

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No planejamento de cardápio de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) que atenda ao PAT, deve - se considerar a oferta de uma porção de frutas ou de hortaliças nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) ou nas refeições menores (desjejum e lanche).
De acordo com o Guia, a publicidade em favor de alimentos ultraprocessados domina os anúncios comerciais de alimentos, o que pode ser considerado como uma importante ferramenta para a educação alimentar e nutricional, uma vez que atinge, sobretudo, crianças e jovens.
O conhecimento da situação nutricional e de saúde e seu monitoramento por meio de ações de vigilância epidemiológica e de vigilância alimentar e nutricional são úteis para o planejamento de programas nacionais. Em relação aos programas de promoção da segurança alimentar e nutricional e das condições de vida, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização do alimento como ferramenta pedagógica e o favorecimento dos hábitos alimentares regionais e culturais saudáveis são algumas das ações executadas no Programa Nacional de Alimentação Escolar.
II. As chamadas nutricionais e os inquéritos por telefone são estratégias rápidas e de custos reduzidos que possibilitam a obtenção de informações sobre o estado nutricional de populações.
III. Nos principais estudos de pesquisas nacionais, observa-se atualmente que o principal problema nutricional dos grupos de escolares e adultos é o excesso de peso, muitas vezes associado ao alto consumo de alimentos não saudáveis, às práticas de atividades sedentárias, ao tabagismo e ao etilismo.
IV. O primeiro estudo multicêntrico brasileiro, Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA/Brasil) tem como objetivo investigar associações entre o câncer e os fatores biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais e sociais.
V. Segundo o Ministério da Saúde, os quatro principais grupos de doenças crônicas não transmissíveis são a obesidade, o câncer, as doenças respiratórias crônicas e as carenciais.
Estão corretas as afirmativas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e V, apenas.
IV e V, apenas.
O estudo de Botelho et al. (2016) objetivou compreender as representações sociais dos profissionais de saúde que explicam a escolha de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de grupos educativos com o tema alimentação e nutrição, como espaços de promoção da saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) no município de São Paulo.
Em relação a esse estudo, é correto afirmar:
A metodologia quantitativa utilizada possibilitou identificar as estratégias que os profissionais utilizam no âmbito da alimentação e nutrição em suas áreas de trabalho.
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e educadores em saúde pública foram os profissionais graduados na área de saúde que participaram do estudo.
O estudo revela que a abordagem da alimentação e nutrição em grupos educativos como espaços promotores de saúde pode ser inserida com facilidade numa APS, independentemente das políticas públicas.
O nutricionista participou do projeto coordenando as equipes de saúde no levantamento de dados, uma vez que é o profissional mais habilitado para conduzir as ações planejadas na área de alimentação e nutrição.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os macronutrientes são especificamente os carboidratos, apenas.
II. A orientação alimentar não está incluída no campo de atuação do SUS.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
O sistema de informação cujo objetivo é conferir a necessária racionalidade como base de decisões nas ações de alimentação e nutrição e promoção da saúde em qualquer das três esferas de Governo – municipal, estadual e federal é o:
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.
Sistema de Informações na Atenção Básica.
Sistema de Vigilância Epidemiológica
Sistema de Vigilância Ambiental.
Sistema de Agravos à Saúde.
O Guia alimentar para a população brasileira se constitui como instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como para subsidiar políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população. Acerca dos princípios que orientaram a elaboração do Guia alimentar para a população brasileira de 2014, assinale a alternativa correta.
Recomendações feitas por guias alimentares devem levar em consideração o que se espera para o futuro da população.
O saber único e soberano gera o conhecimento para a formulação de guias alimentares.
Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes para a promoção da saúde universal.
Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
Guias alimentares limitam a autonomia das escolhas alimentares para alimentos comprovadamente saudáveis.
Em 2011, em sintonia com os esforços globais, o Ministério da Saúde preparou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011 - 2022, que integra ações do setor saúde e de outros setores. Diversos representantes de segmentos sociais participaram da construção desse plano. Considerando o eixo estratégico de promoção da saúde, que tem como um dos respectivos objetivos proporcionar à população opções relativas à construção de comportamentos saudáveis ao longo da vida, assinale a alternativa que indica ações desse eixo estratégico.
Redução dos preços de alimentos saudáveis: propor e fomentar a adoção de medidas fiscais, tais como redução de impostos, taxas e aumento dos subsídios, visando à redução dos preços de frutas e hortaliças, a fim de estimular o consumo delas.
Regulamentação da publicidade de alimentos: liberação da publicidade de alimentos para crianças.
Criação de um portal na internet para monitorar e avaliar a implantação do Plano Nacional de Enfrentamento das DCNT, bem como desenvolver um sistema de gestão em DCNT.
Análises de morbimortalidade e inquéritos com foco em desigualdades em saúde (populações vulneráveis, como indígenas e quilombolas), intervenções em saúde e custos de DCNT.
Atenção domiciliar: ampliar o atendimento a pessoas com dificuldades de locomoção ou que precisem de cuidados regulares, mas não de hospitalização.
A Vigilância Alimentar e Nutricional compõe estratégia de vigilância epidemiológica fornecendo dados sobre o perfil alimentar e nutricional da população brasileira. Dentre os diversos sistemas de informação disponíveis no Sistema Único de Saúde, em relação à alimentação e nutrição, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN é o principal deles. A respeito do SISVAN, assinale a alternativa correta.
Tem como objetivo aumentar a resolutividade das equipes de Saúde da Família inserindo diferentes profissionais de saúde.
Propõe a articulação de uma agenda comum de alimentação e nutrição aos programas e às ações do SUS.
Organiza uma base de dados sobre o estado nutricional e o consumo alimentar por cada fase do curso da vida.
Articula programas complementares no apoio ao desenvolvimento das famílias carentes com a distribuição de suplementos.
Integra as políticas de educação e saúde dentro do território de localização da equipe de saúde da família e da escola.