Questões de Concurso sobre Serviços Públicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.103 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência para os membros da coletividade, presta diretamente ou por terceiros, nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Assinale a opção que apresenta um desses serviços.


A

Emissão de moeda.


B

Serviços de transporte coletivo.


C

Elaboração de leis.


D

Serviços de Defesa Nacional.


E

Serviços de polícia.

Com relação ao serviço público, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O serviço público, um dos institutos mais polêmicos do Direito Público e do Direito Administrativo, cuja concepção é cambiante conforme o modelo de Estado adotado, é prestado pela Administração Pública, de forma direta ou indireta.

( ) O serviço público pode ser prestado por meio de autorização, precedido de licitação e posterior formalização de contrato administrativo.

( ) O serviço público visa ofertar ao particular uma utilidade, uma comodidade, por meio de prestações, preferencialmente atendendo aos direitos fundamentais.

( ) A concessão patrocinada é regida pela Lei nº 8.987/1995, genericamente, e, em alguns aspectos específicos, é disciplinada pela Lei nº 11.079/2004.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

F – V – V – V.


B

F – F – V – V.


C

V – F – F – F.


D

V – V – F – V.


E

V – F – V – F.

Em relação às normas gerais sobre parcerias públicoprivadas, assinale a alternativa CORRETA.


A

A concessão administrativa é modalidade de parceria público-privada caracterizada como contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta.


B

A concessão patrocinada é modalidade de parceria público-privada que pressupõe a cobrança de tarifa dos usuários ou a contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.


C

A implementação da parceria público-privada pelos entes federados tem como requisito a instituição de órgão gestor de parcerias público-privadas.


D

As obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas mediante vinculação de receitas de impostos.


E

As obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas por instituições financeiras controladas pelo Poder Público.

Serviços públicos classificados como “uti universf’ ou gerais:


A

são prestados a usuários determinados.


B

são custeados pela receita de impostos.


C

podem ser dados em concessão.


D

são prestados por entes privados.


E

podem ser remunerados por taxas.

Uma entidade do setor público firmou uma parceria público-privada (PPP) para construir e manter postos públicos de acesso à internet, cuja remuneração é de exclusiva responsabilidade da entidade pública. De acordo com as orientações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte III – Procedimentos Contábeis Específicos, é correto afirmar que:

A
trata-se de uma concessão patrocinada;

B
o parceiro privado contratado deverá ser uma Sociedade de Propósito Específico (SPE);

C
a PPP pode ser contratada na modalidade tomada de preços;

D
o prazo do contrato não poderá ser superior a cinco anos;

E
as obrigações pecuniárias do contrato de PPP não poderão ser garantidas mediante vinculação de receitas.
   
Gerar simulado