

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Embora não tenha sido o foco direto da pesquisa, evidências indicam que atrasos motores leves no primeiro ano de vida podem influenciar o desenvolvimento global [...]” (5º parágrafo). A oração em destaque é classificada como:
principal
subordinada adverbial concessiva
coordenada sindética adversativa
subordina substantiva completiva nominal
Na frase “Ela é de fato professora da PUC no Rio Grande do Sul, mas não existe essa estrada mencionada pelo ChatGPT” (parágrafo 2), estabelece-se entre as orações uma relação
aditiva
adversativa
alternativa
conclusiva
explicativa
Analise o período a seguir e identifique a alternativa falsa:
"Priscila e Andrea são gêmeas, mas não são idênticas.”
“Priscila e Andrea” é sujeito da oração, classificado como composto.
"Idênticas" tem a função de adjunto adverbial.
Os dois verbos do período são verbos de ligação.
Há, no período, uma oração coordenada adversativa.
N.D.A.
Com base no fragmento retirado do texto “Mas foi ali que fiscais passaram a rastrear toneladas de toras e varetas de pau-brasil extraídas ilegalmente de áreas protegidas e mantidas em depósitos sem documentação ou acobertadas por registros fraudulentos”, sobre os vocábulos sublinhados, analise a sentença abaixo:
O vocábulo “Mas” é uma conjunção coordenativa adversativa que estabelece uma relação de contraste com a informação apresentada anteriormente no texto, enquanto o vocábulo “e”, empregado entre “toras” e “varetas”, é uma conjunção coordenativa aditiva que liga termos de mesma função sintática (1ª parte). O vocábulo “ilegalmente” é um advérbio de modo que modifica a forma verbal “extraídas”, indicando a maneira como ocorreu a extração das toras e varetas de pau-brasil (2ª parte). O vocábulo “fraudulentos” é um adjetivo que caracteriza o substantivo “registros” e exerce, no fragmento, a função sintática de predicativo do sujeito (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Apenas a 1ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
Assim, "embora os dados atuais revelem um efeito positivo localizado e temporário", o consenso científico aponta que, a longo prazo, a perda contínua do gelo marinho compromete a sobrevivência dos ursos polares.
Em relação à oração destacada, é CORRETO afirmar que:
Trata-se de oração subordinada adverbial concessiva, pois introduz uma ideia reconhecida que não impede a validade nem a realização do que se afirma na oração principal.
Caracteriza-se como oração coordenada adversativa, uma vez que introduz uma ideia de oposição sem dependência sintática, equivalendo semanticamente a conectores como "mas" ou "porém".
Configura oração subordinada adjetiva explicativa, pois acrescenta uma informação acessória referente ao substantivo "dados", delimitando-o semanticamente por meio de explicação adicional.
Constitui oração subordinada substantiva subjetiva, funcionando sintaticamente como sujeito do verbo "aponta", já que apresenta um conteúdo de natureza informativa associado à ideia principal do período.
No texto, o segmento “Mas não foi isso que aconteceu” (linhas 5-6) expressa uma ideia de
oposição.
consequência.
explicação.
conclusão.
adição.
Analise:
“Ora gosta de bolos, ora gosta de pães.”
Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da oração acima:
Oração Coordenada Assindética.
Oração Coordenada Sindética Alternativa.
Oração Coordenada Sindética Adversativa.
Oração Coordenada Sindética Aditiva.
Considerando as informações retiradas do texto, se quiséssemos unir a baixa cobertura vacinal dos homens e a eficácia da vacina em um período coordenado adversativo, a estrutura que atende CORRETAMENTE à norma-padrão é:
A cobertura vacinal entre os homens é muito baixa; porém, a eficácia do imunizante foi comprovada.
A cobertura vacinal entre os homens é muito baixa, porquanto, a eficácia do imunizante foi comprovada.
A cobertura vacinal entre os homens é muito baixa, conquanto, a eficácia do imunizante foi comprovada.
A cobertura vacinal entre os homens é muito baixa, por conseguinte, a eficácia do imunizante foi comprovada.
Sobre o fragmento retirado do texto “A reportagem solicitou acesso, mas o órgão negou o pedido, alegando motivos de segurança”, analise as perguntas abaixo:
• Como se classifica a oração “A reportagem solicitou acesso” em relação à oração seguinte?
• Em “A reportagem”, qual é a função sintática do vocábulo “A”?
• No trecho, qual é, respectivamente, a predicação dos verbos “solicitou” e “negou”?
• Na conversão da primeira oração para “O acesso foi solicitado pela reportagem”, qual é a função sintática de “pela reportagem”?
• Na conversão da segunda oração para “o pedido foi negado pelo órgão”, qual é a função sintática de “o pedido”?
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
Oração coordenada assindética – adjunto adnominal – ambos são verbos transitivos diretos – agente da passiva – sujeito paciente.
Oração coordenada sindética adversativa – adjunto adnominal – ambos são verbos transitivos diretos – agente da passiva – objeto direto.
Oração coordenada sindética adversativa – predicativo do sujeito – verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto – agente da passiva – sujeito paciente.
Oração coordenada assindética – adjunto adnominal – verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto – objeto direto – sujeito paciente.
Assinale a alternativa em que a relação estabelecida entre as orações indica uma coordenação adversativa.
Trabalhou intensamente quando a promoção foi publicada..
Trabalhou intensamente para que obtivesse promoção.
Trabalhou intensamente porque queria a promoção.
Trabalhou intensamente, mas não conseguiu promoção.
Trabalhou intensamente embora estivesse cansado.
"Fábio age como criança embora seja um adulto." Há, no período, uma oração:
Coordenada adversativa.
Subordinada adverbial temporal.
Coordenada aditiva.
Subordinada substantiva subjetiva.
Subordinada adverbial concessiva.
Em “As respostas foram analisadas segundo a Tematização de Fontoura e revelaram que os estudantes percebem as FC como espaço formativo constituído por múltiplas perspectivas”, o segmento “que os estudantes percebem as FC como espaço formativo constituído por múltiplas perspectivas” constitui uma oração
coordenada aditiva.
coordenada adversativa.
subordinada substantiva.
subordinada adjetiva.
Qual é a classificação sintática da oração sublinhada no início do texto?
Oração coordenada sindética adversativa.
Oração coordenada sindética conclusiva.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
Oração subordinada substantiva completiva nominal.
Oração subordinada adjetiva restritiva.
Considere o período composto “Um tratamento adicional de Looney poderia ter salvado o órgão, mas ela e sua equipe médica decidiram que não era adequado, disse Montgomery”. A oração em destaque se classifica como sendo uma:
oração coordenada sindética explicativa.
oração coordenada sindética aditiva.
oração coordenada sindética alternativa.
oração coordenada sindética conclusiva.
oração coordenada sindética adversativa.
Analise o período:
"Embora reboots, remakes e revivals não sejam novidade, é notável que a indústria do entretenimento tem investido cada vez mais em adaptações de títulos já conhecidos."
A oração iniciada pela conjunção "embora" classifica-se como:
oração subordinada adjetiva explicativa.
oração subordinada adverbial condicional.
oração subordinada adverbial concessiva.
oração coordenada sindética adversativa.
oração subordinada substantiva objetiva indireta.
Leia o trecho do 3º parágrafo:
“Entretanto, problemas relacionados aos custos de produção local e à falta de organização dos produtores cacaueiros contribuíram para a retração desse setor produtivo, representando hoje apenas 4% da produção mundial.”
Qual é a relação semântica desse trecho com a frase anterior:
Causalidade.
Conclusão.
Oposição.
Adição.
No último período do texto CG3A1, a oração “para evitar um futuro ainda mais quente” expressa noção de
causa.
conclusão.
finalidade.
adversidade.
explicação.
“Não sei se foi um acúmulo de experiências negativas com o passar dos anos, ou se foi alguma situação pontual, mas sinto que algo em mim morreu; o combustível que alimentava esse fogo acabou” (9º parágrafo). A oração em destaque é classificada sintaticamente como:
subordinada adjetiva restritiva
subordinada adverbial temporal
coordenada sindética adversativa
subordinada substantiva objetiva direta
Em “Se o rosto é igual, a fisionomia é diferente”, há duas orações. Assinale a alternativa correta quanto à classificação dessas orações.
Ambas são subordinadas adverbiais.
São coordenadas sindéticas adversativas.
A primeira é subordinada condicional; a segunda, principal.
São coordenadas sindéticas alternativas.