Questões de Concurso sobre Gêneros textuais

 
 
Disciplina 1
Assunto 39
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.223 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em https://goo.gl/Dxukqh, acesso em 13 jun. 2017 (com adaptações).


No texto, as expressões “árvore genealógica” e “organograma da instituição” evocam, em um jogo semântico, um terceiro conceito:


A

Matriarcado, quando a mãe exerce autoridade preponderante.


B

Familismo, quando o fundamental da ordem social está na família.


C

Nepotismo, quando há o favorecimento a parentes na administração.


D

Patronato, quando houve o dispêndio recebido para a ascensão na empresa.

Leia com atenção e marque a alternativa CORRETA:

Imagem associada para resolução da questão


A

O Cebolinha queria resolver as diferenças trocando o coelho pelo tabuleiro de xadrez.


B

O Cebolinha queria somente fugir da surra.


C

O Cebolinha não aguentava mais levar coelhadas e pediu pra Mônica bater com o tabuleiro.


D

O Cebolinha queria resolver as diferenças trocando o coelho propondo um jogo de xadrez.

Leia a tirinha abaixo para responder à questão 8.

Imagem associada para resolução da questão

Copyright © 2002 Maurício de Sousa Produções Ltda. Todos os direitos reservados.

O humor dessa tirinha decorre do seguinte fato:


A

Chico Bento e o amigo fazem uso da linguagem denotativa.


B

O garoto emprega a linguagem em sentido denotativo, literal, e Chico Bento interpreta a fala do amigo como um exagero, ou seja, como uma hipérbole.


C

Chico Bento, para suavizar o exagero do amigo, utiliza um eufemismo, mas ele não entende.


D

O garoto, para impressionar Chico Bento, interpreta a fala do amigo como uma ironia.


E

O garoto se expressa por meio de uma metonímia, que Chico Bento interpreta literalmente.

Leia a tirinha abaixo para responder à questão 8.


Imagem associada para resolução da questão


O humor dessa tirinha decorre do seguinte fato:


A

Chico Bento e o amigo fazem uso da linguagem denotativa.


B

O garoto emprega a linguagem em sentido denotativo, literal, e Chico Bento interpreta a fala do amigo como um exagero, ou seja, como uma hipérbole.


C

Chico Bento, para suavizar o exagero do amigo, utiliza um eufemismo, mas ele não entende.


D

O garoto, para impressionar Chico Bento, interpreta a fala do amigo como uma ironia.


E

O garoto se expressa por meio de uma metonímia, que Chico Bento interpreta literalmente.

O texto pode ser considerado um (a):


A

Artigo acadêmico, pois reflete sobre determinado tema com finalidade específica.


B

Notícia, por narrar fatos do cotidiano.


C

Depoimento, por narrar acontecimentos de vida do autor.


D

Matéria Jornalística, pois informa sobre fatos da atualidade.


E

Crônica, tendo em vista que registra o circunstancial do cotidiano.

A característica que mostra mais claramente ser o texto 2 de cunho jornalístico tradicional é:


A

uma seleção de informações de destaque social;


B

uma utilização de linguagem popular, para fácil acesso;


C

a indicação de pessoas de valor reconhecido;


D

a não participação direta do autor do texto;


E

a atualidade flagrante do tema selecionado.

Leia a tirinha abaixo, dos Peanuts, para responder à questão 9.

Imagem associada para resolução da questão


Conforme observa-se no quadrinho acima, pode-se afirmar que “sutileza” é o mesmo que



A

“rigor”


B

“originalidade”.


C

“indelicadeza”.


D

“suavidade”.

O gênero textual acima foi produzido, tomando como princípio norteador:


I - Proposições questionadoras a respeito da inclusão digital.

II - A educação na cultura digital como oportunidade de se rever conceitos e posturas, posicionando-se como sujeitos mutantes.

III -A emergência da cultura digital sem exigir do profissional novas competências pedagógicas e políticas de formação.


Analise as proposições e escolha a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA (s), apenas:


A

II e III.


B

I e II.


C

I e III.


D

I.


E

III.

Sobre o emprego do acento indicativo de crase, com relação à tira, leia as proposições abaixo:


I- A crase no segundo balão do primeiro quadrinho não é obrigatória, pois nela não ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido “a”.

II- No segundo quadrinho, em “algo que ativa a memória” deveria haver acento indicativo de crase no “a” de “a memória” pois ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido “a”.

III- A crase em “à noite” (do primeiro quadrinho) está correta, pois sempre ocorre crase antes de locuções adverbiais temporais femininos.


Está (ão) CORRETA (S), apenas


A

I e III.


B

II e III.


C

III.


D

I.


E

I e II.

O texto I, de João Pereira Coutinho, é uma crônica. Enquadra-se afinado, pois, tanto com os gêneros jornalísticos quanto com os artísticos. Em relação às especificidades destes últimos, cronistas costumam-se valer de recursos estilísticos que enriqueçam seu texto. Indique a alternativa que demonstra adequada associação entre exemplo destacado e recurso utilizado na crônica.


A

“É como uma droga, dizem eles: quando espreitamos as mensagens, o e-mail, as redes sociais, procuramos uma espécie de recompensa neurobiológica muito semelhante a um viciado.” (l.13-15) – metonímia.


B

“O problema se agrava quando somos privados da nossa dose – e eu sei, o leitor sabe, todos sabemos dessa miserável privação.” (l.16-17) – gradação decrescente.


C

“Eu era como alguns alcoólatras que, na ausência de bebidas legais, começam a despejar perfume pela goela.” (l.22-23) – hipérbole.


D

“Ter no bolso um aparelho que garante distração permanente é a melhor forma de afastar o fantasma.” (l.29-30) – eufemismo.


E

“Imagino um encontro de silêncios, onde todos os presentes estarão ausentes – e só o homem entediado terá chance de salvação.” (l.42-43) – paradoxo.

Julgue o que se afirma acerca do texto II:


I- O autor faz crítica acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os pequenos, que não “levam nem vão ao inferno”; e os grandes, os de maior calibre, aqueles que furtam em massa grandes quantidades e atingem grandes populações.

II- O autor reflete acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os ricos, que agem contra os mais pobres; e os pobres que sempre “vão ao inferno”.

III- O critério de categorização dos ladrões de que o autor lança mão se prende meramente à posição intelectual do larápio: apenas se refere aos ricos.

IV- Não se pode estabelecer nenhuma relação entre os ladrões do século XVII e os do século XXI.


É VERDADE o que se afirma apenas em


A

III e IV.


B

I, II e IV


C

II e III.


D

I e IV.


E

I.

Acerca das informações colhidas na imagem do texto I, e levando-se em conta as questões relacionadas aos recentes escândalos políticos que envolvem muitos de nossos representantes no Congresso Nacional, pode-se afirmar:


I- O Brasil atravessa uma crise de valores éticos marcada pelo descrédito, por parte da população, e corrosão moral da classe política.

II- O simbolismo do enterro da ética presente na imagem em nada compromete a reputação de nossos representantes políticos do Legislativo e do Executivo já que, na verdade, somos nós, os eleitores, os únicos responsáveis por este quadro corruptivo.

III- Deduz-se da imagem do texto I que o conjunto, formado pela presença da ética - enquanto conjunto de regras de conduta, que rege comportamentos e atitudes morais as mais diversas em todas as áreas da sociedade, neste caso na política, sendo tais comportamentos valorados a partir de parâmetros que envolvem verdade, honestidade, lisura, justiça, retidão, etc. – quando atrelado à representação do desenho do Congresso Nacional, na política, são importantes instâncias de representação da nossa democracia.


É VERDADE o que se afirma em


A

I e III, apenas.


B

I, II e III.


C

II e III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

III, apenas.

Interpretando o TEXTO 01, podemos AFIRMAR que é um texto do tipo?


A

Literário.


B

Fictício.


C

Autobiográfico.


D

Religioso.


E

Jornalístico.

Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero. Assim os vários gêneros existentes, por sua vez, constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura, caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Neste sentido, analise o que se afirma abaixo:



I. Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida.


II. Os gêneros textuais são modelos abrangentes e fixos que definem e distinguem a estrutura e os aspectos linguísticos de uma narração, descrição, dissertação e explicação.


III. São exemplos de gêneros textuais: Texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo.


IV. São exemplos de tipos textuais: Fábula, Romance, Resenha, Editorial, Carta, Receita.



Assinale a alternativa correta:


A

Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


B

Somente as afirmativas I e IV estão corretas.


C

Somente as afirmativas III e IV estão corretas.


D

Somente a afirmativa I está correta.

Assinale a alternativa que apresenta a crítica transmitida pela charge.


A

A informação do rádio é mais precisa do que da TV, pois apresenta a quantidade exata de tiros.


B

As famílias gostam mais de notícias pelo rádio do que pela TV.


C

A sociedade se preocupa mais com fatos fictícios que ocorrem na TV do que com a realidade.


D

A sociedade não gosta de ouvir programas de rádio e prefere os programas da TV, pois apresenta imagens mais chocantes.

O gênero “entrevista” caracteriza-se pela trama conversacional. A entrevista supracitada evidencia uma situação de interlocução em que se mesclam dois registros - oral e escrito, por se tratar de uma conversa telefônica que passou por editoração. Dadas essas considerações, analise as proposições abaixo, para chegar a um diagnóstico sobre a linguagem utilizada.


I - Por se tratar de uma entrevista, e, como toda entrevista é formal, justifica-se a desobediência às regras estabelecidas nas gramáticas.

II - Os usos dos pronomes relativos e demonstrativos evidenciados no texto denunciam, segundo os linguistas, o processo de renovação da língua, e, sendo próprios da oralidade, não implicam erro, mas uma outra norma linguística.

III - A ausência do sinal de crase na primeira frase do texto “atribuo esta realidade a questão da impunidade” e o uso da vírgula em “... muitas delas, buscam a força para fazer valer os seu desejos” caracterizam erro, por serem marcas do registro escrito.

IV - Todos os fatos linguísticos sob análise no texto (uso dos pronomes, da crase e da pontuação) devem ser avaliados sob um mesmo parâmetro, desconsiderando o tipo de registro, sob pena de prejudicar a compreensão da norma gramatical.


Do exposto, conclui-se que apenas


A

III e IV são verdadeiras.


B

I é verdadeira.


C

II e III são verdadeiras.


D

I e II são verdadeiras.


E

IV é verdadeira.

“Recessão quer dizer queda do Produto Interno Bruto (PIB), quando um país produz em um determinado período menos do que em momentos anteriores”.


Esse segmento do primeiro parágrafo exemplifica um texto do gênero:


A

didático.


B

publicitário.


C

jornalístico.


D

informativo.


E

preditivo.

Leia a tirinha para responder a seguinte questão.


Imagem associada para resolução da questão


Na historinha acima no segundo quadrinho o Cebolinha xinga a Mônica, fazendo o contrário do que ela havia pedido no primeiro quadrinho. Sabendo que o contrário de GORDUCHA é MAGRELA, relacione quanto o Sinônimo das palavras abaixo:


I. Relapso

II. Extraordinário

III. Porém

IV. Necessário


( ) respeitoso, importante, admirável

( ) senão, falha, contudo

( ) desinteressado, faltoso, desaplicado

( ) fundamental, forçoso, imprescindível


Marque a alternativa CORRETA:


A

II, III, I, IV.


B

IV, I, II, III.


C

II, IV, I, III.


D

III, IV, II, I.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado