

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Há anos, o Brasil se destaca no cenário mundial como o maior produtor e exportador de café. O principal destino do café produzido no Brasil é
a Alemanha.
os Estados Unidos.
a Itália.
o Japão.
O cultivo de feijão tem sido uma importante alternativa em diferentes regiões do país, como forma de rotação de culturas, agregando renda às propriedades rurais, entre outros aspectos. Referente à cultura do feijão, analise as assertivas a seguir:
I. Os dois nutrientes mais exigidos pela cultura são o nitrogênio e o potássio, respectivamente.
II. A antracnose é a principal doença foliar que acomete a cultura.
III. Altas temperaturas associadas a baixa disponibilidade de água no solo levam ao aborto de flores e legumes, comprometendo significativamente a produtividade.
IV. Os dois períodos de maior demanda de potássio pela planta são o florescimento e o início da formação de vagens.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
Para escolha de cultivares de feijão caupi deve-se considerar o ciclo de desenvolvimento destes, pois a escolha incorreta do material em relação à época de semeadura (abril a junho) pode gerar perdas significativas devido à ocorrência de condições climáticas adversas em momentos críticos na cultura.
-
Por essa razão, o conhecimento do ciclo das variedades disponíveis no mercado é de suma importância, sendo assim variedades superprecoce, precoce e média apresentam em média, respectivamente, quantos dias?
45 / 46-55 / 56-68.
50 / 51-60 / 61-75.
60 / 61-70 / 71-90.
70 / 71-80 / 81-95.
80 / 81-90 / 91-110.
O plantio de milho para produção de silagem é uma grande alternativa de fornecimento volumoso para o gado devido à sua boa composição bromatológica. No entanto, a escolha certa das cultivares é muito importante, pois gera maior rendimento de matéria fresca do que os híbridos destinados a produção de grãos.
-
Quais características agronômicas devem ser consideradas na escolha de cultivares para produção de silagem quanto à produção de matéria seca (t/ha) e qual a janela de colheita (em dias)?
55 e 20.
35 e 18.
105 e 20.
35 e 8.
55 e 10.
Considere que um olericultor dispõe, em sua propriedade, de 3 600m² de área na qual pretende cultivar abóbora híbrida do tipo Tetsukabuto SK, empregando um espaçamento de 3,0 x 2,0 m. Recomenda-se o plantio obedecendo à proporção de 8 covas de abóbora Tetsukabuto para 1 cova de uma variedade polinizadora.
O total de covas a serem plantadas na área com a abóbora Tetsukabuto será de, aproximadamente,
435 covas.
466 covas.
533 covas.
586 covas.
Na agroecologia, a preservação e ampliação da biodiversidade dos agroecossistemas é o primeiro princípio utilizado para produzir autorregulação e sustentabilidade. Quando a biodiversidade é restituída aos agroecossistemas, numerosas e complexas interações passam a estabelecer-se entre o solo, as plantas e os animais. Como efeitos da preservação e ampliação da biodiversidade e das interações, pode-se citar:
I. A formação de uma cobertura vegetal contínua para a proteção e conservação do solo e dos recursos hídricos.
II. A produção constante de alimentos, variedade na dieta alimentar e produção de alimentos e outros produtos para o mercado.
III. Maior competição pelos recursos locais, especialmente por nutrientes, havendo a necessidade de aplicação de insumos externos.
IV. Potencialização da ocorrência de pragas e doenças devido à manutenção dos restos culturais na superfície do solo, havendo a necessidade de utilização de insumos para o controle fitossanitário.
É CORRETO o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Um sistema de produção deve enfatizar a sustentabilidade a longo prazo e não a produtividade a curto prazo. Nesse sentido, indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Reduzir o uso de energia e recursos e regular a entrada total de energia de modo que a relação entre saídas e entradas (output/input) seja baixa.
( ) Reduzir as perdas de nutrientes detendo a lixiviação, o escorrimento e a erosão, e melhorando a reciclagem de nutrientes.
( ) Sustentar um excedente bruto desejável, utilizando os recursos naturais, mas minimizando a degradação do solo.
( ) Reduzir custos e aumentar a eficiência e a viabilidade econômica das pequenas e médias unidades de produção agrícola, promovendo, assim, um sistema agrícola potencialmente resiliente.
V – F – F – V
V – V – V – F
F – V – F – F
V – F – V – V
F – V – F – V
Com relação a agricultura conservacionista, é correto afirmar que:
A agricultura sustentável é definida como uma atividade capaz de ser realizada a curto prazo ou período, mas esgotando apenas os recursos químicos dos solos, pois esses poderão ser recompostos e equilibrados por práticas de adubação.
A agricultura conservacionista é somente a redução do preparo mecânico do solo com as arações e gradagens ao longo de muitos anos.
O sistema de cultivo mínimo é caracterizado pelo revolvimento do solo em área total com o auxílio do arado de disco e das grades niveladoras, eliminando ecologicamente as plantas daninhas, expondo a macroorganismos insetos pragas e fitopatógenos a ação solar.
A agricultura conservacionista é um sistema de práticas agronômicas desenvolvidas com o intuito de aumentar a produção de alimentos, sem comprometer a sustentabilidade dos agroecossistemas, inclui neste contexto preparo reduzido do solo, a semeadura direta, a cobertura orgânica e permanente do solo por palhada e rotações de culturas e adubação verde.
O sistema de cultivo mínimo é caracterizado pelo revolvimento localizado somente no sulco de semeadura para deposição de sementes, o emprego intrínseco da adubação verde, da rotação de culturas, do manejo integrado de plantas daninhas, de doenças e de pragas nas culturas cultivadas.
Qual é a produtividade da cultura de milho após a média de 50 amostragens na lavoura indicar a massa de 100 grãos igual a 30 g (13% de umidade), população de 65 mil plantas por hectare e número de fileiras por espiga e de grãos na fileira igual a 20 e 30, respectivamente?
9.700 kg ha-1.
10.700 kg ha-1.
11.700 kg ha-1.
12.700 kg ha-1.
Qual é a quantidade aproximada de sementes (kg ha-1) de soja utilizada na semeadura de um local no qual deseja-se uma população de 280.000 plantas por hectare no espaçamento de 0,50 m e a cultivar apresenta massa de 1000 grãos igual a 200 gramas e germinação de 90%?
62,0.
72,8.
74,0.
76,0.
Referente às culturas de inverno, como o trigo, a cevada, o centeio, analise as assertivas a seguir:
I. Geadas precoces têm o mesmo efeito danoso sobre as culturas do que geadas tardias.
II. A ausência de frio reduz a emissão de perfilhos nessas culturas.
III. Um dos principais problemas no quadro de doenças da parte aérea é a Giberela, que além de reduzir a produtividade, também impacta a qualidade do produto.
IV. Assim como o trigo, para a cevada, quanto maior o teor de proteína no grão, melhor será a conversão do amido do grão no processo de produção de cerveja.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Em relação ao plantio direto, é CORRETO afirmar:
Com o avanço da adoção e conhecimentos acerca do sistema, o plantio direto passou a ser tratado sob o enfoque sistêmico, denominado de sistema plantio direto (SPD).
O plantio direto propiciou a ocorrência de inter-relações complexas no sistema, dificultando sua adoção.
SPD é um conceito mais amplo, fundamentado na rotação de culturas, na cobertura permanente do solo e na mínima mobilização do solo, restrita apenas à linha de semeadura.
As alternativas A e C estão corretas.
As alternativas A e B estão corretas.
Sobre a caracterização da aptidão agrícola da propriedade, considera-se como restrita a:
Classe I.
Classe II.
Classe III.
Classe IV.
A baixa incorporação de avanços tecnológicos e de inovação na produção de frutos na região amazônica impacta diretamente na integração do agroextrativismo com a cadeia de produção agroindustrial. Considerando as características da produção da castanha-do-pará (Bertholletia excelsa) no Norte do Brasil, atribui-se algumas ações essenciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva na região. Assinale a afirmação correta:
Incentivo aos princípios do empreendedorismo e da bioeconomia a fim de ampliar as oportunidades de negócios para os agroextrativistas.
Ampliação dos investimentos em pesquisas para a criação de tecnologias capazes de aumentar a produtividade do trabalho no período da colheita.
Substituição do uso do fogo na limpeza dos sub-bosques dos castanhais e o raleamento de árvores mais velhas e menos produtivas para melhorar as condições de clareiras a fim de promover a germinação de novos a geração de novos propágulos.
Ampliação dos mecanismos de defesa dos territórios produtivos e o reconhecimento do direito de uso das populações tradicionais.
Difusão e incentivo para a adoção de práticas de manejo sustentável das áreas produtivas com tecnologias adaptáveis às condições objetivas das famílias que vivem nos territórios produtivos.
Sobre a adubação verde, assinale a afirmativa INCORRETA.
A manutenção da cobertura vegetal promovida por esta técnica permite uma retenção mais eficiente da água na superfície do solo, além de reduzir a oscilação térmica na camada superficial, uma vez que, devido aos aumentos na porosidade e agregação do solo, a tendência de uma área protegida por cobertura vegetal é possuir uma maior taxa de infiltração de água.
Esta é uma técnica importada de agricultores dos países baixos; consiste na utilização de fertilizantes e corretivos de empresas certificadas com “selo verde” via ISO-14.000. Sua grande desvantagem em relação aos demais métodos é que propicia grandes perdas de nitrogênio pelo sistema radicular das plantas, assim como uma piora nas características físicas, químicas e biológicas do solo.
A principal desvantagem da adubação verde do tipo “primavera/verão em cultivo solteiro” está na ocupação de áreas agrícolas durante um período em que são cultivadas plantas de interesse econômico. Uma alternativa para esse problema seria o plantio de leguminosas em glebas em pousio na propriedade, deixando-se as outras partes para as culturas comerciais. No ano posterior, pode ser realizada uma rotação.
A presença de material orgânico fornecido por esta técnica favorece a atividade dos organismos do solo, já que seus resíduos servem como uma fonte de energia e nutrientes. Além disso, a manutenção da cobertura vegetal permite reduzir as oscilações térmica e de umidade, criando condições que favoreçam o desenvolvimento dos organismos do solo. Por sua vez, a maior atividade biológica do solo aumenta a reciclagem de nutrientes, o que permite, inclusive, um melhor aproveitamento dos fertilizantes aplicados ao solo.
Analise as seguintes afirmações sobre o sistema de plantio direto (SPD):
I - A rotação de culturas, juntamente com a cobertura permanente e o mínimo revolvimento do solo, compõem os princípios básicos do sistema de plantio direto (SPD).
II - A mobilização do solo no sistema de plantio direto se restringe ao local de deposição das sementes e dos fertilizantes quando for o caso.
III - O termo “plantio direto” ou “semeadura direta” expressa simplesmente o ato de depositar no solo sementes, plantas ou partes de plantas na ausência de mobilização de solo por aração, escarificação e gradagem, e manutenção dos resíduos culturais na superfície do solo.
IV - Entre os benefícios do SPD, podemos destacar a minimização da erosão, melhoria nas características físicas, químicas e biológicas do solo, redução da quantidade de operações mecanizadas, além de permitir maior expressão do potencial genético das culturas, entre outros benefícios.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas a afirmação I está incorreta.
Apenas a afirmação II está incorreta.
Apenas a afirmação III está incorreta.
Apenas a afirmação IV está incorreta.
Todas as alternativas estão corretas.
A conceituação feita por Lefort (1990),compreende como inovação aquilo que é percebido como novo, desmistificando a ideia de que inovação tecnológica refere-se apenas à “tecnologia de ponta”, aos avanços da ciência no momento histórico ao qual se vive. Logo, as discussões em torno da difusão de tecnologias a agricultores familiares questionam se as tecnologias difundidas são apropriadas aos seus sistemas de produção. O processo de difusão de tecnologias pressupões uma interação entre os sujeitos que se apoiam em múltiplos fatores e na comunicação. O autor citado distingue algumas etapas no processo de adoção de inovações na agricultura familiar. Marque a alternativa que descreve a PRIMEIRA ETAPA DESTE PROCESSO:
Adoção: Processo de decisão, no qual o agricultor decide se aceita ou rejeita (total ou parcialmente) uma inovação tecnológica, de acordo com seus próprios e decisivos critérios.
Domínio: corresponde a integração do conhecimento à prática dos agricultores e constitui uma condição “sine qua non” da perenidade e da reprodutibilidade de uma inovação.
Adaptação: As tecnologias provenientes da pesquisa ou de uma outra fonte inovadora, devem, na maioria das vezes, ser ajustadas, modificadas ou harmonizadas (ou mesmo abandonadas), segundo as condições agroecológicas econômicas que caracterizam cada meio em questão.
Compra: processo de aquisição da tecnologia que será, posteriormente, implementada pelo agricultor em sua propriedade agrícola.
Empatia: processo de conhecimento e aceitação das tecnologias, bem como quanto ao seu processo de desenvolvimento.
Complete as lacuna.
No Brasil, a sociologia rural e, consequentemente as políticas de desenvolvimento rural, tiveram influências externas, primeiramente _______________ e, posteriormente, _______________.
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
norte-americana e francesa.
chilena e russa.
chinesa e alemã.
cubana e argentina.
turca e chilena.
Os solos agrícolas das regiões subtropicais e tropicais, por estarem expostos a condições climáticas intensas, precisam de proteção contínua. A movimentação do solo e sua exposição direta à ação do clima resultam em erosão, redução dos teores de matéria orgânica e perda de nutrientes, o que leva à degradação do solo e consequente queda na produtividade agrícola. Dessa forma, os métodos de preparo do solo objetivam, de forma geral, disponibilizar quantidades suficientes de água e de nutrientes para as lavouras.
Com relação aos aspectos técnicos dos sistemas de preparo do solo, assinale a alternativa correta:
I. O Sistema de plantio direto (SPD) pode ser definido como um sistema conservacionista do solo, em que a colocação da semente é realizada em sulco ou cova em solo não revolvido, o qual deve ter largura e profundidade suficientes para a adequada cobertura e contato das sementes com a terra. Essa técnica elimina, portanto, as operações de aração, gradagens, escarificações e outros métodos convencionais de preparo do solo.
II. O emprego do sistema convencional de preparo do solo, ao longo de vários anos, poderá proporcionar a desestruturação da superfície dos solos, deixando-os mais suscetíveis ao processo de erosão e à formação de impedimentos mecânicos logo abaixo das camadas de solo movimentadas pelos equipamentos, os quais podem interferir no desenvolvimento radicular das culturas, acarretando redução na produtividade.
III.O cultivo mínimo ou reduzido do solo pode ser definido como aquele que proporciona menor número de operações que o preparo convencional, resultando em menor incorporação de resíduos vegetais, menor inversão do solo, menor custo de preparo e redução das perdas de solo e água por erosão.
IV.Considera-se como preparo conservacionista aquele que proporciona a menor mobilização possível do solo, visando a preservar sua estruturação, mantendo no mínimo 30% da superfície do solo coberta com resíduos culturais, entre o período compreendido da colheita da cultura anterior e a implantação da cultura seguinte. Assim, pode-se considerar que tanto o cultivo mínimo quanto o sistema de plantio direto, podem ser enquadrados como preparo conservacionista.
Está correto o que se afirma nas alternativas:
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Todas estão corretas.
O rendimento de grãos da cultura do milho aumenta com a densidade de plantio, devido ao aumento do número de espigas por planta e do tamanho das espigas.
Certo
Errado