Questões de Concurso sobre Gêneros textuais

 
 
Disciplina 1
Assunto 39
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.230 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre o gênero do texto qual das informações abaixo está incorreta:


A

A linguagem empregada é de fácil entendimento.


B

Tem relação com o tempo.


C

Relata fatos quiméricos por isso apresenta proximidade com o leitor.


D

Geralmente propõe reflexões sobre fatos acontecidos (num geral) ou vivenciados pelo autor.


E

É considerado um gênero híbrido.

Leia o texto abaixo:


A assembleia dos ratos


Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.

Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

— Acho — disse um deles — que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra, um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

— Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?

Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.

Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.


O texto acima é uma fábula.


Esse tipo de gênero tem como principal função:


A

levar o leitor a uma reflexão, por meio de um ensinamento.


B

descrever um ensinamento ministrado em uma assembleia.


C

valorizar o ensinamento narrado pelos ratos.


D

levar o leitor a divulgar uma reflexão sobre uma denúncia.


E

fazer com que o leitor tome as atitudes necessárias para a execução do gato.

Leia as assertivas abaixo:


I. Os efeitos de sentido da charge são provocados pela combinação da linguagem verbal e da linguagem não verbal.

II. A linguagem verbal é um aspecto secundário para a compreensão da charge.

III. A única função da charge é divertir o leitor por meio do humor.


Pode-se afirmar que:


A

Apenas a assertiva III está incorreta.


B

As assertivas I, II e III estão corretas.


C

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


D

Apenas a assertiva I está correta.

Com base na tira “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, assinale a opção correta:


A

O autor da tirinha traz uma crítica a modernização, uma vez que, por conta desse processo, as pessoas estão mais desinformadas.


B

O autor faz relação com o pensamento do avô de Calvin ao de uma pessoa senil e propõe que o asilo seja a melhor forma de lidar com essas pessoas.


C

Na passagem “Seu avô leva os quadrinhos muito a sério” o autor tenta por meio do diálogo entre os personagens sugerir que todos os quadrinhos são infantis.


D

O avô de Calvin faz alusão a um tempo onde os quadrinhos eram utilizados para protestos e informação, função que pode ter sido perdida com o tempo, segundo ele.


E

A tirinha tem como objetivo principal denunciar o descaso das pessoas com a parcela da população idosa.

No contexto, o enunciado: “Mas ao menos serviu para acabar com o aquecimento global!...”, expressa com relação a “...Ok, nem tudo é perfeito!...” uma relação de:


A

Adversidade.


B

Justificativa.


C

Razoabilidade.


D

Proporcionalidade.

“Você é maquiadora e, se secar, borra…”


Ainda sobre a expressão em destaque na questão anterior, no contexto em que foi aplicada, podemos afirmar que ela expressa uma relação semântica de:


A

Condição.


B

Causa e efeito.


C

Conclusão.


D

Contrariedade.


E

Temporalidade.

A prática de análise linguística deve se dar a partir de uma reflexão que se faz na atuação do estudante em outras práticas, principalmente na produção de textos. A partir de situações de uso é que se pode atuar frente aos problemas de escrita apresentados pelos alunos. Mikhail Bakhtin, filósofo russo, é quem nos apresenta a teoria dos gêneros do discurso como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. A partir dos elementos que constituem um gênero do discurso, aponte qual das listagens abaixo não apresenta exemplos de gêneros em sua totalidade.


A

epístola, oração, memorando, resenha, poema


B

soneto, rótulo, editorial, anúncio, charge


C

carta ao leitor, conto, narração, jornal, bula de remédio


D

anedota, epígrafe, citação, mensagem de voz, telefonema


E

peça teatral, e-mail, cartaz, telegrama, cardápio

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado