

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No que tange à jurisdição, considere o que segue abaixo.
I. Necessidade de correspondência entre a sentença e o pedido, como garantia da ampla defesa, pois não pode haver julgamento extra ou ultra petita, isto é, fora ou além do pedido.
II. Nenhum juiz pode subtrair-se ao exercício de sua função jurisdicional porque a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
Essas situações dizem respeito, respectivamente, aos princípios da
justiça natural e irrecusabilidade.
processualidade e iniciativa das partes.
imparcialidade e inevitabilidade.
improrrogabilidade e investidura.
relatividade e indeclinabilidade.
Em matéria de restituição de coisas apreendidas pela autoridade policial, assinale a afirmativa INCORRETA.
A restituição, quando cabível, poderá ser ordenada pela autoridade policial, inexistindo dúvida quanto ao direito do reclamante.
Poderá a autoridade policial proceder à retenção da Carteira Nacional de Habilitação, quando constatada aparente falsidade.
Sendo duvidoso o direito do reclamante, somente o Juiz poderá decidir sobre o pedido de restituição.
No crime de furto, o objeto furtado e posteriormente apreendido poderá ser restituído pela autoridade policial à vítima, provada a titularidade, antes da conclusão do inquérito.
No caso de absolvição, a arma de fogo empregada para a prática do alegado crime será necessariamente restituída ao acusado.
não é possível haver recurso imediato, devendo ser atacada quando do recurso da sentença condenatória ou absolutória.
caberá recurso em sentido estrito.
é possível a interposição de agravo.
caberá apelação.
caberá recurso inominado.
Caso repute a causa criminal levada ao seu conhecimento como de alta complexidade, o magistrado poderá recusar a apreciação e submetê-la a outro juízo.
Assinale a hipótese que não é considerada exceção em matéria processual penal.
questão prejudicial
incompetência de juízo
ilegitimidade de parte
suspeição
coisa julgada
Segundo o Código de Processo Penal, qual opção a seguir não determina a competência jurisdicional?
a conexão ou continência
a prerrogativa de função
o domicílio ou residência do réu
a natureza da infração
a requisição judicial
Quanto às questões e processos incidentes, assinale a alternativa correta:
O juiz somente poderá proceder a verificação da falsidade de documentos se houver requerimento da parte.
A argüição de suspeição no processo penal precederá a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo superveniente.
As questões atinentes à competência somente serão resolvidas pelo conflito positivo ou negativo de jurisdição.
Em tema de exceções, é INCORRETO afirmar que:
o juiz que espontaneamente afirmar suspeição deverá fazê-lo por escrito, declarando o motivo legal e remetendo imediatamente o processo a seu substituto, intimadas as partes;
a argüição de suspeição em todos os casos precederá qualquer outra;
quando a parte contrária reconhecer a procedência da argüição, poderá ser sustado, a seu requerimento, o processo principal, até que se julgue o incidente de suspeição;
se a suspeição for de manifesta improcedência, o juiz ou relator a rejeitará liminarmente;
julgada procedente a suspeição, ficarão nulos os atos do processo principal.
"M" adquire imóvel, pagando-o com os proventos de infração praticada. Decorridos seis meses vende o imóvel a "K", que está de boa-fé. Pode-se afirmar que este bem, na esfera criminal,
está sujeito a seqüestro.
está sujeito a penhora.
está sujeito a busca e apreensão.
não está sujeito a qualquer medida cautelar, porque foi vendido a terceiro.
está sujeito à medida cautelar de arrolamento de bens.
Assinale a opção correta.
Se houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o exame de insanidade mental poderá ser determinado, conforme a lei processual penal:somente na fase de execução da pena, se o acusado for condenado.
somente na fase judicial, quando já iniciada a ação penal.
por determinação da autoridade policial ou da autoridade judicial.
tanto na fase do inquérito policial como durante a fase judicial.
No caso de morte do acusado, o juiz:
prosseguirá na ação penal até a final condenação do acusado, tendo em vista a necessidade de reparação civil do dano causado;
somente à vista da certidão de óbito, e depois de ouvido o Ministério Público, declara extinta a punibilidade;
suspenderá o curso da ação penal até que sejam ultimadas as providências civis que tenham sido adotadas pelo ofendido, oportunidade em que determinará o arquivamento do feito;
à vista da certidão de óbito, reconhecerá a obrigação do acusado de reparar o dano e decretará o perdimento de seus bens, pena que será estendida aos seus sucessores e contra eles executada até o limite do valor do patrimônio de cada um deles.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um membro do Ministério Público, ao oferecer denúncia contra Tício, por autoria do crime de roubo, não observou que se encontrava extinta a punibilidade do acusado em decorrência de prescrição.
Nessa situação, o magistrado deverá rejeitar a peça inicial e declarar o autor carecedor da ação penal, por absoluta ilegitimidade ad causam para agir.
Se, no curso do processo, Lucas argüir a falsidade de documento constante dos autos, o juiz deverá autuar em apartado a impugnação e, ouvida a parte contrária, remetê-la ao juízo cível para decisão.
Se o juiz da 1ª Vara se der por incompetente para julgar Lucas, remetendo os autos ao juiz da 2ª Vara, poderá o juiz da 2ª Vara também se dar por incompetente, caso em que os autos deverão ser remetidos de volta ao juiz da 1ª Vara, para processar e julgar o crime como entender de direito.
Se o juiz tiver dúvida quanto à sanidade mental de Lucas, deverá determinar a instauração de incidente de insanidade mental, mesmo que não haja requerimento de quaisquer das partes do processo.
Se uma neta do juiz da 1.a Vara, na mesma data do crime cometido por Lucas, tiver sido vítima de crime idêntico, mas cujo autor não seja o acusado, ainda assim, o juiz estará em situação de suspeição para julgar Lucas.
Assinale a alternativa falsa:
Quando o crime deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, não podendo supri-lo a confissão do acusado, salvo quando desaparecidos os vestígios, quando então a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta;
O Ministério Público não pode desistir de recurso que haja interposto;
O exame de insanidade mental do infrator somente terá lugar após o recebimento da denúncia;
O juiz poderá, de ofício, proceder à verificação da falsidade documental;
O processo de especialização da hipoteca legal e seqüestro correrão em "auto apartado".
Considere as afirmativas abaixo.
I - A competência será determinada pela continência quando a prova de uma infração influir na prova de outra infração.
II - No concurso de jurisdições de mesma categoria, quando as infrações forem da mesma gravidade, a competência será determinada pela prevenção.
III - Cometido o crime durante o exercício funcional, não prevalece a competência especial por prerrogativa de função após a cessação daquele exercício.
IV - Reconhecida inicialmente ao júri a competência por conexão ou continência, se o Tribunal do Júri vier a desclassificar a infração, de maneira que exclua a competência do Júri, o Juiz de Direito Presidente do Tribunal Popular deverá remeter o processo ao juízo competente.
V - A conexão e a continência importarão na unidade de processo e julgamento, salvo no concurso entre a jurisdição federal e a estadual.
Quais delas estão corretas?