

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A energia mecânica de um sistema é definida como o somatório das energias potencial, cinética e térmica dos corpos que compõem o sistema.
Certo
Errado
Um ponto material de massa m > 0 desloca-se num plano 0xy, livre da ação de forças externas, em movimento circular uniforme, com velocidade angular 1 rad/seg, a 2 m da origem, à qual está preso por um fio de massa desprezível e comprimento 2 m. Num instante t0, o ponto material encontra-se no ponto (2 ,2 ) e o fio arrebenta. Após o instante t0, o ponto percorre um movimento:
em espiral, aproximando-se da origem.
em espiral, afastando-se da origem.
retilínio uniforme sobre a reta de equação y = x.
retilínio uniforme sobre a reta de equação y = -x.
retilínio uniforme sobre a reta de equação y= 22 -X.
Observe o gráfico a seguir.

Considerando que a força varia com a posição, F = F(x) na mesma direção do movimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Se a força varia com a posição F = F(x), o trabalho realizado em um deslocamento de xi para xf é a integral entre xi e xf da função F(x).
II. Para o gráfico apresentado, o trabalho realizado é igual a área sob a curva entre xi e xf.
III. O trabalho realizado por uma força é um escalar. Somente a componente da força na direção do deslocamento realiza trabalho.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Dentre as leis do movimento de Newton, temos em uma delas a seguinte conclusão: “Força é igual a massa vezes a aceleração”. Assinale a assertiva que apresenta de forma correta qual lei de Newton se refere a tal conclusão.
1ª lei de Newton
2ª lei de Newton
3ª lei de Newton
4ª lei de Newton
A __________ Lei de Newton relaciona o conceito da aceleração, para o qual usamos o símbolo 𝑎⃗, à força. Já consideramos a aceleração como a derivada de tempo da velocidade e a segunda derivada de tempo da posição. A _________ Lei de Newton diz que as forças que dois objetos em interação exercem entre si são sempre exatamente iguais em módulo e com sentidos opostos. A __________ Lei de Newton diz que há dois estados possíveis para um objeto sem força resultante sobre ele: um objeto em repouso está em equilíbrio estático; e um objeto que se move com velocidade constante está em equilíbrio dinâmico.
As palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Terceira, Segunda, Primeira.
Segunda, Primeira, Terceira.
Segunda, Terceira, Primeira.
Terceira, Primeira, Segunda.
Primeira, Terceira, Segunda.
“É a soma da energia cinética das partículas de um corpo. Essa energia é diretamente relacionada à temperatura absoluta do corpo, medida em kelvin”’.
O conceito refere-se à:
Energia mecânica.
Energia potencial gravitacional.
Energia térmica.
Energia potencial elástica.
Energia elétrica.
Um cilindro hidráulico com diâmetro de 100 mm opera com uma pressão de 8 bar. Qual é a força que esse cilindro pode exercer?
10π kN.
8π kN.
7π kN.
2π kN.
1π kN.
Nossa vida é permeada por diversas máquinas, sendo que em Mecânica, as mesmas são consideradas como um dispositivo que altera a direção e/ou a intensidade de uma força, com o objetivo de realizar uma tarefa específica. Uma das principais características das máquinas simples é o ganho mecânico que equivale à razão entre o módulo da força aplicada à máquina e o módulo da força exercida pela máquina.
Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da Natureza − evolução e universo. São Paulo: Editora Moderna, 2020.
No caso da polia fixa (I) e da polia móvel (II), identifique corretamente quanto corresponde o ganho mecânico.
I.1, II.2.
I.6, II.1/3.
I.1/3, II.6.
I.2, II.1.
Examine a figura abaixo.

Um semicírculo metálico de massa m e raio R, submetido a uma aceleração da gravidade de módulo g, encontra-se pendurado pelas suas extremidades por dois suportes, conforme mostrado na figura acima. O semicírculo está submetido a um campo magnético de módulo B que atravessa perpendicularmente o seu plano no sentido indicado na figura. Determine o valor do módulo da corrente elétrica i que deve ser gerada através do semicírculo para que não haja tensão mecânica nos suportes e assinale a opção correta.
2.B.Rm.g.
2π.B.Rm.g.
B.Rm.g.
4.B.Rm.g.
π.B.Rm.g.
Um objeto, com o dobro da densidade da água, está inicialmente no fundo de uma piscina de 3 m de profundidade e encostado em uma das suas paredes laterais. Então, esse objeto é lançado obliquamente na direção da parede lateral oposta da piscina que está a 4 m de distância. A velocidade inicial desse objeto tem uma componente vertical de 4,9 m/s e uma componente horizontal de 1 m/s.
Com base nessa situação e considerando-se que a aceleração da gravidade é de g = 9,8 m/s², é correto afirmar que o objeto
A cairá a uma distância de 2 metros da parede lateral oposta após 2 segundos do lançamento.
sairá da água antes de cair novamente para o fundo da piscina.
cairá a uma distância de 1,5 metro da parede lateral oposta após 2 segundos do lançamento.
baterá na parede lateral oposta antes de cair no fundo da piscina.
cairá a uma distância de 2 metros da parede lateral oposta após 1 segundo do lançamento.
Um processo de determinada planta fabril pode ser representado por um modelo simplificado linear e invariante no tempo, dado pela função de transferência 𝐺(𝑠), que relaciona sua entrada 𝑢(𝑡) com sua saída 𝑦(𝑡).
O sistema encontra-se em repouso até que no instante t=0 um sinal 𝑟(𝑡) é aplicado na entrada 𝑢(𝑡).
Considere:
𝐺(𝑠) = (s+a)a, com 𝑎 > 0 .
𝑟(𝑡) = 𝑒 −𝑎𝑡, para 𝑡 ≥ 0 .
Nessas condições, a saída 𝑦(𝑡) é descrita por
𝑎 ∙ 𝑒 −2𝑎t
𝑡 ∙ 𝑒 −𝑎t
𝑎 ∙ 𝑒 −𝑎𝑡
𝑎 ∙ 𝑡 ∙ 𝑒 −𝑎t
𝑎 ∙ 𝑡 ∙ 𝑒 +𝑎t
Para os circuitos de maratonas aquáticas realizadas em mares calmos e próximos à praia, é montado um sistema de boias que determinam o trajeto a ser seguido pelos nadadores. Uma das dificuldades desse tipo de circuito é compensar os efeitos da corrente marinha. O diagrama contém o circuito em que deve ser realizada uma volta no sentido anti-horário. As quatro boias estão numeradas de 1 a 4. Existe uma corrente marinha de velocidade uc , cujo módulo é 30 metros por minuto, paralela à praia em toda a área do circuito. Nas arestas mais longas, o nadador precisará nadar na direção apontada pelos vetores un dos pontos 1 até 2 e de 3 até 4. Considere que a velocidade do nadador é de 50 metros por minuto, em relação à água, durante todo o circuito.

Nessa situação, em quantos minutos o nadador completará a prova?
42
65
72
105
120
“As leis de Newton foram publicadas pela primeira vez em 1687 por Isaac Newton (1643-1727)”. Analise as alternativas abaixo e indique a que está CORRETA quanto a esse contexto.
Um dos principais legados deixados por Isaac Newton foi a precisa explicação física para o movimento dos corpos.
A Mecânica Newtoniana mostrou-se capaz de predizer a trajetória de asteroides, mas não pode ser aplicada quanto o surgimento das marés.
Apenas duas das três leis de Newton são usadas para descrever a dinâmica dos corpos.
Em termos simples, as leis de Newton tratam de situações em que os corpos permanecem ou não em equilíbrio.
Quando um corpo está sujeito a inúmeras forças que se cancelam, dizemos que ele se encontra em desequilíbrio estático ou dinâmico.
Um cilindro maciço, de 1m de raio, 10kg de massa e momento de inércia em relação ao seu centro de massa igual a 5kgm², é abandonado, do repouso, sobre uma superfície que faz 30° com a horizontal. No instante do abandono, é aplicado ao cilindro um momento igual a 20Nm, no sentido contrário ao movimento de descida do cilindro.
Sabendo que os coeficientes de atrito entre o cilindro e a superfície são iguais a 0,1 e 0,2, sobre o tipo de movimento do cilindro e a aceleração linear, em m/s², envolvida, é correto afirmar que
Dados: considere g = 10 m/s² e 3 ≅ 1,7.
o cilindro rola sem deslizar, sendo o módulo da aceleração linear igual a 2.
o cilindro rola sem deslizar, sendo o módulo da aceleração linear igual a 4,15.
o cilindro rola com deslizamento, sendo o módulo da aceleração linear igual a 4,15.
o cilindro rola com deslizamento, sendo o módulo da aceleração linear igual a 2.
o cilindro apenas desliza sem rolar, sendo o módulo da aceleração linear igual a 2.
Um sistema de multiplicação de força exige o emprego de polias para redirecionar e dividir forças e é o ângulo formado entre as cordas, uma vez que essas polias estão fixas ao sistema elas não acompanham a carga, apenas desviam a força. O sistema "T" é um tipo de sistema multiplicador de força onde as polias se movem em sentido inverso, proporcionando vantagem mecânica de qualquer tipo de classe. A respeito do funcionamento do sistema "T", assinale a alternativa correta.
Passo 2: a tensão "T" é igual em ambos os lados da polia, isto é, se uma polia entra um cabo com uma tensão igual a "T", esta sairá com idêntica tensão.
Passo 3: As tensões são divididos no vértice de cada polia, devido ao "efeito de polia". A polia suporta T=T/T.
Passo 4: Sempre iniciar a contagem do número de "T" a partir da extremidade de cada polipasto, ou seja, a partir da extremidade iguais a carga.
Passo 1: a tensão "T" será sempre um. "T" representa a tensão que apenas uma pessoa da equipe pode aplicar a uma carga.
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, em uma determinada situação de combate a incêndio, deve acertar a fonte das chamas a uma distância horizontal de 60 metros. O alvo está a uma altura de 35 metros acima do nível da saída do jato de água. A inclinação do jato de água em relação ao solo forma um ângulo de tal forma que o 𝐬𝐢𝐧 𝜽 = 𝟎, 𝟖 e o 𝐜𝐨𝐬 𝜽 = 𝟎, 𝟔. Considerando o jato de água como um ponto material, calcule a velocidade inicial com que o jato deve sair da mangueira para que atinja o seu alvo. (Utilize ![]()
5 m/s.
225 m/s.
430 m/s.
3100 m/s.
25 m/s.
Observe o comportamento de uma maçã na água doce:

A maçã flutua na água porque
a densidade da água é menor que a da maçã.
o empuxo do líquido é menor que o peso da maçã.
a densidade da maçã é menor que a da água.
o empuxo da maçã é maior que o peso da água.
a maçã tem maiores empuxo e densidade que a água.
Cinco cubos de arestas respectivamente a1, = 1.0cm:; a2 =1.2cm; a3 =1.4cm, a4 =1.6cm; e a5, =1.8cm, e densidades, respectivamente, p1: =0.9g/cm3; p2=0.7g/cm3; p3,=0.5g/cm3 ; p4,=0.3g/cm3; e P5 =0.1g/cm3; são colocadas num recipiente com água, de forma que não se toquem e flutuem. Desses cubos, o que ficará com maior volume submerso será o de aresta:
a1= 1.0 cm
a2 =1,2cm
a3= 1,4cm
a4= 1.6cm
a5= 1.8cm
Caso alguém suba, em velocidade constante, por uma corda presa ao teto, a intensidade da força média com que essa pessoa puxa a corda
será maior que a da força peso.
será igual a da força peso.
será menor que a da força peso.
irá variar de acordo com a distância entre a pessoa e o chão.
não dependerá da massa da pessoa.
Para estudar a conservação da quantidade de movimento, um professor de Física leva seus estudantes para o lago de Palmas. O estudante A, de massa M é colocado sobre uma prancha leve e plana de massa desprezível, enquanto que a estudante B, de massa m é colocada sobre outra prancha idêntica de frente para o primeiro estudante. Ambos flutuam sobre o lago e, inicialmente, eles estão de mãos dadas. Ao comando do professor os estudantes aplicam forças na direção contrária de modo que A empurra B e B empurra A. Desconsiderando-se o arrasto da prancha com a água, bem como a resistência do ar, pode-se afirmar que:
A quantidade de movimento se conserva e ambos se deslocam em direções opostas sendo que a velocidade do estudante A, em módulo, émM vezes a velocidade da estudante B.
A quantidade de movimento não se conserva e ambos se deslocam em direções opostas sendo que a velocidade do estudante A, em módulo, é Mm vezes a velocidade da estudante B.
A quantidade de movimento se conserva e ambos se deslocam em direções opostas sendo que a velocidade do estudante A, em módulo, éMm vezes a velocidade da estudante B.
A quantidade de movimento se conserva e ambos se deslocam na mesma direção com a mesma velocidade.
A quantidade de movimento se conserva e ambos se deslocam em direções opostas sendo que a velocidade do estudante B, em módulo, éMm vezes a velocidade da estudante A.