

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No âmbito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), segurança alimentar e nutricional é definida como
o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, baseado em práticas alimentares promotoras de saúde.
a política que promove a garantia de consumo de alimentos provenientes da agricultura familiar.
a garantia da qualidade dos alimentos que são comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo.
a política que promove o acesso a alimentos processados e ultraprocessados.
Considerando-se os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), associe corretamente as três esferas de governo às responsabilidades dos seus gestores no sentido de viabilizar o alcance do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN, 2012).
ESFERAS De GOVERNO
1 - Ministério da Saúde
2 - Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal
3 - Secretarias Municipais de Saúde e do Distrito Federal
RESPONSABILIDADES DOS GESTORES
( ) Implementar a PNAN, no âmbito do seu território, respeitando suas diretrizes e promovendo as adequações necessárias, de acordo com o perfil epidemiológico e as especificidades regionais e locais.
( ) Pactuar, na Comissão Intergestores Tripartite, prioridades, objetivos, estratégias e metas para implementação de programas e ações de alimentação e nutrição na rede de atenção à saúde, mantidos os princípios e as diretrizes gerais da PNAN.
( ) Prestar assessoria técnica e apoio institucional no processo de gestão, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas e ações de alimentação e nutrição na rede de atenção à saúde.
( ) Prestar assessoria técnica e apoio institucional aos municípios e às regionais de saúde no processo de gestão, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas e ações de alimentação e nutrição.
( ) Destinar recursos municipais para compor o financiamento tripartite das ações de alimentação e nutrição na rede de atenção à saúde.
( ) Fortalecer a participação e o controle social no planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas e ações de alimentação e nutrição, no âmbito do Conselho Municipal de Saúde e demais instâncias de controle social existentes no município.
A sequência correta é
2, 1, 1, 2, 3, 3.
1, 2, 1, 2, 3, 3.
3, 2, 1, 1, 2, 3.
1, 2, 2, 3, 1, 2.
1, 2, 3, 3, 1, 1.
Mesmo com todos os benefícios comprovados do leite materno, existem algumas situações em que o aleitamento materno é desaconselhado. Avalie as afirmativas que seguem sobre esse assunto e marque a alternativa CORRETA.
Mães infectadas pelo HIV; mães infectadas por tuberculose.
Mães infectadas pelo HIV; mães infectadas por hepatite B, mães infectadas por hepatite C; uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação; fármacos considerados contraindicados absolutos ou relativos ao aleitamento materno, por exemplo, os antineoplásicos, analgésicos e radiofármacos; crianças portadoras de galactosemia, doença rara em que não se pode ingerir leite humano ou qualquer outro que possui lactose.
Mães infectadas pelo HIV; mães infectadas pelo vírus linfotrópico de células T humanas – HTLV1 e HTLV2; uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação; fármacos considerados contraindicados absolutos ou relativos ao aleitamento materno, por exemplo, os antineoplásicos e radiofármacos; crianças portadoras de galactosemia, doença rara em que não se pode ingerir leite humano ou qualquer outro que possui lactose.
Mães infectadas por dengue, zica ou chikungunya.
Mães em tratamento de hanseníase ou fumantes.
Sobre a saúde a nutrição, marque a alternativa INCORRETA:
Antes que possam ser utilizados pelos tecidos do corpo, os alimentos ingeridos precisam ser reduzidos a componentes mais simples pela digestão.
Água, carboidratos, proteínas e gorduras são micronutrientes, necessários, em grandes quantidades, para a saúde do corpo.
A água é o mais abundante e um dos principais constituintes do nosso organismo.
As moléculas que constituem a estrutura do corpo e que mantêm a homeostase resultam predominantemente do metabolismo das moléculas dos alimentos.
As vitaminas são alimentos que têm participado na nossa nutrição ao longo de toda a evolução do ser humano e continuam sendo, cada vez mais, essenciais à nossa saúde.
São medidas de prevenção de surtos de doenças transmitidas por alimentos, nos termos do Ministério da Saúde, EXCETO:
Intensificar a vigilância sanitária em todas as etapas de produção de alimentos.
Caso não seja possível usar o vaso sanitário, enterrar as fezes próximas aos cursos d’água.
Distribuir frascos de hipoclorito de sódio a 2,5% para a população sem acesso à água tratada.
Cobrir as caixas de areia para recreação infantil ou mantê-las expostas ao sol diariamente.
Manter o lixo ensacado e a tampa fechada, e enterrá-lo em local apropriado caso não haja coleta.
Assinale a alternativa correta sobre o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável.
O aleitamento materno exclusivo é preconizado para todas as crianças até os 4 meses de idade, devendo ser complementado a partir dessa idade.
A prática do aleitamento materno depende basicamente das orientações corretas fornecidas às mães pela equipe de saúde da maternidade.
A promoção do aleitamento materno exclusivo para os bebês de baixo peso e/ou pré-termos deve ser feita somente quando há aceitação familiar dessa prática.
Entre os 4 e 6 meses de idade, a criança deve receber complementarmente ao aleitamento materno, alimentos levemente adocicados, mais suaves ao paladar.
O aleitamento materno exclusivo deve ser praticado até os 6 meses e complementado com alimentos apropriados até os 2 anos ou mais.
Considerando a linha do tempo da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) no Brasil, assinale a opção correta.
O Programa de Alimentação do Trabalhador foi desenvolvido, na década de 1940, pelo Serviço de Alimentação e Nutrição.
A PNAN atual foi instituída em 1999 e atribuiu a responsabilidade exclusiva de suas ações aos gestores de saúde das esferas estaduais e municipais.
O primeiro Plano Nacional de Alimentação e Nutrição foi desenvolvido, na década de 1950, pela Comissão Nacional de Alimentação.
A Lei Orgânica do SUS — Lei n.º 8.080/1990 — orienta sobre ações de alimentação e nutrição voltadas à atenção terciária e secundária à saúde.
De acordo com, Mosquera, Lourenço e Cardoso (2022, p. 1), "a nutrição adequada no início da vida pode afetar o desenvolvimento e a sobrevivência infantil, por isso a adesão às práticas de aleitamento materno e o seu monitoramento regular tornam-se essenciais".
Na APS os profissionais de saúde devem ser capacitados para atuar na promoção da prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável em crianças até dois anos, e também melhorar o hábito alimentar das famílias. Neste contexto, o Ministério da Saúde, visando a promoção da alimentação saudável, apresenta medidas de regulação e de controle de alimentos, como por exemplo, a Lei nº 11.265/06, que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos de puericultura correlatos e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). Qual é o objetivo da NBCAL:
Divulgar ações do Governo Federal, relacionadas à propaganda sobre aleitamento materno exclusivo.
Assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno, configurando-se como importante instrumento para o controle da publicidade indiscriminada dos alimentos e produtos de puericultura que concorrem com a amamentação.
Assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno, além de assegurar o direito à livre propaganda desses produtos de forma que haja interferência na prática do aleitamento materno.
Assegurar o direito das empresas divulgarem seus produtos de forma livre e globalizada.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, no documento Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional (2018), é um dos princípios para as ações de educação alimentar e nutricional a
equidade.
descentralização.
intersetorialidade.
universalidade.
liberdade.
Associe a primeira coluna com a segunda coluna e após assinale a alternativa que contenha a sequência correta, referente a necessidade nutricional:
1ª COLUNA
1 - Prática regular de atividade física.
2 - Acesso educação alimentar e nutricional.
3 - Alimentação saudável.
4 - Peso adequado.
2ª COLUNA
( ) Saborosa, variada, harmônica entre a quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos, naturalmente colorida, que valorize os alimentos regionais, segura do ponto de vista higiênico-sanitário e de custo acessível.
( ) Que pode ser aferido pelo acompanhamento nutricional. Por isso, é tão importante medir regularmente o peso e a estatura das crianças para saber se elas estão com o peso adequado ou não.
( ) Em seu trabalho como professor, incentive as crianças a realizarem atividades como pular corda, correr, brincar de escondeesconde e pega-pega, andar de bicicleta etc.
( ) Ou seja, acesso a informações sobre alimentação saudável, que estimulem sua autonomia na escolha dos próprios alimentos.
A sequência correta é: 2, 4, 3 e 1.
A sequência correta é: 3, 4, 1 e 2.
A sequência correta é: 3, 2, 1 e 4.
A sequência correta é: 2, 4, 1 e 3.
A sequência correta é: 2, 3, 4 e 1.
A EAN é compreendida, também, no âmbito da promoção da saúde no campo do desenvolvimento de habilidades pessoais, por meio de processos participativos e permanentes. Com isso, ela configura‑se como um dos pilares da promoção da alimentação adequada e saudável e, assim, é contemplada com uma política específica. Assinale a alternativa que apresenta essa política.
Política Nacional de Assistência Social (PNAS)
Política Nacional de Humanização (PNH)
Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)
Política Nacional de Participação Social (PNPS)
Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)
De acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Ministério da Saúde, 2013), a atenção nutricional deve fazer parte do cuidado integral na RAS, tendo a Atenção Básica como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede. A sigla mencionada, destacada em negrito, refere-se à Rede de
Apoio à Saúde.
Atenção à Saúde.
Assistência à Sociedade.
Amparo Social.
Acolhida Social.
De acordo com a Cartilha de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável: Ensino Fundamental II, sobre componentes da alimentação adequada, analisar os itens abaixo:
I. Respeito e valorização da cultura alimentar nacional e regional.
II. Adequação nutricional.
III. Acesso a recursos financeiros ou naturais, como terra e água.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e III.
Todos os itens.
Selecione a alternativa que aponta a diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Ministério da Saúde, 2013) que se relaciona diretamente à citação: “As ações de prevenção das carências nutricionais específicas, por meio da suplementação de micronutrientes (ferro, vitamina A, dentre outros), serão de responsabilidade dos serviços de Atenção Básica, em acordo com o disposto nas normas técnicas dos programas de suplementação”.
Controle e regulação de alimentos.
Organização da atenção nutricional.
Participação e controle social.
Promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis.
Prevenção e cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.
Em observância aos princípios do SUS, os gestores de saúde nas três esferas atuam no sentido de viabilizar o alcance do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (MS, 2013). Assim, a elaboração do plano de ação dentro dos instrumentos de planejamento e gestão para implementação da PNAN, considerando as questões prioritárias e as especificidades regionais de forma contínua e articulada com o Plano Nacional de Saúde e instrumentos de planejamento e pactuação do SUS, é de responsabilidade
do ministério da gestão e inovação em serviços públicos.
das secretarias estaduais da saúde.
da secretaria do distrito federal.
das secretarias estaduais e do distrito federal.
do ministério da saúde.
Acerca dos conceitos que envolvem a saúde e a nutrição, julgue as alternativas abaixo:
I.Entende-se por nutrição a relação existente entre os alimentos que ingerimos e a saúde e bem-estar do nosso corpo.
II.Uma nutrição otimizada significa que todos os nutrientes necessários são fornecidos pela alimentação em quantidades ótimas e utilizados para o funcionamento saudável dos processos do corpo.
III.Saúde é meramente a ausência de doença física, independente do estado de total bem-estar mental e social.
É CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Sobre a Segurança Alimentar e Nutricional assinale a alternativa correta:
É a realização do direito de todos a ter acesso de forma irregular e permanente a alimentos de boa qualidade, em quantidade insuficiente para manter a saúde, tendo como base práticas que respeitem a cultura alimentar regional e que sejam social, econômica, cultural e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, como saúde, educação, moradia e trabalho.
É a realização do direito de todos a ter acesso de forma regular e permanente a alimentos de baixa qualidade, em quantidade suficiente para manter a saúde, tendo como base práticas que respeitem a cultura alimentar federal e que sejam social, econômica, cultural e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, como saúde, educação, moradia e trabalho.
É a realização do direito de todos a ter acesso de forma regular e permanente a alimentos de boa qualidade, em quantidade suficiente para manter a saúde, tendo como base práticas que respeitem a cultura alimentar regional e que sejam social, econômica, cultural e ambientalmente sustentáveis, comprometendo e impossibilitando o acesso a outras necessidades essenciais, como saúde, educação, moradia e trabalho.
No Brasil não possuímos nenhuma política pública nutricional e de segurança alimentar, devido o tamanho do território brasileiro e suas diferenças culturais e regionais. Cada região formula sua organização alimentar de acordo com a sua população.
É a realização do direito de todos a ter acesso de forma regular e permanente a alimentos de boa qualidade, em quantidade suficiente para manter a saúde, tendo como base práticas que respeitem a cultura alimentar regional e que sejam social, econômica, cultural e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, como saúde, educação, moradia e trabalho.
A definição a seguir diz respeito a qual conceito importante na segurança alimentar e necessidade nutricional?
“Caracteriza-se pela deficiência de nutrientes e pode ser causada pela ingestão insuficiente de alimentos (fome). As consequências mais comuns em crianças são o crescimento inadequado e a dificuldade de aprendizado”.
Assinale a alternativa correta.
Conceito de saúde.
Conceito de hipervitaminose.
Conceito de desnutrição.
Conceito de doença diarreica.
Conceito de obesidade.
No Brasil, na década de 1970, os setores da Agricultura, Abastecimento, Economia e Saúde idealizaram um sistema de informação relevante, utilizando-se de inquéritos e pesquisas, para subsidiar as ações governamentais. Dessa forma, o Ministério da Saúde instituiu o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Nesse sentido, marque a opção CORRETA que indica a(s) Portaria(s) que instituiu(ram) tal sistema no Brasil.
Portarias nº 79 e nº 80, de 16 de outubro de 1990.
Portaria nº 80, de 16 de outubro de 1990.
Portaria nº 1.156, de 31 de agosto de 1990.
Portaria nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
Portaria nº 710, de 10 de junho de 1990.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição –PNAN (Brasil, 2013) indica que a alimentação adequada e saudável é aquela que é equilibrada quanto aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos e o uso sustentável do meio ambiente. Portanto, deve estar de acordo com cada fase da vida, atender às especificidades culturais, considerando sexo, raça e etnia, acessibilidade, prezando pela harmonia entre quantidade e qualidade produzida de forma sustentável e com o mínimo possível de agentes contaminantes. É correto afirmar:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das importantes estratégias implementadas para se assegurar tanto o direito à alimentação, quanto o direito à educação. O PNAE tem como um de seus objetivos contribuir para o crescimento, a aprendizagem e a formação de boas práticas alimentares dos alunos, favorecendo a permanência na escola e a melhoria do desempenho escola.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2020), em comparação com os últimos resultados, em 2019 os adultos de 20 anos ou mais de idade, apresentaram uma baixa prevalência de peso (60,0% nos homens e 63,3% nas mulheres).
A partir do ano 2005, políticas mundiais de colaboração entre os países, dentre eles o Brasil, juntaram-se às Nações Unidas em compromissos para erradicação da pobreza e da fome, como exemplo, a iniciativa dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”.
Unidades Federativas possuem CAISAN, CONSEA, não fizeram a adesão ao SISAN.
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é um programa de adesão voluntária às empresas, estruturado numa parceria entre Governo, empresa e trabalhador e tem como unidade gestora o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho.