Questões de Concurso sobre Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica - CNE/CEB

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
160 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Mauri (In: Coll, 1999, cap. 4) aborda a aprendizagem escolar e como os alunos aprendem na perspectiva construtivista, bem como o trabalho docente com vista ao desenvolvimento de conteúdos para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Na mesma perspectiva de Mauri, Onrubia (In: Coll, 1999, cap. 5) ressalta a relevância de ensinar, ajudar, ajustar, dar assistência na zona de desenvolvimento proximal dos alunos. Os aspectos levantados pelos autores são de extrema importância quando pensamos na avaliação, perguntando-nos: por que os alunos não aprendem? A esse respeito, Hoffmann propõe a avaliação enquanto relação dialógica na construção do conhecimento, privilegiando a feição de mediação sobre a de informação na avaliação do aluno e buscando a compreensão da prática avaliativa dos professores. Ao abordarmos a avaliação da aprendizagem, devemos nos reportar à legislação, mais especificamente, ao art. 32, da Resolução CNE/CEB nº 07/2010, o qual corrobora essa visão de mediação ao estabelecer que a avaliação dos alunos, como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, “é redimensionadora da ação pedagógica” e “deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser


A

aplicada ao final de cada unidade”.


B

comparativa, classificatória e diária”.


C

contínua, cumulativa e diagnóstica”.


D

síntese da auto e da heteroavaliação”.


E

baseada em itens objetivos e dissertativos”.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. Em relação ao Saeb, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, por meio de provas e questionários aplicados periodicamente pelo Inep.

( ) As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

( ) Em 2005, o Saeb foi composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil.

( ) Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi incorporada ao Saeb para melhor aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática.

( ) Em 2017, não só as escolas públicas do ensino fundamental, mas também as de ensino médio, públicas e privadas, passaram a ter resultados no Saeb e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

( ) Em 2019, as siglas ANA, Aneb e Anresc deixarão de existir, e todas as avaliações passarão a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A
F – F – F – F – F – F.

B

F – V – V – V – V – F.


C

V – V – F – V – F – V.


D

V – F – V – F – V – V.


E

V – V – V – V – V – V.

Segundo a Resolução CNE/CEB n° 5, de 17/12/2009, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixo(s) norteador(es)


A

o brincar e o cuidar.


B

as interações e a brincadeira.


C

as áreas do conhecimento.


D

a idade das crianças.

“Art. 47 - § 1º A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual.”

A dimensão da avaliação contemplada no fragmento acima, que compõe a Resolução nº 04/2010 do Conselho Nacional de Educação em Câmara de Educação Básica, é a:


A
avaliação institucional interna

B
avaliação de Redes da Educação Básica

C
avaliação da aprendizagem

D
avaliação institucional externa

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, instituídas pela Resolução 2/12 do Conselho Nacional de Educação, o currículo do Ensino Médio deve ser dividido em quatro grandes áreas. São elas:


A

Linguagens, Matemática, Filosofia e Sociologia.


B

Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.


C

Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e História.


D

Linguagens, Ciências da Natureza, Filosofia e Sociologia.


E

Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Sociologia.

São compromissos do Conselho Nacional de Educação – CNE, EXCETO:


A

Consolidar a identidade do Conselho Nacional de Educação como Entidade do Governo.


B

Participar do esforço nacional comprometido com a qualidade social da educação brasileira, cujo foco incide na escola da diversidade.


C

Articular e Integrar num diálogo permanente, as Câmaras de educação básica e de educação superior, correspondendo às exigências de um Sistema Nacional de Educação que, ultrapasse barreiras burocráticas, mediante prática orgânica e unitária.


D

Consolidar a estrutura e diversificar o funcionamento do CNE.


E

Instaurar um diálogo efetivo, articulado e solidário, com todos os sistemas de ensino (em nível federal, estadual e municipal), em compromisso com a Política Nacional de Educação, em regime de colaboração e de cooperação.

Sobre a Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro 2010, é INCORRETO afirmar que:


A

A educação de qualidade, como um direito fundamental, é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa.


B

É dever do estado garantir a oferta do ensino fundamental público, gratuito e de qualidade, tendo como requisito básico a seleção.


C

O ensino fundamental deve comprometer-se com uma educação com qualidade social, igualmente entendida como direito humano.


D

O ensino fundamental se traduz como um direito público subjetivo de cada um e como dever do estado e da família na sua oferta a todos.

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 57, “entre os princípios definidos para a educação nacional está a valorização do profissional da educação, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental”. E, no § 1º desse artigo, afirma-se que a valorização do profissional da educação escolar vincula-se à obrigatoriedade da garantia de qualidade e ambas se associam à exigência de


A

programas de formação inicial e continuada de docentes e não docentes, no contexto dos sistemas educativos, em que se inscrevem as funções do professor.


B

políticas de gratificação do bom desempenho dos professores, correspondente aos resultados dos alunos nas avaliações externas.


C

assessoria didático-pedagógica externa, por instituição reconhecida, para assegurar desempenho eficiente dos docentes.


D

modernizar as instalações e os equipamentos das unidades escolares dos sistemas públicos, hoje, sucateados.


E

programas de educação a distância para atualização dos professores na utilização da informática.

Conforme a DCN para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução CNE/CEB n. 06/2012), são critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

A
atendimento às demandas e aos interesses sociais e políticos locais.

B
consideração das reais condições de viabilidade da proposta pedagógica.

C
possibilidade de organização curricular estruturada em disciplinas científicas.

D
existência de empresas com potencial de absorção da mão de obra técnica formada.

Segundo Parecer CNE/CP nº 003/2004, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A luta pela superação do racismo e da discriminação racial é, pois, tarefa de todo e qualquer educador, independentemente do seu pertencimento étnico-racial, crença religiosa ou posição política. O racismo, segundo o Artigo 5º da Constituição Brasileira, é crime inafiançável e isso se aplica a todos os cidadãos e instituições, inclusive, à escola.

( ) A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.

( ) A escola tem papel preponderante para eliminação das discriminações e para emancipação dos grupos discriminados, ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais, a conhecimentos avançados, indispensáveis para consolidação e concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.


A

C - C - E.


B

E - C - C.


C

C - E - E.


D

C - C - C.

Os cursos superiores de tecnologia, cursos de graduação com características especiais, obedecerão às diretrizes contidas no Parecer n° CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo. De acordo com regulamentação vigente esses cursos deverão garantir:


I. Desenvolvimento da capacidade empreendedora;

II. Compreensão do processo tecnológico, a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;

III. Formação unilateral profissionalizante técnica especializada, com finalidade exclusiva de atender as demandas de qualificação técnica e operacional de nível médio e superior;

IV. Prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;

V. Educação de Jovens e Adultos integrada ao ensino técnico e profissionalizante (PROEJA).


Considerando os incisos acima e a Resolução nº CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, assinale:


A

Apenas as questões I e II estão corretas.


B

As questões I, II e IV estão corretas.


C

Apenas as questões II e III estão corretas.


D

As questões II, III e IV estão corretas.


E

As questões I, III e V estão corretas

A Resolução CNE/CP nº 1 de 17 de junho de 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Em casos de discriminação Étnico-Racial em ambientes escolares, o documento prevê:


A

Apenas a denúncia na polícia, considerando que racismo é crime imprescritível e inafiançável, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.


B

Todos os casos deverão ser denunciados diretamente no Ministério Público e a escola deverá relatar aos pais em caso de estudante menor de idade, considerando que racismo é crime imprescritível e inafiançável, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.


C

Os casos serão tratados apenas em âmbito escolar com sanções disciplinares, conforme regimento próprio da instituição.


D

A questão será relatada aos colegiados da instituição, que deverá buscar soluções educativas de valorização e respeito à diversidade. Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.


E

Realização de atividades sócio-educativas e devidas orientações a pais e estudantes, não necessitando de denúncia, pois racismo é crime imprescritível e inafiançável, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 003/2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem ser observadas pelas instituições de ensino. Tal resolução instituiu que a Educação das Relações Étnico-Raciais deve ser explorada no(a):


A

Educação Básica, nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Média, Educação de Jovens e Adultos e Educação Superior.


B

Ensino Fundamental e Educação Média e na Educação Superior, somente.


C

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Média, somente.


D

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, somente.

A Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Ao tratar da Educação Profissional e Tecnológica, essas Diretrizes a definem como modalidade educacional que:

I. pode ser desenvolvida por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho, incluindo os programas e cursos de aprendizagem, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

II. no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais.

III. com sua organização curricular por eixo científico e cultural, fundamenta-se na identificação das tecnologias que se encontram na base de uma dada formação profissional e dos arranjos lógicos por elas constituídos.

IV. relacionada à Educação Básica, pode ser ofertada por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e de Educação Profissional Técnica de nível médio.

Assinale a alternativa CORRETA:


A

I, II,III e IV são verdadeiras.


B

Somente I, II e IV são verdadeiras.


C

Somente III e IV são verdadeiras.


D

Somente I e II são verdadeiras.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica elencam um conjunto de princípios que devem ser observados na formação e no preparo dos profissionais que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação, entre eles, aquele referente ao princípio da “pesquisa”, com foco central


A

no processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que ensinar requer, tanto dispor de conhecimentos e mobilizá-los para a ação, como compreender o processo de construção do conhecimento.


B

na investigação de base científica, dado o seu potencial para superar o senso comum e o pensamento mágico que muitas vezes sustentam a prática dos professores no exercício cotidiano da docência.


C

na desnaturalização das relações que os homens estabelecem com a natureza e das relações que eles estabelecem entre si, compreendendo que todos têm a capacidade de prever e intervir na natureza e na vida social.


D

nas formas como os diferentes grupos sociais, comunidades ou sociedades organizam e concebem as diferentes fases do curso da vida, assim como apreender quais tipos de educação eles projetam para os diferentes indivíduos situados em cada fase.


E

nos diferentes contextos, processos e valores morais que os grupos sociais lançam mão para educar os membros das novas gerações e garantir os processos de produção e reprodução social e cultural, em diferentes tempos históricos.

Ainda segundo a Resolução CNE/CEB nº 05/2009, as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças garantindo:


A

a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de instrumentos que meçam as habilidades necessárias e esperadas para cada faixa etária.


B

documentação específica que permita à equipe pedagógica adequar o planejamento ou reclassificar as crianças agrupando-as de acordo com seus diferentes níveis de aprendizagens.


C

a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças.


D

avaliar a necessidade de retenção do aluno no agrupamento se for o caso, de forma que não haja atraso aos demais que obtiveram rendimento necessário para prosseguirem.

Marque a alternativa que completa o texto a seguir.


Os títulos de mestres e doutores obtidos nos cursos profissionais são reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação – CNE, homologados pelo Ministro de Estado da Educação, terão validade nacional. Esses títulos são avaliados


A

pelo Ministério da Educação.


B

pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.


C

pelo Conselho Universitário.


D

pelo Conselho Nacional de Educação.


E

pelo Conselho Nacional de pós-graduação stricto sensu.

Patrícia assistiu a uma palestra sobre “Currículo na Educação Básica: a função da competência leitora e o desenvolvimento dos saberes escolares das diversas áreas de conhecimento”. Na referida ocasião, o palestrante colocou, corretamente, que de acordo com a legislação vigente, desde 2010, é obrigatória, aos seis anos de idade, a matrícula no Ensino Fundamental, havendo nele, um período dedicado à alfabetização e ao letramento, ao desenvolvimento das diversas expressões e ao aprendizado das áreas de conhecimento. Isto posto, o palestrante enfatizou que a Resolução CNE/CEB n° 07, aprovada em 14/12/2010, confirma essa colocação e define, em seu Artigo 30, que a alfabetização e o letramento devem ser assegurados


A

até o final do primeiro ano do Ensino Fundamental.


B

até o final do nono ano do Ensino Fundamental.


C

nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental.


D

nos três anos iniciais do Ensino Fundamental.


E

nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental.

A educação escolar tem por finalidade o desenvolvimento integral do aluno e, para isso, é essencial que a organização da escola esteja centrada em promover plenamente esse processo. Essa questão é abordada pela Resolução CNE/CEB n° 04/2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e a qual ressalta o respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e identitários como um princípio orientador de toda a ação educativa.


Dentre os aspectos citados, os socioemocionais mereceram destaque nos trabalhos de Vinha (1999) e na obra de Galvão (2003). Para esta última, as manifestações emocionais têm importante impacto nas dinâmicas de interação que se criam nas situações escolares, sendo relevante que o educador tenha conhecimento das funções, das características e da dinâmica das emoções comuns no cotidiano escolar, podendo, assim, propiciar


A

a aceitação das normas do regimento escolar pelos alunos.


B

a eliminação das turbulências no dia a dia da escola.


C

um clima favorável às interações.


D

o controle dos líderes das turmas.


E

o fim da indisciplina na escola.

Mariah, estudando a Resolução CNE/CEB n° 04/2010, encontrou, no Artigo 6°, a afirmação de que é necessário recuperar, para a função social da Educação Básica, a sua centralidade, que é o educando, sendo, para isso, adequado e necessário considerar, em sua inseparabilidade, as dimensões


A

do ensinar e do disciplinar


B

do educar e do aprender


C

do cuidar e do disciplinar


D

do ensinar e do aprender


E

do educar e do cuidar

   
Gerar simulado