Questões de Concurso sobre Nutrição e Saúde Pública

 
 
Disciplina 1
Assunto 23
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.353 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo a FAO/OMS (1985), a necessidade diária de proteína equivale ao menor nível de ingestão de proteína da dieta, que irá equilibrar as perdas de nitrogênio pelo organismo em pessoas que mantém o balanço energético com níveis moderados de atividade física.

Com base nessa definição, a quantidade de proteína recomendada para homens e mulheres com 18 anos ou mais é de _______________, tomando como base proteína de boa qualidade, como leite e ovos.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é


A
1,2 g/Kg de peso ideal/dia

B
0,6 g/Kg de peso atual/dia

C
0,8 g/Kg de peso atual/dia

D
1,0 g/Kg de peso atual/dia

E
0,75 g/Kg de peso ideal/dia

A primeira Diretriz da PNAN trata da “Organização da Atenção Nutricional”. Assinale a afirmação correta no que diz respeito ao conteúdo dessa diretriz.


A

Os serviços de saúde brasileiros, referência mundial, estão adequadamente organizados para atender às demandas geradas pelos agravos relacionados à má alimentação, tanto em relação ao seu diagnóstico e tratamento quanto à sua prevenção e à promoção da saúde.


B

As ações de vigilância para proporcionar a identificação de determinantes e condicionantes dos agravos relacionados à nutrição fazem parte da organização da atenção nutricional.


C

A atenção nutricional tem como sujeitos os profissionais das unidades básicas de saúde e da rede, incluindo os assistentes administrativos e os agentes comunitários de saúde, quando compuserem as equipes.


D

A atenção nutricional deve fazer parte do cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde, tendo os Núcleos de Apoio à Saúde da Família como coordenadores e orientadores da rede nesse processo.


E

Diante do atual quadro epidemiológico, são prioritárias as ações preventivas e de tratamento da obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis, não sendo mais necessária abordagem de carências nutricionais específicas e de desnutrição.

Considere os princípios abaixo.


I - A comida e o alimento como referências, com valorização da culinária.


II - A educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia.


III - Sustentabilidade social, ambiental e econômica.


Quais são princípios do Marco de Referência Brasileiro para Ações de Educação Alimentar e Nutricional?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

I, II e III.

Leia as afirmações sobre os conceitos referentes aos princípios da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).


I - Segurança Alimentar e Nutricional com Soberania: é fundamental manter e fomentar investimentos em pesquisas de delineamento e avaliação de novas intervenções e de avaliação de programas e ações propostos pela PNAN, para que os gestores disponham de uma base sólida de evidências que apoiem o planejamento e a decisão para a atenção nutricional no SUS.


II - Determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição: relaciona-se com a busca pela integralidade na atenção nutricional que pressupõe a articulação entre setores sociais diversos e se constitui em uma possibilidade de superação da fragmentação dos conhecimentos e das estruturas sociais e institucionais, de modo a responder aos problemas de alimentação e nutrição vivenciados pela população brasileira.


III - Fortalecimento da autonomia dos indivíduos: diante dos interesses e pressões do mercado comercial de alimentos bem como das regras de disciplinamento e prescrição de condutas dietéticas em nome da saúde, ter mais autonomia significa conhecer as várias perspectivas, poder experimentar, decidir, reorientar, ampliar os objetos de investimento relacionados ao comer e poder contar com pessoas nessas escolhas e movimentos.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Sobre o conteúdo apresentado no Guia Alimentar para a População Brasileira (Brasil, 2014), assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).


( ) Esse Guia baseia suas recomendações em conhecimentos gerados por estudos experimentais, clínicos, populacionais e antropológicos, bem como em conhecimentos implícitos na formação dos padrões tradicionais de alimentação.


( ) É destinado a todos os brasileiros, independentemente de serem profissionais de saúde, agentes comunitários ou educadores.


( ) Apresenta a contagem de calorias como uma forma simples e eficiente para saber se a quantidade de alimentos consumida está adequada.


( ) Esse Guia traz um compêndio sobre as porções recomendadas para o consumo diário dos indivíduos.


( ) Afirma que circunstâncias que envolvem o consumo de alimentos – por exemplo, comer sozinho, sentado no sofá e diante da televisão ou compartilhar uma refeição, sentado à mesa com familiares ou amigos – não são importantes para determinar quais serão consumidos, porém costumam afetar a quantidade a ser ingerida.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


A

V – F – V – V – V.


B

V – F – F – F – V.


C

V – V – F – F – F.


D

F – F – V – V – F.


E

F – V – F – F – V.

A recomendação mais recente da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para os índices antropométricos adotados pela Vigilância Alimentar e Nutricional (Brasil, 2004) nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de adolescentes é:


A

Peso em relação à idade.


B

Perímetro da cintura em relação à altura.


C

Índice de massa corporal em relação à idade.


D

Índice de massa corporal.


E

Perímetro da cintura.

Sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei Nº 8.142/90 traz todas as seguintes afirmações abaixo citadas, EXCETO:


A

O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.


B

A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde.


C

A representação dos profissionais de saúde nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.


D

O Conselho de Saúde tem caráter permanente e deliberativo.


E

As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio.

O conhecimento das condições de alimentação e nutrição do conjunto dos povos indígenas esbarra em uma série de obstáculos. Um dos principais é o, ainda incipiente, sistema de coleta de dados em saúde, responsável por essa parcela da população brasileira. Porém, há consenso entre pesquisadores sobre alguns aspectos epidemiológicos.


LEITE, M.S.; SANTOS, R.V.; COIMBRA JR, C.E.A.; GUGELMIN, S.A. Alimentação e Nutrição dos Povos Indígenas no Brasil. In: KAC G.; SICHIERI, R.; GIGANTE, D.P. Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007. p. 503-18.


Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. Entre as populações indígenas brasileiras, emergem, em proporção crescente, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).


PORQUE


II. À instabilidade na produção de alimentos somam-se precárias condições sanitárias por falta de saneamento básico.


Assinale a alternativa correta.


A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


E

As asserções I e II são proposições falsas.

Marque V (verdadeiro) e F (falso) para as opções abaixo. Em seguida, assinale a alternativa com a ordem correta das respostas, de cima para baixo:


Ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:


(__) Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

(__) Executar, somente, as ações de vigilância sanitária e as de saúde do trabalhador;

(__) Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.


A

V – V – F.


B

V – F – F.


C

V – F – V.


D

F – F – V.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização e hierarquização e participação popular), aos quais se somam os seguintes princípios, EXCETO:


A

O fortalecimento da autonomia dos indivíduos.


B

A alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde.


C

O respeito à diversidade e à cultura alimentar.


D

A gestão das ações de alimentação e nutrição.


E

A segurança alimentar e nutricional com soberania.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado