Questões de Concurso sobre Educação e Ensino - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Educação e Ensino

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
109 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No período posterior à Segunda Guerra Mundial, ocorreu uma mudança nas relações dos museus com a sociedade e uma ampliação das funções sociais dessas instituições. Nesse contexto, é correto afirmar que


A

as exposições passaram a misturar diversos tipos de objetos reforçando o caráter excepcional e exótico das peças.


B

a classificação e a organização das peças passam a seguir as tipologias de objetos, destacando locais e períodos de criação e utilização.


C

foi nesse contexto que surgiram as grandes exposições universais, divulgando os avanços industriais.


D

o emprego de um grande número de peças nas exposições é uma forma de aumentar os conteúdos veiculados ao público.


E

o que mais se modificou nesse período foi a ampliação e o fortalecimento do papel educacional dos museus.

Museus têm caráter educativo desde seu início. No entanto, essas instituições produziram exposições tidas como civilizadoras, que distanciavam o público do museu.


Em meados do século XX, no campo das artes, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) começa a se relacionar com o público de uma forma inovadora, usada até hoje, que é o(a):


A

interatividade;


B

educação patrimonial;


C

exposição temática;


D

mediador/monitor;


E

totem descritivo.

Considerando o contexto de origem das ideias do uso educacional dos museus no Brasil, é INCORRETO afirmar que:


A

nessa aproximação museu e escola, o museu tem o formato de um espaço de reflexão e debate público, museu-fórum, espaço autônomo;


B

nessa aproximação museu e escola, sua origem está associada ao movimento dentro do conceito da “Escola Nova”, ainda nos anos 1930;


C

nesse contexto, destaca-se o papel de Roquette-Pinto, com a criação da Divisão de Educação do Museu Nacional;


D

nesse contexto, o museu é percebido como um recurso importante na potencialização dos métodos de ensino formal; processo de escolarização dos museus;


E

nesse contexto, ressaltam-se as relações entre escolas e museus como sócios solidários na tarefa educativa e o museu como instituição de educação extraescolar.

No século 18, a partir da Revolução Francesa de 1789, apoiada pelas novas noções de cidadania surgidas, houve a ampliação do caráter público das coleções e a abertura de museus como o Museu Louvre (França), o Museu Britânico (Inglaterra), o Museu Nacional de Ciências de Madri (Espanha), entre outros, que além de reunir coleções passaram a admitir o acesso do público. Em relação à preocupação dos museus no século 18 e 19 com a instrução ou educação do público, é possível afirmar que:


A

esses museus criaram uma metodologia própria de atuação em educação que permanece atual até a contemporaneidade.


B

o governo revolucionário francês introduziu o modelo de educação integral e pública transformando os museus em importantes centros educativos para o público em geral, modelo posteriormente copiado por outras instituições.


C

os museus acima mencionados passaram a ter grande preocupação em deixar as exposições mais acessíveis ao grande público, facilitando o acesso a seus conteúdos por meio de exposições didáticas.


D

apesar de ter ocorrido uma ampliação do papel educativo dos museus, eles ainda não estavam direcionados para o público em geral.


E

esses museus explicitaram a preocupação com a instrução do público nessa época, optando pela abolição da observação de centenas de objetos expostos sem nenhum tipo de legenda ou texto de apoio.

É possível afirmar que o desenvolvimento de ações educativas nos museus tem como objetivo:


A

Aumentar o número de visitantes a estes equipamentos, como contrapartida social para patrocinadores.


B

Atrair o público em idade escolar aos museus, tendo em vista que as ações educativas são, por definição, voltadas para este público específico.


C

A construção de conhecimento e a adoção de novos olhares por meio do contato com obras de arte e artefatos históricos, estimulando uma atitude ativa e participante por parte dos frequentadores destes espaços.


D

Reforçar a condição de sacralidade do patrimônio e a necessidade de preservação dos museus como templos do conhecimento.

O método de estudos de públicos para a realização de ações museológicas tem por objetivo principal:


A

conferir os motivos que levam o não público em se interessar em visitar o museu.


B

elaborar diretrizes para a instituição acolher os públicos potenciais do museu.


C

identificar os tipos de públicos que frequentam a instituição museológica.


D

conhecer o perfil dos visitantes do museu a partir da extração de dados por meio de diferentes instrumentos de coleta.


E

apontar as principais necessidades informacionais dos públicos frequentes e potenciais dos museus.

O educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é um autor bastante estudado e referenciado por grande parte dos diversos profissionais que atuam com Ação Educativa. Seu método de ensino revolucionário de alfabetização e conscientização, bem como seu pensamento crítico humanitário, fez com que o autor desenvolvesse, segundo Ernani Maria Fiori (1967), “um método de cultura popular: [que] conscientiza e politiza [...] não tem a ingenuidade de supor que a educação, só ela, decidirá dos rumos da história, mas tem, contudo, a coragem suficiente para afirmar que a educação verdadeira conscientiza as contradições do mundo humano [...]” (FIORI, 1967, p. 29).


Considerando que Paulo Freire é referência para as práticas pedagógicas em museus, avalie as proposições abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A promoção, apropriação e reapropriação do patrimônio cultural material ou imaterial, por meio das ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação torna possível, ao cidadão e à cidadã, considerá-lo como um referencial para o exercício da cidadania.

( ) No círculo da cultura de Paulo Freire, a rigor, ao mesmo tempo em que o professor ensina, ele aprende e, simultaneamente, o aluno que aprende também ensina. Essa reflexão, utilizada no estudo da teoria e prática educativa em museus, possibilitou ampliar conhecimentos na área, rever conceitos e modificar procedimentos de trabalho.

( ) A democratização do conhecimento pedagógico produzido nos museus, nas escolas e nas instituições parceiras beneficia o trabalho de valorização do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial.

( ) O estudo e a aplicação do método ativo, dialógico, crítico de Paulo Freire possibilitou que o processo de interpretação do patrimônio cultural fosse desenvolvido por meio de uma função educativa problematizadora e não instrucionista.


A sequência, de cima para baixo, que completa os parênteses corretamente é a da alternativa:


A

F, V, V, V


B

F, V, F, F


C

V, V, V, F


D

V, V, F, F


E

V, V, V, V

A educação museal é definida como:


A

uma forma pedagógica de apresentar o acervo museológico salvaguardado em um museu.


B

uma forma estrutural de organizar os processos museológicos de um museu.


C

um meio de estimular a visitação dos públicos nas instituições museológicas a fim de transformar suas percepções sobre os bens culturais.


D

um conjunto de valores, de conceitos, de saberes e de práticas que têm como fim o desenvolvimento do visitante.


E

a construção de materiais didáticos para estimular a formação de públicos em espaços museológicos.

A análise e levantamento de temas podem orientar o conteúdo da exposição.


Uma das etapas mais importantes na definição do que será exposto é a_____________ , que pode ser histórica, antropológica, ________________ , tecnológica, de conceitos e outras, e que vai fundamentar as diversas escolhas que serão feitas durante todo o processo.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A

temática • social


B

pesquisa • cultural


C

conceituação • virtual


D

periodização • econômica


E

fundamentação • metodológica

A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é criada com o intuito de:


A

elaborar orientações aos públicos sobre a prática de visitação em espaços museológicos.


B

definir métodos e técnicas para planejar exposições museológicas educativas.


C

promover discussão sobre o ensino básico em espaços culturais, com intuito de fortalecer as identidades e memórias dos indivíduos.


D

propor atividades educativas que visem à formação de professores para mediar visitação de escolares em museus.


E

realizar ações que fortaleçam o campo profissional e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.

Acerca da história da educação museal no Brasil, assinale a opção correta:


A

A produção de conhecimento em Educação Museal acontece no âmbito acadêmico há mais de cem anos.


B

Educação Museal e Educação Patrimonial são termos sinônimos.


C

A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) foi construída de 2010 a 2017, de forma participativa e compartilhada entre poder público e sociedade civil, a partir da coordenação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


D

A Educação Museal é um campo científico já cristalizado no Brasil.


E

A dimensão educativa está presente nos museus brasileiros desde sua gênese.

De acordo com estudiosos da função educativa dos museus, ao utilizarmos a palavra público no singular, promovemos a homogeneização de grupos de indivíduos, que possuem características específicas e que, por isso, demandam o emprego de distintas estratégias de mediação para o sucesso de uma visita. Assinale a alternativa em que há uma CORRETA caracterização de um grupo de visitantes:


A

As visitas familiares são comuns nos museus, em todo o mundo, e na maior parte das vezes prescindem de mediação. Por serem menos frequentes que as visitas escolares e não demandarem atenção especial, elas não são alvos da preparação de formas específicas de mediação e nem constituem uma matriz dos estudos de público de museus.


B

O público escolar é um dos principais públicos que habitualmente frequentam os museus brasileiros. Por ser formado por estudantes do ensino médio e fundamental, a mediação de sua visita deve ser orientada para a complementação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sendo necessário evitar contradições em relação àquilo que é ensinado pelo professor. No momento da visita, o foco da mediação devem ser os estudantes e não os seus professores e acompanhantes.


C

Os grupos organizados de terceira idade visitam os museus brasileiros com frequência cada vez maior, tendo como objetivo o lazer, a convivência social e o aprendizado de novos conhecimentos e práticas. Suas visitas desafiam as equipes de mediação a elaborarem roteiros específicos, adaptando as atividades desenvolvidas junto às exposições, de acordo com suas experiências de vida e suas necessidades atuais. Por isso, é necessário conhecer um pouco do grupo antes da preparação da visita.


D

A inclusão dos públicos com necessidades especiais é um dos novos desafios para as instituições museais. Suas necessidades exigem a confecção de estruturas arquitetónicas acessíveis, recursos expositivos adaptados e materiais de apoio específicos para cada barreira imposta à visitação. Todas as soluções para as necessidades desses públicos estão prescritas em manuais publicados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não havendo a necessidade da pesquisa e da criação de soluções alternativas, a processo de mediação.

As alternativas abaixo apresentam atividades potenciais das bibliotecas dos museus, EXCETO:


A

Dar suporte à pesquisa dos curadores de exposição, contribuindo com o desenvolvimento de suas competências na busca de informações sobre os temas a serem abordados.


B

Promover a recolha de todo e qualquer item bibliográfico e documental existente na instituição, estabelecendo um rígido controle de seu uso.


C

Contribuir com a função educativa dos museus, disponibilizando material bibliográfico e outras fontes de informação complementares à consulta pelos visitantes, incluindo o púbico escolar.


D

Promover a formação de coleções bibliográficas próprias, orientadas para a informação dos públicos interno e externo acerca dos itens do acervo do museu.

O Prêmio Darcy Ribeiro é voltado para laurear práticas de educação não formais nos museus brasileiros. Acerca dessa premiação, podemos afirmar que:


A

Espera-se ainda a longevidade dessa premiação.


B

Os projetos que concorreram a algumas edições do Prêmio nunca foram publicados.


C

Não há nenhuma relação entre a obra de Darcy Ribeiro e a educação museal.


D

O Ceará nunca foi premiado ou recebeu menção honrosa nas edições do prêmio.


E

A premiação possui muitas edições desde a sua criação em 2008.

Todas as alternativas, a seguir, apresentam possibilidades de atuação dos museus como lugares de investigação e produção do conhecimento, EXCETO:


A

Coligir, organizar e interpretar os documentos e a produção bibliográfica acerca da existência dos itens de seu acervo, em períodos anteriores à sua musealização.


B

Elaborar de novos instrumentos e processos de descrição para a documentação de suas coleções, visando a evitar a dissociação da informação acerca aos itens musealizados.


C

Conhecer e avaliar o comportamento de um número significativo de visitantes, revertendo os conhecimentos produzidos em dados uteis à gestão institucional e à elaboração de políticas públicas.


D

Promover métodos destrutivos de análise das qualidades físicas e químicas dos itens de suas coleções, incluindo a espectroscopia atómica e nuclear.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Executar todas as atividades concernentes ao funcionamento dos museus é uma das atribuições da profissão de Museólogo.

II. Planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e as atividades culturais dos museus e de instituições afins, não são atribuições da profissão de Museólogo.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Coletar, conservar, preservar e divulgar o acervo museológico é uma das atribuições da profissão de Museólogo.

II. Promover estudos e pesquisas sobre acervos museológicos, sobre os seres vivos e sobre métodos de diagnóstico por imagem são atribuições exclusivas da profissão de Museólogo.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Prestar serviços de consultoria e assessoria na área de museologia é uma das atividades vedadas aos profissionais de Museologia.

II. Ensinar a matéria de Museologia, nos seus diversos conteúdos, em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais, é uma das atribuições da profissão de Museólogo.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

O primeiro curso de museologia no Brasil surgiu em 1932 no Museu Histórico Nacional (MHN). "O intuito era promover o aperfeiçoamento da mão de obra dos funcionários do museu. Na época, quem concluía o curso era chamado de:


A
Curador de Museus.

B
Museólogo.

C
Cuidador de Museus.

D
Conservador de Museus.

Acerca da Educação Museal, tal como está proposta no Caderno da Política Nacional de Educação Museal, editado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), analise as afirmativas abaixo:


I. Tem como foco os sujeitos que interagem com os museus e não as peças do acervo da instituição.

II. Engloba não apenas o visitante mas os profissionais de museus e a própria experiência da visita ao museu.

III. Visa, em última instância, à formação crítica e integral dos indivíduos bem como sua emancipação e atuação consciente com o objetivo de transformar a sociedade

IV. Visa ampliar os públicos dos museus através da alfabetização criativa, que envolve o ensino não formal.

V. Difere das ações de comunicação e mediação cultural tradicionais, posto que é teórica e metodologicamente embasada nos pressupostos da interatividade proporcionada pelas novas tecnologias para os museus e seus públicos.

VI. Baseia-se no princípio da acessibilidade emocional, que deve considerar não apenas as barreiras de acesso físico mas também aspectos emocionais, afetivos e intelectuais de seus usuários.


Estão CORRETAS apenas


A

II e V.


B

I, II, III, IV e V.


C

I, II, III e VI.


D

I, II e III.


E

I, IV, V e VI.

   
Gerar simulado