Questões de Concurso sobre Conceitos em pedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.264 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as assertivas sobre pedagogia de projetos e assinale a resposta correta.


|- A classe se ocupa em atividades significativas e com propósitos definidos.

II- O conhecimento é construido sem relação com o contexto em que é utilizado.

IIl- Promove integração e cooperação entre docentes e discentes em sala de aula.

IV- Intencionalidade e flexibilidade são características do planejamento de projetos.


A

Estão corretas apenas as assertivas I, II, lIl.


B

Estão corretas apenas as assertivas I, III, IV.


C

Estão corretas apenas as assertivas ll, III, IV.


D

Estão corretas todas as assertivas.

Segundo Gadotti (2000), a educação nova, surgida de forma mais clara a partir da obra de Rousseau, se desenvolveu nesses últimos dois séculos e trouxe consigo numerosas conquistas, sobretudo no campo das ciências da educação e das metodologias de ensino. O conceito de “aprender fazendo”, é uma aquisição histórica para a educação. Tanto a concepção tradicional de educação quanto a nova, ambas amplamente consolidadas, terão um lugar garantido na educação do futuro. O conceito de “aprender fazendo” é reconhecido por quais autores?


A

Paulo Freire e Freinet.


B

John Dewey e Montessori.


C

Vygotsky e Paulo Freire.


D

John Dewey e Freinet.


E

Piaget e Vygotsky.

Leia com atenção:


(__) - Buscar coerência na compreensão de mundo que cada um possui significa abdicar os fundamentos estruturantes, como no caso da tradição religiosa e cultura;

(__) - A própria tradição religiosa, a cultura e a ideologia necessitam da reflexão para se interpretarem de suas contradições;

(__) - A Escola deve ajudar o educando a adquirir instrumentos universais que o auxiliem na superação das contradições;

(__) - No campo da filosofia e da teologia, o homem busca na razão e na autoridade a ilegitimidade do conhecimento.


Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:


A

V – F – F – V.


B

F – V – F – V.


C

V – V – F – F.


D

F – V - V – F.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, identificando as ações do Orientador Educacional que favorecem a mediação entre a família, o aluno e os professores, com vistas ao fortalecimento dos processos educativos da escola.


Coluna 1

1. Ação com a família.

2. Ação com os alunos.

3. Ação com os Professores.


Coluna 2

( ) Promover atividades de reflexão em relação às atitudes de cooperação, sociabilidade, respeito, consideração, responsabilidade, tolerância e respeito às diferenças individuais.

( ) Orientar para a compreensão da cultura escolar e a importância dos hábitos de estudo na criança e no jovem.

( ) Participar das reuniões de planejamento, execução e avaliação das atividades pedagógicas coletivas.

( ) Informar sobre as ações propostas pela escola, propondo acordos e parcerias.

( ) Planejar ações voltadas à saúde, educação sexual, prevenção ao uso indevido de drogas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3 – 1 – 2.


B

1 – 3 – 1 – 3 – 3.


C

2 – 1 – 3 – 1 – 3.


D

3 – 1 – 1 – 2 – 1.


E

3 – 3 – 2 – 3 – 1.

É diretriz que deve ser observada na organização de propostas pedagógicas para a Educação Infantil, conforme preconiza a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009:


A

as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores do processo de escolarização da criança a aprendizagem da língua oral e escrita e da numeralização.


B

as instituições de educação infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, com objetivo de seleção, promoção ou classificação para o ensino fundamental.


C

a proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.


D

o currículo da educação infantil deve abranger o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente a do Brasil.

As críticas à pedagogia tradicional formuladas a partir do final do século passado foram, aos poucos, dando origem a uma outra teoria da educação. Esta teoria mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social. De acordo com Dermeval Saviani, tal pedagogia é chamada de:


A

Pedagogia libertária.


B

Pedagogia nova.


C

Pedagogia da escola dualista.


D

Pedagogia histórico-crítica.

Na perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme Libâneo (1985), a principal contribuição da escola para a democratização da sociedade está


A

na didática assentada na transmissão cultural, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos e métodos da educação.


B

no caráter prático-técnico do ensino, fornecendo aos estudantes as ferramentas necessárias para sua ascensão social.


C

na instrumentalização dos alunos para o atendimento das necessidades de produtividade e de eficiência impostas pela globalização.


D

na difusão da escolarização para todos, colocando a formação cultural e científica nas mãos do povo como instrumento de luta para sua emancipação.


E

na separação entre os aspectos material/formal do ensino, ou seja, entre a valorização da transmissão dos conteúdos e o modo de sua aquisição.

São itens a serem assegurados pelos sistemas de ensino aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:


I. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;


II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;


III. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;


IV. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.


Dos itens acima:



A

Apenas os itens I e III estão corretos.


B

Apenas os itens I, II e IV estão corretos.


C

Apenas os itens II, III e IV estão corretos.


D

Todos os itens estão corretos.

Considere o excerto: “o conceito de documentação pedagógica emerge em nosso cenário especialmente a partir da divulgação da experiência italiana para a Educação Infantil, notadamente aquela desenvolvida na cidade de Reggio Emilia, coordenada pelo pedagogo Loris Malaguzzi. Tem como foco a ideia de sistematização de percursos, elaboração da experiência e comunicação. Relatos de situações, fotografias, produções das crianças constituem material para a documentação, que implica seleção, organização e elaboração de registros” (37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015, p.4). Sobre o assunto elucidado pelo enunciado, analise as afirmativas abaixo.


I. O registro que o educador faz sobre o seu trabalho pode ser um instrumento da documentação, entendida como um processo mais amplo de sistematização e construção de memória sobre o trabalho pedagógico, sobre o processo de desenvolvimento da criança, sobre a trajetória de um grupo ou de uma escola.

II. A documentação pode estar a serviço do educador (na reflexão sobre a prática, na avaliação do processo de aprendizagem das crianças, no planejamento, contribuindo para seu processo de formação e desenvolvimento profissional e melhoria da ação), das crianças (quando elaboram seu portfólio de aprendizagem, selecionando produções, imagens, textos que irão compor o documento, construindo, junto com o educador, a memória de seu percurso de formação), e dos pais (como instrumento de acesso ao trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e à trajetória da criança naquele grupo).

III. A documentação pode ser considerada práxis reflexiva sobre o projeto e sobre a vivência, processo ligado à programação e à avaliação, à experiência, mas dotado de especificidades: a documentação não é o projeto, nem a experiência; é algo além, a elaboração da experiência que faz emergir o sentido do vivido, o conhecimento do processo e o referencial teóricometodológico da ação.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas a afirmativa I está correta


B

Apenas a afirmativa II está correta


C

Apenas as afirmativas I e II estão corretas


D

As afirmativas I, II e III estão corretas

Na Marinha, a atuação do pedagogo em espaços escolares se concentra, principalmente, nas áreas de Orientação Educacional e de Orientação Pedagógica, sendo o planejamento uma das ações desenvolvidas por esse profissional, com o fito de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem nas Organizações Militares do Sistema de Ensino Naval. Nessa direção, é importante considerar que determinadas qualidades são identificadas como imprescindíveis para que o planejamento e seu produto (planos ou projetos) possam garantir a qualidade da ação a ser desencadeada. Algumas dessas qualidades aparecem enumeradas na literatura sob a denominação de princípios, que se constituem em critérios indispensáveis a serem observados na realização do planejamento. Esses princípios devem estar interligados de forma interdependente na prática de planejar. De acordo com Lück (2009), no que se refere ao principio denominado como direcionamento, é correto afirmar que


A

diz respeito ao grau em que o plano ou projeto de ação oferece condições de apresentar meios de superação das problemáticas que focaliza, de maneira abrangente e transformadora, por visualizá-las em seu contexto adequadamente compreendido.


B

relaciona-se ao encadeamento das propostas apresentadas no plano a ser elaborado, em relação aos planos anteriores, de modo a evitar a perda da história pedagógica da Orientação Educacional e da escola.


C

diz respeito á capacidade de aplicação e de implementação dos planos ou projetos, que corresponde à sua condição de ser exequível, factível, praticável, dentro do escopo do tempo previsto, e segundo seu calendário.


D

implica que haja maior consistência e permanência em relação às questões essenciais e fundamentais e à possibilidade de variação, no contexto dessas questões, quanto a aspectos acidentais e secundários.


E

refere-se à condição do plano de apresentar de forma clara, precisa e objetiva, diretrizes de ação; especificar, adequadamente, que efeitos pretende produzir; e orientar a sua efetivação, mediante a descrição do que se pretende fazer e em que circunstâncias.

Na organização do Trabalho Pedagógico, “[...] é necessário entender a educação como ensino, não no sentido de _____________, de “dar” _____________, mas no sentido de humanizar. A pedagogia que trata dos processos de humanização, a escola, a teoria pedagógica e a pesquisa, nas instâncias educativas, devem assumir a educação enquanto processo _____________, dinâmico e ____________ aqueles em que todos desejam se tornar cada vez mais humanos. A escola demonstra ter se esquecido disso, tanto nas relações que exerce com a criança, quanto com a pessoa adolescente, jovem e adulta” (FREIRE, 1994, p. 23).


A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é


A

habilitar / competência / temporal / libertador


B

habilitar / competência / temporal / igualitário


C

disciplinar / habilidades / igualitário / libertador


D

organizar / competência / igualitário / libertador


E

disciplinar / competência / temporal / igualitário

O uso de jogos na educação é uma ferramenta essencial e indispensável para a prática pedagógica e para o desenvolvimento significativo do conhecimento. Em relação à importância do uso de brincadeiras e jogos, nos diferentes segmentos do ensino fundamental, é correto afirmar que:


A

um elemento essencial para o desenvolvimento holístico do aluno com deficiência é o uso de jogos como recurso instrumental, voltado, inclusive, para o processo de manutenção da estigmatização do educando


B

os jogos e os brinquedos devem ser analisados de acordo com suas possibilidades de manter nas estruturas individuais e sociais as estereotipias e as relações transferenciais de existência


C

a formação continuada dos professores pode gerar formas mais competentes e criativas, em que os alunos possam interagir com os multimeios e os jogos didáticos


D

a educação infantil é um espaço irrelevante para se desenvolver essa temática, afinal, é um dos poucos lugares em que o lúdico ainda é visto como apropriado

Para que o orientador pedagógico consiga articular o trabalho coletivo, ou seja, de formação continuada, de reflexão sobre as práticas pedagógicas e práticas avaliativas e de elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico e outros, será necessário, em conjunto com a equipe gestora da unidade escolar, que ele:


A

construa um projeto didático com os docentes


B

implemente o projeto político pedagógico


C

organize uma rotina didática


D

elabore um plano de ação

Observe as propostas de atividade a seguir e assinale aquela que tem como objetivo verificar se a criança é capaz de ler palavras compostas por diferentes estruturas silábicas, considerando-se as disposições de consoante (C) e vogal (V).


A

Atividade 1


Imagem associada para resolução da questão


B

Atividade 2


Imagem associada para resolução da questão


C

Atividade 3


Imagem associada para resolução da questão


D

Atividade 4


Imagem associada para resolução da questão

“O desafio que se coloca para os primeiros anos do Ensino Fundamental é o de conciliar esses dois processos, assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita”.


- A ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea os processos de:


A

alfabetização e o registro das palavras


B

decodificação de sons e registro das letras


C

alfabetização e letramento


D

escrita cursiva e em caixa alta


E

alfabetização e consolidação das funções operatórias

A corrente comportamentalista compreende que a aprendizagem resulta do estímulo que é dado ao sujeito e na resposta que o sujeito dá ao estímulo.


C

Certo


E

Errado

Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.


Sobre o exposto acima é CORRETO afirmar que:


I - Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação;

II - Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação;

III - Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior;


A

Somente o item I é correto.


B

Somente o item II é correto.


C

Somente o item III é correto.


D

Os itens I, II e III estão corretos.


E

Somente o item I e III estão corretos.

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007 (Adaptação). Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf >. Acesso em: 10 nov. 2017.


Com base no texto sobre Pesquisa Educacional, analise as seguintes afirmativas.


I. Quem sabe dialogar com a realidade de modo crítico e criativo faz da pesquisa condição de vida, progresso, transformação e cidadania.

II. São características do pesquisador reflexivo: autonomia, responsabilidade e criatividade para suas ações científicas.

III. Pesquisar é um processo libertador e criador. Como processo humano e social, a pesquisa traz consigo a carga de valores, interesse e princípios.

IV. A pesquisa quantitativa trabalha com a dimensão subjetiva implicada no processo de investigação e faz uso de dados descritivos.


Estão corretas afirmativas:


A

I e II, apenas.


B

III e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

II, III e IV, apenas.

Uma concepção de pedagogia muito compartilhada atualmente no Brasil é a Pedagogia Social Crítica, que parte de teorias fundamentadas em práticas voltadas para grupos de pessoas vulneráveis e excluídas, em situação de risco e de exclusão. Essa pedagogia


A

procura a conexão entre educação e estrutura social na perspectiva de transformação da realidade social e de conscientização das pessoas sobre seu papel no mundo.


B

foca sua atenção nos processos de socialização/adaptação do indivíduo, ao infundir nele normas de condutas e valores socialmente estabelecidos.


C

enfatiza o controle e a determinação social como fundamento das ações pedagógicas.


D

enfatiza o processo cognitivo como fundamento epistemológico das ações pedagógicas.

A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização:


A

os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.


B

a visão burocrática e tecnicista de escola.


C

a responsabilidade coletiva e na ausência de direção centralizada.


D

a centralização em uma pessoa e as decisões hierárquicas.


E

o exercício de autoridade e a sistematização de organização.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado