas pesquisas desenvolvidas desde a década de 1970, que utilizam como referencial a abordagem de fundamentos cognitivos dos estudos de usuários.
os estudos de uso, abordagem mais atual para os estudos de usuários, são predominantes em nosso país e no mundo devido a sua fácil aplicabilidade e operacionalização através de questionários para grupos de usuários.
historicamente, é possível verificar a existência de três grandes modelos de estudos de usuários da informação, sendo estes os estudos de uso, os estudos de comportamento informacional e os estudos das práticas informacionais.