

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O gasto energético basal do paciente Pedro, M. T 39 anos, sexo masculino, peso 75kg, Estatura 1,85m. usando a equação da FAO/OMS/ONU - FAO: 11,6 x Peso + 879 é igual à:
1749 kcal/dia.
1849 kcal/dia.
2080 kcal/dia.
2100 kcal/dia.
2120 kcal/dia.
Sobre avaliação do estado nutricional de pessoas com deficiência, assinale a alternativa incorreta:
Os instrumentos para a avaliação do estado nutricional de pessoas com os diversos tipos de deficiência ainda não foram determinados de forma consensual.
A avaliação longitudinal (comparação dos dados individuais ao longo do tempo) utilizando parâmetros já conhecidos, como peso, estatura e IMC, é um dos métodos utilizados para avaliar indivíduos com deficiência.
Além da avaliação longitudinal, é possível utilizar medidas de perímetros e pregas cutâneas, bem como, avaliação clínica e laboratorial, para identificar o estado nutricional desses indivíduos.
Já existem curvas de referência de crescimento para avaliar o estado nutricional de pessoas com síndrome de Down e paralisia cerebral, no entanto, esses instrumentos ainda não foram validados para uso na população brasileira.
As especificidades da pessoa com deficiência podem exigir uma avaliação diferenciada do seu estado nutricional, devido a fatores como limitações físicas e dificuldades na obtenção de medidas antropométricas, o que pode dificultar a classificação conforme os instrumentos aplicados para a população em geral.
Valor considerado normal pelo indivíduo, utilizado como referência para identificar variações recentes no peso corporal quando não há possiblidade de se aferir o peso atual, principalmente em indivíduos doentes é:
Peso atual.
Peso ideal.
Peso usual
Peso desejado.
Peso ajustado.
O peso corporal corresponde à soma de todos os componentes do corpo humano e serve como indicador do equilíbrio proteico-energético do indivíduo. Com relação aos tipos de peso corporal, analise as afirmativas abaixo:
I.O peso ideal deve ser utilizado como referência na avaliação das mudanças recentes de peso e em casos de impossibilidade de medir o peso atual.
II. O peso atual deve ser aferido utilizando uma balança calibrada de plataforma ou eletrônica, no qual o indivíduo no qual o individuo deve estar posicionado de pé no centro da base da balança, descalço e vestindo roupas leves para garantir a precisão da medição.
III. O cálculo do peso ideal ou desejável pode ser realizado através da utilização do IMC: peso ideal ou desejável = IMC desejado x estatura (m)².
É CORRETO o que se afirma em:
I, II, e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
O IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, que permite a uma pessoa fazer o controle de seu peso. Beatriz, de 21 anos, está preocupada com o número que viu na balança, mas ficou com dúvidas quanto ao cálculo do IMC. Ela pesa 120kg e possui 1,70 metros de altura, com IMC de 42Kg/m2. De acordo com o cálculo do IMC de Beatriz, ela se encontra na faixa de
desnutrição.
obesidade grau I.
obesidade grau II.
obesidade grau III.
Paciente H.M.R., 40 anos, sexo masculino, apresentando queixas de formigamento nas mãos, crise de cefaléia, chegando a apresentar vômitos. Após anamnese foi observado que está em quadro de constipação, relatou quadros gripais e infecções recorrentes nos últimos meses. Neste período, diminuiu sua ingestão de alimentos, apresentando náuseas pós-prandial. Houve emagrecimento, embora não soubesse quantificar a perda de peso. A avaliação nutricional antropométrica foi de baixo peso. Observando-se a sintomatologia apresentada pelo paciente, de qual deficiência vitamínica poderíamos suspeitar?
Piridoxina.
Vitamina K.
Cianocobalamina.
Vitamina E.
Vitamina B5.
Os pontos de corte, também chamados de valores críticos, correspondem aos limites que separam os indivíduos que estão saudáveis daqueles que não estão. Qual é o ponto de corte de peso para estatura de crianças de 0 a 5 anos que caracteriza o diagnóstico nutricional de magreza?
< Escore–z –3.
≥ Escore–z –3 e < Escore–z –2.
≥ Escore–z –2 e < Escore–z –1.
≥ Escore–z –2 e ≤ Escore–z +2.
> Escore–z +2.
Ao consultar o nutricionista, uma criança de 4 anos apresentou um percentil de IMC para idade de 96, o que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, classifica-se como risco de sobrepeso, dado que crianças de 0 a 5 anos incompletos com percentil de IMC entre 85 e 97 são consideradas em risco de desenvolver sobrepeso, destacando a necessidade de monitoramento e intervenção precoce para evitar complicações futuras.
Certo
Errado
Qual o principal objetivo de uma triagem nutricional?
Identificar o perfil do paciente;
Promover educação alimentar e nutricional;
Realizar a avaliação de consumo alimentar;
Identificar o risco nutricional para intervenção precoce;
Promover uma prescrição adequada para as necessidades nutricionais;
A respeito dos gastos energéticos, analise as afirmativas a seguir:
I. O GET resulta da somatória dos três componentes principais: o gasto energético basal (GEB) ou gasto energético de repouso (GER), o efeito térmico do alimento ou termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.
II. O GEB é a sigla para o gasto energético basal, que representa a quantidade de energia necessária para o organismo manter suas funções vitais, como o funcionamento dos órgãos.
III. o GEB (gasto energético basal) é que ele varia de acordo com diversos fatores, incluindo idade, sexo, composição corporal e estado de saúde.
Está CORRETO o que se afirma em:
I.
III.
I e III.
I e II.
I, II e III.
Na Atenção Básica, de acordo com a classificação do estado nutricional de adultos segundo o IMC, um adulto com IMC de 33,0 Kg/m² deve ser classificado como:
Adequado ou eutrófico.
Abaixo do peso.
Sobrepeso.
Obesidade grau 1.
Obesidade grau 3.
A circunferência muscular do braço tem forte associação com a desnutrição proteico-calórica por refletir a perda muscular, e a fórmula para seu cálculo inclui
dobras cutâneas tricipital e subescapular.
circunferência do braço e dobra cutânea tricipital.
dobras cutâneas tricipital e bicipital.
circunferência do braço e dobra cutânea bicipital.
A circunferência de cintura é um método de avaliação nutricional utilizado para adultos. Esse método classifica os indivíduos para o risco de desenvolverem doenças crônicas associadas à obesidade e tem como objetivo avaliar:
O percentual de gordura do indivíduo.
A presença de gordura visceral.
A quantidade de massa muscular.
A gordura subcutânea.
Uma paciente de 42 anos apresenta os seguintes dados antropométricos:
Peso corporal = 70,0 kg
Altura de 1,62m
Circunferência da Cintura = 82 cm
Com base nestes parâmetros, assinale a alternativa que melhor descreve seu possível estado nutricional:
Eutrofia com risco aumentado de doença cardiovascular.
Sobrepeso com risco aumentado de doença cardiovascular.
Obesidade com risco muito aumentado de doença cardiovascular.
Sobrepeso com baixo risco cardiovascular.
“A medida da circunferência abdominal é descrita na literatura científica como melhor preditora de gordura visceral quando comparada ao índice de massa corporal e a relação cintura X quadril. Para aferir a circunferência abdominal, deve-se solicitar que o paciente fique em posição supina, inspire profundamente e, ao final da expiração, realizar a medida utilizando uma fita métrica. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, a avaliação dessa medida pode mensurar o risco cardiovascular do indivíduo. Corresponde ao ponto de corte para risco cardiovascular de adultos, a medida de circunferência abdominal igual ou superior a _______ para homens e _______ para mulheres.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
94 cm / 80 cm
80 cm / 70 cm
90 cm / 70 cm
64 cm / 80 cm
O exame físico é um método clínico utilizado para detectar sinais e sintomas indicativos de desnutrição energético- proteica e carências específicas de nutrientes. A respeito, desses sinais e sintomas, assinale a alternativa correta.
Edema e hepatoesplenomegalia são indicativos de marasmo
Manchas de Bitot e xerose conjuntival são indicativas de deficiência de niacina
Redução da sensibilidade ao sabor e perda de esmalte do dente são indicativas de deficiência de vitamina C
Petéquias e hiperqueratose folicular são indicativas de deficiência de iodo
Unhas quebradiças e rugosas são indicativas de deficiência de ferro
A avaliação do peso ao nascer é o primeiro diagnóstico nutricional, feito imediatamente após o nascimento. Esse peso reflete os problemas nutricionais ocorridos durante a gestação. A classificação usada para Baixo Peso ao Nascer (BPN), segundo o Ministério da Saúde, é:
≤3.000 g.
<3.000 g.
<2.500 g.
<2.000 g.
<1.500 g.
Em relação à avaliação do estado nutricional, analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Uma população de referência é aquela cujas medidas antropométricas foram aferidas em indivíduos sadios, vivendo em condições socioeconômicas, culturais e ambientais satisfatórias, tornando-se uma referência para comparações com outros grupos.
( ) Com a distribuição gráfica das medidas de peso e estatura de indivíduos sadios, foram construídas curvas de crescimento de referência. O Ministério da Saúde adota as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao uso de curvas de referência para avaliação do estado nutricional.
( ) Escore-z é um termo estatístico e refere-se à posição ocupada por determinada observação no interior de uma distribuição. Para obtê-lo, os valores da distribuição devem ser ordenados do menor para o maior; em seguida, a distribuição é dividida em cem partes, de modo que cada observação corresponda a um percentil daquela distribuição.
( ) Percentil é outro termo estatístico e quantifica a distância do valor observado em relação à mediana dessa medida ou ao valor que é considerado normal na população. Corresponde à diferença padronizada entre o valor aferido e a mediana dessa medida da população de referência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V.
V – V – F – F.
V – F – V – F.
F – V – F – V.
F – F – V – V.
Em pessoas que não conseguem ficar em posição ortostática, é possível estimar as medidas de peso e altura usando-se as equações de Chumlea.
Certo
Errado
A avaliação nutricional de uma paciente feminina de 40 anos com uma circunferência da cintura de 81 cm indica um risco elevado para complicações metabólicas, conforme as diretrizes que classificam uma circunferência entre 80 e 88 cm como um indicador significativo de predisposição a condições metabólicas adversas, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Certo
Errado