

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo Haydt (2004), a relação entre objetivos de ensino e avaliação da aprendizagem deve ser articulada e funcional, uma vez que avaliar significa, essencialmente, verificar em que medida os objetivos previstos estão sendo alcançados. Com base nessa perspectiva, julgue as assertivas abaixo como falsas (F) ou verdadeiras (V):
( ) A avaliação da aprendizagem deve ser planejada a partir dos objetivos de ensino, de modo que os instrumentos e critérios adotados permitam verificar se as aprendizagens esperadas foram alcançadas.
( ) A eficácia da avaliação diagnóstica vinculada aos objetivos de ensino reside em sua capacidade de classificar os alunos em níveis de desempenho, permitindo a criação de grupos homogêneos para a otimização do currículo.
( ) Quando os resultados da avaliação indicam que os objetivos não foram atingidos, cabe ao professor reorientar as estratégias de ensino e rever as condições de aprendizagem oferecidas aos alunos
( ) A avaliação articulada aos objetivos de ensino exige que o professor considere não apenas os conteúdos trabalhados, mas também as habilidades e atitudes que se pretende desenvolver.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F-F-V-V.
V-F-V-F.
F-V-F-V.
V-F-V-V.
V-V-V-V.
Durante uma reunião pedagógica, a equipe escolar debate aspectos relacionados ao planejamento docente, à avaliação da aprendizagem e à formação de profissionais da educação. O objetivo é alinhar as práticas institucionais às disposições previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) – LDB. Nesse contexto, com base na LDB e nas atribuições dos docentes e da organização da educação básica, assinale a alternativa correta.
O plano de trabalho docente pode ser elaborado com menor articulação à proposta pedagógica da instituição de ensino.
A avaliação na educação infantil possui como referência o ingresso no ensino fundamental, mediante registro do desenvolvimento da criança.
A avaliação da aprendizagem pode considerar o desempenho do estudante ao longo do período letivo, com ênfase em aspectos qualitativos.
A formação para funções de administração, planejamento e orientação educacional ocorre especialmente em cursos de pós-graduação.
Os critérios de avaliação escolar podem atribuir maior peso aos resultados de provas finais no acompanhamento do rendimento do estudante.
Em diagnóstico pedagógico por amostragem, verificou-se que turmas alcançam bons resultados em provas de memorização, porém apresentam fragilidade na aplicação de conceitos em situações práticas e problemáticas. A coordenação pede proposta de reorganização didática para promover compreensão transferível. Qual é a opção mais alinhada com práticas que favorecem transferência de aprendizagem?
Ampliação do tempo de exposição teórica para consolidação conceitual.
Intensificação de listas sequenciais de exercícios estruturados.
Organização de situações-problema com mediação intencional de conhecimentos prévios.
Redução da intervenção docente para estimular descoberta autônoma.
Antecipação de conteúdos de maior complexidade formal.
A avaliação da aprendizagem é um elemento essencial do coensino, que se desenvolve paralelamente ao ensino. Quando estudantes são envolvidos em práticas de coavaliação, interavalição e autoavaliação, eles, EXCETO:
Desenvolvem habilidades metacognitivas.
Aperfeiçoam habilidades sociais e comunicativas.
Retêm uma maior quantidade de informações em menos tempo.
Assumem maior responsabilidade no processo de aprendizagem e de avaliação.
Sobre a função da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa correta.
A avaliação da aprendizagem existe e subsiste por si mesma, independentemente do planejamento educacional.
A avaliação tem cumprido perfeitamente a sua verdadeira função de mecanismo a serviço da construção do melhor resultado possível.
O processo de avaliação deve ser utilizado de forma puramente classificatória, ignorando a função diagnóstica.
A avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados.
No cotidiano escolar, a avaliação tem sido executada em estreita e perfeita vinculação com o projeto pedagógico da escola.
A avaliação da aprendizagem, em perspectiva formativa, acompanha o processo de aprendizagem, identifica dificuldades e reorienta a ação docente, por meio da indissociabilidade com o planejamento de ensino. Ela não se limita à mensuração de notas e medidas de desempenho, mas integra reflexão e intervenção pedagógica, sempre que necessário. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
A avaliação da aprendizagem deve ocorrer apenas no final do processo pedagógico, para medir e averiguar se houve rendimento dos alunos ou não.
Deve ser contínua, diagnóstica e orientadora da aprendizagem, buscando a efetivação.
Deve punir erros para disciplinar estudantes, observando os maus exemplos.
Deve ser padronizada nacionalmente, evitando pormenores de espaço, realidade social, cultura, dentre outros aspectos que em nada devem ser elencados nesse processo.
Deve ser exclusivamente quantitativa, como uma maneira de elencar índices de desempenho.
A avaliação escolar deve ser concebida como processo contínuo e cumulativo que permite identificar dificuldades e potencialidades dos estudantes, subsidiando decisões pedagógicas e possibilitando intervenções educativas adequadas. Além disso, deve assegurar a participação das famílias e garantir o direito de discussão dos resultados obtidos.
À luz das Diretrizes Curriculares que orientam o Ensino Fundamental, assinale a alternativa que interpreta corretamente a concepção de avaliação acima:
A avaliação deve ocorrer prioritariamente ao final dos períodos letivos, tendo como finalidade principal classificar os estudantes de acordo com seu desempenho acadêmico.
A avaliação da aprendizagem constitui responsabilidade exclusiva do professor, não devendo envolver a participação institucional da escola ou a comunicação sistemática com as famílias.
A avaliação escolar deve restringir-se à mensuração objetiva do rendimento acadêmico, evitando interferências pedagógicas no decorrer do processo educativo.
A avaliação escolar deve concentrar-se na verificação final do desempenho do estudante, evitando revisões ou questionamentos acerca dos resultados obtidos.
A avaliação da aprendizagem deve assumir caráter processual, formativo e diagnóstico, orientando intervenções pedagógicas e mantendo a família informada sobre o desempenho dos estudantes.
É nela que se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento. Do ponto de vista da psicopedagogia a proposta citada ocorre por meio de:
avaliação e anamnese psicopedagógica.
planejamento de aulas.
aplicação de atividades compensatórias.
inscrição no atendimento educacional especializado.
intervenções de contenção.
Analise a seguinte situação:
Durante uma atividade de coordenação motora no pátio, planejada pela professora para estimular a independência dos alunos, um Auxiliar de Educação Básica observa que um estudante com deficiência motora encontra dificuldades para completar o circuito. Com o intuito de integrá-lo rapidamente ao ritmo do restante da turma, o Auxiliar passa a realizar os movimentos físicos pelo aluno, conduzindo suas mãos e pés para finalizar a tarefa.
Com base nas diretrizes de inclusão e no papel do Auxiliar, a conduta desse profissional está:
Correta, pois cabe ao Auxiliar assumir uma função assistencialista, evitando que o estudante com deficiência vivencie esforço, cansaço ou frustração.
Incorreta, pois, ao realizar a atividade pelo estudante, o profissional compromete sua autonomia e prejudica o desenvolvimento de suas habilidades.
Incorreta, pois o Auxiliar não deveria intervir nesse caso, limitando-se apenas a observar as dificuldades do estudante para preservar sua autonomia.
Correta, pois a função do Auxiliar é assegurar que o estudante com deficiência acompanhe o ritmo da turma e conclua a atividade simultaneamente aos colegas, evitando sentimentos de exclusão.
“A avaliação é um elemento central no processo educacional” (BRASIL, 2025).
Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de avaliação da aprendizagem.
1. A avaliação formativa tem como principal objetivo identificar o estado atual das aprendizagens dos estudantes, mapeando conhecimentos prévios, lacunas e potenciais que podem ser explorados.
2. A avaliação diagnóstica tem como propósito monitorar e acompanhar o progresso dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem, oferecendo devolutivas frequentes que retroalimentem o planejamento pedagógico.
3. A avaliação é um elemento central no processo educacional, funcionando como um mecanismo de diagnóstico, regulação e validação das aprendizagens e práticas pedagógicas.
4. A avaliação e a recomposição das aprendizagens configuram-se como processos essenciais para assegurar que todos os estudantes avancem em sua trajetória educativa de maneira equitativa e significativa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
A avaliação da aprendizagem como processo contínuo e formativo, na perspectiva do Ensino Fundamental I, caracteriza-se por:
Realizar provas bimestrais como único instrumento de verificação da aprendizagem.
Classificar os alunos em níveis de desempenho para definir aprovação ou reprovação.
Acompanhar o percurso de desenvolvimento do aluno por meio de observações, registros e devolutivas, com o objetivo de reorientar a prática pedagógica e promover a aprendizagem.
Padronizar instrumentos avaliativos para toda a rede de ensino, sem considerar as especificidades da turma.
A avaliação da aprendizagem pode ser compreendida como um processo que envolve diferentes dimensões articuladas, as quais orientam a análise da prática pedagógica e a tomada de decisões no contexto educacional. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente elementos constitutivos do ato de avaliar.
Juízo de qualidade, análise de dados relevantes e tomada de decisão.
Observação do comportamento, controle de resultados e regulação do processo de ensino.
Aplicação de instrumentos, verificação de desempenho e atribuição de notas.
Levantamento de informações, mensuração de resultados e classificação dos estudantes.
As proposições abaixo se referem à avaliação da aprendizagem escolar de crianças da educação infantil. Analise-as.
I- Na educação infantil, a avaliação tem o objetivo de promoção para os níveis subsequentes.
II- Na educação infantil, a avaliação será feita por meio do acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, até mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
III- A educação infantil é o único nível da educação básica que dispensa a avaliação.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
II e III apenas.
I e II apenas.
II apenas.
III apenas.
Um dos eixos essenciais da Didática está na perspectiva do aprender. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem, em uma perspectiva formativa, caracteriza-se CORRETAMENTE por:
Classificar os estudantes ao final do ano, colaborando com o processo de matrículas.
Produzir exclusivamente notas e índices.
Acompanhar continuamente o processo de aprendizagem, subsidiando intervenções pedagógicas, planejamento e flexibilidade de conteúdos.
Avaliar apenas conteúdos conceituais e precursores de processos amplos de aprendizagem para inserção futura ao mercado de trabalho.
Priorizar exclusivamente provas objetivas.
No centro do planejamento da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), devem estar:
Os objetivos de aprendizagem dos estudantes.
As listagens de conteúdos presentes nos currículos oficiais.
Os materiais didáticos adotados pela instituição de ensino.
As regras disciplinares do ambiente escolar criadas pelo grupo de gestão.
Ao concluir uma unidade didática, um professor percebeu que utilizar somente o desempenho obtido na atividade final não representaria adequadamente a aprendizagem da turma. Ao longo das aulas, ele havia registrado participação, tomada de decisões, evolução das habilidades, compreensão das regras e capacidade de trabalhar coletivamente. Também havia recolhido autoavaliações e pequenos registros produzidos pelos estudantes. Alguns alunos não atingiram determinados objetivos e necessitariam de novas oportunidades de aprendizagem. Para a reunião pedagógica, o professor deveria produzir um relatório capaz de demonstrar o percurso observado e subsidiar o planejamento das ações de recuperação, mantendo registros organizados e compreensíveis para a equipe escolar.
Analisar as assertivas abaixo:
I. A avaliação pode combinar diferentes instrumentos quando todos estiverem relacionados aos objetivos de aprendizagem definidos.
II. Os relatórios devem apoiar-se em evidências registradas e apresentar informações relevantes sobre o processo de aprendizagem.
III. A recuperação deve oferecer novas oportunidades de aprendizagem relacionadas às dificuldades identificadas, acompanhadas de nova verificação.
IV. Os registros avaliativos podem subsidiar decisões pedagógicas, comunicação com a equipe escolar e replanejamento das aulas.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
III, apenas.
Em relação à Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil, é necessário que se utilizem procedimentos metodológicos e instrumentais. Dessa forma, um dos instrumentos adequados de avaliação na Educação Infantil é:
Prova de desenho individual e das conquistas da escrita, como forma de cobrança.
Exame periódico, como espécie de provas para que as crianças já estejam em consonância com o que o próprio sistema educacional exige, e assim, se preparem para os anos iniciais.
Relatório descritivo, observando o desempenho individual das crianças, bem como valorizando suas aprendizagens de maneira total.
Ranking de desempenho, valorizando a competitividade desde essa fase.
Boletim com notas, destacando os erros como abordagem de desclassificação.
Analise os itens a seguir:
Na passagem dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, especial atenção será dada:
I – pelos sistemas de ensino, ao planejamento da oferta educativa dos alunos transferidos das redes municipais para as estaduais.
II – pelas escolas, à coordenação das demandas específicas feitas pelos diferentes professores aos alunos, a fim de que os estudantes possam melhor organizar as suas atividades diante das solicitações muito diversas que recebem.
III – pelos docentes, à aplicação de métodos tradicionais com ênfase apenas em conteúdos das áreas exatas, excluindo outras áreas do conhecimento.
IV – pelas redes de ensino, à padronização de práticas pedagógicas, desconsiderando as especificidades dos estudantes e contextos locais.
Assinale a alternativa correta:
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Apenas os itens II e IV são verdadeiros.
Apenas os itens III e IV são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros,
Na Educação Profissional e Tecnológica, o planejamento e a avaliação da aprendizagem não se restringem a procedimentos técnicos, mas envolvem dimensões éticas e políticas relacionadas ao projeto formativo institucional. Assim, a organização do trabalho pedagógico deve assegurar coerência entre objetivos formativos, práticas avaliativas e princípios da formação humana integral.
Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A avaliação da aprendizagem deve estar alinhada aos objetivos formativos previstos no planejamento e no projeto pedagógico do curso.
II. A dimensão ética da avaliação implica transparência, critérios explícitos e compromisso com a aprendizagem dos estudantes.
III. A avaliação deve priorizar, exclusivamente, resultados quantitativos, como médias e índices de aprovação.
IV. O planejamento pedagógico na EPT deve considerar a articulação entre formação geral e formação profissional.
verifica-se que estão corretas apenas
I, III e IV.
I, II e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
A atuação neuropsicopedagógica exige o domínio dos mecanismos neurofisiológicos que sustentam a aprendizagem. Entre esses processos, a atenção e a concentração destacam-se como funções executivas vitais para a codificação da informação. Considerando a hierarquia dos processos atencionais e as bases neurocientíficas da concentração, analise as afirmativas a seguir:
I. A atenção seletiva é a habilidade de responder simultaneamente a múltiplas tarefas de igual complexidade, sem perda de desempenho.
II. O Córtex Pré-Frontal e o Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA) são estruturas fisiológicas intimamente ligadas à regulação do estado de alerta e atenção.
III. Fatores como a motivação e o significado do conteúdo para o aluno influenciam diretamente a manutenção da atenção sustentada.
IV. O controle inibitório, uma das funções executivas, permite que o sujeito ignore estímulos distratores para manter a concentração em uma tarefa alvo.
Assinale a opção CORRETA:
I, II, apenas.
II, IV, apenas.
II, III, IV, apenas.
I, II, III, IV