

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um professor de braile precisa conhecer a anatomia do olho e entender as condições oftalmológicas que podem levar à cegueira total ou parcial.
Certo
Errado
A escrita Braille utiliza um sistema de pontos em relevo, formando diferentes combinações para representar letras, números e caracteres especiais.
Certo
Errado
A invenção do sistema Braille foi resultado de um trabalho colaborativo entre Louis Braille, um professor cego francês, e Alexander Graham Bell, inventor do telefone.
Certo
Errado
Em relação à simbologia Braille para a informática, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) o sinal (456 123) representa a barra vertical.
( ) o sinal (456 25) representa o fim do sublinhado.
( ) o sinal (13 36) representa o sublinhado autônomo.
As afirmativas são, respectivamente,
V, F e V.
V, V e F.
F, V e F.
V, V e V.
V, F e F.
Analise o fragmento a seguir.
Os 63 sinais simples do Sistema Braille apresentam uma sequência chamada ordem braille, que é distribuída em sete séries. A _____ é determinada com o auxílio da mnemônica “ablakba”.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento.
3ª série
4ª série
5ª série
6ª série
7ª série
De acordo com as técnicas de Moraes, avalie se, em um soroban de 21 eixos, as seguintes afirmativas estão corretas.
I. Na adição de números naturais, escreve-se a 1ª parcela na 7ª classe, a 2ª parcela na 5ª classe, como recurso de memória, e repete-se a 2ª parcela na 1ª classe com a mão direita, onde ao final ficará registrado o total.
II. Para registrar potências, utiliza-se os traços da régua como sinal de “elevado a” para separar a base do expoente. A base da potência fica registrada à direita do traço e o expoente à sua esquerda.
III. Para a divisão de números naturais, registra-se o dividendo na 7ª classe, repete-se o dividendo na 5ª, o divisor na 3ª classe e o quociente na 1ª classe, de acordo com o valor posicional dos algarismos dos dividendos parciais.
Está correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao simbolo matemático representado pela ilustração em Braille abaixo.

Maior que
Menor que
Multiplicação
Traço de fração
Sinal de igualdade
As dez primeiras letras do alfabeto no Sistema Braille são formadas pelas diversas combinações possíveis dos quatro pontos superiores (1245).
Certo
Errado
Os símbolos da primeira linha do Sistema Braille são as dez primeiras letras do alfabeto romano (ou seja, de A até J).
Certo
Errado
É recomendável não limitar a pessoa cega mais do que a própria cegueira o faz, assim como é desejável não a impedir de realizar o que ela sabe, pode e deve fazer sozinha.
Certo
Errado
O “pré-Braille” é o momento quando, através de estímulos e atividades direcionadas, a pessoa com deficiência poderá adquirir habilidades relativas à percepção espacial, corporal, discriminação tátil e auditiva, além de desenvolvimento de conceitos.
Certo
Errado
O Sistema Braille é baseado em 64 símbolos em relevo (considerando a célula vazia como um símbolo), resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada.
Certo
Errado
Durante a jornada de alfabetização através do Sistema Braille o educador pode se deparar com alunos com deficiência visual total ou com baixa visão; em alguns momentos, poderá surgir, por exemplo, a dúvida da indicação do Braille ou da letra ampliada.
Certo
Errado
Na grafia Braille, a representação de uma sigla, em que todas as suas letras são constituídas por maiúsculas, é feita com a anteposição do sinal composto:
(46 46).
(4 e 6).
(66).
(4 e 4).
(48 48).
O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego.
Certo
Errado
O Sistema Braille, utilizando seis pontos em relevo dispostos em duas colunas, possibilita a formação de 63 símbolos diferentes.
Certo
Errado
Depois de analisar as alternativas abaixo, assinale a que descreve adequadamente o instrumento conhecido como reglete:
Instrumento eletrônico que apresenta a forma de um bastão usado como adjutório para andar e que, ao identificar um obstáculo à frente, emite um sinal sonoro.
Instrumento analógico em forma de moldura que abriga peças internamente, sendo dividido por uma peça horizontal fixa e hastes verticais com peças menores passíveis de serem deslizadas para facilitar os cálculos.
Instrumento analógico para escrever em Braille e que consiste em uma placa de plástico ou metal com orifícios, sob os quais se coloca sobre um papel mais grosso que o comum e se perfura com o punção.
Instrumento eletrônico em forma de lupa muito utilizado por alunos com baixa visão para ampliar telas, textos e imagens.
Instrumento analógico que consiste em uma representação cartográfica cujas informações são disponibilizadas ao usuário em relevo e/ou em Braille.
Igor está aprendendo a escrever em braille por meio do Programa Braille Fácil. Neste sentido, Igor tem utilizado uma ferramenta que possui exercícios voltados para as pessoas que estão aprendendo o método de escrita e permite ao transcritor a edição simulada de uma máquina braille. Trata-se de:
Editor fácil.
Digitação Perkins.
Braille LPT.
Braille Word.
No que se refere à produção de textos em Braille, assinale a alternativa com a palavra que completa adequadamente o enunciado.
A___________ de textos em Braille é feita por meio de softwares específicos, que fazem a conversão automática da simbologia. O fornecimento de dados ao computador se dá por meio de digitação, digitalização (escaneamento) ou por documentos digitais (arquivos no formato PDF, por exemplo).
adaptação.
transcrição.
revisão.
impressão.
Com relação a musicografia Braille, analise e responda.

A nota musical representada na imagem acima é a:
Lá.
Sol.
Dó.
Mi.