

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na linha 22, o termo “Que” classifica-se como um pronome relativo.
Certo
Errado
Na Língua Portuguesa, as palavras “SE” e “QUE” podem pertencer a várias categorias gramaticais. Assinale a alternativa em que o “SE” está funcionando como partícula apassivadora e o “QUE” como pronome relativo.
“Vários estudos internacionais indicam que mais de uma em cada três pessoas nos países ocidentais sente-se sozinha habitualmente ou com frequência.”.
“Os testes biológicos realizados mostram que a solidão tem várias consequências físicas: elevam-se os níveis de cortisol (...)”.
“E os efeitos prejudiciais da solidão não terminam quando se apaga a luz: a solidão é uma doença que não descansa, que aumenta a frequência dos pequenos despertares durante o sono, (...)”.
“Quando uma pessoa está triste e irritável, talvez esteja pedindo, em silêncio, que alguém a ajude e se conecte com ela.”.
“Se uma pessoa o conduz para compartilhar um passeio com amigos, que, em geral, é agradável, certamente se sentirá menos sozinha; (...)”.
Analise as proposições a seguir elencadas, que tratam de alguns recursos linguísticos empregados no texto e as classifique, indicando (V) para verdadeiro e (F), para falso:
( ) Em “O cérebro é que se encarrega de transmitir a sensação de dor generalizada.”, ocorre o uso da partícula expletiva de realce “É QUE”, cuja função é focalizar ou pôr em destaque o papel do cérebro.
( ) Em “Não importam o tamanho e a natureza do obstáculo a ser contornado.”, há uma inversão na disposição dos termos oracionais, estando o sujeito composto posposto ao verbo.
( ) Em “Qualquer dor é chata, claro, e não quis aqui dourar a pílula. Mas ganhamos quando conseguimos coloca-la no devido lugar – o lugar onde ela deveria ficar circunscrita.”, a informação que segue ao sinal de travessão corresponde a um aposto.
( ) Em “Para ajudar, pense nela como aquele ingrediente sem o qual não calibramos a doçura de um coquetel”, a oração introduzida pelo SEM O QUAL classifica-se como adjetiva explicativa.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
V, V, F, F.
F, V, V, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, V, F.
“Sobre a estimativa de vendas, a gestora explicou que os números não são mensuráveis, tendo em vista os artesãos receberem encomendas durante todo o ano.”
Assinale a alternativa INCORRETA.
“tendo em vista” pode ser substituído por “levando em consideração” sem alterar o sentido.
“durante todo o ano” é adjunto adverbial.
“sobre” pode ser substituído por “no tocante a” sem alterar o sentido.
“que” é predicativo do sujeito.
“mensuráveis” é sinônimo de “calculáveis”.
Assinale a opção que indica, respectivamente, a classe gramatical das palavras “que”, “determinados” e “a”, retiradas do anúncio.
Pronome relativo, verbo e pronome pessoal oblíquo.
Conjunção explicativa, advérbio e preposição.
Conjunção integrante, verbo e artigo definido.
Pronome relativo, adjetivo e preposição.
Observe as frases:
I – Quê! Você por aqui também?
II - Ele é mais inteligente que o irmão.
III – Nós que limpamos o armário.
IV - Que longe fica sua casa!
Referente a análise morfológica (classes gramaticais) do termo “que”, assinale a alternativa correta:
No Item I, o termo em destaque é uma interjeição.
Nos itens II e IV, os termos destacado é uma conjunção.
Nos itens I e IV, os termos destacado é interjeição.
No item III , o termo em destaque é um advérbio.
Em “[...] das 300 mil espécies comestíveis de que se tem notícia [...]”, os itens destacados são classificados, respectivamente, como
conjunção integrante e partícula apassivadora.
pronome relativo e índice de indeterminação do sujeito.
pronome relativo e pronome átono.
conjunção integrante e índice de indeterminação do sujeito.
pronome relativo e partícula apassivadora.
Sobre as ocorrências da palavra ‘que’, devidamente salientadas no texto, avalie as seguintes assertivas:
I. Nas linhas 01 e 12, a palavra ‘que’ é conjunção integrante.
II. Nas linhas 03 e 21, a palavra ‘que’ funciona como pronome relativo.
III. Nas ocorrências das linhas 43 e 49, a palavra ‘que’ poderia ser substituída, respectivamente, por ‘os quais’ e ‘a qual’, sem provocar erro aos períodos em que estão inseridas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Quanto à conjunção, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Conjunção é uma palavra invariável que liga orações.
( ) Em muitos casos, a conjunção é constituída por mais de uma palavra. Nesse caso, a expressão denominase locução conjuntiva.
( ) Duas orações, dependendo das relações que se estabelecem entre elas, podem se ligar uma à outra, por meio de dois tipos de conjunção: a coordenativa e a subordinativa.
( ) Orações independentes entre si, recebem o nome de orações coordenadas, e a conjunção que as liga, classifica-se como conjunção coordenativa.
( ) As conjunções subordinativas integrantes iniciam orações subordinadas substantivas; as duas palavras que mais comumente exercem o papel de conjunção integrante são que e se.
( ) As conjunções subordinativas adverbiais introduzem orações subordinadas adverbiais e classificam-se de acordo com a relação semântica que estabelecem entre a oração adverbial e sua respectiva oração principal.
V – F – V – V – V – F.
F – V – V – F – V – V.
V – V – V – V – F – V.
V – V – F – V – V – F.
V – V – V – V – V – V.
Marque a alternativa com análise INCORRETA.
As vírgulas da oração: "A compreensão e a interpretação dependem, principalmente, do contexto". - separam expressão entre predicado e objeto indireto.
Em: "Para isso, é necessário que, antes, o(a) leitor(a), o tenha compreendido". - as vírgulas separam informações diferente, a próclise é atraída pelo termo "que".
Na oração: "Há diferenças na interpretação de um texto literário e de um texto não literário". - temos verbo impessoal seguido de objeto direto.
Na série numérica crescente do trecho do (1º§): " além¹ do conhecimento de² mundo e dos conhecimentos linguísticos³ ..." - temos: dissílabo oxítono com ideia de acréscimo, preposição essencial imposta pela regência nominal, expressão formada por contração prepositiva, substantivo e adjetivo concordando em gênero e em número.
Em: "Já outros¹ entendem que¹ esses termos não são² apenas³ sinônimos, mas³ que¹ possuem² diferenças entre³ si¹". - a repetição dos numerais (1, 2, 3) permite comprovar que pertencem à mesma classe de palavras: Numeral 1 representa pronomes, Numeral 2 representa verbos da mesma conjugação, Numeral 3 representa conjunções.
Assinale a alternativa na qual a palavra “que” NÃO tenha sido empregada como pronome relativo.
“que o próprio Fonseca vencera dois anos antes” (l. 03-04).
“que o tornaram um grande incentivador” (l. 06).
“que o tornavam um cidadão comum” (l. 08-09).
“que vendia gravatas no centro do Rio” (l. 10).
“que o ficcionista acossado” (l. 27-28).
No trecho "Vim aqui hoje - disse, um tanto consternada - porque os médicos me avisaram QUE tenho pouco tempo de vida" a palavra "QUE", no contexto em que foi empregada, é classificada gramaticalmente como:
Conjunção Subordinativa Integrante.
Conjunção Adverbial Causal.
Pronome Relativo.
Conjunção Coordenativa Explicativa.
Quanto ao período em enfoque, analise os itens abaixo:
I. Os “quês” destacados são formas pronominais substantivas, com idêntica classificação sintática.
II. Caso o “mas” fosse substituído por “entretanto”, o valor semântico não seria alterado.
III. Todos os predicados são classificados como verbais.
IV. No segundo período, o predicado inicial possui sujeito indeterminado.
Estão corretos:
Todos os itens.
Nenhum item.
Somente três itens.
Dois itens apenas.
Somente um item.
A palavra QUE tem como função retomar um elemento textual em:
“sem levar em conta que ela vinha de outra época”.
“mais vale o ruim que se conhece do que o bom por conhecer.”
“Seria possível alegar que a Revolução Russa de 1917 foi a mais notável”.
“agora compreendo que pretendia injetar feminismo em minha mãe contra a vontade dela”.
“é a esperança mais sólida de que a civilização em que vivemos possa ser substituída por outra mais evoluída”.
A função do vocábulo destacado no excerto “(...) destacou em seu parecer que a proposta leva ao texto constitucional (...)” (3º parágrafo) está correta na opção:
pronome relativo;
conjunção integrante;
pronome indefinido;
partícula expletiva;
conjunção locativa.
No trecho "...palavras QUE continham o segredo de um casamento feliz" a palavra "QUE" pertence a seguinte classe gramatical:
Adjetivo.
Advérbio.
Pronome.
Conjunção.
A partícula “que” exerce a seguinte função morfológica:
Conjunção integrante.
Conjunção adversativa.
Pronome relativo.
Preposição.
Conjunção concessiva.
A partícula “que” pode exercer diferentes funções gramaticais em um texto. No período “A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões, que, a qualquer momento, podem ser desfeitas”, ela está desempenhando a função de
preposição.
pronome relativo.
conjunção integrante.
conjunção explicativa.
Em: "Consumidores criaram a hashtag #quesedaneahering para criticar empresa de roupa, que tirou produto da loja online", o termo em destaque:
Retoma o termo "empresa".
Substitui a palavra "roupa".
É um pronome relativo variável.
Introduz uma oração coordenada apositiva.
Faz referência aos consumidores da loja.
Em “Avançando nessa teoria chegaríamos à conclusão de que tudo o que é coletivo resvala no pessoal.”, os vocábulos “que” pertencem a mesma classe gramatical e apresentam a mesma função textual: retomar um termo previamente exposto na oração.
Certo
Errado