Questões de Concurso de Crédito pessoal - Conhecimentos Bancários

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 379204

Concurso BB Certificação Interna - Área Gestão do Crédito 2009

Questão 2

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Petrônio, cliente de uma agência do BB, com histórico negocial positivo, em razão de dificuldade financeira momentânea, deixou de honrar seus compromissos nas datas aprazadas e suas operações de crédito foram consideradas em curso anormal.

Nessa situação hipotética, como providências iniciais para solucionar as pendências de Petrônio, a agência deveria

  • A.

    adotar medidas cautelares para as operações desse cliente que estão em curso normal e efetuar cessão de créditos a terceiros para as que estão em curso anormal.

  • B.

    notificá-lo, via cartório, para maior efetividade na ação de cobrança e para cumprir etapa obrigatória na terceirização da cobrança extrajudicial e no ajuizamento de suas operações.

  • C.

    fazer contato direto com esse cliente, com eventuais co-obrigados em suas operações e com parentes e amigos, exigindo a regularização imediata da pendência, sob pena de o banco ingressar na via judicial.

  • D.

    examinar as causas do inadimplemento e a real situação econômico-financeira do cliente e, caso seja necessário, determinar a realização de vistoria especial, a fim de obter subsídios indispensáveis a uma segura ação administrativa.

  • E.

    providenciar a imediata transferência do processo (cliente/operações) para a GERAT, independentemente do endividamento total do cliente e das características das operações sob sua responsabilidade.

Questão de Concurso - 379040

Concurso BB Certificação Interna - Área Aspectos Jurídicos de Negócios Bancários 2009

Questão 8

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

As operações bancárias concretizam-se, na generalidade dos casos, por meio de contratos, cujo objetivo é regular os direitos e obrigações entre os bancos e seus clientes de forma a permitir a intermediação do crédito. Quanto aos contratos de crédito bancário e suas peculiaridades, assinale a opção correta.

  • A.

    O contrato de depósito bancário é espécie de depósito irregular, regulando-se pelas regras do mútuo.

  • B.

    Se o cliente liquidar, integralmente, as prestações previstas no contrato de adesão de empréstimo bancário, ele fica impedido de discutir, posteriormente, a legalidade de cláusulas e condições estabelecidas nesse contrato.

  • C.

    O mútuo bancário contratado com menor de idade, sem prévia representação daquele sob cuja guarda estiver, não pode ser cobrado do mutuário, mas pode ser cobrado de seus fiadores.

  • D.

    Pelo contrato de antecipação bancária, o banco concede determinada importância ou disponibiliza fundos a um cliente, para que este os utilize quando necessitar, mediante prévia constituição de garantia pessoal no contrato.

  • E.

    A comissão de permanência, segundo a jurisprudência do STJ, é ilegal porque representa encargo potestativo, já que a sua apuração fica sujeita ao arbítrio do credor.