

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Texto 3 para as questões 41 e 42
Educação em casa x Educação na escola
Há poucos dias, o STF decidiu, com repercussão geral, vale dizer, para todos os processos com o mesmo objeto, a questão trazida à Justiça por uma família de Canela que pretendia que sua filha fosse educada em casa, sem comparecer à escola de espécie alguma. [...]
Nem precisava o pronunciamento do Judiciário porque incorre em crime por abandono intelectual quem não prover a instrução primária de seus filhos, na forma do art. 246 do Código Penal: Prover de acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades educacionais. Mesmo assim, estima-se que só no Rio Grande do Sul 11% das famílias optam por educar seus filhos em casa.
São Paulo chega a 18%. Equivale dizer, optaram por não educar. No ensino convencional, segundo as normas vigentes, as crianças já não aprendem o mínimo indispensável, mesmo com professores treinados, capacitados, especializados para cada área; imagine-se no ambiente familiar sem nenhum treino para isso e direcionando o conhecimento segundo as concepções dos pais, inclusive religiosas; apenas na condição de pais, que já é relevante, mas insuficiente. Nenhum núcleo familiar será capaz de propiciar à criança ou adolescente o convívio com diversidade cultural e sociabilidade como é próprio dos ambientes escolares e comunitários.
Impedir isso, significa "enjaular" a criança e tirá-la do meio social, onde aprenderá regras de convívio, de solidariedade, de defesa e de compreensão do coletivo. Afinal, filhos não são "propriedades" dos pais e educar não pode ser meio de isolar, de fazê-los uma ilha. Não esqueçamos de que filhos também são sujeitos de direitos e estes devem ser respeitados.
[...]
Imagine essa permissão entre nós, em que tudo se frauda, como o ensino à distância, por exemplo. Em quanto pioraria a educação em nosso país, sem contar os demais prejuízos, inclusive de ordem psicológica, que acarretaria nas nossas crianças de hoje e adultos de amanhã. Não, definitivamente não. O convencional é ruim, e é, mas ainda é o mínimo que podemos proporcionar às nossas crianças. Vamos melhorar a educação nas escolas para que não tenhamos de pensar em substituí-la, e educar os pais de como devem buscar os meios adequados para educar seus filhos. [...]
Disponível em: https://diariosm.com.br/colunistas/. Acesso em: 19 abr. 2019.
Os trechos a seguir foram retirados do texto e adaptados, utilizando-se novos conectivos (que estão sublinhados). Considere o contexto em que os mesmos estão inseridos, na sua forma original e, respeitando as regras de coesão textual, assinale a alternativa correta.
I. Há poucos dias, o STF decidiu, com repercussão geral, ou seja, para todos os processos... (1° parágrafo)
II. Bem por isso, estima-se que só no Rio Grande do Sul 11% das famílias optam por educar seus filhos em casa. (2° parágrafo)
III. No ensino convencional, apesar das normas vigentes, as crianças já não aprendem o mínimo indispensável [...] (3° parágrafo)
IV. ainda que com professores treinados, capacitados, especializados para cada área; (3° parágrafo)
V - Impedir isso, significa "enjaular" a criança e tirar-lhe do meio social [...] (4° parágrafo)
Há apenas um item em que a conexão ficaria inadequada ao sentido original.
Em todos os itens as conexões ficariam inadequadas ao sentido original.
Em três itens as conexões ficariam inadequadas.
Nos itens I e V as conexões permanecem adequadas.
O item IV é o único em que a conexão permanece adequada.
Para que a oração que inicia o período acima seja caracterizada pela circunstância de concessão, a lacuna somente poderá ser preenchida por:
“_______________ o direito de viver livre da fumaça alheia seja garantido por lei, psicólogos e especialistas no combate ao fumo afirmam que os incomodados estão certos ao substituir um confronto direto pela intervenção de um mediador.”
Para que a oração que inicia o período acima seja caracterizada pela circunstância de concessão, a lacuna somente poderá ser preenchida por:
Embora
Desde que
Como
Tanto quanto
Logo que
O texto 1 traz como período final – “Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação” (linhas 4-5).
O sentido atribuído pelo conectivo tem uma relação de
causa.
tempo.
condição.
finalidade.
consequência.
Considerando o princípio de coesão textual, aponte a alternativa em que as palavras destacadas dos fragmentos, a seguir, estão relacionadas respectivamente à ideia indicada.
“Logo, o oponente é a encarnação do que há de mais desgraçado no mundo.”
“Ou mesmo por puro comportamento de manada — uma maneira estranha de ser aceito ou mesmo aplaudido em suas bolhas...”
“Mas bem que poderia se chamar “Sobre o amor”, aquele que tanto nos falta.”
Conclusão –conformidade – adição.
Explicação – alternância – condição.
Explicação – proporção – concessão.
Conclusão – alternância – oposição.
As conjunções são conectores usados para construir a coerência e manter a coesão nas produções textuais. Nesse sentido, analise os termos destacados no texto 2 e assinale a alternativa correta quanto aos sentidos expressos respectivamente.
Releia o trecho:
No trecho, Caetano Veloso usa conectores (subentendidos ou explicitados) para sinalizar determinadas relações de sentido e imprimir o rumo argumentativo que deseja dar ao seu texto. Nos quatro casos, as relações sintático-semânticas expressas pelos conectores são, respectivamente, de
comparação, alternância exclusiva, alternância inclusiva, temporalidade.
condicionalidade, oposição, restrição, adição.
comparação, adição negativa, alternância inclusiva, complementação.
contraste, oposição, alternância exclusiva, adição.
condicionalidade, adição negativa, alternância inclusiva, adição.
Quanto aos mecanismos de coesão do texto, em “Ora, sem recursos obtidos da comunidade não há policiamento, não há transportes, não há escolas ou hospitais.”, o conectivo “ora” introduz uma
comparação no tocante aos argumentos contra a sonegação de impostos.
reiteração para justificar a necessidade de as pessoas sonegarem impostos.
continuidade com o propósito de enfatizar a desonestidade dos sonegadores.
causa como argumento indiscutível para a dispensabilidade de pagamento de impostos.
argumentação contrária a da sobrevivência do Estado sem arrecadação de impostos.
Os conectivos aparecem no texto 1 para estabelecer relações de sentido ou ainda auxiliar nos processos coesivos. Sob essa perspectiva, avalie a oração: “E que houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam, porque ficaram em nossa vida [...]” (linhas 12-13).
A alternativa que apresenta, correta e sequencialmente, os sentidos incorporados ao texto pelos conectivos grifados na ordem que eles aparecem no texto é
adição / oposição
explicação / adição
oposição / explicação
alternância / conclusão
conclusão / alternância
Terapias milagrosas com pílulas ou cirurgias, mesmo que aplicadas por médicos, ainda não têm validade clínica e não há comprovação científica alguma de que funcionam.(linhas 62 e 63)
Assinale a alternativa que NÃO poderia, no trecho acima, substituir o termo mesmo que sob pena de alteração gramatical e semântica.
porquanto
embora
conquanto
não obstante
posto que
Leia a tira.

(Mort Walker, “Recruta Zero”. Em:
https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos. Adaptado)
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas das falas dos personagens devem ser preenchidas, respectivamente, com:
que ... onde ... de que
que ... aonde ... se
de que ... em que ... que
de que ... que ... em que
que ... de que ... por que
Na fala do segundo mosquito, a expressão Pois é indica uma
conclusão, com a qual ele sintetiza a ideia de que as condições para o surgimento de doenças estão precárias.
contestação, utilizada para negar a ideia de que uma nova doença pode ser transmitida pelos mosquitos.
confirmação, por meio da qual ele reconhece que agora os da sua espécie têm mais uma atribuição.
ressalva, que corrige a informação da fala do primeiro mosquito quanto à transmissão do vírus mayaro.
afirmação, que explora a ideia de que os mosquitos se sentem incomodados em transmitir o vírus mayaro.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente.
“_____ alguns dias, informei ____elas que estivessem aqui ____ duas horas, pois iremos ____ cidade e voltaríamos ____ noite e que.
há, a, às, à, à
a, a, as, à, a
há, à, às, a, a
Nenhuma das alternativas.
Em “a imagem 'para muitos é mais simbólica que científica” (5o parágrafo), a palavra “que” marca relação de:
causa
condição
comparação
consequência
Assinale a alternativa que preenche a corretamente a lacuna do texto.
Embora.
Desde que.
Depois que.
Porque.
Segundo.
Analise o fragmento: “Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas”. O conectivo ‘porém’ expressa um sentido:
de conclusão e poderia ser substituído, com igual valor semântico, por ‘então’.
de oposição, e teria a mesma função que o conectivo ‘também’.
adversativo e poderia exercer a mesma função coesiva que ‘no entanto’.
de concessão, tendo o mesmo valor semântico de ‘apesar de’.
de adição, uma vez que acrescenta uma informação ao texto.
No quinto parágrafo, o conectivo que pode unir as duas frases, mantendo o sentido global do trecho, é:
pois
contudo
apesar de
se bem que
A palavra "que" retoma o seguinte elemento:
uma imagem
as consequências
mudança climática
a região
O conectivo "mas" pode ser substituído, sem alterar o sentido, por:
não obstante.
logo.
portanto.
por conseguinte.
Assinale a alternativa em que a palavra em destaque teve o mesmo valor semântico do termo em destaque no trecho: “A mesma lei criou uma política nacional de recursos hídricos, tendo os comitês de bacia na base e no topo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos.”.
Passeei bastante e descansei.
Faço tudo e não vejo nada pronto.
Vou à praia, e está chovendo.
Você mexe-se e eu atiro.
Faço o bolo e levo na hora dos parabéns.
Assinale a alternativa cuja expressão entre parênteses preenche adequadamente a lacuna do seguinte enunciado:
As campanhas de combate ao câncer ____________, na reunião municipal, o secretário fez referência, já acontecem em outras localidades de maneira ostensiva. (DA QUAIS)
O Outubro Rosa é um movimento de relevância ____________ toda a sociedade preocupada com a Saúde Pública deve aderir. (A QUE)
O diagnóstico precoce ______________ tanto aludem as pesquisas médicas e os profissionais da saúde, implica um alto índice de diminuição de mortalidade devido ao câncer. (DE QUE)
A eficácia do tratamento contra o câncer e a cura são situações ___________ as mulheres vitimadas anseiam. (ÀS QUAIS)
Campanhas ostensivas em todo território nacional é uma politica de prevenção ___________ governo, profissionais da saúde e sociedade concordam. (DA QUAL)