Questões de Concurso sobre Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais - Lei nº 869/1952 - Página 3 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais - Lei nº 869/1952

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
96 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As decisões proferidas no processo administrativo instaurado contra servidor público do Estado de Minas Gerais serão publicadas dentro do prazo de:


A

10 (dez) dias.


B

8 (oito) dias.


C

5 (cinco) dias.


D

3 (três) dias.

Assinale a alternativa incorreta nos termos da Lei Estadual nº 869 de 05/07/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais).


A

A reintegração, que decorrerá de decisão administrativa ou sentença judiciária passada em julgado, é o ato pelo qual o funcionário demitido reingressa no serviço público, com ressarcimento dos prejuízos decorrentes do afastamento.


B

Reversão é o ato pelo qual o aposentado volte ao serviço público, após verificação, em processo, de que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.


C

As transferências, de qualquer natureza, serão feitas apenas a pedido do funcionário, atendida a conveniência do serviço respeitada sempre a habilitação profissional.


D

Será obrigatório o aproveitamento do funcionário estável em cargo, de natureza e vencimentos ou remuneração compatíveis com o anteriormente ocupado.

Segundo dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, o processo administrativo deverá ser iniciado dentro do prazo:


A

De 10 (dez) dias, contados da data da designação dos membros da comissão, e concluído no de 60 (sessenta) dias, prorrogável por igual período, a contar da data de seu início.


B

De 05 (cinco) dias, prorrogável por igual período, contados da data da publicação da designação da comissão, e concluído no de 90 (noventa) dias, a contar da data de seu início.


C

Improrrogável de 05 (cinco) dias, contados da data da publicação da designação da comissão, e concluído no de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar de seu início.


D

Improrrogável de 03 (três) dias, contados da data da designação dos membros da comissão e concluído no de 60 (sessenta) dias, a contar da data de seu início.

“Destina-se a indenizar o funcionário das despesas de viagem e de nova instalação”. Essa finalidade, prevista no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, diz respeito:


A

À ajuda de custo.


B

Às diárias.


C

Às gratificações.


D

Aos honorários.

A Lei Estadual nº 869 de 05 de julho de 1952 também é conhecida como Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais. Indique a alternativa que traz dispositivo previsto expressamente nessa norma.


A

É permitido que o servidor público retire objetos da repartição, desde que relacionados estritamente com sua atuação.


B

Reversão é o ato pelo qual o servidor exonerado retorna ao serviço público em razão de revisão no processo administrativo que determinou sua exoneração.


C

O servidor público pode administrar sociedade comercial ou exercer o comércio, desde que tal atividade seja compatível com sua jornada de trabalho.


D

O funcionário gozará, obrigatoriamente, por ano, vinte e cinco dias úteis de férias, observada a escala que for organizada de acordo com a conveniência do serviço, não sendo permitida a acumulação de férias.

A readaptação do servidor será:


A

Sempre “ex officio” e se fará nos termos do regulamento próprio.


B

Sempre a pedido e se fará nos termos da instrução normativa própria.


C

A pedido ou “ex officio” e se fará nos termos da lei.


D

A pedido e se fará nos termos da regulamentação própria.

Segundo a Lei n° 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais), o “aproveitamento” se dá quando:


A

o funcionário demitido, em razão de decisão judicial passada em julgado, reingressa no serviço público com ressarcimento dos prejuízos decorrentes do afastamento.


B

ocorre o reingresso no serviço público do funcionário em disponibilidade.


C

o aposentado reingressa no serviço público, após verificação, em processo, de que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.


D

concluído o estágio probatório do funcionário, após o período legal exigido de três anos.

Após regular processo, ficou demonstrado que não eram subsistentes os motivos que determinaram a aposentadoria de Antônio, servidor público estadual. Diante de tal situação, pode-se afirmar que:


A

A concessão da aposentadoria é ato jurídico perfeito e Antônio não está obrigado a retornar ao serviço público.


B

A concessão da aposentadoria constituiu-se em direito adquirido do servidor e Antônio não pode ser obrigado a retornar ao serviço público.


C

Será cassada a aposentadoria de Antônio se deixar de tomar posse e entrar em exercício dentro do prazo legal.


D

Será suspenso o pagamento da aposentadoria até que o servidor retorne ao exercício das funções do cargo anteriormente ocupado.

O retorno ao exercício do servidor público estadual, convocado para prestar serviço militar e que permaneceu incorporado pelo menos um ano, poderá ocorrer no prazo de:

A
Dez dias

B
Quinze dias.

C
Vinte dias.

D
Trinta dias.
Segundo o previsto no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais, ao servidor que for convocado para o serviço militar será concedido(a):

A
afastamento de suas atividades, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

B
licença com a percepção das vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração que receber na qualidade de incorporado.

C
licença sem vencimento ou remuneração, razão pela qual passará automaticamente, no ato da incorporação, para a inatividade.

D
licença com vencimento ou remuneração e demais vantagens, descontada mensalmente a importância que receber na qualidade de incorporado.

Considere as assertivas abaixo, relativamente às disposições do Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais acerca das licenças.

I. A licença para tratamento de saúde será concedida, em regra, a pedido do servidor. Na hipótese de concessão ex-officio, a autoridade concedente poderá dispensar a inspeção médica.

II. O servidor poderá obter licença por motivo de doença na pessoa do pai, mãe, filhos ou cônjuge de que não esteja legalmente separado. Provar-se-á a doença mediante inspeção médica, na forma prevista em lei.

III. Depois de dois anos de exercício, o funcionário poderá obter licença, sem vencimento ou remuneração, para tratar de interesses particulares. A licença poderá ser negada quando o afastamento do funcionário for inconveniente ao interesse do serviço.

Está INCORRETO o que se afirma em:


A
I, II e III.

B
I e II, apenas.

C
I, apenas.

D
II e III, apenas.

O requerimento de revisão do processo administrativo, previsto na Lei Estadual nº 869/1952, é dirigido:


A

À comissão revisora.


B

Ao Governador do Estado.


C

Ao Diretor de Departamento.


D

Ao Secretário Estadual que tiver proferido a decisão.

Acerca das licenças previstas no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, assinale a opção correta.

A
O servidor poderá ser licenciado por motivo de doença em pessoa de sua família.

B
Aos servidores interinos e aos em comissão será concedida licença para tratar de interesses particulares por prazo não superior a cinco anos.

C
A competência para a concessão de licença para tratamento de saúde dos servidores da Administração estadual será definida por ato próprio do Secretário de Estado da Saúde.

D
A licença dependente de inspeção médica será concedida pelo prazo fixo não superior a 180 dias. Porém, antes de findo esse prazo o servidor será submetido à nova inspeção, podendo o laudo médico concluir pela prorrogação da licença em igual período.

Assinale a alternativa correta quanto ao direito do funcionário a licença nos termos da Lei Estadual nº 869 de 05/07/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais).


A

A licença para tratamento de saúde será concedida somente a pedido do funcionário sendo dispensável a inspeção médica em caso de apresentação de laudo médico assinado por pelo menos dois especialistas.


B

O funcionário poderá gozar licença onde lhe convier, ficando obrigado a comunicar, por escrito, o seu endereço ao chefe a que estiver imediatamente subordinado.


C

Ao funcionário que for convocado para o serviço militar e outros encargos de segurança nacional, será concedida licença sem vencimento ou remuneração ou qualquer outra vantagem.


D

Depois de um ano de exercício, o funcionário poderá obter licença, sem vencimento ou remuneração, para tratar de interesses particulares, podendo se ausentar a partir da formulação do pedido de licença.

A lei Estadual nº 869 de 05/07/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais) regula as condições do provimento dos cargos públicos, os direitos e as vantagens, os deveres e responsabilidades dos funcionários civis do Estado. Diante disso, assinale a alternativa que contém apenas requisitos de provimento em cargo público exigidos pela referida lei.


A

Ter mais de dezoito anos de idade, ser brasileiro ou estrangeiro residente, ter boa conduta e ter-se habilitado previamente em concurso, exceto quando se tratar de cargos isolados do Poder Executivo.


B

Haver cumprido as obrigações militares fixadas em lei, ter boa conduta e ter-se habilitado previamente em concurso, inclusive quando se tratar de quaisquer cargos isolados.


C

Ter mais de dezesseis anos de idade, ter graduação em curso superior, ter boa conduta, estar em gozo dos direitos políticos e gozar de boa saúde devidamente comprovada por atestado médico.


D

Ser brasileiro, ter mais de dezoito anos de idade, ter boa conduta e ter-se habilitado previamente em concurso, salvo quando se tratar de cargos isolados para os quais não haja essa exigência.

Segundo as disposições do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, assinale a opção INCORRETA.

A
Os vencimentos dos cargos públicos obedecerão a padrões previamente fixados em lei.

B
Cargo público, para os efeitos do Estatuto, é o criado por lei em número certo, com a denominação própria e pago pelos cofres do Estado de Minas Gerais.

C
Os cargos são efetivos ou de carreira. São efetivos os cargos que se integram em níveis e correspondem a uma atividade específica; de carreira, os que não se podem integrar em níveis e correspondem a certa e determinada profissão.

D
Classe é um agrupamento de cargos da mesma profissão e de igual padrão de vencimento; carreira é um conjunto de classes da mesma profissão, escalonadas segundo os padrões de vencimentos.

Assinale a alternativa correta quanto à disciplina expressa da Lei Estadual nº 869 de 05/07/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais) sobre o estágio probatório.


A

Estágio probatório é o período de três anos de efetivo exercício do funcionário nomeado em virtude de concurso, e de dois anos para os demais casos.


B

Ficará sujeito a novo estágio probatório o funcionário que for nomeado para outro cargo público, ainda que tenha adquirido estabilidade no cargo anterior.


C

Sem prejuízo da remessa periódica do boletim de merecimento ao Serviço de Pessoal, o diretor da repartição ou serviço em que sirva o funcionário, sujeito ao estágio probatório, quatro meses antes da terminação deste, informará reservadamente ao Órgão de Pessoal sobre o funcionário, tendo em vista os requisitos de idoneidade moral, assiduidade, disciplina e eficiência.


D

A apuração dos requisitos deverá ser finalizada com antecedência mínima de noventa dias antes de findo o período de estágio.

João Carlos, servidor público estadual, permitiu que Ana, que não é servidora pública, desempenhasse encargos que competem ao servidor público. Nessa hipótese, o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais:


A

Não prevê a aplicação de penalidade ao servidor.


B

Determina a pena de advertência, e, na reincidência a aplicação de multa.


C

Estabelece a pena de multa, e, na reincidência a aplicação de suspensão por 60 (sessenta) dias.


D

Determina a pena de suspensão por 90 (noventa) dias, e, na reincidência, a demissão.

   
Gerar simulado