

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com o sistema eleitoral vigente no Brasil, em uma eleição majoritária estão em disputa os cargos de
vereador e prefeito.
vereador e deputado estadual.
governador e presidente da República.
presidente da República e deputado federal.
senador e deputado estadual.
O sistema da representação proporcional é o adotado no Brasil nas eleições para
Governador e Vice-Governador de Estado.
o Senado Federal, e a Câmara dos Deputados.
a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
Presidente e Vice-Presidente da República.
Prefeito Municipal e para as Câmaras Municipais.
Uma eleição para Prefeito Municipal, em município de mais de duzentos mil habitantes, foi disputada por João, José, Pedro e Paulo. João foi o mais votado, mas não obteve a maioria absoluta dos votos; José faleceu no dia seguinte ao pleito. Pedro e Paulo empataram com o mesmo número de votos. Nesse caso,
João disputará o segundo turno com o mais idoso entre Pedro e Paulo.
Pedro e Paulo disputarão o segundo turno e um terceiro turno com João.
João, Pedro e Paulo disputarão o segundo turno.
não haverá segundo turno e João será considerado eleito.
o pleito será anulado, convocando-se data para novas eleições.
Em uma eleição ocorrida no Brasil na década de 60 do século passado, Jânio Quadros, candidato a presidente da República por certo partido, elegeu-se, mas teve como vice-presidente João Goulart, candidato por uma aliança oposta àquela que elegeu o presidente. No atual sistema eleitoral brasileiro, tal situação
seria possível, porque a justiça eleitoral acabou com a verticalização.
seria possível, porque a justiça eleitoral não obriga a fidelidade partidária do eleitor.
seria impossível, porque a eleição do presidente importa a do candidato a vice-presidente com ele registrado.
seria impossível, porque um candidato a presidente com mais apelo ajuda a eleição do candidato a vice-presidente ligado a ele.
seria impossível, porque a fidelidade partidária engloba também os candidatos majoritários.
Assinale a alternativa em que a eleição NÃO adota o princípio da representação proporcional.
Eleição para a Câmara Municipal.
Eleição para o Senado Federal.
Eleição para a Assembléia Legislativa.
Eleição para a Câmara dos Deputados.
Considerando-se uma eleição para o Senado Federal na qual são disputadas duas vagas, como as que ocorrerão em 2010, assinale a opção correta, segundo a disciplina das leis eleitorais.
A eleição para o Senado Federal, nesse caso, combina o sistema majoritário com o proporcional.
Devem ser eleitos os dois candidatos que receberem mais votos.
Os votos dos candidatos de cada partido ou coligação devem ser somados para que se definam os eleitos.
Os eleitos devem ser definidos de acordo com o sistema eleitoral proporcional adotado no Brasil.
Devem ser eleitos os dois candidatos do mesmo partido ou coligação do candidato a governador que vencer as eleições.
Com relação às normas para as eleições, assinale a opção correta.
Será considerado eleito o candidato a governador que obtiver a maioria absoluta de votos válidos, computados os votos em branco como válidos, mas não, os nulos.
A eleição para prefeito se realizará em dois turnos apenas nos municípios com mais de duzentos e cinquenta mil habitantes, concorrendo, nessa eleição, os dois candidatos mais votados na primeira votação.
Poderá participar das eleições o partido que, até a data da realização do pleito, tenha registrado seu estatuto no TSE, conforme o disposto em lei.
Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos para os candidatos regularmente inscritos e para as legendas partidárias.
Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, serão realizadas novas eleições, nas quais poderão concorrer quaisquer candidatos, abrindo-se, assim, novo prazo de registro eleitoral.
Numa eleição proporcional, o eleitor digitou corretamente o número da legenda, mas assinalou número de candidato inexistente. Nesse caso, o voto será
considerado nulo.
computado para a legenda.
considerado em branco.
computado para o candidato com numeração mais próxima.
computado para o candidato menos votado da legenda.
Considere as eleições para
I. Presidente e Vice-Presidente da República.
II. o Senado Federal.
III. a Câmara dos Deputados.
IV. Governador e Vice-Governador do Estado.
V. as Assembléias Legislativas.
VI. Prefeito e Vice-Prefeito.
VII. as Câmaras Municipais.
A circunscrição será o Estado e será adotado o princípio da representação proporcional nas eleições indicadas APENAS em
I e IV.
I, VI e VII.
II, III e V.
II, IV e V.
III e V.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A urna eletrônica exibirá para o eleitor, primeiramente, os painéis referentes às eleições majoritárias e, em seguida, os referentes às eleições proporcionais.
Na votação para as eleições proporcionais, serão computados para a legenda partidária os votos em que não seja possível a identificação do candidato, desde que o número identificador do partido seja digitado de forma correta.
A escolha de fiscais e delegados, pelos partidos ou coligações, não poderá recair em menor de dezoito anos ou em quem, por nomeação do Juiz Eleitoral, já faça parte de Mesa Receptora.
Qualquer partido pode reclamar ao Juiz Eleitoral, no prazo de cinco dias, da nomeação da Mesa Receptora, devendo a decisão ser proferida em 48 horas.
O candidato a vereador mais votado em uma cidade é eleito, independentemente do desempenho dos demais candidatos da mesma legenda.
No sistema proporcional de lista aberta, o eleitor, ao votar em um candidato, contribui para a eleição de todos os demais candidatos do mesmo partido.
Conforme as regras brasileiras, o voto conferido a um candidato é unipessoal e intransferível, e, por essa razão, não pode colaborar na eleição de outro candidato.
Considere as eleições para:
I. Senador.
II. Deputado Estadual.
III. Deputado Federal.
IV. Prefeito.
V. Vereador.
Adota-se o princípio da representação proporcional
APENAS nas hipóteses indicadas em:
I, II, III e V.
I, IV e V.
I e IV.
II e III.
II, III e V.
Com base nessas informações hipotéticas e acerca da Lei n.º 9.504/1997, assinale a opção correta.
É certo que as eleições em tela foram obrigatoriamente realizadas no último domingo de outubro, simultaneamente com as eleições para presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador dos estados, senador e deputados federal, distrital e estadual.
Na hipótese considerada, conclui-se que não houve segundo turno para a eleição majoritária.
Maria, do partido X, não logrou a maioria absoluta dos votos na eleição em tela.
Na hipótese de ter havido segundo turno, a disputa foi entre Maria e Antônio, realizada no último domingo de outubro, e foi eleito aquele que logrou a maioria absoluta dos votos válidos.
Os partidos políticos, para poderem participar desse pleito, tiveram de ter, até a data do registro das candidaturas, o seu estatuto registrado no TSE, conforme o disposto em lei, e, até a data da convenção, o órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.
Considere as eleições para:
I. Presidente da República.
II. Vice-Presidente da República
III. Senador.
IV. Deputado Federal
V. Governador.
VI. Vice-Governador.
VII. Deputado Estadual
VIII. Prefeito Municipal.
IX. Vice-Prefeito Municipal.
X. Vereador.
Obedecerão ao princípio da eleição proporcional SOMENTE
I, II, V, VI, VIII e IX.
III, IV, VII e X.
IV, VII e X.
I, II, III e IV.
V, VI, VII, VIII, IX e X.