Questões de Concurso sobre Lei 11.350/2006

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
199 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo a Lei no 11.350/2066 e suas atualizações, no modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, é considerada atividade precípua do agente comunitário de saúde, em sua área geográfica de atuação:


A

orientar a comunidade quanto à adoção de medidas de manejo ambiental e aplicar inseticidas e rodenticidas para o controle de vetores e pragas, prevenindo doenças infecciosas, zoonoses, doenças de transmissão vetorial e agravos causados por animais peçonhentos.


B

utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural e detalhar visitas domiciliares, com coleta e registro de dados relativos a suas atribuições, para fim exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde.


C

coletar animais e receber, acondicionar, conservar e transportar espécimes ou amostras biológicas de animais, para seu encaminhamento aos laboratórios responsáveis pela identificação ou diagnóstico de zoonoses de relevância para a saúde pública.


D

realizar o planejamento, desenvolvimento e execução de ações de controle da população de animais, priorizando a castração, com vistas a combater a propagação de zoonoses e a transmissão de doenças infecciosas e outros agravos de relevância para a saúde pública.


E

planejar, executar e avaliar as ações de vacinação animal contra zoonoses de relevância para a saúde pública do Ministério da Saúde, bem como notificar e investigar eventos adversos temporalmente associados a essas vacinações.

De acordo com a Lei nº 11.350/2006, são consideradas atividades típicas do Agente de Combate às Endemias, em sua área geográfica de atuação.


I- Identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável.

II- Cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doenças.

III- Necropsia de animais com diagnóstico suspeito de zoonoses de relevância para a saúde pública, auxiliando na coleta e no encaminhamento de amostras laboratoriais, ou por meio de outros procedimentos pertinentes.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I e III.


B

I e II.


C

II e III.


D

I.


E

II.

De acordo com a Lei nº 11.350/2006, que regulamenta o aproveitamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), assinale a alternativa CORRETA:


A

A lei permite que ACS e ACE já exercendo função pública sejam aproveitados no serviço público de saúde sem precisar fazer concurso público.


B

A lei condiciona a permanência do ACS ou ACE no cargo apenas à prestação de concurso público, independente de aproveitamento anterior.


C

A lei determina que os vencimentos dos ACS e ACE sejam pagos exclusivamente pelo município, sem participação de estados ou da União.


D

A lei exige que todos os ACS e ACE sejam contratados exclusivamente como servidores estatutários, não podendo haver contratação por meio de vínculo celetista.


E

A lei proíbe o envio de ACS e ACE para atividades de vigilância em saúde, limitando sua atuação apenas a ações de atenção básica.

Segundo a Lei n. 11.350/2006, no modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, são consideradas atividades do Agente Comunitário de Saúde compartilhadas com os demais membros da equipe, em sua área geográfica de atuação:


I- a participação no planejamento e no mapeamento institucional, social e demográfico;

II- a consolidação e a análise de dados obtidos nas visitas domiciliares;

III- a orientação de indivíduos e de grupos sociais quanto a fluxos, rotinas e ações desenvolvidos no âmbito da atenção básica em saúde;

IV- o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de ações em saúde.


Após a leitura das assertivas, marque a alternativa correta:


A

Todas as assertivas estão corretas.


B

Apenas as assertivas III e IV estão corretas.


C

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


D

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

(IBED) Conforme a Lei nº 11.350/2006, as atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS) incluem o registro para fins de diagnóstico demográfico e social, a coleta de dados para o planejamento de ações e a realização de atividades educativas. Não obstante, a responsabilidade pela atualização contínua do cadastro das famílias, embora crucial, reside primariamente no enfermeiro da equipe de saúde da família, com o ACS atuando apenas como um auxiliar na coleta inicial dos dados.


C

Certo


E

Errado

A atuação do Agente de Combate a Endemias (ACE) é regulamentada pela Lei nº 11.350/2006, que define atribuições específicas relacionadas à vigilância e controle de doenças transmissíveis. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), a atuação pública deve equilibrar eficiência técnica e respeito aos direitos fundamentais, o que inclui a preservação da dignidade humana e a privacidade.


Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:


I. O ACE tem o dever de respeitar o sigilo das informações coletadas durante as visitas domiciliares, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

II. A aplicação de larvicidas químicos em propriedades privadas pode ser realizada sem o consentimento do proprietário, desde que haja risco iminente à saúde pública.

III. O engajamento comunitário, previsto como uma atribuição do ACE, deve ser realizado considerando aspectos culturais e sociais da população, promovendo o diálogo para a sustentabilidade das ações de controle.


Qual alternativa está correta?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

Todas estão corretas.


E

Apenas III.

Sobre as ações integradas entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), nos termos da Lei nº 11.350, de 5/10/2006, estes profissionais atuam de forma integrada no(a):


A

investigação diagnóstica laboratorial de zoonoses de relevância para a saúde pública.


B

planejamento, execução e avaliação das ações de vacinação animal contra zoonoses de relevância para a saúde pública, bem como na notificação e na investigação de eventos adversos temporalmente associados a essas vacinações.


C

coleta de animais e no recebimento, no acondicionamento, na conservação e no transporte de espécimes ou amostras biológicas de animais, para seu encaminhamento aos laboratórios responsáveis pela identificação ou diagnóstico de zoonoses de relevância para a saúde pública no município.


D

orientação da comunidade quanto à adoção de medidas simples de manejo ambiental para o controle de vetores, para a prevenção de doenças infecciosas, zoonoses, doenças de transmissão vetorial e agravos causados por animais peçonhentos.


E

realização do planejamento, desenvolvimento e execução de ações de controle da população de animais, com vistas ao combate à propagação de zoonoses de relevância para a saúde pública, em caráter excepcional, e sob supervisão da coordenação da área de vigilância em saúde.

Considere as seguintes afirmativas sobre as atribuições dos Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE), todas com fundamento na Lei nº 11.350/2006:


I. Ao ACS compete registrar, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde.

II. Ao ACE cabe exercer atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, sob supervisão do gestor.

III. Ao ACS é atribuída a execução de atividades de atendimento médico domiciliar, prescrição de medicamentos e intervenções clínicas de maior complexidade.


Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta exatamente as afirmativas corretas:


A

I, II e III


B

II e III apenas


C

I e III apenas


D

I e II apenas

A Lei nº 11.350/2006 estabelece, entre outros pontos, as atribuições do Agente de Combate às Endemias (ACE). Com base no Art. 4º e §1º da referida lei, analise as afirmativas a seguir:


I.O ACE deve desenvolver ações educativas e mobilizar a comunidade para prevenir doenças e agravos à saúde.

II.O ACE atua isoladamente nas ações de controle de doenças, sem necessidade de integração com a equipe de atenção básica.

III.O ACE deve identificar casos suspeitos de doenças e comunicar o fato à autoridade sanitária responsável.

IV.O ACE pode realizar ações de campo com pesquisa entomológica e coleta de reservatórios de doenças.


Está correto o que se afirma em:


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

I, II, III e IV.


D

Apenas I, III e IV.

Os Agentes Comunitários de Saúde são considerados profissionais de saúde, com profissão regulamentada. De acordo com a Lei 11350/2006, a contratação dos Agentes Comunitários de Saúde deverá ser precedida de:


A

Contratação de autônomo.


B

Processo seletivo público de provas ou de provas e títulos.


C

Terceirização.


D

Contratação direta.

A Lei nº 11.350/2006 estabelece o marco legal que regula as atividades de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate às Endemias (ACE) no Brasil. Seu objetivo é definir competências, requisitos e condições de contratação desses profissionais, assegurando vínculo formal e atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde.


Segundo a Lei nº 11.350/2006, o exercício das atividades de ACS:


A

Dar-se-á exclusivamente fora do âmbito do SUS, inclusive em entidades privadas sem vínculo com órgãos públicos.


B

Dar-se-á exclusivamente em instituições privadas conveniadas, mesmo na ausência de vínculo formal com os órgãos do Sistema Único de Saúde.


C

Dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, na execução das atividades de responsabilidade dos entes federados, mediante vínculo direto entre os referidos Agentes e órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.


D

Dar-se-á exclusivamente em instituições privadas ou comunitárias, sem qualquer necessidade de integração com os serviços públicos de saúde ou responsabilidades federais.

(IBED) A Lei nº 11.350/2006, modificada pela Lei nº 13.595/2018, reforça a necessidade de o ACS residir na área da comunidade em que atua. Essa exigência legal, embora vise a fortalecer o vínculo com a comunidade, é passível de flexibilização em municípios de pequeno porte ou áreas de difícil provimento, onde a disponibilidade de profissionais que residam na área é escassa, podendo ser autorizada a atuação de ACSs residentes em municípios adjacentes.


C

Certo


E

Errado

A Lei nº 11.350/06 tem como objetivo regulamentar a atuação dos(as) ACSs, dos(as) Agentes Comunitários de Saúde, assim como dos ACEs, dos Agentes de Combate às Endemias, para definir as atividades, obrigações e responsabilidades alinhadas pelo SUS. Mas a Portaria nº 2.436/2017 estabelece a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que define diretrizes específicas para a organização da


A

valorização da saúde no Brasil.


B

garantia dos atendimentos no Brasil.


C

manutenção da saúde no Brasil.


D

atenção primária no Brasil.


E

importância da saúde no Brasil.

De acordo com a Lei nº 11.350/2006, que regulamenta as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), é atribuição específica do ACE:


A

Realizar acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, promovendo ações educativas junto às famílias.


B

Prestar assistência direta ao usuário no domicílio, incluindo administração de medicamentos de uso contínuo.


C

Coordenar as equipes de saúde da família, planejando e supervisionando as ações de campo.


D

Desenvolver atividades de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, bem como de prevenção e controle de doenças e promoção da saúde.


E

Executar exclusivamente atividades administrativas internas na unidade de saúde.

De acordo com a Lei n. 11.350/2006, são consideradas atividades típicas do Agente de Combate às Endemias, em sua área geográfica de atuação, exceto:


A

mobilização da comunidade para desenvolver medidas complexas de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores.


B

desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde.


C

execução de ações de campo em projetos que visem a avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças.


D

realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica.

De acordo com a Lei n.º 11.350/2006, os Agentes Comunitários de Saúde são considerados


A

estagiários em saúde.


B

colaboradores da comunidade, apenas.


C

voluntários sem remuneração.


D

profissionais de nível superior.


E

funcionários públicos com atribuições específicas.

Leia o trecho abaixo, contido na Lei nº 11.350/06:


"Práticas político-pedagógicas que decorrem das ações voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, estimulando o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde individual e coletiva a partir do diálogo sobre a diversidade de saberes culturais, sociais e científicos e a valorização dos saberes populares, com vistas à ampliação da participação popular no SUS e ao fortalecimento do vínculo entre os trabalhadores da saúde e os usuários do SUS."


Com base exclusivamente no conteúdo do § 1º do art. 3º da Lei nº 11.350/2006, assinale a alternativa que contém o termo que define de forma CORRETA o conteúdo acima:


A

Participação social.


B

Estratégia Saúde da Família.


C

Educação Popular em Saúde.


D

Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Em relação às atribuições e aos requisitos para o exercício da função de Agente de Combate às Endemias (ACE), segundo a Lei 11.350/2006, marque a alternativa CORRETA:


A

A jornada de 40 horas do ACE será integralmente dedicada às ações e aos serviços de promoção da saúde, de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias.


B

Para ser admitido como ACE, exige-se necessariamente diploma de curso superior em área de saúde, não sendo admitido candidato com nível médio ou fundamental em hipótese alguma.


C

O ACE pode, independentemente de supervisão, realizar visitas domiciliares para aplicação de vacinas humanas no território de sua atuação, desde que capacitado por curso técnico específico.


D

A Lei permite a contratação terceirizada ou por tempo determinado de ACE como regra geral, e não há vedação legal para isso exceto em casos de epidemias

Com base exclusivamente na redação atual do § 3º do Art. 3 da Lei nº 11.350/2006, responda à questão a seguir:


No modelo de atenção à saúde baseado na atuação multiprofissional da Estratégia Saúde da Família, são consideradas atribuições típicas do Agente Comunitário de Saúde desenvolvidas dentro de sua área geográfica, EXCETO:


A

O acompanhamento de condicionalidades de programas sociais, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).


B

O detalhamento das visitas domiciliares, com coleta e registro de dados relativos a suas atribuições, para fim exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde.


C

A realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças.


D

A mobilização da comunidade e o estímulo à participação nas políticas públicas voltadas para as áreas de saúde e socioeducacional.

A Lei nº 11.350/2006 regulamenta as atividades do Agente Comunitário de Saúde (ACS), conferindo-lhes um papel central importante na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).


Com base no disposto na Lei nº 11.350/2006, é CORRETO afirmar que:


A

O exercício das atividades de Agente Comunitário de Saúde dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, na execução das atividades de responsabilidade dos entes federados, mediante vínculo direto entre os referidos Agentes e órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.


B

A legislação admite a delegação integral da contratação de ACS por empresas privadas, de natureza terceirizada, que posteriormente disponibilizariam os trabalhadores para atuação no SUS.


C

É juridicamente válido, segundo a lei, que fundações privadas, ainda que conveniadas ao SUS, firmem vínculo empregatício com ACS para execução das atividades.


D

O regime instituído pela lei possibilita, de forma expressa, a realização de atividades voluntárias e não remuneradas em áreas de risco social, sem necessidade de formalização contratual.

 
 
Gerar simulado