Questões de Concursos Conselho Regional de Farmácia de Alagoas - AL (CRF AL/AL)

Ver página CRF AL/AL Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 950866

Concurso CRF AL Farmacêutico Fiscal 2017

Questão 16

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Considerando a Lei nº 8.112/90 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais), no tocante à posse e ao exercício, assinale a alternativa incorreta.
  • A. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
  • B. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer nesse prazo.
  • C. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação, promoção e reversão.
  • D. A posse poderá dar-se mediante procuração específica.
  • E. No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

Questão de Concurso - 950867

Concurso CRF AL Farmacêutico Fiscal 2017

Questão 17

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Sobre a redistribuição, que é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, disposta na Lei nº 8.112/90, julgue as seguintes afirmativas.

I. A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou na entidade, ou, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II. Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma prevista na lei supracitada.

III. O servidor que não for redistribuído ou colocado em disponibilidade poderá ser mantido sob responsabilidade do órgão central do SIPEC, e ter exercício provisório, em outro órgão ou entidade, até no máximo 1 (um) ano.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. duas das afirmativas, somente.
  • E. todas as afirmativas.

Questão de Concurso - 951277

Concurso CRF AL Auxiliar Administrativo 2017

Questão 17

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Médio

No Microsoft Word 2010, em português, um Auxiliar Administrativo deseja inserir uma imagem à esquerda de um texto, de forma que o texto a contorne. Para isso, inseriu a imagem à esquerda da primeira linha do texto, clicando na opção “Imagem” da guia “Inserir”, e a dimensionou da maneira desejada. Para que o texto contorne a imagem, ele deverá selecioná-la, clicar na opção "Quebra de Texto Automática" da guia "Formatar" e selecionar a opção:
  • A. Através.
  • B. Contorno.
  • C. Alinhado com o texto.
  • D. Ajustado.
  • E. Quadrado.

Questão de Concurso - 951288

Concurso CRF AL Auxiliar Administrativo 2017

Questão 28

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Médio

À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de:
  • A. advertência confidencial.
  • B. repreensão.
  • C. censura.
  • D. multa.
  • E. suspensão do exercício profissional.

Questão de Concurso - 951290

Concurso CRF AL Auxiliar Administrativo 2017

Questão 30

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Médio

Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizações; gratificações; e adicionais. Sobre tais vantagens, previstas na Lei nº 8.112/90, leia as seguintes afirmativas.

I. As vantagens pecuniárias não se incorporam ao vencimento ou ao provento para qualquer efeito.

II. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou ao provento, nos casos e nas condições indicados em lei.

III. As indenizações não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. duas das afirmativas, somente.
  • E. todas as afirmativas.

Questão de Concurso - 951298

Concurso CRF AL Auxiliar Administrativo 2017

Questão 38

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Médio

A administração indireta é o conjunto das entidades que, vinculadas a um ministério, prestam serviços públicos ou de interesse público. Sua existência se baseia no princípio de descentralização ou distribuição de competências e atividades. Compõem a administração indireta as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. Sobre elas, avalie as seguintes afirmativas.

I. Autarquia: o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Por exemplo, são autarquias o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais de Farmácia.

II. Empresa Pública: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. Por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública.

III. Sociedade de Economia Mista: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. Por exemplo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Eletrobrás são sociedades de economia mista.

IV. Fundação Pública: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. Por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação pública.

Pode-se afirmar que:

  • A. todas estão corretas.
  • B. somente uma está correta.
  • C. somente duas estão corretas.
  • D. somente três estão corretas.
  • E. todas estão incorretas.

Questão de Concurso - 950851

Concurso CRF AL Farmacêutico Fiscal 2017

Questão 1

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A respeito do texto como um todo, assinale a alternativa que contenha uma afirmação totalmente correta.
  • A. No trabalho de um representante da indústria farmacêutica, o bom papo do funcionário é o único fator que realmente importa no momento de apresentar um produto a um médico.
  • B. Embora a proximidade entre o representante farmacêutico e o médico a que se quer apresentar um produto seja considerada falta de ética, o Conselho Federal de Medicina incentiva a oferta de dinheiro.
  • C. Para os laboratórios da indústria farmacêutica, sua prática de apresentação dos produtos é tão válida quanto o é a venda de produtos de qualquer setor da economia, já que o objetivo de lucrar é o mesmo.
  • D. Na opinião de grande parte dos farmacêuticos brasileiros, o grande diferencial da indústria de remédios — ainda que seja apenas mais um setor da economia — é a filantropia por que os laboratórios devem se pautar.
  • E. A consciência crítica dos médicos, segundo um corregedor do Conselho Federal de Medicina, está ligada ao sucesso de todo tratamento, mesmo que a confiança no médico não seja determinante para esse processo.

Questão de Concurso - 950852

Concurso CRF AL Farmacêutico Fiscal 2017

Questão 2

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Nela, aparecem destacados dois pronomes. Sobre eles, assinale a análise correta.

  • A. O primeiro participa de um processo de coesão anafórica e deveria, por isso, ser substituídO pela forma "isto". O segundo só pode participar de um processo de coesão catafórica, por ser um pronome pessoal do caso reto.
  • B. Ambos participam de processos de coesão catafórica. O primeiro refere-se a "convencer os médicos a receitarem as marcas", enquanto o segundo refere-se a um representante da indústria farmacêutica.
  • C. Fica claro que o primeiro é catafórico, tanto que aparece seguido por dois-pontos; no entanto o segundo é anafórico, tanto que aparece numa oração subordinada.
  • D. Ambos participam de processos de coesão anafórica. O primeiro refere-se a "levar aos médicos informações sobre remédios", enquanto o segundo refere-se a "Antônio".
  • E. O primeiro participa de um processo de coesão catafórica, já que é demonstrativo. A referência do segundo, no contexto em que aparece, é ambígua e, por isso, tal pronome deveria ser substituído por "este".

Questão de Concurso - 950853

Concurso CRF AL Farmacêutico Fiscal 2017

Questão 3

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Analise o uso de dois-pontos nos trechos a seguir.

I. "Nada de errado com isso, e tem dado certo: em 2008, ela movimentou US$ 725 bilhões [...]."

II. "É o que Fernando chama de marketing “sustentável”: mais difícil de ser copiado e com resultado garantido e prolongado."

Sobre o uso em cada um deles, pode-se afirmar corretamente que:

  • A. tanto em I, quanto em II, propositalmente, gera quebra do paralelismo sintático, para criar um efeito poético.
  • B. em I, apresenta uma caracterização, enquanto, em II, introduz uma concessão.
  • C. em I, apresenta uma causa, enquanto, em II, introduz uma oposição.
  • D. em I, introduz uma contradição, enquanto, em II, apresenta uma explicação.
  • E. em I, introduz uma explicação, enquanto, em II, apresenta uma caracterização.

Questão de Concurso - 950854

Concurso CRF AL Farmacêutico Fiscal 2017

Questão 4

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Observe o verbete de dicionário, do dicionário Houaiss, reproduzido a seguir.

2visar (verbo)

1. transitivo direto - dirigir a vista para (um ponto determinado); mirar. Ex.: o rapaz visava a linda jovem.

2. transitivo direto - dirigir-se (projétil, tiro) para.

3. transitivo direto e transitivo indireto - derivação: sentido figurado - ter (algo) como desígnio, ter por fim ou objetivo; mirar (a), propor-se. Exs.: estas providências visam solucionar o problema; os pais visam ao bem dos filhos.

Com base nas informações apresentadas, analise a expressão "visa o lucro", em destaque no quinto parágrafo, e assinale a alternativa totalmente correta.

  • A. Na expressão, a regência do verbo "visar", usado com a acepção 3, está correta: incorreto seria "visa ao lucro".
  • B. Na expressão, a regência do verbo "visar", usado com a acepção 3, está incorreta: o correto seria "visa ao lucro".
  • C. Na expressão, a regência do verbo "visar", usado com a acepção 1, está correta: incorreto seria "visa à lucro".
  • D. Na expressão, a regência do verbo "visar", usado com a acepção 1, está incorreta: o correto seria "visa a lucro".
  • E. Na expressão, a regência do verbo "visar", usado com a acepção 2, está incorreta: o correto seria "visa ao lucro".