

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia os enunciados abaixo, marque posteriormente, a alternativa correspondente.
I - A dietoterapia na esofagite objetiva especificamente o controle da doença e a redução de seus sintomas.
II - A dietoterapia na esofagite requer mudanças no estilo de vida, sendo um tratamento compendioso.
III- A conduta dietoterápica deve ser tragada a partir de avaliação e estabelecimento de um diagnóstico específico e individualizado, que considere aspectos funcionais, como os dados clínicos, bioquímicos, antropométricos — e alimentares.
IV - A dieta para tratamento da esofagite consiste numa oferta calórica voltada para a perda de peso.
V - Dietas hipolipídicas, com menos de 20% do valor calórico total (VCT), são inadequadas para pacientes com o processo inflamatório ativo.
Todas alternativas possuem dados incorretos.
Todas alternativas são corretas.
Apenas a alternativa II traz um dado incorreto.
Apenas a alternativa III não possui nenhum dado incorreto.
Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
A dieta branda caracteriza-se, principalmente, pela atenuação da textura por meio do processo de cocção das fibras, com a finalidade de facilitar o trabalho digestivo. É utilizada na transição entre:
As dietas de consistência pastosa e líquida restrita.
As dietas de consistência pastosa e normal.
As dietas de consistência pastosa e líquida.
As dietas de consistência líquida e dieta zero.
Disfagia é a interrupção ou prejuízo de qualquer estágio do processo da deglutição. Dois itens vitais podem ser prejudicados: a nutrição e a respiração. O paciente deve ser questionado sobre dificuldades na mastigação, deglutição e manuseio da saliva. Neste último caso, a aspiração para a via aérea poderia levar a um comprometimento pulmonar, daí a importância de se questionar sobre a presença de secreções pulmonares, processos pneumônicos de repetição.
(Dra. Ana Lúcia Langer. Médica Pediatra. Serviço de Pronto atendimento) – (https://www.profala.com/artdisfagia1.htm) (...)
Nos casos graves de disfagia, com alterações da musculatura da face, a boca torna-se seca durante a noite, pois permanece aberta por este período ou pela medicação em uso. Pode-se borrifá-la ou lavá-la com água morna ou usar “swabs” umedecidos.
(MAGNONI, Daniel & CUKIER, Celso. Nutrição Clínica. 2º Ed. ROCA. S. Paulo. p. 456.) – (Adaptado)
Sobre “Dietas para disfagia”, analise as informações com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.
I – A dieta para disfagia consiste em fornecer alimentos que possam ser mastigados e deglutidos com pouco ou nenhum esforço.
II – Geralmente, a dieta para disfagia é normoglicídica, normoprotéica, normolipídica, tem consistência abrandada pela cocção e processos mecânicos com alimentos moídos, liquidificados, em forma de purê.
III – Nas dietas para disfagia não são permitidas texturas grossas e ásperas, frutas e hortaliças cruas, frutas oleaginosas, entre outras.
IV – Geralmente, as refeições todas são à base de quiabo, pela facilidade de deglutição.
V; V; V; F.
F; V; F; V.
V; F; F; F.
F; V; V; F.
V; V; V; V.
Em um hospital foi prescrita dieta laxativa a um paciente com obstipação intestinal. Assinale a alternativa que apresenta alimentos recomendados para consumo nesse tipo de dieta.
Goiaba, farinha de mandioca e repolho
Mingau de tapioca, banana-maçã e lentilha
Batata doce cozida, mamão e mingau de maisena
Abacaxi, feijão e castanhas
Aveia, creme de arroz e banana prata
Sobre a nutrição de queimados, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.
1.(__) Dependendo da gravidade das queimaduras e da capacidade do trato gastrointestinal, a nutrição pode ser administrada por via enteral ou parenteral. A escolha do método dependerá da capacidade do paciente de ingerir alimentos oralmente.
2.(__) Vitaminas e minerais desempenham um papel vital no processo de cicatrização. A suplementação pode ser necessária para garantir a ingestão adequada de nutrientes, especialmente quando há perdas significativas de fluidos e eletrólitos.
3.(__) Os lipídeos são um componente crucial para a cicatrização e reparo dos tecidos. Pacientes queimados geralmente necessitam de uma quantidade aumentada de lipídeos e uma diminuição de ingestão de proteínas e carboidratos para ajudar na regeneração celular e na síntese de tecidos.
A sequência correta é:
1.V, 2.V, 3.F.
1.F, 2.V, 3.V.
1.V, 2.V, 3.V.
1.V, 2.F, 3.V.
1.V, 2.F, 3.F.
Na abordagem dietoterápica de pacientes com doença renal crônica em estágio avançado, a manipulação da ingestão proteica é crucial. Considerando as evidências atuais sobre o manejo nutricional desses pacientes, analise a seguinte afirmação:
Uma dieta hiperproteica é recomendada para compensar as perdas proteicas na diálise.
A restrição severa de proteínas (0,3g/kg/dia) é indicada para todos os pacientes em pré-diálise.
A suplementação com cetoanalógos de aminoácidos permite uma restrição proteica mais segura.
O aumento da ingestão de proteínas de alto valor biológico reduz a progressão da doença renal.
De acordo com Vitolo (2015), na elaboração de um plano alimentar para pacientes em prevenção primária de doença aterosclerótica, deve-se recomendar, como fontes de gordura para o preparo dos alimentos, o óleo de
coco e/ou a banha de porco.
palma e/ou óleo de oliva.
milho e/ou as margarinas.
soja e/ou óleo de canola.
Dietoterapia é alimentar um indivíduo como forma de tratamento, poupando órgãos afetados pela doença, por meio de mudanças de características físicas e químicas dos alimentos, priorizando vias de acesso a mais fisiológica possível e assim contribuir para menor tempo de internação. Sobre dietoterapia é correto afirmar:
Consumir café, chá preto, chá-mate e chocolate sem nenhuma restrição.
Pacientes com enfermidades gástricas fracionar a dieta do paciente em 3 refeições ao dia, para o paciente ter períodos de jejum prolongados.
Paciente ostomizado deve-se controlar o consumo de alimentos formadores de gases.
Pacientes com doença celíaca, restringir o consumo de farinha de milho, polvilho doce ou fubá.
Evitar o consumo de leite integral e derivados gordurosos e preferir o consumo de molho e temperos condimentados.
Uma dieta líquida é um plano alimentar que consiste principalmente em alimentos líquidos ou semilíquidos. Geralmente, essa dieta é prescrita por razões médicas, como preparação para procedimentos médicos, recuperação pós-operatória ou tratamento de condições específicas.
Assinale a alternativa que contém alimentos proibidos neste tipo de dieta.
Gelatina e água de coco.
Chá e suco de laranja.
Pão e refrigerante.
Água e chá verde.
Caldo de legumes e purê.
A dieta assódica visa fornecer uma dieta que exclui completamente o uso de sal adicional, promovendo assim uma ingestão controlada de sódio. É recomendada para situações como:
I.Diabete Mellitus.
II.Hipertensão arterial.
III.Retenção hídrica, ascite, edema.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
As dietas especiais sofrem modificações nos padrões dietéticos normais, baseadas em recomendações dietéticas por órgãos competentes. A maioria das dietas podem ser planejadas para alcançar 100% das recomendações nutricionais da RDA. Os hospitais normalmente possuem dietas básicas de rotina para facilitar o serviço e são classificadas conforme características físicas em dieta normal, branda, pastosa, semilíquida e líquida. Sobre as preparações indicadas em cada um desses tipos de modificações assinale a alternativa correta.
Na dieta branda é indicado saladas e vegetais crus e cozidos.
A dieta pastosa inclui frutas cruas, em compotas, assadas e purês.
Na dieta líquida restrita pode ser utilizado leite, iogurte e coalhada desnatados.
Na dieta normal pode ser oferecido qualquer tipo de carne cozida, assada, grelhada ou frita.
Os pacientes com hepatite C, quadro de sobrepeso e obesidade deverão ter um planejamento alimentar para perda de peso. No caso dos pacientes com outras hepatopatias, eles devem ter peso adequado para evitar a presença concomitante de esteatose hepática. Qual conduta é nesse caso mais assertiva?
Hipocalórica – 20 a 25 kcal/kg/dia.
Normoproteica – 20 a 23 kcal/kg/dia.
Hipercalórica – 23 a 27 kcal/kg/dia.
Hipocalórica – 25 a 30 kcal/kg/dia.
Normolipídica – 20 a 25 kcal/kg/dia.
Considerando a dietoterapia como uma ferramenta terapêutica, qual alternativa, à luz dos mais recentes avanços científicos e das melhores práticas na área, melhor define o papel dessa abordagem no contexto do tratamento das diversas condições?
Substituir a medicação tradicional pelo uso de alimentos, mesmo em casos complexos que demandam uma abordagem multidisciplinar.
Adaptar a dieta às preferências alimentares individuais, sem considerar as necessidades nutricionais específicas e os objetivos terapêuticos de cada paciente.
Fornecer ao organismo debilitado os nutrientes adequados, com foco na otimização do processo de recuperação da saúde e na promoção do bem-estar geral, reconhecendo a importância da individualização no processo.
Implementar restrições alimentares, substituindo a medicação e priorizando a perda de peso, mesmo em casos que não demandam tal medida, reconhecendo a importância da individualização no processo.
Priorizar a perda de peso como meta principal em qualquer tratamento, desconsiderando as necessidades individuais, as causas subjacentes da doença e a importância de uma abordagem holística que leve em consideração todos os aspectos da saúde do indivíduo.
Considere o seguinte caso: F.V.B., mulher negra, 35 anos, com 1,60 m de altura e pesando 65 kg, foi admitida em uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), após sofrer queimaduras de 2° e 3° graus em, aproximadamente, 32% da superfície corporal total (SCT). O acidente ocorreu devido à agressão do ex-marido, que jogou álcool sobre seu corpo e ateou fogo. Durante a internação, foi iniciado suporte nutricional, devido ao aumento das necessidades metabólicas associadas ao trauma térmico.
A glutamina tem sido um importante aliado no tratamento de pacientes queimados. Considerando-se o caso, qual é a indicação correta para a prescrição de glutamina, incluindo sua dosagem em g/kg/dia e seu papel metabólico?
A glutamina pode ser prescrita na dose de 1,5 a 2,0 g/kg/dia, por ser um aminoácido essencial, com papel predominante na síntese proteica e no transporte de oxigênio.
Não há evidências para prescrição de glutamina nesse caso, pois esse nutriente é um aminoácido não essencial e não apresenta impacto relevante na recuperação de pacientes queimados.
Em qualquer condição clínica do paciente grande queimado, a glutamina deve ser indicada junto à prescrição de arginina, pois, isoladamente, não possui papel metabólico relevante nesses casos.
A glutamina pode ser prescrita na dose de 0,1 a 0,2 g/kg/dia, com a principal finalidade de melhorar a cicatrização de feridas, por meio do aumento da produção de colágeno e por ser principal substrato energético para enterócitos, reduzindo permeabilidade intestinal e inflamação.
A glutamina pode ser prescrita na dose de 0,3 a 0,5 g/kg/dia, considerando-se sua função como aminoácido condicionalmente essencial, auxiliando na recuperação do sistema imunológico, pois é um importante substrato energético para linfócitos, além de auxiliar na integridade da barreira intestinal.
Analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.
I – Botulismo é uma forma rara de intoxicação alimentar. Ocorre quando alimentos não - ácidos têm um processamento inadequado.
II – As dietas indicadas para pneumopatas apresentam teores reduzidos de carboidratos com substituição destes por lipídios. Isto se justifica à medida que: a metabolização dos carboidratos leva à maior produção de CO2 do que os lipídios
III – Dieta Pastosa é uma das dietas hospitalares indicadas para os casos em que haja necessidade de facilitar a mastigação, ingestão, deglutição; e de se permitir certo repouso gastrointestinal; e em alguns pósoperatórios, tendo como características: “Normoglicídica, normoproteica e normolipídica”; consistência pastosa ou abrandada ela cocção e processos mecânicos.
IV – A dieta líquida-pastosa ou pastosaliquidificada tem por objetivo fornecer ao paciente uma dieta para minimizar o trabalho do trato gastrointestinal (TGI) e a presença de resíduos no cólon. É uma das dietas hospitalares indicadas para pacientes com problemas de mastigação, deglutição e digestão, com trato gastrointestinal com moderadas alterações; e para o pós-operatório de cirurgias do TGI.
V; V; F; F.
F; V; F; F.
F; V; F; V.
V; V; V; V.
V; F; V; V.
Qual das seguintes afirmações sobre a Dietoterapia está correta?
A Dietoterapia é uma ciência que estuda dietas específicas de acordo com as enfermidades e necessidades nutricionais individualizadas.
A Dietoterapia é um estilo de vida que envolve a escolha de alimentos pesados.
A Dietoterapia é indicada apenas para pessoas saudáveis que desejam melhorar sua qualidade de vida.
A Dietoterapia visa apenas o alcance do peso adequado, sem considerar outras necessidades nutricionais.
A compreensão da fisiopatologia e o tratamento nutricional das enfermidades é a base que norteia a Dietoterapia. Neste contexto, em relação à Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE), analise as afirmativas a seguir.
I. Quanto à sua fisiopatologia, o mecanismo mais comum de refluxo são os relaxamentos transitórios do esfíncter esofágico inferior, um segmento formado por músculo liso,situado entre o esófago e o estômago.
II. As mudanças na dieta são cruciais para o controle da DRGE. Com isso, alguns fatores que favorecem tais sintomas de refluxo são cafeína, álcool, alimentos gordurosos, os quais devem ser evitados.
III. A obesidade pode contribuir para o surgimento da DRGE, pois aumenta a pressão intragástrica, favorecendo o refluxo do conteúdo ácido estomacal.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Assinale a alternativa que possui apenas alimentos e/ou preparações que são permitidos em uma dieta padronizada de consistência pastosa.
Maçã, bolo integral de banana e iogurte.
Creme de papaya, polenta com carne moída e café com leite.
Arroz papa, caldo de feijão e pão francês.
Ovo mexido, salada de rúcula e purê de batata.
Pêra cozida, mingau com açúcar e salada crua de tomate e pepino.
A modificação da dieta normal e padronização hospitalar se refere ao processo de adaptação das dietas padrão para atender às necessidades específicas dos pacientes hospitalizados, sempre levando em consideração suas condições de saúde, restrições dietéticas e recomendações médicas. Sobre a modificação da dieta normal e padronização hospitalar, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__)A dieta laxativa não deve ser indicada para pacientes com constipação intestinal com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais dos pacientes e melhorar o trânsito intestinal.
(__)Os alimentos que contêm lactose, alimentos que ricos em sacarose, alimentos ricos em gordura devem ser indicados aos pacientes com diarreia.
(__)Os alimentos pobres em fibras e frutas constipantes como caju, goiaba e banana, devem ser recomendados aos pacientes com obstipação intestinal.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
F, F, V.
F, V, V.
V, V, V.
V, F, V.
F, F, F.
A desnutrição é comumente observada em pacientes com doenças pulmonares crônicas. Vários fatores contribuem para essa situação, como a diminuição na ingestão calórica por alteração na regulação do apetite, o desconforto causado pela dispneia e mediadores inflamatórios que induzem resistência à insulina. O paciente com doença pulmonar crônica é hipermetabólico e hipercatabólico quando comparado à população geral. Assim, um conjunto de medidas terapêuticas é necessário para a manutenção e/ou recuperação do estado nutricional desses pacientes, e a terapia nutricional faz parte desse processo.
Sobre essa situação, analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes com doença pulmonar crônica estáveis clinicamente podem receber dietas hipercalóricas e hiperproteicas para a recuperação do estado nutricional.
II. A descompensação infecciosa, comumente observada em pacientes com doença pulmonar crônica, pode elevar a taxa metabólica de repouso e, portanto, se recomenda aumento cauteloso da oferta calórica nesta condição.
III. Durante as exacerbações da doença pulmonar crônica, os objetivos da terapia nutricional no paciente são reduzir o catabolismo e a perda nitrogenada e, nos períodos de estabilidade, a recuperação nutricional também.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.