Questões de Concurso sobre Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei 9.503/1997)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.493 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Lei nº 9.503/1997, o uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:


I.O condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa à noite.

II.O condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver estacionado próximo a escolas e hospitais.

III.O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações quando a regulamentação da via assim o determinar.


Estão CORRETOS:


A

Os itens I e II.


B

Somente o item II.


C

Os itens I, II e III.


D

Os itens I, e III.

Respeitadas as normas de circulação, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerando o art. 29, os veículos que se deslocam sobre trilhos terão sobre os demais


A

preferência de passagem.


B

prioridade de passagem.


C

intenção de passagem.


D

proibição de passagem.


E

interdição de passagem.

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB define ilha como obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em:


A

uma lotação.


B

um logradouro.


C

uma interseção.


D

um lote lindeiro.


E

uma via rural.

Considerando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e suas alterações, são algumas das inovações legislativas trazidas pela Lei nº 14.599/2023 ao Código de Trânsito Brasileiro:


I. Estabelecer modelo padrão de coleta de informações sobre as ocorrências de sinistros de trânsito e as estatísticas de trânsito.

II. Promover, em conjunto com os órgãos competentes do Ministério da Educação, de acordo com as diretrizes do Contran, a elaboração e a implementação de programas de educação de trânsito nos estabelecimentos de ensino.

III. Organizar e manter o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest).

IV. Efetuar levantamento dos locais de sinistros de trânsito e dos serviços de atendimento, socorro e salvamento de vítimas.

V. Promover e participar de projetos e programas de educação e segurança, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Contran.


Está correto o que se afirma em


A

I, II, III, IV e V.


B

I, III e IV, apenas.


C

II, III e V, apenas.


D

II, IV e V, apenas.


E

I, II, III e IV, apenas.

Assinale uma infração considerada crime de trânsito.


A

Deixar de sinalizar qualquer obstáculo à livre circulação, à segurança de veículo e pedestres, tanto no leito da via terrestre como na calçada, ou obstaculizar a via indevidamente.


B

Transportar em veículo destinado ao transporte de passageiros carga excedente em desacordo com o estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro.


C

Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano.


D

Deixar de manter acesas, à noite, as luzes de posição, quando o veículo estiver parado, para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

Dadas abaixo as penalidades que podem ser aplicadas pela autoridade de trânsito, de acordo com o Art. 256 do CTB, estão corretas:


I – advertência por escrito;

II – multa;

III – suspensão do direito de dirigir;

IV – apreensão do veículo;

V – cassação da Carteira Nacional de Habilitação;

VI – cassação da Permissão para Dirigir;

VII – frequência obrigatória em curso de reciclagem;


A

Todas estão corretas.


B

I, II, III, IV, V e VI.


C

I, II, III, V, VI e VII.


D

II, III, IV, V, VI e VII.


E

I, II, III, IV, V e VII.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Constitui infração grave dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo.

II. Dirigir veículo sem usar lentes corretoras de visão, aparelho auxiliar de audição, de prótese física ou as adaptações do veículo impostas por ocasião da concessão ou da renovação da licença para conduzir constitui infração grave.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Na hipótese do infrator declarar pelo sistema de notificação eletrônica a opção por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, o pagamento da multa poderá ser efetuado por


A

60% do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento do prazo de pagamento da multa, mesmo que a adesão ao sistema tenha sido realizada após o correspondente envio da notificação da autuação.


B

50% do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento do prazo de pagamento da multa, desde que a adesão ao sistema tenha sido realizada antes do correspondente envio da notificação da autuação.


C

70% do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento do prazo de pagamento da multa, desde que a adesão ao sistema tenha sido realizada antes do correspondente envio da notificação da autuação.


D

70% do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento do prazo de pagamento da multa, mesmo que a adesão ao sistema tenha s do realizada após o correspondente envio da notificação da autuação.


E

60% do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento do prazo de pagamento da multa, desde que a adesão ao sistema tenha sido realizada antes do correspondente envio da notificação da autuação.

Os veículos classificam-se em, quanto à espécie, relativo aos considerados mistos (art. 96, II, c, CTB):


A

camioneta; utilitário; semi-reboque; carroça; carro-de-mão


B

camioneta; utilitário; outros


C

camioneta; utilitário; caminhonete; caminhão


D

camioneta; utilitário; triciclo


E

camioneta; utilitário; quadriciclo

Um condutor estava trafegando por uma rodovia de pista dupla, conduzindo uma camioneta e não encontrou sinalização que regulamentasse a velocidade máxima permitida para essa rodovia. Nesse caso, de acordo com o art. 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a velocidade máxima permitida para essa via é de


A

80 km/h.


B

90 km/h.


C

100 km/h.


D

110 km/h.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro: “Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino” (Art. 27, CTB). O motorista que tiver seu veículo imobilizado na via por falta de combustível, cometerá uma infração de natureza


A

grave, devendo ser multado e ter seu veículo retido.


B

leve, devendo ser multado e ter seu veículo removido.


C

média, devendo ser multado e ter seu veículo removido.


D

leve, devendo ser advertido verbalmente e ter seu veículo retido.


E

média, devendo ser advertido verbalmente e ter seu veículo retido.

O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com base no CTB, analise as seguintes afirmativas:


I. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

II. Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.

III. Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem, no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela, nos demais casos, o que vier pela esquerda do condutor.


Está CORRETO o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Sobre as infrações de trânsito, é correto afirmar que o Código de Trânsito Brasileiro as classifica como leves, médias, graves e gravíssimas. Essa classificação leva em conta o risco que a infração apresenta para os demais e para o próprio condutor.

II. As infrações leves são aquelas que o Código de trânsito Brasileiro entende como as que causam situações de menor risco no trânsito, como dirigir com o braço para o lado de fora da janela.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

São circunstâncias que sempre agravam as penalidades dos crimes de trânsito ter o condutor do veículo cometido a infração:


I.Com dano potencial para duas ou mais pessoas ou com grande risco de grave dano patrimonial a terceiros.

II.Utilizando o veículo sem placas, com placas falsas ou adulteradas.

III.Possuindo Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação.

IV.Com Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação de categoria diferente da do veículo.


Estão CORRETOS, apenas:


A

Os itens I, II e IV.


B

Os itens III e IV.


C

Os itens I e IV.


D

Os itens II, III e IV.


E

Os itens I, II, III e IV.

Os veículos classificam-se em, quanto à categoria:


A

oficial; de representação diplomática; particular; de aluguel; de aprendizagem, somente


B

oficial; de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro, somente


C

oficial, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro; particular; de aluguel; de aprendizagem, somente


D

oficial; de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro; particular; de aluguel; de aprendizagem


E

de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro; particular; de aluguel; de aprendizagem, somente

Entre as infrações de trânsito descritas abaixo, assinalar a que o Código de Trânsito Brasileiro classifica como uma infração gravíssima:


A

Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança.


B

Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança.


C

Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.


D

Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes.

Ao usar qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via, sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre ela, de acordo com o artigo 253-A do CTB, o condutor terá cometido uma infração gravíssima com uma penalidade de


A

multa (vinte vezes) R$ 5.869,40 e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.


B

multa (quinze vezes) R$ 4.402,05 e suspensão do direito de dirigir por 6 (seis) meses.


C

multa (dez vezes) R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 3 (três) meses.


D

multa (sete vezes) R$ 2.054,29 e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.


E

multa (cinco vezes) R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro vigente, a parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou ao estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim, é chamada de:


A

Refúgio.


B

Ciclovia.


C

Acostamento.


D

Área de espera.


E

Bordo da pista.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dentre os objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito, está estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas, EXCETO:


A

A fluidez.


B

A insegurança.


C

Ao conforto.


D

A defesa ambiental.


E

A educação para o trânsito.

   
Gerar simulado