

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme a Lei 13.146/2015, os processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas as seguintes medidas:
I. Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços.
II. Disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência.
III. Dilatação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção, quanto nas atividades acadêmicas, mediante solicitação e comprovação da necessidade no momento da prova.
IV. Adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
II e III apenas.
"Discriminação por motivo de deficiência" significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de:
Adaptação universal.
Adaptação razoável.
Adaptação parcial.
Acessibilidade.
Desenho universal.
Em conformidade com a Lei Federal n º 12.764/2012, são diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:
I. a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes.
II. a intersetorialidade no desenvolvimento das ações e das políticas e no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista.
III. a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com transtorno do espectro autista e o controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação.
Está correto o contido em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado aos alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique
Assinale a alternativa incorreta:
I-Internação hospitalar; II-Tratamento ambulatorial;
III-Permanência prolongada em domicílio;
IV-Timidez;
V- Permanência de 5 dias em domicílio.
I,II e III.
II e III.
IV e V.
II,IV e V.
Somente a V.
A Lei Brasileira de Inclusão - Lei nº 13.146/15, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um marco legal fundamental que estabelece direitos e garantias para as pessoas com deficiência no Brasil. Esta legislação se baseia em princípios fundamentais que norteiam a promoção da igualdade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Com base na importância desses princípios, a alternativa que descreve corretamente os quatro princípios fundamentais estabelecidos pela Lei Brasileira de Inclusão assegurados às pessoas com deficiência é:
inclusão, educação, assistência, acessibilidade
igualdade de oportunidades, acessibilidade, superação das barreiras e inclusão
estigmatização, restrição, diferenciação, acessibilidade
igualdade de oportunidades, acessibilidade, inclusão, assistencialismo
A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em seu art. 7º, dispõe que o gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com reclusão de 3 (três) meses a 2 (dois) anos.
Certo
Errado
Baseado na Lei Nº 13.146/2015, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
Os impedimentos nas funções e nas estruturas da família.
A restrição de participação.
Apenas os fatores socioambientais.
Apenas os fatores psicológicos.
A expansão no desempenho de atividades.
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também chamada de Estatuto das Pessoas com Deficiência, dadas as afirmativas,
I. Fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência, constitui crime punível com detenção.
II. Às instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, aplica-se o direito de cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas de alunos deficientes para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições, desde que necessitem de atendimento especial.
III. Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras.
verifica-se que está/ão correta/s
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, Lei nº 13.146/15, trouxe mudanças significativas no que diz respeito às pessoas com deficiência, assegurando em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.Com relação ao direito à educação, a Lei assegura à pessoa com deficiência:
I. elaboração de plano de atendimento educacional especializado e recursos de acessibilidade.
II. ações restritivas ao acesso a atividades recreativas, esportivas e lúdicas.
III. utilização de tecnologias assistidas que ampliem as habilidades dos alunos nas escolas.
IV. redução da carga horária escolar para a realização do atendimento educacional especializado.
V. acolhimento, aos estudantes, no ensino regular e adoção de medidas de adaptação.
Estão corretas apenas:
I, II e III.
I, III e IV.
I, III e V.
III e IV.
III, IV e V.
É vedada a participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar, conforme previsto na Lei Federal nº 13.146/2015.
Certo
Errado
Leia o trecho a seguir.
A Lei Brasileira de Inclusão trouxe contribuições às pessoas com deficiência no Brasil, seja reunindo legislações já existentes, seja adequando-as à luz da Convenção, ou, também, inovando no ordenamento jurídico. Essa ação, junto às demais legislações no campo da Educação Especial, deixou o Brasil em situação diferenciada em relação a nações desenvolvidas, tais como a Inglaterra, pois avançou, legalmente, para garantir aspectos da inclusão da pessoa com deficiência e de uma compreensão de deficiência como um “produto” de sua interação com a sociedade, por sua vez, como uma produtora de barreiras.
(ROCHA e OLIVEIRA, 2022)
Sobre os avanços e perspectivas da inclusão a partir da Lei Brasileira de Inclusão, assinale a alternativa CORRETA.
A construção da Lei Brasileira de Inclusão aponta a garantia de direitos e a necessidade de disponibilização de recursos e de serviços, buscando, para esses sujeitos, as mesmas oportunidades de condições em relação às pessoas sem deficiência, reduzindo sua independência e sua participação social.
A Lei Brasileira de Inclusão avança no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil e, com isso, toma corpo e forma na materialização de diferentes tipos de inclusão, apresentando a esses sujeitos possibilidades de participação social e independência, respaldadas por direitos que sempre foram estimulados por uma sociedade muito atenta às diferenças.
Como os direitos da pessoa com deficiência são garantidos pela legislação atual, a efetivação deles não permanece como um intenso desafio nas mais distintas áreas, com destaque para a Educação, tendo em vista que o respeito e a garantia do direito à Educação abrem portas para a participação social.
Uma das maiores dificuldades a serem superadas em âmbito mundial, de um modo geral, é a compreensão de que a diferença é o que constitui o ser humano. Nesse sentido, os aspectos legais podem ajudar a avançar, quando proporcionam a convivência com as diferenças nos mais distintos ambientes da sociedade.
As ações que possibilitam os avanços na área de Educação devem ser vinculadas a instituições filantrópicas com caráter fortemente assistencial e não com uma visão de direito legal que essas pessoas possuem de frequentar a escola regular ou o Ensino Superior e ter oportunidades de aprendizagem como os cidadãos sem necessidades educacionais especiais, expressão utilizada lá para se referir, também, às pessoas com deficiência.
A Lei no 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), no artigo 28, inciso X, determina que “incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar”, entre outros aspectos,
oferta de ensino da Libras, a todas as escolas de educação básica até o fim da vigência do PNE, de modo a tornar obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais na totalidade das escolas da rede pública de ensino, no ensino fundamental e ensino médio.
universalização da alfabetização dos docentes, da educação pública, no Sistema Braille, visando a adoção de livros didáticos e paradidáticos nesse sistema de escrita em todas as etapas da educação básica, e ainda, instalação de piso tátil nas instituições de ensino.
obrigatoriedade de auxiliares terapêuticos e auxiliares de vida diária em todas as escolas, das redes pública e privada, que tenham estudantes matriculados com transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação.
garantia de dois professores em sala de aula nas turmas com educandos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, com vistas ao pleno desenvolvimento físico, mental, moral e social da pessoa.
adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado.
Sobre a Declaração de Salamanca, é correto dizer que:
A Declaração de Salamanca não foi assumida como compromisso pelo Brasil.
A Declaração de Salamanca diz que os alunos com necessidades educacionais especiais devem ser obrigatoriamente matriculados em escolas regulares.
A Declaração de Salamanca tem efeito de lei.
A Declaração de Salamanca afirma que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas.
A Declaração de Salamanca é um documento normativo.
Leia o trecho a seguir:
“Art. 2º - Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”
Segundo os termos da Lei nº 13.146/2015, de 06.07.2015, a avaliação da deficiência, quando necessária, deverá ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, que considerará os seguintes fatores, EXCETO:
a limitação no desempenho de atividades.
os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
o estatuto da condição, se nata ou adquirida.
a restrição de participação.
os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
Analise as assertivas abaixo considerando o Estatuto da Pessoa com Deficiência que traz a incumbência do poder público em assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
II. Inclusão em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento.
III. Adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.
IV. Planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.
V. Oferta de profissionais de apoio escolar.
Quais estão corretas?
Apenas II, IV e V.
Apenas III, IV e V.
Apenas I, II, III e IV.
Apenas I, II, III e V.
I, II, III, IV e V.
Em relação à Lei nº 13.146/2015 — Estatuto da Pessoa com Deficiência, sobre a temática direito à assistência social, cultura, esporte, turismo e lazer, é INCORRETO afirmar que:
Nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares, serão reservados espaços livres e assentos para a pessoa com deficiência, de acordo com a capacidade de lotação da edificação, observado o disposto em regulamento.
Os hotéis, pousadas e similares devem ser construídos observando-se os princípios do desenho universal, além de adotar todos os meios de acessibilidade, conforme legislação em vigor.
Os estabelecimentos já existentes deverão disponibilizar, pelo menos, 10% de seus dormitórios acessíveis, garantida, no mínimo, uma unidade acessível.
Os serviços socioassistenciais destinados à pessoa com deficiência em situação de dependência deverão contar com cuidadores sociais para prestar-lhe cuidados específicos e instrumentais.
O trecho abaixo foi extraído do Estatuto da Pessoa com Deficiência:
“Adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e inde-vido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pes-soas, todos os direitos e liberdades fundamentais.”
Tal definição corresponde a:
Elementos de urbanização.
Próteses urbanas.
Mobiliários adaptados.
Adaptações razoáveis.
Mobilidade reduzida.
A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência afirma que:
A convenção desestimula a criação de políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência.
O direito à educação para pessoas com deficiência é limitado e restrito a espaços segregados.
A inclusão social e educacional de pessoas com deficiência não é um direito assegurado por esta convenção.
As pessoas com deficiência devem ter seus direitos humanos e liberdades fundamentais respeitados e garantidos, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Pessoas com deficiência não têm direito à vida independente e à inclusão na comunidade.
Segundo a Lei 13.146/2015, é correto afirmar:
I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
III. Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
IV. Toda pessoa com deficiência terá restrita a sua plena capacidade civil.
A sequência correta é:
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência é a denominação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei Nacional nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Esta lei em vigor, no Brasil, garante os direitos das pessoas com deficiência e impõe as penalidades a quem a infringir. Segundo o Art.2º “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza _______________________ o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna.
motora, cognitiva, emocional ou perceptual.
física, cognitiva, intelectual ou perceptual.
motora, mental, emocional ou sensorial.
física, cognitiva, emocional, intelectual ou sensorial.
física, mental, intelectual ou sensorial.