Questões de Concurso sobre Legislação Aplicada - COFFITO

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
314 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As ações de reabilitação constituem um dos núcleos a serem desenvolvidos pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF); dessa forma, reabilitação deixa de ser uma modalidade especializada de atenção e passa a integrar intervenções em saúde na atenção primária à saúde (APS) como forma de garantir à pessoa com deficiência o acesso universal, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


C
Certo

E
Errado
O terapeuta ocupacional é o profissional da equipe NASF que deve assegurar às pessoas com deficiências físicas e (ou) intelectual que tenham acesso a diferentes serviços e oportunidades dentro da comunidade e na sociedade em geral.

C
Certo

E
Errado

A Resolução Coffito 424/2013 estabelece o Código de Ética buscando nortear o exercício da profissão. De acordo com o que está estabelecido neste código, assinale o item que corresponde a uma responsabilidade fundamental do fisioterapeuta.


A

O fisioterapeuta deve portar sua identificação profissional sempre que em exercício, exceto nos atendimentos domiciliares.


B

Não assumir responsabilidade técnica por serviço de Fisioterapia, em caráter de urgência, mesmo quando designado ou quando for o único profissional do setor.


C

Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção, salvo situações previstas em lei.


D

Avaliar sua capacidade técnica e somente aceitar atribuição ou assumir encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos.

A área social vem sendo reconhecida e normatizada pela categoria dos terapeutas ocupacionais tendo, em 2010, recebido uma resolução do COFFITO. Segundo a Resolução nº 383/2010, assinale a alternativa CORRETA:


A

Para as ações em Terapia Ocupacional, não é necessário o conhecimento da realidade da população que se acompanha.


B

A ação da Terapia Ocupacional parte do princípio de que não é necessário que haja o reconhecimento do outro como sujeito autônomo.


C

Propõem o enlace da mediação saúde-doença, utilizando-se do setting terapêutico e clínico para confrontar-se com o território, com a comunidade e os espaços cotidianos.


D

A intervenção no âmbito social prevê uma atuação embasada em saberes singulares e em ações voltadas ao individual, à cultura específica e à vida cotidiana, utilizando-se da atividade como mediadora das relações e eixo organizador da intervenção.


E

O Terapeuta Ocupacional desenvolve seu trabalho no campo social por meio de atividades como tecnologias de mediação sócio-ocupacional, desenvolvendo estratégias de pertencimento sociocultural e econômico, organizações da vida cotidiana, projetos de vida, entre outros.

Um fisioterapeuta deve seguir as normas estabelecidas no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia no exercício de sua profissão.


Ele NÃO age em conformidade com essas normas quando


A

comunica uma contravenção da qual tenha conhecimento à chefia imediata da instituição em que trabalha.


B

divulga um agradecimento emitido pelo cliente em razão do serviço prestado para promover sua imagem profissional.


C

atende um cliente que o procura espontaneamente, mesmo sabendo que ele está em tratamento com um colega fisioterapeuta.


D

mantém segredo sobre determinados fatos sigilosos dos quais tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exige o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção.

Os resultados do módulo de educação da Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) revelam que houve melhora em praticamente todos os indicadores educacionais do Brasil, entre 2016 e 2018, porém persistem as desigualdades regionais, de gênero e de cor e raça: mulheres permaneciam mais escolarizadas do que os homens, pessoas brancas tiveram indicadores educacionais melhores que os das pessoas pretas ou pardas, e as regiões Nordeste e Norte apresentaram uma taxa de analfabetismo bem mais alta e uma média de anos de estudo inferior a das regiões do Centro-Sul do País.


C
Certo

E
Errado

A Resolução COFFITO que disciplinou a especialidade profissional Terapia Ocupacional em Saúde da Família, foi a de número:


A
407 de 18 de agosto de 2011.

B
410 de 18 de dezembro de 2012.

C
425, de 08 de julho de 2016.

D
438 de 18 de setembro de 2018.

E
445 de 26 de abril de 2019.

De acordo com a PNAD-Contínua quanto ao Mercado de Trabalho Brasileiro no primeiro trimestre de 2019, as taxas de ocupação mais elevadas se referem à população jovem dos grupos etários de 14 a 17 anos de idade (44,5%) e de 18 a 24 anos de idade (27,3%). Os grupos de 25 a 39 anos de idade (11,9%), 40 a 59 anos de idade (7,5%) e o de 60 anos ou mais de idade (4,5%) ficam abaixo da taxa nacional (11,9%).


C
Certo

E
Errado

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi instituída pela Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2014, com a finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador.

Sobre as ações de saúde do trabalhador na atenção primária à saúde, é correto afirmar que


A

cabe à Atenção Primária à Saúde a identificação da relação entre o trabalho e o acidente sofrido pelo usuário.


B

cabe à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) a oferta de apoio matricial às equipes de Atenção Primária à Saúde.


C

a emissão de laudos de exame médico da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) não compete aos profissionais da Atenção Primária à Saúde.


D

o mapeamento das atividades produtivas e a identificação da rede de apoio social aos trabalhadores no território são exemplos de ações de suporte à saúde do trabalhador na Atenção Primária à Saúde.


E

a notificação dos agravos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é ato privativo dos profissionais que integram a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Considerando-se a Resolução n° 444/2014, analisar os itens abaixo:


I. Os clientes/pacientes aptos ao atendimento em grupo são aqueles com quadros crônicos, estabilizados, em condições físicas satisfatórias e que concordem ou não em participar desta modalidade de atendimento.

II. Os grupos de clientes/pacientes deverão ser organizados pelo Fisioterapeuta de modo que haja um equilíbrio entre os diversos tipos de perfil e estados de saúde.


A

Os itens I e II estão corretos.


B

Somente o item I está correto.


C

Somente o item II está correto.


D

Os itens I e II estão incorretos.

Com base na Resolução n.º 324/2007 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), julgue o próximo item no que diz respeito à atuação do Terapeuta Ocupacional na criação e no estabelecimento de espaços lúdicos em hospitais. Aponte quais as alternativas estão CORRETAS:

I A estabilização do tronco e da cabeça durante atividades lúdicas que envolvam o alcance e a manipulação de objetos promove melhora de habilidades manuais e destreza, sendo recomendada durante o atendimento de crianças com distúrbios na coordenação motora.

II A atividade lúdica constitui uma interface entre a criança e sua realidade, devendo ser estimulada como uma forma de representação e expressão dos conteúdos por ela vivenciados no ambiente hospitalar.

III A melhora da capacidade de resolução de problemas e o estabelecimento de novas relações da criança com os aspectos físicos, emocionais e socioculturais de seu contexto são objetivos terapêuticos a serem estimulados durante o ato de brincar.

Está (o) correta (s):


A
Apenas a I está correta

B
I e II estão corretas

C
I e III estão corretas

D
Todas estão corretas

A Resolução Coffito nº 482/2017 estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos - RNPF com o objetivo de garantir a suficiência em quantidade e qualidade, de adequada assistência fisioterapêutica à população. De acordo com o que está expresso nesta resolução, considere as sentenças abaixo:

I. O RNPF deve ser utilizado como parâmetro mínimo econômico e deontológico.

II. O RNPF classifica e hierarquiza procedimentos fisioterapêuticos, baseados na saúde funcional e em índices remuneratórios adequados ao exercício ético-deontológico da fisioterapia brasileira.

III. A precificação do RNPF está expressa em reais, sendo reajustada de acordo com os juros da poupança.

IV. Os valores estabelecidos no RNPF são interpretados através dos valores do Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos – CHF.

V. Os valores estabelecidos pelo RNPF não contemplam os custos operacionais médios dos procedimentos fisioterapêuticos.

Assinale a alternativa correta:


A
Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.

B
Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

C
Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.

D
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

A Resolução COFFITO nº 408 de 2011 regulamenta a atuação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional nos serviços em saúde mental. Essa atuação visa à reinserção do sujeito em sofrimento por transtorno mental e/ou uso/abuso de substâncias psicoativas. Considerando este documento, é tarefa do terapeuta ocupacional, EXCETO:


A

Preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão ou sistema da pessoa humana.


B

Prescrever tecnologia assistiva.


C

Emitir laudos, atestados e pareceres.


D

Realizar, solicitar e interpretar exame psíquico-ocupacional e exames complementares.


E

Atribuir diagnóstico do desempenho ocupacional e da função cotidiana em saúde mental.

De acordo com o Art. 15 do Capítulo III - Do relacionamento com o Cliente / Paciente / Usuário, presente no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia aprovado pela Resolução nº 424, de 08 de julho de 2013, é proibido ao fisioterapeuta, exceto:


A

abandonar o cliente/paciente/usuário em meio a tratamento, sem a garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante.


B

dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.


C

informar ao cliente/paciente/usuário quanto à consulta fisioterapêutica, diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos, objetivos do tratamento, condutas e procedimentos a serem adotados, esclarecendo-o ou o seu responsável legal.


D

inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação de cliente/paciente/usuário, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico científico, com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal.

A Resolução COFFITO nº 429, de 08 de julho de 2013, que reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, aponta a interconsulta como uma das práticas deste profissional. Sobre esta modalidade de atendimento do terapeuta ocupacional, pode-se afirmar que:


A

A interconsulta caracteriza-se pelo atendimento de pacientes encaminhados de forma indireta à Terapia Ocupacional.


B

A consultoria prestada a outros terapeutas ocupacionais de diferentes unidades, na mesma instituição, não se configura interconsulta.


C

Após acionado, o terapeuta ocupacional tem um prazo mínimo de 30 dias para realizar a interconsulta e começar o tratamento do cliente.


D

A interconsulta em Terapia Ocupacional é realizada a partir de uma solicitação contendo informações sobre o caso e a motivação do pedido.

A construção do mapa da saúde é parte integrante do processo de planejamento e se inicia com a representação geográfica da situação sanitária, construída com base em critérios epidemiológicos, demográficos, sociais, de gestão e de estrutura do sistema, na perspectiva de auxiliar o processo de identificação das necessidades de saúde da população e de análise situacional.


C
Certo

E
Errado

No que tange à assistência às pessoas com deficiência no território, o terapeuta ocupacional inserido no NASF pode contribuir para a inserção social e emancipação dessa população, por meio de diferentes estratégias, entre elas a reabilitação baseada na comunidade (RBC).


C
Certo

E
Errado

De acordo com a Resolução COFFITO Nº 423/2013, os processos éticos-disciplinares de primeira instância são processados e julgados:


A

Pela Comissão Permanente de Ética e Disciplina quando o processado for um membro efetivo ou suplente do Conselho Regional ou Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que adotará o processo e o procedimento estabelecido na presente Resolução.


B

Pelo Tribunal de Ética e Disciplina quando o processado for um membro efetivo ou suplente do Conselho Regional ou Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que adotará o processo e o procedimento estabelecido na presente Resolução.


C

Pelo Plenário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), quando o processado for um membro efetivo ou suplente do Conselho Regional ou Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que adotará o processo e o procedimento estabelecido na presente Resolução.


D

Pela Comissão Especial do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), quando o processado for um membro efetivo ou suplente do Conselho Regional ou Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que adotará o processo e o procedimento estabelecido na presente Resolução.


E

Pelo Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), quando o processado for um membro efetivo ou suplente do Conselho Regional ou Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que adotará o processo e o procedimento estabelecido na presente Resolução.

De acordo com a Resolução 423/2013, o procedimento ético-disciplinar inicia-se:


A

Mediante representação ou em decorrência de denúncia anônima.


B

Mediante representação, exclusivamente de paciente, ou em decorrência de ato fiscalizatório.


C

Mediante denúncia de paciente ou em decorrência de ato saneador.


D

Mediante denúncia de paciente ou em decorrência de ato fiscalizatório realizado por comissão de três membros do CREFITO.


E

Mediante representação de qualquer pessoa ou em decorrência de ato fiscalizatório.

As Resoluções Nº 474 e 475 do COFFITO normatizam a intervenção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional Domiciliar/Home Care. Dessa maneira, enumere as colunas abaixo:


1. Atendimento Domiciliar.

2. Internação Domiciliar.

3. Atenção Domiciliar.

4. Consulta Domiciliar.


( ) São ações desenvolvidas no domicílio, que visam a promoção da saúde, a prevenção de agravos, a recuperação funcional e os cuidados paliativos.

( ) Contato pontual do terapeuta para avaliar as demandas do paciente e da família, bem como o ambiente onde vivem, visando estabelecer um plano terapêutico.

( ) Compreende as ações educativas ou assistenciais, desenvolvidas pelo terapeuta no domicílio, direcionadas ao paciente e seus familiares.

( ) É a prestação de cuidados sistematizados de forma integral e contínua no domicílio, com oferta de tecnologia, recursos técnicos e humanos, equipamentos e materiais ao paciente.


A sequência preenchida correta é:


A

Atenção Domiciliar, Atendimento Domiciliar, Consulta Domiciliar, Internação Domiciliar.


B

Atenção Domiciliar, Consulta Domiciliar, Atendimento Domiciliar, Internação Domiciliar.


C

Atenção Domiciliar, Consulta Domiciliar, Internação Domiciliar, Atendimento Domiciliar.


D

Atendimento Domiciliar, Consulta Domiciliar, Internação Domiciliar, Atenção Domiciliar.


E

Atendimento Domiciliar, Internação Domiciliar, Consulta Domiciliar, Atenção Domiciliar.

   
Gerar simulado