

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É função do monitor de transporte escolar:
A educação das crianças que utilizam o transporte escolar.
Acompanhar alunos desde o embarque no transporte escolar até seu desembarque na escola de destino.
Fazer com que as crianças mais agitadas, consigam, se necessários, dormir durante o trajeto.
Orientar o motorista do veículo quanto ao melhor trajeto a ser seguido.
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem-estar e
desenvolvimento da nação.
aprimoramento profissional.
associação política.
soberania nacional.
Para manter a segurança no transporte de escolares o condutor e monitor deverão observar o cumprimento das seguintes medidas de segurança, exceto:
Todos os passageiros estão utilizando cinto de segurança.
A lotação mínima não está ultrapassada.
Não há nenhum passageiro em pé.
O veículo está com os pneus em boas condições para transitar.
Acionamos, por exemplo, em caso de vítima presa em ferragem ou em local com risco de explosão, incêndio, faísca, vazamento de substâncias, gases, líquidos, combustíveis, locais instáveis como ribanceiras, valas, muros abalados. Trata-se:
do SAMU.
da Polícia Militar.
do Corpo de Bombeiros.
da Polícia Rodoviária Federal.
Antes do condutor efetuar uma ultrapassagem, ele deve tomar algumas medidas, para manter sua segurança e a dos outros envolvidos:
A.Nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo.
B.Quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.
C.A faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário.
Após análise, marque a alternativa CORRETA de acordo com as informações acima:
Todas as alternativas estão corretas.
Apenas a alternativa A está correta.
Apenas as alternativas A e B estão corretas.
Apenas as alternativas B e C estão corretas.
São funções do monitor de educação infantil:
I. Executar, sob orientação, atividades auxiliares e de apoio nas unidades escolares, creches e centros de educação infantil, promovendo atividades recreativas e zelando pela higiene, segurança e saúde dos menores;
II. Zelar pelo material sob sua responsabilidade, bem como confeccionar materiais destinados a recreação e decoração do local de trabalho;
III. Fazer o acompanhamento das atividades didático pedagógicas;
IV. Responder perante o diretor, pela regularidade e autenticidade dos registros da vida escolar do aluno.
I, II e III.
II e IV.
I e IV.
todas afirmativas estão corretas.
Entre as atividades desenvolvidas pelo assistente de alunos está assistir e orientar os alunos nos aspectos de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene dentro das dependências da escola, e ainda auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Assim, pode-se afirmar que, das ações abaixo, apenas uma NÃO deve ser executada pelo assistente de alunos. Assinale-a.
Substituir o professor quando o docente estiver em afastamento para tratamento de saúde.
Disponibilizar ao professor e à turma a troca de sala de aula quando se fizer necessário.
Notificar os alunos que se apresentem na escola sem o devido uniforme.
Acompanhar o professor e a turma nas visitas técnicas, caso seja designado.
Comunicar à enfermaria quando o aluno tiver alguma intercorrência de saúde na escola.
De acordo com BOYNTON e BOYNTON, sobre o bullying, analisar a sentença abaixo:
A maioria dos educadores percebe que o bullying pode ter um efeito negativo devastador sobre o sentimento de segurança dos alunos, o ambiente da escola e a aprendizagem (1ª parte). Há fatores familiares e escolares que contribuem para o comportamento do bullying (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
Em conformidade com ZAGURY, dar limites é:
I. Nunca dizer “sim”, e sempre dizer “não”.
II. Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social e não apenas psicológica.
III. Saber discernir entre o que é uma necessidade da criança e o que é apenas desejo.
Está(ão) CORRETO(S):
Todos os itens.
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens II e III.
De repente, na sala de aula, você se depara com uma criança com sintomas de intoxicação, devido ter ingerido cola glitter. Diante da situação, qual deve ser a sua reação:
I. Levar a criança até o banheiro e pedir que ela beba bastante água.
II. Verificar a substância envolvida e o tempo decorrido desde a exposição.
III. Acionar o serviço médico de urgência.
IV. Manter a calma.
V. Provocar o êmese na criança.
São procedimentos corretos:
I, II, III, IV e V.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
Nenhum dos procedimentos.
As entidades escolares representam um importante papel, não apenas na educação, mas também na nutrição das crianças, haja vista que muitas permanecem grande parte do dia nesses locais e recebem as refeições e os cuidados no período de sua permanência. Assim, para o devido preparo dos alimentos, os mesmos devem previamente terem sido corretamente armazenados, sobre esse assunto, identifique a alternativa que contém uma informação INCORRETA:
Os produtos com data de vencimento mais próxima devem ser colocados na frente das prateleiras para serem consumidos em primeiro lugar.
Os alimentos ou caixas podem ficar em contato com o chão.
O local de armazenamento deve ser seco, fresco, iluminado e ventilado.
Sempre deve ser verificada a data de validade dos produtos, a fim de evitar que estraguem.
Se as normas de higiene não forem observadas, criam-se condições para que o alimento seja contaminado por microrganismo patogênicos em grande quantidade. Uma das principais causas de contaminação dos alimentos é o(a):
o de talheres limpos.
uso de guardanapos bem lavados.
uso de água potável.
exposição de alimentos já preparados ao ar livre.
uso de utensílios de cozinha esterilizados.
A condição na qual uma pessoa apresenta excesso da quantidade de saliva, causado por um aumento na sua produção ou por prejuízo no controle motor da atividade oral voluntária é:
Sialorreia.
Salmonela.
Tártaro.
Lacrimal.
Gengivite.
Algumas mães devem retornar ao trabalho precocemente, e acabam tendo grandes intervalos de ausência junto ao seu filho, ou então têm dificuldades na obtenção de leite materno por ordenha. Neste caso deve-se utilizar:
Fórmula infantil.
Papa de frutas ou legumes.
Cereal de arroz e aveia, ou leite de arroz.
Papa de milho e beterraba.
Leite comum com nutrientes adicionais.
Assinale a alternativa correta acerca da condução de escolares e sobre os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares que somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:
Registro como veículo de passageiros.
Inspeção trimestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
Pintura de faixa horizontal na cor vermelha, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR.
Equipamento registrador instantâneo alterável de velocidade e tempo.
Na escola que você trabalha tem um aluno negro que foi exposto a atos discriminatórios durante o horário de recreio. No exercício de sua função, o correto é:
Coibir com o uso de força física para que não ocorram mais essas situações.
Falar em voz alta com os alunos que estão praticando o bullying e expô-los na frente dos demais, para que sintam o mesmo que o aluno discriminado.
Expulsar imediatamente da escola os alunos que estão praticando o bullying e nem sequer deixá-los pegar o seu material.
Retirar o aluno do local para protegê-lo e na sequência levar o caso para a direção para tomar as medidas cabíveis.
Ligar imediatamente para a polícia para que venham buscar os marginais.
Acionamos por exemplo em ocorrências em prol da manutenção de ordem pública ou ausência de um serviço especializado. Trata-se:
do SAMU.
da Polícia Militar.
do Corpo de Bombeiros.
da Polícia Rodoviária Federal.
Os atos de cuidar e educar estão caminhando lado a lado, pois as crianças de 0 a 5 anos que frequentam o ambiente da creche precisam ser cuidadas para terem uma boa educação. Abaixo estão alguns exemplos de cuidados infantis, marque a alternativa que contém um erro:
As crianças nunca devem compartilhar os produtos de higiene como sabonete, xampu e condicionador, além de mamadeiras e chupetas que deverão ser exclusivamente de uso individual.
Os alimentos devem ser servidos em temperatura adequada para a criança, no entanto, se estiverem quentes, os responsáveis que estão cuidando das crianças devem assoprar para não correr o risco da criança queimar a boca.
Realizada a higiene do nariz utilizando lenços descartáveis, uma vez que a prática da higiene nasal evita o surgimento de doenças e em seguida, as crianças devem lavar as mãos.
A oferta de água à criança é indispensável, também devem ser criados recursos para que as crianças maiores já se sirvam com autonomia, incentivando-as sempre, pois no meio das brincadeiras, elas esquecem de parar para beber água.
O condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá realizar alguns procedimentos para sua segurança e dos demais envolvidos.
Marque a alternativa que o condutor não deve executar ao efetuar a ultrapassagem:
Afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança.
Ultrapassar poucos metros antes do início da faixa dupla, terminando a ultrapassagem já em faixa dupla.
Indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço.
Retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou fazendo gesto convencional de braço, adotando os cuidados necessários para não pôr em perigo ou obstruir o trânsito dos veículos que ultrapassou.
Em relação ao desenvolvimento de programas educativo-preventivos da saúde bucal, a escola é o local ideal, pois, nesse espaço reúne todas as crianças, incluindo inclusive àquelas que não têm acesso aos cuidados dos profissionais particulares. Dessa forma, a integração entre dentistas e professores na veiculação das informações referentes à saúde e à higiene bucal para as crianças é fundamental, pois, o professor, uma figura que tem contato diário e tem influência sobre o comportamento dos alunos pode evitar o aparecimento de muitas doenças bucais no futuro.
Portanto, em relação à saúde bucal das crianças marque a alternativa CORRETA que apresenta a doença mais comum entre as crianças da educação infantil:
Gengivite.
Erosão dentária.
Monilíase (sapinho).
Cárie.