

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
São atribuições comuns do SUS descritas pela lei orgânica de saúde, exceto:
Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador.
Participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente.
Elaboração e atualização periódica do plano de saúde.
Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
A lei orgânica da saúde – Lei nº 8.080/1990 – define as atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de acordo com o seu âmbito administrativo. Qual das seguintes atribuições NÃO é comum a todos?
Elaboração e atualização periódica do plano de saúde.
Formulação, avaliação e apoio às políticas de alimentação e nutrição.
Organização e coordenação do sistema de informação em saúde.
Realização de pesquisas e estudos na área da saúde.
Elaboração de normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Nos termos da Lei Federal n.º 8.080/1990, são atribuições comuns à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, no que se refere à organização das ações e serviços em saúde, EXCETO
Controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.
A organização e coordenação do sistema de informação de saúde.
Elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária.
O “[...] atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização” (BRASIL, 1990, p.5). De acordo com a Lei nº 8.080/90, tal indenização é atribuição ___________________________________________.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima é:
da União e o Distrito Federal
dos Estados e dos Municípios
da União, dos Estados e do Distrito Federal
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, dentre outras, as seguintes atribuições:
I e II.
I, II e III.
II e IV.
I, II, III e IV.
A respeito das competências e atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dispostas na Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir.
I. São atribuições especificas da União e dos Estados definir as instâncias e os mecanismos de controle, de avaliação e de fiscalização das ações e dos serviços de saúde.
II. Os Municípios são responsáveis por celebrar contratos e convênios com entidades prestadoras de serviços privados de saúde, bem como controlar e avaliar sua execução.
III. Compete à direção estadual do SUS acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas de acordo com a Lei Orgânica da Saúde - Lei n° 8.080/1990. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:
I. elaboração e atualização periódica do plano de saúde.
II. elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), de conformidade com o plano de saúde.
III. realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal.
IV. implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Considerando as atribuições comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, elencadas no artigo 15 da Lei nº 8.080/1990, a serem exercidas em âmbito administrativo, assinale a alternativa incorreta.
São comuns as competências para administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
São comuns as atribuições para elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador.
São comuns as atribuições para elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde, com base no que dispõem as reuniões dos Conselhos de Saúde em cada nível de gestão.
São comuns as atribuições para implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.
São comuns as atribuições para promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para a definição e controle dos padrões éticos para pesquisa, ações e serviços de saúde.
promover a estruturação da assistência farmacêutica e garantir, em conjunto com as demais esferas de governo, o acesso da população aos medicamentos que estejam sob sua responsabilidade, fomentando seu uso racional, observando-se as normas vigentes é responsabilidade:
Dos municípios apenas.
Dos municípios, estados e União.
Dos estados apenas.
Exclusiva da União.
Segundo o Art. 15 da Lei Federal nº 8.080 de 1990, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:
I - realizar pesquisas e estudos na área de transportes;
II-elaboração da proposta orçamentária do Sistema único de Saúde (SUS), de conformidade com o plano de saúde;
III - participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente.
Quais afirmativas acima estão incorretas?
apenas I
apenas I e II
apenas II e III
todas as afirmativas acima
A Lei nº. 8080/90, em seu Art. 15, dispõe sobre as atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Estes exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições
I. definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde.
II. administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
III. organização e coordenação do sistema de informação de saúde.
IV. elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador.
V. participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II, III
I, IV
I, II, III, V
I, III , V
I, II, III, IV, V
A Lei Orgânica da Saúde estabelece em seu Artigo 15 as atribuições comuns das três esferas de governo, de forma bastante genérica e abrangendo vários campos de atuação. São definidas como atribuições comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, em seu âmbito administrativo:
Organização e coordenação do sistema de informação em saúde.
Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
Coordenar e participar na execução das ações de Vigilância Epidemiológica.
Identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional.
Controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.
Entre as atribuições comuns aos entes federados se incluem o planejamento das ações, a atualização periódica do plano de saúde e o controle dos recursos financeiros, mas não a fiscalização das ações e serviços de saúde, que é de competência exclusiva da União.
De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde; a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, deu competência às três esferas de governo quanto às ações abaixo citadas, EXCETO:
ao controle da natalidade;
à vigilância sanitária;
à saúde do trabalhador;
ao saneamento básico;
à vigilância epidemiológica.
Ações Norteadoras do Pacto.
Ações de Vigilância em Saúde
Programas de Média e Alta Complexidade.
Processos de Formalização de Programas.
Contrato de Trabalho.
É atribuição e competência institucional das três instâncias gestoras do SUS a organização de encontros semanais para a realização de avaliação do processo de trabalho para o conjunto de trabalhadores de saúde sob sua gestão direta.
Compete à União, aos estados, ao Distrito Federal (DF) e aos municípios, no âmbito administrativo, elaborar a proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS).