

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O plano de ensino organiza o trabalho docente em um período letivo e orienta a prática em sala. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto essencial de elementos desse plano.
Título da disciplina, lista de conteúdos, nomes dos estudantes e quadro de distribuição de notas por período.
Objetivos de aprendizagem, conteúdos, metodologias, recursos, critérios de avaliação, formas de acompanhamento e previsão de tempos de trabalho.
Sequência de exercícios, normas de disciplina, calendário de reuniões e registro de justificativas apresentadas pelas famílias.
Relação de livros adotados, mapa de lugares na sala, grade de horários e resumo das regras de uso de materiais didáticos.
Lista de conteúdos por página do livro, indicação de tarefas de casa e plano de recuperação articulado, apenas, a médias finais.
Ao formular o Plano Educacional Individualizado (PEI) para um aluno com transtorno severo de aprendizagem, os elementos que devem ser priorizados no documento são:
Orientações personalizadas que incluam adaptações curriculares, recursos especializados, avaliação contínua e estratégias para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Apenas objetivos voltados para a superação das dificuldades cognitivas, com metas irrestritas para o desenvolvimento acadêmico.
A aplicação de metas rigorosas, sem desmembramento em etapas menores, para acelerar o progresso educacional do aluno.
Um planejamento genérico e padronizado, para evitar carga excessiva de personalização nas turmas regulares.
Objetivos exclusivamente avaliativos, sem considerar aspectos afetivos ou sociais no desenvolvimento.
Durante o planejamento de uma unidade didática, um professor refletiu sobre como organizar atividades que desenvolvessem a autonomia intelectual dos estudantes. Ele considerou que a aprendizagem é um processo que envolve tempo, prática sistemática e adaptação, respeitando as diferentes formas e ritmos com que cada pessoa aprende. Ao estruturar sua proposta pedagógica, identificou elementos essenciais para esse desenvolvimento. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna: dimensão formativa
1.Desenvolvimento de capacidades de pensamento
2.Cultivo de hábitos para o trabalho intelectual
3.Processo formativo pela experiência do estudo
Segunda coluna: característica
(__)Capacidade de análise, raciocínio e compreensão dos conteúdos estudados.
(__)Aprendizagem adquirida por meio de prática sistemática e processos individuais de adaptação.
(__)Formação que ocorre pela própria vivência do ato de estudar, transformando o sujeito.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
2 − 3 − 1.
1 − 3 − 2.
2 − 1 − 3.
3 − 2 − 1.
1 − 2 − 3.
Em relação ao planejamento pedagógico na etapa da educação infantil, analisar os itens.
I. Planejar na etapa da educação infantil é possibilitar ao professor encontrar soluções que obtenham avanços nos desenvolvimentos cognitivo, afetivo e social da criança. Por isso, faz-se necessário tornar essa atividade uma atividade contínua, em que o professor não somente repassa os conteúdos, mas fará todo um processo que diagnosticará os avanços e as dificuldades das crianças coletiva e individualmente. É de suma importância que o professor leve em consideração as particularidades de cada criança, pois cada um tem seu modo de agir e de pensar.
II. Ao projetar ações para o futuro, o professor demonstra seus objetivos e consegue identificar junto às crianças se estes foram ou não alcançados com êxito, além de considerar necessidades de mudanças para que o processo se torne ainda mais rico.
III. Cabe ao professor planejar uma sequência de atividades que possibilita uma aprendizagem significativa para as crianças, nas quais elas possam reconhecer os limites de seus conhecimentos, ampliá-los ou reformulá-los.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas no item I.
Apenas no item II.
Apenas nos itens I e III.
Em todos os itens.
O planejamento pedagógico auxilia na coerência entre objetivos, conteúdos e avaliações, orientando o desenvolvimento de competências formativas. Assinale a alternativa que expõe um elemento fundamental do plano de ensino.
Vincular o planejamento à reprodução de conteúdos estanques, desarticulando-o de diagnósticos e mediações pedagógicas.
Estabelecer proposições avaliativas baseadas em métricas objetivas, minimizando a problematização de aspectos qualitativos do processo educativo.
Estruturar os conteúdos a partir de roteiros instrucionais fechados, priorizando a previsibilidade em detrimento da flexibilização metodológica.
Integrar metas e procedimentos, prevendo atividades que validem a construção do conhecimento.
A abordagem pedagógica do esporte na escola é um tema central de debate na Educação Física, especialmente no que tange à superação do modelo focado no rendimento. A proposta da Transformação Didático-Pedagógica do Esporte, de Elenor Kunz, oferece um referencial crítico para essa prática. Acerca dos princípios dessa proposta, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A proposta defende que o ensino do esporte deve partir do conhecimento e da experiência que o aluno já possui, valorizando seu repertório cultural.
(__)O ensino do esporte deve possibilitar a compreensão de seus aspectos históricos, sociais e culturais, superando a mera aprendizagem do "saber fazer".
(__)A repetição exaustiva dos gestos técnicos isolados do contexto de jogo é a principal estratégia didática para garantir a aprendizagem eficaz.
(__)A participação do aluno na criação e modificação de regras é incentivada para promover a autonomia, a reflexão e a democratização da prática esportiva.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
V, V, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
A superação dos desafios enfrentados pela educação escolar, especialmente a indisciplina, exige um conjunto de ações articuladas. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta:
O planejamento pedagógico deve ser entendido como uma formalidade necessária para fins burocráticos.
A prática profissional do docente pode prescindir de responsabilidade e ética, desde que os resultados de aprendizagem sejam atingidos.
A proposta pedagógica deve ser revigorada por meio de projetos educacionais, recreio dirigido, reforço escolar e participação da comunidade escolar.
Melhorias na infraestrutura e aquisição de materiais devem ser delegadas exclusivamente aos órgãos administrativos centrais.
A participação de alunos e famílias nas estratégias escolares deve ser evitada para preservar a autoridade da gestão.
Observando a relação professor-aluno, no cotidiano escolar, uma das características do educando que parece permear a prática pedagógica é a de que ele é um ser passivo. Basta observar uma sala de aula e veremos que, na maior parte das vezes, o professor considera que o aluno deve estar ali para receber as “suas lições” e, depois, no final de uma unidade de ensino, devolvê-las em provas e testes exatamente como foram ensinadas, até mesmo nas vírgulas e pontos. Não é que o aluno seja propriamente passivo; mas, segundo o senso comum, deve sê-lo.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2021, p. 123.
Considerando o texto acima, assinale a opção que expressa a concepção de ensino que corresponde a tal descrição.
A difusão de conteúdos abstratos não é tarefa primordial da escola, mas o ensino faz-se através de conteúdos concretos, vivos e indissociáveis da realidade social.
A escola cumpre o papel de exercer uma transformação na personalidade dos alunos em sentido coletivo e libertário.
O sentido do ensino consiste na promoção de saberes que fomentem uma conscientização da realidade nos educandos direcionada à transformação social.
O papel da escola deve centrar-se na formação de atitudes, preocupando-se mais com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos e sociais.
Os conteúdos são transmitidos de maneira independente da experiência do aluno e de sua realidade social, possuindo um valor intelectual.
De acordo com a Psicologia da Educação, diversas teorias abordam a ideia de se mediar a aprendizagem contextualizando-a junto às diversas maneiras de acesso ao aprender. Assim, se caracteriza o que denominamos de mediação pedagógica. Entre as alternativas, assinale aquela que exemplifica corretamente formas de se promover a aprendizagem a partir do planejamento escolar intencional.
Repetição de exercícios mecânicos após cada aula, pois reforços externos são suficientes para a aprendizagem.
Oferta de desafios além da capacidade atual do aluno, sem suporte docente, para estimular autonomia.
Proposição de atividades que o aluno(a) ainda não consegue realizar sozinho, ou apresenta dificuldade, mas que realiza com a orientação intencional do professor e colegas, favorecendo internalização e compreensão social dos conhecimentos sistematizados.
Avaliação padronizada como único indicador de progresso, desconsiderando interações sociais.
Organização da sala por idades rígidas, pois a maturação biológica sozinha determina a aprendizagem.
A rotina é apenas um dos elementos que compõem o cotidiano pedagógico, a partir desse ponto se faz necessário definir rotina, como:
Zelar pelo cumprimento do horário das aulas.
Uma categoria pedagógica que estrutura para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições.
Conhecer e cumprir os termos do regimento escolar.
Levar ao conhecimento da direção escolar os casos de infração e indisciplina; encaminhar à direção.
Uma professora iniciou o ano letivo com uma turma do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública urbana. Ao planejar sua primeira sequência didática, optou por trabalhar o conteúdo “Paisagem e Transformações do Espaço”. Para isso, pediu que os alunos fotografassem locais do bairro onde moram e trouxessem relatos de como esses espaços mudaram ao longo do tempo. Durante as aulas, os estudantes compararam imagens atuais com fotografias antigas da cidade, analisaram mapas e levantaram hipóteses sobre as transformações observadas. A professora também incentivou debates sobre os impactos dessas mudanças no cotidiano da população e nas condições ambientais locais.
Com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de geografia, é correto afirmar que
a prática adotada pela professora apresenta limitações, pois não parte da exposição teórica direta do conteúdo, o que compromete o aprendizado conceitual e a sistematização do saber geográfico.
a prática adotada pela professora valoriza o protagonismo discente e a construção do conhecimento a partir do espaço vivido, em conformidade com os PCN, que defendem a leitura da paisagem.
ao solicitar que os alunos tragam imagens do bairro, a professora restringe a abordagem geográfica ao plano local, o que fere os princípios da análise escalar e da visão crítica defendidos pelos PCN.
a prática adotada pela professora tem uma abordagem inadequada, pois prioriza atividades práticas e subjetivas em detrimento do uso exclusivo de livros didáticos e conteúdos previamente estabelecidos.
a prática adotada pela professora desconsidera os aspectos técnicos da disciplina, como os estudos cartográficos, que são prioritários no ensino de geografia segundo os PCN.
Ao discutir técnicas para organizar a estrutura da aula, Lemov (2023) propõe seu início com a dinâmica por ele denominada de “Faça agora”. Para que seja eficaz, o “Faça agora” deve, entre outros aspectos,
incluir instruções detalhadas e individuais do professor durante sua realização.
apostar em conversas descompromissadas entre os alunos para gerar descontração.
estar no mesmo lugar todos os dias para que se torne um hábito a todos os seus alunos.
ser imprevisível, de modo que os estudantes sejam surpreendidos pela atividade.
ser oral e abordar temas livres para ampliar o engajamento emocional dos estudantes.
Segundo Fontes et alii. (2009), o professor, por meio de suas ações na prática pedagógica, deve planejar situações que motivem as crianças, levando-as a avançar em suas aprendizagens. Assim, como mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, deve planejar situações capazes de:
desafiar as crianças, ajudando-as a avançar nas suas aprendizagens e no desenvolvimento de suas potencialidades
demonstrar o cuidado com as crianças sob uma ótica assistencialista
dotá-las dos conhecimentos necessários ao ingresso no Ensino Fundamental
formar cidadãos aptos a exercer sua cidadania quando adultos
O planejamento da ação educativa é fator preponderante para uma prática de qualidade na Educação Infantil. Em relação ao planejamento, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) É equiparado à rotina, como uma questão fundamentalmente técnica. Uma vez elaborado, deve ser seguido passo a passo, sem possibilidade de ser alterado.
( ) É um documento que, após elaborado, fica à disposição de alguém que o peça. Possui implicação extremamente teórica, que ajuda na concretização do tipo de sociedade almejada.
( ) Permite tornar consciente a intencionalidade que preside a intervenção, permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos proposto e permite dispor de critérios para regular todo o processo.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
E - E - E.
No campo da Didática, compreende-se que a aprendizagem não ocorre apenas pela exposição de conteúdos, mas pelo planejamento intencional que articula objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliação. Nesse sentido, a Didática não se limita a técnicas de ensino, mas envolve escolhas pedagógicas que refletem concepções de educação, de conhecimento e de sujeito. Assim, os professores, ao planejar suas aulas, buscam integrar práticas metodológicas que promovam a participação ativa dos estudantes, a problematização da realidade e a construção coletiva do conhecimento.
Considerando os elementos básicos da Didática, qual princípio orienta esse tipo de prática pedagógica?
A articulação entre objetivos, conteúdos e metodologias, de modo a favorecer processos ativos e significativos de aprendizagem.
A centralidade da avaliação somativa como principal instrumento de verificação da aprendizagem.
A neutralidade metodológica, na qual o professor assume um papel de transmissor imparcial de informações.
A primazia do conteúdo como núcleo central da prática docente, independentemente da metodologia utilizada.
O planejamento de ensino é a atividade central da prática pedagógica, sendo o momento de reflexão, previsão e organização sistemática das ações docentes. Ele se desdobra em diferentes níveis (Plano da Escola/PPP, Plano de Ensino ou Unidade, e Plano de Aula) e é composto por elementos constitutivos que devem estar intrinsecamente articulados para garantir a coerência do processo: objetivos, conteúdos, métodos (ou estratégias/encaminhamentos metodológicos) e avaliação. A compreensão profunda de cada um desses componentes é crucial para o coordenador pedagógico orientar sua equipe na superação de uma prática meramente intuitiva ou burocrática, transformando o planejamento em um real instrumento de melhoria da aprendizagem. Acerca dos elementos do planejamento de ensino, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)Os objetivos de ensino representam os resultados esperados da aprendizagem dos alunos e devem ser divididos em 'objetivos gerais' (que indicam resultados amplos, complexos e de longo prazo) e 'objetivos específicos' (que detalham os resultados concretos, observáveis e de curto prazo).
(__)A seleção de conteúdos, numa perspectiva crítica, deve limitar-se estritamente aos conhecimentos definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), excluindo qualquer saber proveniente da realidade social ou da cultura local dos estudantes, para garantir a neutralidade científica.
(__)A Metodologia de Projetos é uma estratégia de ensino que se opõe ao planejamento, pois propõe a total espontaneidade do aluno, cabendo ao professor apenas observar, sem definir objetivos prévios, selecionar conteúdos ou avaliar o processo.
(__)Os métodos e técnicas de ensino referem-se ao 'como fazer' pedagógico; a escolha de uma aula expositiva, um debate, um estudo de caso ou um trabalho em grupo depende diretamente dos objetivos que se pretende alcançar e da natureza do conteúdo a ser trabalhado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
F, V, V, F.
V, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
Qual dos seguintes elementos é essencialmente considerado nos planejamentos e execuções psicoeducacionais na psicopedagogia?
Exclusivamente o aspecto disciplinar.
Apenas a transmissão de conteúdo curricular.
Promoção da autonomia, autoestima e desenvolvimento integral do aluno.
Ênfase exclusiva em métodos tradicionais de ensino.
Ignorar a individualidade do aluno.
Partindo da dimensão: “todo conhecimento é a resposta a uma questão”, quais são os elementos-chave explicitados por Lima e Mavés, considerados condições necessárias para a aprendizagem em ciências?
conteúdo e lógica
questionamento e curiosidade
predisposição e tempo
participação e compreensão
consciência e conteúdo
Para que a aprendizagem realmente aconteça, ela precisa ser significativa para o aluno, envolvendo-o como pessoa. Então, para que o professor proporcione aulas significativas, é necessário:
um planejamento da ação didática que irá direcioná-lo sobre como será a sua aula, ajudando-o a atingir os objetivos educacionais desejados, a superar as dificuldades e a controlar a improvisação.
um documento fixo contendo a rotina de cada aula norteando o trabalho do professor, inclusive com a avaliação final diária de cada aluno.
um plano didático que possibilite que o professor pule etapas desnecessárias da aula que planejou, não havendo necessidade de consultá-lo.
a percepção daquilo que os alunos querem em cada aula, atendendo somente às curiosidades deles e, quando possível, relacionando-as aos conteúdos curriculares propostos.
Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, observa-se que “para cada uma das áreas e para cada um dos temas referidos há um documento específico que parte de uma análise do ensino da área ou do tema, de sua importância na formação do aluno do ensino fundamental”. Em função disso, é apresentada uma proposta detalhada em relação aos aspectos descritos abaixo, exceto:
objetivos
conteúdos
avaliação
orientações didáticas
normatizações pedagógicas