

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Quanto à pontuação, analisar os diálogos dos itens abaixo:
I.
- Qual é o seu nome?
- Caroline. E o seu?
II.
- Maria, você poderia me emprestar sua caneta?
- Claro! Aqui está.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Considerando-se as regras de pontuação, na frase “Ricardo, queria saber se você concluiu nosso trabalho___ pois estou preocupado”, o sinal de pontuação que substitui a lacuna CORRETAMENTE é:
Interrogação.
Dois pontos.
Vírgula.
Exclamação.
No segmento “Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.”,
a vírgula é facultativa.
o ponto-e-vírgula poderia ser substituído por uma interrogação, e o sentido do texto original não seria alterado.
a vírgula indica a omissão do verbo.
o segmento poderia ser encerrado com uma interrogação, e o sentido original se manteria.
após o ponto-e-vírgula, poderia ser inserida a conjunção "e", e isso não caracterizaria desvio gramatical.
“Porque não existem lojas do McDonald's na Bolívia.”
Assinale a opção CORRETA quanto à nova pontuação e ortografia da frase acima.
Por que lojas do McDonald's na Bolívia não existem?
Na Bolívia, não existem lojas do McDonald's por que?
Na Bolívia, não existem lojas do McDonald's? Por quê?
Por que na Bolívia não existem lojas do McDonald's?
Sobre o uso dos sinais de pontuação, assinalar a alternativa CORRETA:
A menina, caiu de bicicleta.
Qual a sua dúvida?
Não precisa, ir até a loja.
Ele perguntou seu: nome;
Leia a charge a seguir:

(Disponível em:
https://www.facebook.com/inclutopiaeducacional/photos/a.2
005347286252579/2258676507586321/?type=3. Acesso em:
12/06/2022.)
Em “Afinal, o que faz um professor?”, o ponto de interrogação foi empregado para:
Indicar uma dúvida.
Anunciar uma sugestão.
Finalizar uma frase declarativa.
Enfatizar o ponto de vista do autor.
Em relação aos sinais de pontuação, assinalar a alternativa CORRETA:
A mãe, e o pai visitaram o filho.
Sentia, muito sua falta.
Que horas são?
Ele, estava deprimido.
Sabe me dizer se ela vem ao encontro!
Quais sinais de pontuação substituem, correta e respectivamente, as figuras da linha 05?
Vírgula – ponto final.
Vírgula – vírgula.
Vírgula – ponto de interrogação.
Ponto final – dois pontos.
Ponto final – vírgula.
Assinale a alternativa que apresenta análise integralmente CORRETA no que tange aos elementos de pontuação.
No 1º parágrafo, o ponto após “A Fábrica de Cretinos Digitais” poderia ter sido substituído, sem prejuízo de sentido, por dois pontos.
No 1º parágrafo, a substituição dos travessões por parênteses resultaria em mudança no sentido do texto, prejudicando sua coerência.
No título, os dois pontos indicam que o que vem após esse sinal gráfico é considerado um aposto explicativo, que serve para explicar o que seria a ‘Geração digital’.
No 3º parágrafo, os dois pontos têm função coesiva e ocupam o lugar da conjunção adversativa “no entanto” (ou outra similar).
Os pontos de interrogação são usados nesse texto para indicar que se faz uma pergunta retórica, direcionada ao leitor do texto.
Em relação à pontuação, analisar os itens abaixo:
-
I. A Mônica sabia disso!
II. Não minta? pois eu sei, a verdade.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Sobre o texto 4, é CORRETO afirmar que
existem 2 erros de pontuação, apenas.
a vírgula após o termo “mérito” é considerada incorreção gramatical, uma vez que o conectivo liga orações de um mesmo sujeito.
em “à mercê do acaso”, o ponto final poderia ser substituído por uma interrogação, e o sentido original do texto seria mantido.
após o verbo “esperar”, o ponto final poderia ser substituído por uma interrogação e o sentido original do texto seria mantido.
a segunda vírgula poderia ser substituída por um ponto-e-vírgula e não seria considerado incorreção gramatical
Essa foi uma Bienal para entrar na história.
Assinale a opção cuja pontuação exprima brado, clamor, empolgação.
Essa foi uma Bienal para entrar na história.
Essa foi uma Bienal para entrar na história!
Essa foi uma Bienal para entrar na história...
Essa foi uma Bienal para entrar na história?
Sobre o uso de sinais de pontuação no texto, avalie as afirmações que seguem:
I. Os dois-pontos utilizados na linha 19 tem a função de anunciar um esclarecimento, um resultado do que foi dito.
II. Os pontos de interrogação das linhas 20 e 21 foram usados no fim de orações enunciadas com entonação retórica.
III. As duas vírgulas da linha 35 separam um adjunto adverbial deslocado.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
As lacunas de pontuação no texto que se segue são preenchidas, corretamente, pela sequência:
Meu pai, minha mãe, meus manos ___ todos caíram doentes ___ só havia em pé minha tia e eu. Uma vizinha que viera acudir-nos, adoecera à noite e não amanheceu. Ninguém mais se animou a fazer-nos companhia. Estávamos na penúria ___ algum dinheiro que nos tinham emprestado mal chegara para a botica. O médico___ que nos fazia a esmola de tratar, dera uma queda de cavalo e estava mal. Para cúmulo de desespero, minha tia uma manhã não se pôde erguer da cama; estava também com a febre. Fiquei só ___ Uma menina de 14 anos para tratar de seis doentes graves, e achar recursos onde os não havia. Não sei como não enlouqueci.
ALENCAR, José de. Lucíola.
. / ; / ! /
: /
! / . / ; / ; / .
, /
? / ; / . / , / !
Sobre a pontuação empregada no texto, assinale a alternativa correta.
As aspas são utilizadas no texto para sinalizar estrangeirismos.
O uso das reticências no quarto parágrafo indica que o avô não se lembra de ninguém para quem tenha mentido.
O ponto de interrogação em “Quem não mente?” sinaliza uma pergunta que é respondida logo em seguida no texto.
Em “Cê quer, Tininha?”, a vírgula separa o sujeito do predicado.
Em “[...] A vida é assim. Um monte de mentirinhas [...]”, o ponto final poderia ser substituído por dois pontos sem que isso causasse prejuízo sintático ao período.
No verso (Tem pão velho?), temos uma frase:
Exclamativa.
Imperativa.
Interrogativa.
Negativa.
No fragmento “Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las?” (2º§), o ponto de interrogação (?) tem como finalidade:
Cometer delírios.
Estabelecer certezas.
Interromper declarações.
Provocar questionamentos.
Em relação à pontuação, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) Qual o número do seu pedido?
(---) Todos, foram embora muito cedo.
C - C.
E - E.
C - E.
E - C.
Logo após a oração “não vão conseguir”, presente diversas vezes no texto, aparece a pontuação denominada:
exclamação, pois exprime comoção.
interrogação, porque expressa dúvida.
ponto final, indício de fim da fase.
reticências, sinal de interrupção do pensamento.