

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Piaget tipificou o desenvolvimento cognitivo em uma série de etapas: até aos 3 anos de idade, a criança passa pelo estádio das respostas motoras, dos 3 aos 9 anos, faz uso da representação icônica e, a partir dos 10 anos de idade, acede ao estádio da representação simbólica.
Certo
Errado
Na Organização da Educação Nacional a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuam em regime de colaboração, coordenados e articulados pela União.
A alternativa que traz atribuições da União, dos Estados e dos Municípios, nesta sequência é:
Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios; Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
Prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva; Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio; Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.
Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental; Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que:
I. Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.
II. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
III. Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.
De acordo com o documento Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, está correto o que se afirma em:
Somente I.
Somente II.
Somente III.
I e II.
I, II e III.
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, desde que
cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas.
estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
maior de vinte e um anos de idade.
tenha prole com menos de 2 anos.
Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
1. A divisão das propostas voltadas às dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
2. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.
3. O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.
4. O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.
5. Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Em relação à organização de materiais, espaços e tempos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem garantir:
I - A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo dissociável ao processo educativo.
II - O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.
III - A divisibilidade das dimensões expressivomotora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
IV - Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as afirmações:
I e IV.
II e III.
I, II e III.
II e IV.
II, III e IV.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O ensino tradicional estruturou-se por meio do método pedagógico expositivo, composto por 05 passos: preparação, apresentação, comparação e assimilação, generalização e aplicação. Esses cinco passos correspondem ao método científico indutivo
PORQUE
II. o projeto burguês implantado nos sistemas nacionais de ensino, a partir de meados do século XIX, significava a redenção de toda humanidade, por meio da educação universal, gratuita e obrigatória, com o intuito de superar os valores medievais e democratizar as relações sociais.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
as duas são falsas.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
De acordo com o livro História das ideias pedagógicas, de Moacir Gadotti, a educação pode ser considerada:
A prática mais humana, considerando-se a profundidade e a amplitude da sua influência nos homens.
Uma prática fundamental da espécie, pois une o modo natural ao modo social de ser.
Uma elaboração que é mais pensada do que vivenciada.
Uma prática que sempre foi preocupação dos teóricos.
Um tipo de prática que não se ressente de maior rigor conceitual.
Segundo definições de Paulo Freire. ensinar e aprender têm que ver com o esforço metodicamente crítico do professor de desvelar a compreensão de algo (1ª parte) e com o empenho igualmente critico do aluno de ir entrando como sujero em aprendizagem (2º parte), no processo de desvelamento que o professor ou professora deve deflagrar (3º parte).
.
Da afirmação acima, pode-se considerar que:
Somente a 1º parte está correta.
Somente a 2º e a 3º partes estão corretas.
Somente a 3º parte está correta.
Todas as partes estão corretas.
Somente a 2º parte está correta.
As escolas têm percebido a importância das tecnologias para a aprendizagem na atualidade. Pensar no processo de ensino e aprendizagem em pleno século XXI sem o uso constante dos diversos instrumentos tecnológicos é deixar de acompanhar a evolução que está na essência da humanidade. Nesse cenário, pode-se afirmar que:
I. A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender - viver.
II. Cabe à escola procurar meios de promover a integração tecnológica, oferecendo meios para a produção de um conhecimento a nível contemporâneo.
III. Se a educação, antes do surgimento tecnológico, visava à agregação de valores aos conhecimentos produzidos e divulgados em sala de aula, com as tecnologias ela perdeu esse caráter agregador e diminuiu o interesse pelos valores e pela ética.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I.
III.
I e III.
Weiss (1992) sinaliza a avaliação pedagógica como um dos momentos da sequência diagnóstica, a qual pode ser alterada conforme as necessidades de cada caso.
Sobre a avaliação pedagógica, é incorreto afirmar que
ela restringe-se ao conteúdo escolar.
a verificação da metodologia usada em sala de aula pode ser feita por meio do material escolar.
a investigação no âmbito pedagógico pode ser feita, entre outras maneiras, por meio das provas pedagógicas clássicas.
em relação à avaliação do cálculo, utiliza-se o cálculo mental e a execução de cálculos escritos.
Sobre os cursos sequenciais considere as assertivas abaixo:
I - Pautam-se nas concepções de democratização, flexibilização e diversificação de oferta de programas educacionais, em conformidade com as exigências da sociedade e do setor socioeconômico;
II - Representam uma inovação, pois a legislação anterior não os contemplava;
III - São considerados de nível superior e oferecem formação em um campo limitado do saber, contemplando, portanto, uma formação específica por meio de uma formação pontual;
IV - Podem ser oferecidos a partir de duas modalidades: Cursos Sequenciais Presenciais e de Complementação de Estudos Presenciais.
Os itens CORRETOS estão dispostos na alternativa?
Somente os itens I, II e III estão corretos.
Somente os itens I e III estão corretos.
Somente os itens II, III e IV estão corretos.
Somente os itens II e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Em relação aos tipos de proteção que cabem à Assistência Social, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) dispõe sobre
a prevenção de infrações por parte das crianças e dos adolescentes oriundas de famílias desestruturadas de baixa renda.
a determinação de medidas de preservação à liberdade de crianças e adolescentes autores de ato infracional.
o desenvolvimento de ações de orientação, apoio e promoção social das famílias dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
o acolhimento permanente de menores moradores de rua, abandonados pelos pais ou responsáveis, que praticaram pequenos delitos.
o programa de intervenção a famílias que não assumem a responsabilidade de acompanhar o menor infrator no cumprimento das medidas socioeducativas.
O trabalho docente corresponde à atividade fim do sistema educacional e, assim como em todo trabalho em sistemas organizados, sofre prescrições que se aplicam uniformemente a todos os que o desenvolvem. Benetti (in Thurler e Maulini, 2012) denomina o trabalho pedagógico de “improvisação regrada”, porque ele é exercido pelo professor considerado como
ator social, um prático reflexivo que se engaja no trabalho organizado e o organiza parcialmente ele próprio.
trabalhador independente que, a despeito das prescrições, age em resposta às situações emergentes.
simples executante que, não entendendo profundamente as regras, age no improviso pela necessidade de momento.
ator coadjuvante, numa organização semianárquica, podendo por isso inventar falas e práticas.
ator criativo, pois, apesar da forte estruturação da relação pedagógica, há sempre fatores de incerteza e urgência.
No contexto da sociedade atual, Behrens (2009) ressalta que o acesso ao conhecimento e à rede informatizada provoca o docente a procurar nova metodologia para atender às demandas da sociedade e ultrapassar o seu papel autoritário.
Sobre os papéis do professor e do aluno nessa nova realidade, segundo a autora, assinale a alternativa incorreta.
O professor deverá se tornar um investigador, um pesquisador do conhecimento crítico e reflexivo.
Professores e alunos necessitam aprender a aprender como acessar a informação, onde buscá-la e o que fazer com ela.
O aluno deve tornar-se criativo, crítico, pesquisador e atuante, para produzir conhecimento.
O eixo da ação docente deve enfatizar o ensinar, levando em consideração a linguagem oral e a linguagem escrita que acompanham o processo de ensinar e aprender.
A pedagogia social é um componente da Pedagogia que se responsabiliza diretamente pela inclusão das crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, no universo escolar. Quanto mais a população de um país é entregue à própria sorte, maior se faz a necessidade de um fazer pedagógico voltado para a realidade das crianças e adolescentes expostos a todo o tipo de dificuldades oriundas de uma educação direcionada para um público com valores e necessidades bem diferentes.
Falamos sobre uma pedagogia com ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo educacional.
Então, é correto afirmar que a pedagogia social é uma pedagogia:
do passado;
da inclusão;
tradicional;
experimental;
consensual.
A violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social.
É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação.
Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a):
aliança;
valoração;
avanço;
convivência;
pertinência.
A proposta pedagógica das Instituições de educação infantil deve ter como objetivo:
Respeitar a criança como indivíduo e observar as diretrizes mercadológicas para o sucesso do indivíduo.
Atender o desejo dos pais e/ou responsáveis, acerca do que estes entendem que as crianças aprendam na escola.
Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Garantir que cada criança esteja segura de que terá seus desejos respeitados, desde que não contrariem ao permitido por lei, assegurando o desenvolvimento da individualidade da criança e sua autonomia.
Obter resultados satisfatórios nas avaliações nacionais que medem o desempenho dos estudantes.
Os dois últimos séculos nos mostram dois modos de fazer pedagogia: o modo da transmissão e o modo da participação. Dewey (In: FORMOSINHO, 2007) enumera dois elementos fundamentais para o processo educativo, sendo eles:
O caráter da criança como ponto central e a tarefa do professor em compensar os déficits dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
A verdade absoluta do conhecimento transmitido pelo professor e a natureza do currículo.
As crianças com os seus interesses e opiniões e os objetivos com os seus significados e valores sociais, incorporados na experiência da sociedade e da cultura.
O bom aluno é o que se envolve e o bom professor é aquele que respeita, mas limita o envolvimento do aluno.
A organização do contexto educativo e a função principal da criança como respondente.
O modelo de planejamento retratado no texto configura- -se um instrumental teórico-prático que, de acordo com Falkembach (in Veiga, 1996), facilita a convergência entre o refletir e o agir, no espaço escolar, tendo como produto o Projeto Político-Pedagógico da escola e pode se constituir em
instrumento pedagógico e político de mudança, atuando no sentido da construção de identidades, da escola e dos sujeitos que ela congrega.
meio de promover a construção de um novo Estatuto do Magistério, capaz de atender aos anseios dos diversos segmentos da categoria.
instrumento de manipulação dos diferentes atores que compõem a escola, para satisfazer os interesses pessoais de alguns grupos.
meio de promover alterações profundas na legislação educacional e de pessoal que atua no magistério.
instrumento capaz de unificar os projetos pessoais de cada um, de modo a harmonizar o convívio dentro da escola.