Questões de Concurso de Preposições - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1123538

Tribunal de Justiça do Amazonas  - AM (TJ/AM) 2019

Cargo: Assistente Judiciário / Questão 11

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Médio

Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB3A1-I, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical do texto seria preservada caso se inserisse a preposição a imediatamente após “atende” (l.19) — atende a.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 945348

Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia - RO (SEFIN/RO) 2018

Cargo: Auditor Fiscal de Tributos Estaduais / Questão 7

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Assinale a opção em que o conector sublinhado tem corretamente indicado o seu significado.
  • A. “entre os índios gaviões no sul do Parᔠ/ companhia.
  • B. “Mas, como os exilados também se comunicam” / modo.
  • C. “... demoravam semanas para ir e vir” / direção.
  • D. .. que até hoje permeiam a atividade” / inclusão.
  • E. “... atrás de urânio e outros metais preciosos” / finalidade.

Questão 945747

Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia - RO (SEFIN/RO) 2018

Cargo: Técnico Tributário / Questão 6

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Em todos os segmentos a seguir há a presença de um conector sublinhado.

Assinale a opção que apresenta o conector que tem seu significado indicado corretamente.

  • A. “Para o especialista, um trânsito mais seguro depende do comportamento mais inteligente ...” / finalidade.
  • B. “... mais inteligente não apenas do condutor de veículo automotor, mas também do pedestre e do ciclista” / adição.
  • C. “Assim como o motorista tem de respeitar a preferência do pedestre na faixa de segurança nos casos em que não há semáforo, o pedestre precisa atravessar na faixa e respeitar a sinalização luminosa, quando houver” / condição.
  • D. “... cabe ao ciclista usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete” / modo.
  • E. “ilustra uma situação comum até hoje no trânsito, onde os motoristas descarregam toda sorte de frustrações” / tempo.

Questão 998988

Companhia Pernambucana de Saneamento - PE (COMPESA/PE) 2018

Cargo: Assistente de Saneamento - Área Assistente de Gestão / Questão 5

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

“e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas”.

Assinale a opção em que a frase em que o emprego da preposição de apresenta o mesmo sentido da sublinhada no segmento acima.

  • A. “...onde Papai Noel viria, com seu trenó e suas renas, abarrotado de brinquedos e presentes.”
  • B. “...e fomos juntos, de mãos dadas, escolher o acordeão.”
  • C. “...O acordeão veio logo, e hoje, quando o encontrar na árvore, já vai saber o preço, o prazo da garantia, o fabricante.”
  • D. “Não será o mágico brinquedo de outros Natais.”
  • E. “...é triste a gente não poder mais dar água a um velhinho cansado das chaminés e tetos do mundo.”

Questão 1001955

Conselho Federal de Biologia (CFBio) 2018

Cargo: Técnico em Arquivo / Questão 8

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Médio

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.

Na linha 29, o emprego da preposição “com” em “com as quais” justifica‐se pela regência da forma verbal “se hibridar”.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 960553

Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul - RS (SEFAZ/RS) 2018

Cargo: Auditor do Estado / Questão 93

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

No texto 1A10AAA, no trecho “a população de baixa e média renda, pela melhora no seu poder aquisitivo” (l. 21 e 22), a preposição por, em “pela”, introduz uma ideia de
  • A. causa.
  • B. finalidade.
  • C. consequência
  • D. condição.
  • E. conclusão.

Questão 849743

Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro - RJ (ALE/RJ) 2017

Cargo: Especialista Legislativo - Área Arquitetura / Questão 5

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. Ele contribui para o desenho da paisagem dos campos e das cidades. Às vezes, ganha destaque no noticiário. Contudo, os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta”.

Nesse primeiro parágrafo do texto 1 há alguns elementos que estabelecem relações anafóricas com termos anteriores; o elemento que se refere a uma oração anterior é:

  • A. os;
  • B. que;
  • C. o;
  • D. isso;
  • E. essa.

Questão 892633

Cargo: / Questão 5

Banca:

Nível:

O segmento do texto 2 em que o emprego da preposição DE – com ou sem contração com o artigo - é resultante da exigência de um termo anterior é:
  • A. “um grupo diverso de pessoas”;
  • B. “sobre o trabalho do ator”;
  • C. “dedicação de uma vida inteira”;
  • D. “uma forma de estar na vida”;
  • E. “profissão do artista”.

Questão 848347

Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11) 2017

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 9

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Freud uma vez recebeu carta de um conhecido pedindo conselhos...

Sem prejuízo da correção e do sentido, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por:

  • A. através de que se pedia
  • B. que lhe pedia
  • C. da qual pedia-lhe
  • D. onde pedia-se
  • E. em que se pedia

Questão 848348

Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11) 2017

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 10

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Está correto o que se afirma em:
  • A. O segmento sublinhado em ... que não represente os valores em que ela acredita... (3º parágrafo) pode ser substituído por “no qual”.
  • B. Ambos os elementos sublinhados em ... Freud sabia que as razões que mais pesam... (2º parágrafo) são pronomes.
  • C. A frase ... você terá menos chance de errar se escolher por impulso... (1º parágrafo) pode ser redigida do seguinte modo: “devem haver menos chances de errar na escolha impulsiva”.
  • D. O elemento sublinhado em ... aqueles que eles seguiram na vida... (2º parágrafo) refere-se a “ideais”.
  • E. Na frase Parece um processo de imitação, mas não é:... (2º parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por “pois”, precedido de vírgula.